Comprar ou não comprar uma Ténéré 660?

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Comprar ou não comprar uma Ténéré 660?

Mensagem por diegonunes » 16 Jan 2016, 08:33

Carioca, o motor da TNR 660 é exatamente o mesmo da XT, ou seja, só no Brasil já roda faz um década. O que muda um pouco o seu funcionamento é o diferente mapa de injeção entre as duas motos.

O problema é que por um defeito de vedação no filtro de ar ou na caixa, o motor aspira detritos e estes literalmente lixam os anéis de seguimento, cilindro e saia do pistão, ocasionando uma passagem minúscula e constante de óleo, é por isso que baixa mas não fumaça.

Motores monos realmente não foram feitos para andarem em altíssimas rotações, são motores desequilibrados. Um pistão grande como esse sofre bastante inércia, dentre outras coisas que não são interessantes para qualquer motor. Entretanto, outras benécies são fornecidas e poucas motos possuem, conjunto de força todo forjado (biela, pistão...) e revestimento cerâmico no cilindro. Isso só um garante uma durabilidade incomum como também um motor mais justo, que sofre menos com dilatações térmicas e folgas.

São motos que podem viajar sem problema algum nos seu 150-160 km/h, velocidade que eu considero absurda em quase que 100% de qualquer viagem que possamos fazer, mas alguns pensam diferente. Todos os viajantes experientes que conheço são categóricos, velocidade alta e longas viagens é uma combinação perfeita para dar merda.

Enfim se você realmente vislumbra a TNR 660Z na sua garagem, não há nenhum motivo pra você desistir dela.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Adriano Portz
Novato+
Novato+
Mensagens: 55
Registrado em: 25 Mai 2015, 08:17
Cidade onde mora: Pirai/RJ

Re: Comprar ou não comprar uma Ténéré 660?

Mensagem por Adriano Portz » 16 Jan 2016, 12:01

diegonunes escreveu:Carioca, o motor da TNR 660 é exatamente o mesmo da XT, ou seja, só no Brasil já roda faz um década. O que muda um pouco o seu funcionamento é o diferente mapa de injeção entre as duas motos.

O problema é que por um defeito de vedação no filtro de ar ou na caixa, o motor aspira detritos e estes literalmente lixam os anéis de seguimento, cilindro e saia do pistão, ocasionando uma passagem minúscula e constante de óleo, é por isso que baixa mas não fumaça.

Motores monos realmente não foram feitos para andarem em altíssimas rotações, são motores desequilibrados. Um pistão grande como esse sofre bastante inércia, dentre outras coisas que não são interessantes para qualquer motor. Entretanto, outras benécies são fornecidas e poucas motos possuem, conjunto de força todo forjado (biela, pistão...) e revestimento cerâmico no cilindro. Isso só um garante uma durabilidade incomum como também um motor mais justo, que sofre menos com dilatações térmicas e folgas.

São motos que podem viajar sem problema algum nos seu 150-160 km/h, velocidade que eu considero absurda em quase que 100% de qualquer viagem que possamos fazer, mas alguns pensam diferente. Todos os viajantes experientes que conheço são categóricos, velocidade alta e longas viagens é uma combinação perfeita para dar merda.

Enfim se você realmente vislumbra a TNR 660Z na sua garagem, não há nenhum motivo pra você desistir dela.
Diegonunes
Perfeita explanação.

Enviado de meu Quantum Go usando Tapatalk

Avatar do usuário
tsbega
Mestre
Mestre
Mensagens: 821
Registrado em: 22 Abr 2012, 11:06
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Contato:

Re: Comprar ou não comprar uma Ténéré 660?

Mensagem por tsbega » 16 Jan 2016, 12:51

Fala povo , cheguei "tarde" mas vou deixar meu relato
a minha tenere 2014 apresentou problema e foi uma das primeiras a terem as partes do motor trocada na garantia

Depois disso ainda dei um vacilo e andei um pouco com o filtro original, e entrou um pouco de pó, mas muito pouco
então hoje minha moto esta com 65000km o problema foi com +/-32000
to usando filtro moldspuma e feliz com minha tesuda
nunca saiu menos de 2l de óleo, mesmo andando forte (notei que consome um pouco de óleo andando assim desde 0km)

quem quiser pegar a moto, pode pegar sem medo, não importa oque falar a concessionaria, troque o filtro por um moldspuma banhado a óleo ou K&N se tiver grana sobrando e vai ser feliz


detalhe , estas motos nunca vieram com falta do anel de vedação, ele é bem fino e fica dentro do lugar onde encaixa a tampa, muita gente não via e achava que estava sem, mas não estava.

o problema definitivamente é o filtro
São Paulo, SP
http://fb.com/tiago.bega" onclick="window.open(this.href);return false; me add e se apresente ;)
Yamaha XT660Z Ténéré

Avatar do usuário
Carioca
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Dez 2015, 15:57
Cidade onde mora: Palmas/TO

Re: Comprar ou não comprar uma Ténéré 660?

Mensagem por Carioca » 16 Jan 2016, 20:12

Diego e Tsbega, obrigado pelos esclarecimentos. Após ler 34 páginas no fórum xt660.net e mais 24 aqui neste fórum sobre o problema da baixa do óleo no motor, confesso que dei uma desanimada, e ando até mesmo pensando em partir para um ou outro extremo, isto é, a bmw gs 800f ou a própria xt660r sendo que, o que eu gostaria mesmo é a T66, pois ela me atenderia bem tanto no dia a dia quanto em viagens na questão conforto, mas me sinto muito desconfortável em pagar mais de R$ 30.000 em uma moto que eu ainda vou ter que corrigir um problema o qual, se não for corrigido, minha moto pode ir pro pau.

Minha média em viagens é de 800 a 900 km por dia a uma velocidade que varia entre 120 a 140 km/h, mas também gosto de torcer o cabo. Sendo assim, eu busco uma moto cruzadora e esperta, ou seja, com uma boa autonomia, baixa manutenção e confiável.

Andei olhando o site da Yamaha e percebi que o valor da T66 std "baixou" para + ou - R$ 30.600 sem aqueles "brindes", como disse estou avaliando tudo, pois o que eu mais prezo em uma motocicleta é a confiabilidade que ela me passa.

Quem puder contribuir com mais experiências, tanto positivas quanto negativas será de muita ajuda.

Obrigado.
XR 250 Tornado
Intruder 125
Boulevard M800
Bandit 1250N
Harley Davidson Fat Boy Special

BMW F800 GS

andre melgar
Novato+
Novato+
Mensagens: 40
Registrado em: 30 Nov 2012, 20:16
Cidade onde mora: porto velho / ro
Localização: porto velho

Re: Comprar ou não comprar uma Ténéré 660?

Mensagem por andre melgar » 18 Jan 2016, 18:28

vou acompanhar esta discursao bem de perto , todos os dias .
porque tambem estou muito interessado em fazer um up .
mas tenho medo pelos problemas que a te 660 esta apresentando , pensei ate em pular para a bmw 650 gs que muito boa tambem , o problema e que tudo muito caro nesta moto .

Avatar do usuário
Carioca
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Dez 2015, 15:57
Cidade onde mora: Palmas/TO

Re: Comprar ou não comprar uma Ténéré 660?

Mensagem por Carioca » 19 Jan 2016, 02:41

Andre, Sinceramente se eu fosse partir para uma bmw eu pularia o “coiguim” rsrs e compraria logo a GS 800F, mas cansei de motoca muito cara pra manter portanto, eu estou entre o trator XT660R e a XT Ténéré 660Z. Hoje mais inclinado em comprar a T66 e administrar os vícios dela, pois o principal deles parece que já foi resolvido, isto é, o mistério do sumiço do óleo do motor.

Bom, tenho lido muito antes de tomar qualquer decisão, recomendo que qualquer um que pretenda adquirir uma motocicleta acima dos R$ 20.000 faça o mesmo. Eu antes de comprar qualquer moto entro em fóruns especializados para procurar principalmente pelos defeitos da máquina e saber se vale a pena administra-los, e sobre esse tema, não faltam assuntos, quer sejam sobre a moto em questão ou outra qualquer. Mas sobre o quesito problemas na T66 tanto aqui neste fórum quanto no xt660.net iremos encontra-los, e acredite, mesmo assim estou achando que a T66 ainda vale a pena pelo que a moto oferece em custo benefício para a categoria dela.

Vou tentar especificar alguns dos problemas crônicos apresentados pela T66, baseado em relatos de proprietários desta motocicleta, lembrando que, eu ainda não a possuo entretanto, este tópico é justamente para ajudar futuros proprietários como eu a se decidirem pela compra ou não desta motocicleta.

1 – A T66, baixa consideravelmente o nível do óleo do motor devido a entrada de poeira através do filtro de ar de papel original de fábrica o qual, não oferece um bom encaixe dentro da caixa de ar bem como, também não filtra adequadamente em uso off, fazendo com que o motor aspire partículas de poeira as quais irão causas o desgaste prematuro do mesmo, ocasionando com isso, folgas nos componentes internos desse motor devido ao atrito. Assim, tem-se um maior consumo de óleo o qual, é expelido pelo sistema de escapamento da moto ocasionando a redução do seu volume no interior do motor. Recomenda-se, que as trocas de óleo sejam feitas em intervalos a cada 3.000km, e sempre observando e medindo a quantidade de óleo que sai do motor a cada troca.
SOLUÇÃO, trocar o filtro de ar original por um de espuma (Moldespuma off ou esportivo, ou um k&n) os quais, devem ser umedecidos, de preferência, em óleo específico para filtros de ar de espuma e/ou esportivos. Recomenda-se também, untar generosamente as extremidades do filtro de ar com graxa ou silicone, deve-se fazer o mesmo com graxa ou silicone nos encaixes das tampas da caixa de ar para vedá-las adequadamente.

2 - Os piscas da moto quebram com facilidade devido as vibrações e a má qualidade dos componentes.
SOLUÇÃO, enquanto a moto estiver na garantia blz, troca-se! Mas passado esse período é recomendável trocá-los por piscas paralelos. Uma solução são os pisca de led da Super Ténéré, podem ser caros, mas se você comprou uma moto que vale mais de R$ 30.000 não vai economizar nos piscas né? Ainda mais se eles durarem bastante e resolverem o problema!

3 – As tampas plásticas das laterais do tanque de gasolina racham com facilidade devido, acredito eu, a má qualidade do material de que são feitas.
SOLUÇÃO, trocá-las durante a garantia quantas vezes forem necessária, pois depois de passado o tempo da garantia, ou você gasta do próprio bolso comprando as originais sempre que racharem ou manda fazer idênticos em fibra mais reforçada. Existe uma loja que tem endereço na internet, http://www.artefibras.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; que eu acredito que eles consigam reproduzir a peça a partir de um molde original enviado para eles, vale a pena conferir, pois eles fabricam peças em fibra para motos.

4 - O tanque de gasolina pode apresentar algumas trincas próximo ao bocal de abastecimento, motivo, desconheço rsrs. Mas especula-se ser por ressecamento no local ou excesso de gasolina no tanque...mistério!
SOLUÇÃO, caso isso ocorra deve-se trocá-lo durante o período da garantia, pois após o término desse período o prejuízo é nosso. Portanto, se lhe convêm, aproveita para dar uma customiza na motoca com uma pintura estilizada, http://www.polacomotos.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; esse camarada customiza motos trail, o nome dele é Valmir Polaco, muitos de vocês devem conhece-lo ou já ouviram falar do seu trabalho com motos.

5 - A bolha vibra em contato com a carenagem do farol com a moto em movimento causando um barulho irritante tipo “grilo”.
SOLUÇÃO, fita adesiva com face emborrachada ou de espuma, colocada entre o espaço que compreende a bolha e a carenagem do farol, essa foi fácil rsrs

6 – O motor da T66 pode morrer ou engasgar ocasionalmente devido a regulagem na injeção deixar a mistura pobre.
SOLUÇÃO, reposicionamento dos TPS (sensor de posição de borboleta) resolve o problema, mas se quiser se certificar mais ainda, use vela iridium, para as T66 os modelos são NGK CR7EIX e Denso IU22.
Até onde pude observar, alguns proprietários conseguem até mesmo após o término do período de garantia, que a concessionaria efetue junto a fábrica a troca de alguns desses componentes, inclusive fazer e/ou assegurar um motor novo se ficar caracterizado como vício oculto, isto é, defeito de fabricação. Mas para isso, o proprietário tem que está com as revisões em dia feitas na concessionaria e munido de todas as provas que conseguir reunir para assegurar os seus direitos de consumidor, vale lembrar que o SAC da Yamaha deve ser acionado também.
Espero ter podido ajudar futuros proprietários indecisos assim como eu, a escolher comprar ou não uma XT Ténéré 660Z lembrando que, tudo o que foi exposto é um simples resumo do que li em vários fóruns e farei na minha T66 caso compre portanto, longe de ser uma análise técnica, pois não tenho competência para tal. E novamente expressando o meu ponto de vista; pelo custo/benefício que moto em questão oferece, em sua categoria não há outra. E como havia dito, toda máquina é imperfeita, mas cabe a você administrar os seus defeitos.
XR 250 Tornado
Intruder 125
Boulevard M800
Bandit 1250N
Harley Davidson Fat Boy Special

BMW F800 GS

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: Comprar ou não comprar uma Ténéré 660?

Mensagem por tiagokxuera » 19 Jan 2016, 07:55

Olha, o que eu vejo de Té66 rodando pelos desertos não esta escrito.
Eu compraria sem medo. A solução já se conhece e é simples.
O ponto positivo da Y é que pelo que vi, ela não foge do problema. Inclusive trocou alguns motores inteiros mesmo as motos estando fora da garantia.
Abrass,
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Comprar ou não comprar uma Ténéré 660?

Mensagem por diegonunes » 19 Jan 2016, 09:09

Vou escrever o que escrevi lá no XT660.com.br
Uma coisa que eu aprendi no mundo das motos. Quanto maior for o motor monocilíndrico e com 4 válvulas, mais ele sofre com apagões. É uma condição física nos motores pertencentes ao Ciclo de Otto. Como os coletores das motos são curtos, o fluxo de gases na marcha lenta é pouco privilegiado, potencializando mais ainda o efeito.

Podem perceber que motores bicilíndricos em diante ou mono com duas válvulas se dão bem em baixa rotação.

Na XT 660 é possível se livrar quase que 100%, manter a aceleração em 1.500 RPM ou muito próximo disso.
Isso serve pra 660Z também.

Podemos dizer que todas as motos tem defeitos, a diferença é que em umas são defeitos que não deixam você na mão e que são simples de resolver (como no caso da TNR 660 que até consumindo óleo faz você cruzar o mundo sem ficar na rua, basta completar o óleo) e outros são falhas sistêmicas e muitas vezes recorrentes, que fazem você necessitar de reboque.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
leco22
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 235
Registrado em: 18 Abr 2011, 20:58
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Comprar ou não comprar uma Ténéré 660?

Mensagem por leco22 » 19 Jan 2016, 09:35

Minha F800GSA apaga tb, vc se acostuma tanto a andar em baixíssima rotação que acaba dando mole... Já vi merda em um cotovelo de serra em aclive, hehehe, perdi umas pregas pra segurar a moto.

Quanto as laterais da 660Z, um amigo de CC Yamaha diz q resolveu o problema. Na opinião dele é causado por erro na furação que acaba forçando a peça. Ele abre os furos, usa arruelas plásticas e nunca quebrou nenhuma que ele tenha feito esta mod.

Enfim, moto é uma das coisas que adquirimos 80% por paixão e 20% por razão, se a T660Z te dá tesão, não tem porque não encarar. Costumo dizer que o nível de qualidade de fabricação das motos encontra-se atrasada uns 20 anos em relação aos carros, isso é fato, e ocorre com todas as marcas.
Sahara/1996 "Sassá"
F800 GSA 2015 "Pato Bege"
GSX 1250 FA 2014 "Fafá"
XTZ 750 Super Ténéré 1997
Buell Ulysses 2006
Shadow 750/2009
Ténéré 250/2011
CG 125 2001
RX-80 1982

Avatar do usuário
tsbega
Mestre
Mestre
Mensagens: 821
Registrado em: 22 Abr 2012, 11:06
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Contato:

Re: Comprar ou não comprar uma Ténéré 660?

Mensagem por tsbega » 19 Jan 2016, 12:47

só mais uns detalhes
estou na segunda 660Z
a atual é 2014

não quebrou nenhum pisca, as carenagens apenas uma quebrou e foi depois de 50000km acredito que o tombo do lado tambem ajudou
Das varias 660Z que conheço nunca vi uma que apresentou problemas no tanque de combustível

como ja foi dito ai
unico problema realmente perigoso é o do filtro de ar que pode foder o motor
portanto, comprem a moto troquem o filtro e sejam felizes ;)

esta semana passei dos 100.000km de 660Z somando as 2 motos
e vamo qeu vamo pretendo rodar muito mais
São Paulo, SP
http://fb.com/tiago.bega" onclick="window.open(this.href);return false; me add e se apresente ;)
Yamaha XT660Z Ténéré

Responder