Andre, Sinceramente se eu fosse partir para uma bmw eu pularia o “coiguim” rsrs e compraria logo a GS 800F, mas cansei de motoca muito cara pra manter portanto, eu estou entre o trator XT660R e a XT Ténéré 660Z. Hoje mais inclinado em comprar a T66 e administrar os vícios dela, pois o principal deles parece que já foi resolvido, isto é, o mistério do sumiço do óleo do motor.
Bom, tenho lido muito antes de tomar qualquer decisão, recomendo que qualquer um que pretenda adquirir uma motocicleta acima dos R$ 20.000 faça o mesmo. Eu antes de comprar qualquer moto entro em fóruns especializados para procurar principalmente pelos defeitos da máquina e saber se vale a pena administra-los, e sobre esse tema, não faltam assuntos, quer sejam sobre a moto em questão ou outra qualquer. Mas sobre o quesito problemas na T66 tanto aqui neste fórum quanto no xt660.net iremos encontra-los, e acredite, mesmo assim estou achando que a T66 ainda vale a pena pelo que a moto oferece em custo benefício para a categoria dela.
Vou tentar especificar alguns dos problemas crônicos apresentados pela T66, baseado em relatos de proprietários desta motocicleta, lembrando que, eu ainda não a possuo entretanto, este tópico é justamente para ajudar futuros proprietários como eu a se decidirem pela compra ou não desta motocicleta.
1 – A T66, baixa consideravelmente o nível do óleo do motor devido a entrada de poeira através do filtro de ar de papel original de fábrica o qual, não oferece um bom encaixe dentro da caixa de ar bem como, também não filtra adequadamente em uso off, fazendo com que o motor aspire partículas de poeira as quais irão causas o desgaste prematuro do mesmo, ocasionando com isso, folgas nos componentes internos desse motor devido ao atrito. Assim, tem-se um maior consumo de óleo o qual, é expelido pelo sistema de escapamento da moto ocasionando a redução do seu volume no interior do motor. Recomenda-se, que as trocas de óleo sejam feitas em intervalos a cada 3.000km, e sempre observando e medindo a quantidade de óleo que sai do motor a cada troca.
SOLUÇÃO, trocar o filtro de ar original por um de espuma (Moldespuma off ou esportivo, ou um k&n) os quais, devem ser umedecidos, de preferência, em óleo específico para filtros de ar de espuma e/ou esportivos. Recomenda-se também, untar generosamente as extremidades do filtro de ar com graxa ou silicone, deve-se fazer o mesmo com graxa ou silicone nos encaixes das tampas da caixa de ar para vedá-las adequadamente.
2 - Os piscas da moto quebram com facilidade devido as vibrações e a má qualidade dos componentes.
SOLUÇÃO, enquanto a moto estiver na garantia blz, troca-se! Mas passado esse período é recomendável trocá-los por piscas paralelos. Uma solução são os pisca de led da Super Ténéré, podem ser caros, mas se você comprou uma moto que vale mais de R$ 30.000 não vai economizar nos piscas né? Ainda mais se eles durarem bastante e resolverem o problema!
3 – As tampas plásticas das laterais do tanque de gasolina racham com facilidade devido, acredito eu, a má qualidade do material de que são feitas.
SOLUÇÃO, trocá-las durante a garantia quantas vezes forem necessária, pois depois de passado o tempo da garantia, ou você gasta do próprio bolso comprando as originais sempre que racharem ou manda fazer idênticos em fibra mais reforçada. Existe uma loja que tem endereço na internet,
http://www.artefibras.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; que eu acredito que eles consigam reproduzir a peça a partir de um molde original enviado para eles, vale a pena conferir, pois eles fabricam peças em fibra para motos.
4 - O tanque de gasolina pode apresentar algumas trincas próximo ao bocal de abastecimento, motivo, desconheço rsrs. Mas especula-se ser por ressecamento no local ou excesso de gasolina no tanque...mistério!
SOLUÇÃO, caso isso ocorra deve-se trocá-lo durante o período da garantia, pois após o término desse período o prejuízo é nosso. Portanto, se lhe convêm, aproveita para dar uma customiza na motoca com uma pintura estilizada,
http://www.polacomotos.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; esse camarada customiza motos trail, o nome dele é Valmir Polaco, muitos de vocês devem conhece-lo ou já ouviram falar do seu trabalho com motos.
5 - A bolha vibra em contato com a carenagem do farol com a moto em movimento causando um barulho irritante tipo “grilo”.
SOLUÇÃO, fita adesiva com face emborrachada ou de espuma, colocada entre o espaço que compreende a bolha e a carenagem do farol, essa foi fácil rsrs
6 – O motor da T66 pode morrer ou engasgar ocasionalmente devido a regulagem na injeção deixar a mistura pobre.
SOLUÇÃO, reposicionamento dos TPS (sensor de posição de borboleta) resolve o problema, mas se quiser se certificar mais ainda, use vela iridium, para as T66 os modelos são NGK CR7EIX e Denso IU22.
Até onde pude observar, alguns proprietários conseguem até mesmo após o término do período de garantia, que a concessionaria efetue junto a fábrica a troca de alguns desses componentes, inclusive fazer e/ou assegurar um motor novo se ficar caracterizado como vício oculto, isto é, defeito de fabricação. Mas para isso, o proprietário tem que está com as revisões em dia feitas na concessionaria e munido de todas as provas que conseguir reunir para assegurar os seus direitos de consumidor, vale lembrar que o SAC da Yamaha deve ser acionado também.
Espero ter podido ajudar futuros proprietários indecisos assim como eu, a escolher comprar ou não uma XT Ténéré 660Z lembrando que, tudo o que foi exposto é um simples resumo do que li em vários fóruns e farei na minha T66 caso compre portanto, longe de ser uma análise técnica, pois não tenho competência para tal. E novamente expressando o meu ponto de vista; pelo custo/benefício que moto em questão oferece, em sua categoria não há outra. E como havia dito, toda máquina é imperfeita, mas cabe a você administrar os seus defeitos.