Problemas no freio dianteiro cuidado!

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
Avatar do usuário
MARIATH
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 198
Registrado em: 06 Nov 2015, 17:25
Cidade onde mora: São Lourenço/MG

Problemas no freio dianteiro cuidado!

Mensagem por MARIATH » 03 Jun 2016, 20:37

Boa noite amigos, desculpa o desabafo mas hoje quase vou ao encontro do Pai; meu freio dianteiro falhou, não sei se já aconteceu com algum irmão, mas fiquei preocupado, alguns falam que tem ar no sistema. Mas agradeço por estar chovendo, subindo a serra da Mantiqueira, após uma curva me deparei com um ônibus em velocidade reduzida, segurei no freio dianteiro, deu arrepio...a manete encostou no acelerador, dei um toque no freio traseiro a moto arrastou na água...sorte, não vinha ninguém em sentido contrário, ultrapassei o busão dei uma bombada o freio subiu, ufa! Mas para minha surpresa, na próxima curva, de novo...a CC levou a moto agora a noite. Liguei para a Yamaha, registrei o ocorrido, só para constar, pois se houvesse um acidente, nada seria constatado. Subi o restante a 50 p/h. Detalhe ela tem 5.000km, tudo em dia.Ficarei sem moto pelo menos até terça. A fábrica disse que é a primeira reclamação! Já aconteceu com algum irmão?

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Problemas no freio dianteiro cuidado!

Mensagem por Diney » 04 Jun 2016, 14:50

Ativaram a moto de forma porca!....isso e ar na linha do freio o trampo e simples apenas sangrar, agora se tiver ABS ai sim somente na concessionaria para tirar esse ar!
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Problemas no freio dianteiro cuidado!

Mensagem por barraforte » 05 Jun 2016, 16:59

Quando peguei a minha 2012 com menos de 5k, o visor do fluido de freio estava leitoso.
Em seguida já fiz a troca por DOT 5.1 Varga.



A parte branca embaixo é o fluido velho. O de cima, o que saiu na sangria.




ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
MARIATH
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 198
Registrado em: 06 Nov 2015, 17:25
Cidade onde mora: São Lourenço/MG

Re: Problemas no freio dianteiro cuidado!

Mensagem por MARIATH » 05 Jun 2016, 19:07

Os caras da CC levaram a moto, me ligaram dizendo que o disco dianteiro direito está empenado, e eu falei na revisão de mil, que a manete ficava oscilando o mecânico falou que era normal até as pastilhas acamassem, ela está com 5000km, só agora deu defeito? O cara falou que empenei num buraco, louco ele, desse jeito empenava tudo, aro, bengalas, eixo e o outro disco tb, não só o direito! Mas o gerente me tranquilizou e disse que a Yamaha não faz questão disso. Quero ver o que vão fazer, terão que trocar tudo!

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Problemas no freio dianteiro cuidado!

Mensagem por Diney » 06 Jun 2016, 10:05

Olha o ocilamento da manete de freio e justamento o disco de freio empenado, nao tem outro motivo, o disco ora pega na pastilha ora nao e voce sente na manete de frei, pois o disco na hora que pega na pastilha emúrra o embolo e faz o fluido subir fazendo a manete se manifestar.

No caso somente trocando o disco, pode-se fazer um exame visual tanto no sistema de freio dianteiro como trazeiro, e colocar no cavalete girar a roda e ver se a pinca de freio se mexe lateralmente. Para enpenar o disco so existe um motivo, alta temperatura, por exemplo, se o freio nao estiver regulado com o funcionamento correto e tiver pegando constantemente as pastilhas de freio no disco, vai causar o aquecimento do disco ate chegar o ponto de empenar, isso acontece com maior frequencia no disco trazeiro pois tem muita gente que acostuma descansar o pe no pedal de freio trazeiro e sem perceber aciona o freio, causando o super aquecimento e o desgaste prematuro das pastilhas.

Agora no seu caso e exigir a troca de disco dentro da garantia...


Abs
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

Avatar do usuário
MARIATH
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 198
Registrado em: 06 Nov 2015, 17:25
Cidade onde mora: São Lourenço/MG

Re: Problemas no freio dianteiro cuidado!

Mensagem por MARIATH » 06 Jun 2016, 10:26

Diney escreveu:Olha o ocilamento da manete de freio e justamento o disco de freio empenado, nao tem outro motivo, o disco ora pega na pastilha ora nao e voce sente na manete de frei, pois o disco na hora que pega na pastilha emúrra o embolo e faz o fluido subir fazendo a manete se manifestar.
Valeu Disney, é isso mesmo que vou fazer!%
No caso somente trocando o disco, pode-se fazer um exame visual tanto no sistema de freio dianteiro como trazeiro, e colocar no cavalete girar a roda e ver se a pinca de freio se mexe lateralmente. Para enpenar o disco so existe um motivo, alta temperatura, por exemplo, se o freio nao estiver regulado com o funcionamento correto e tiver pegando constantemente as pastilhas de freio no disco, vai causar o aquecimento do disco ate chegar o ponto de empenar, isso acontece com maior frequencia no disco trazeiro pois tem muita gente que acostuma descansar o pe no pedal de freio trazeiro e sem perceber aciona o freio, causando o super aquecimento e o desgaste prematuro das pastilhas.

Agora no seu caso e exigir a troca de disco dentro da garantia...


Abs

Amorim
Novato+
Novato+
Mensagens: 30
Registrado em: 09 Mai 2015, 10:09
Cidade onde mora: Nova Friburgo/RJ

Re: Problemas no freio dianteiro cuidado!

Mensagem por Amorim » 08 Nov 2016, 11:22

barraforte escreveu:Quando peguei a minha 2012 com menos de 5k, o visor do fluido de freio estava leitoso.
Em seguida já fiz a troca por DOT 5.1 Varga.



A parte branca embaixo é o fluido velho. O de cima, o que saiu na sangria.




ABS
Com a minha aconteceu isso, minha sorte foi que não fiquei sem freio. Fiz a substituição do fluido, dianteiro e traseiro.

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 861
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Problemas no freio dianteiro cuidado!

Mensagem por Thiago_1100S » 08 Nov 2016, 13:25

Ar no sistema, e fluido ruim é a resp para os dois problemas ficar se freio e empenar o disco...

o ar dilatado mantinha a pastilha pressionando o disco não o suficiente para brecar e mas o suficiente para aquecer, quando vc aciona o freio dependendo da quantidade de ar ele baixa muito(mas ainda tem um pouquinho de freio), mas como ficou pressionando o tempo todo, o sistema superaqueceu e o fluido não aguenta a temperatura, se comprimindo fazendo com que todo o curso o manete não seja o suficiente para pressionar a pastilha ao ponto do atrito reduzir a sua velocidade....
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

Responder