Te 660 15 ABS com o garfo traseiro quebrado pela corrente

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
AlexandreRio
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Jul 2015, 22:15
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Te 660 15 ABS com o garfo traseiro quebrado pela corrente

Mensagem por AlexandreRio » 20 Nov 2015, 14:48

Caros companheiros de forum,

Vim aqui dar um alerta e compartilhar algo que aconteceu comigo: a quebra do garfo que segura a roda da minha Te 660 15 ABS!!!

depois de realizar o desejo de comprar minha Te 660 14/15 com ABS realizei o meu segundo desejo, que era ir do Rio de Janeiro a Ushuaia de moto. Viagem maravilhosa, eu, minha mulher, bagageiros e acessórios excelentes.
Tenere 660 com 9223 km, revisão de 10.000km realizada antes da partida, moto com 1 ano e 10 dias de vida e 2 pneus Scorpion Trail novos, colocados 1 semana antes da saída em 16 de outubro de 2015.

Eu (75kg), ela (52kg), 2 baús givi V35 (20kg) e 1 baú givi 52 L com bolsa sobre (18 Kg). Os pesos da bagagem foram estes porque voltamos de avião e tivemos que pesar na balança da cia aérea.

Roteiro: Brasil (Rio de Janeiro), Uruguai, Argentina (El Calafate), Chile (Torres del Paine, Puerto Natales), Argentina (Ushuaia), Uruguai e.... concessionária Yamaha de Santa Maria (RS)... aonde a viagem foi interrompida.

A viagem estava sensacional. Fomos ao Chile, a Ushuaia, estávamos voltando, até que.... no meio do caminho de volta, minha corrente original arrebentou e a roda travou (ou vice versa?), a uns 120-130km/h... simplesmente não caímos... mão de Deus... sem outra explicação.

Detalhes de socorro a parte, dois dias depois partimos com a nova corrente, comprada na Yamaha de Trelew, cidade a 200km de Sierra Grande, para onde conseguimos chegar de caminhão após a primeira ruptura de corrente.

Mais 200km percorridos, perto de Colorado, a corrente nova se parte! O reboque agora foi de uma Triumph 1200 de São Paulo (Eder, Brazil Riders), que nos rebocou até a cidade de Colorado.

Nova emenda colocada na mesma corrente que não se danificou, percorremos mais 200km, e advinha? Corrente partida... (todas colocadas por profissionais, ok) Chegamos a Peuhajo, 400km de Buenos Aires, em nova oficina especializada em motos. Comprei uma corrente DID reforçada e, bem na minha frente, quando o mecânico puxou a roda para instalar, o braço da balança, peça que segura a roda, caiu como um biscoito maizena quebrado (vide fotos)!!!!

Na verdade, as correntes partidas estavam evitando que a peça quebrasse em movimento!!!

Na Argentina não existe a Tenere 660 e a muitas lojas Yamaha só vendem motos pequenas sem fazer qualquer serviço de oficina como é aqui, Assim, de todas as opções tentadas, inclusive trazer a moto via Sulamerica, a opção disponível era fazer uma solda no alumínio e seguir viagem até pelo menos a fronteira, para que pudesse fazer o trâmite aduaneiro da mesma.

Confiando e verificando constantemente a solda, fomos até Santa Maria, RS, na concessionária Yamaha Azzura, onde pela primeira vez, fui muito bem atendido em uma concessionária YAMAHA.

Levei para a concessionária por entender que a fábrica da YAMAHA deveria tomar conhecimento deste fato, algo nunca visto por ninguém. E também, por considerar lógico que minhas peças deveriam ser substituídas sem custo. E qual foi a resposta??????
Está na carta que me enviaram que disponibilizo para consulta.

“... A elevada carga de impacto a qual o conjunto foi submetido pelo travamento abrupto da roda gerou sobrecarga suficiente para danificar o garfo e provocar o rompimento da corrente de transmissão”.

Depois diz que não fiz manutenção na moto... sendo que tenho todos os comprovantes de manutenção de 1k e 10k, inclusive postagens de facebook durante a viagem fazendo a manutenção diária da corrente com Motul C3 (levei duas latas) e verificando a calibragem dos pneus.

Por fim, recebo um orçamento de R$ 9.000,00 para estas peças, ou seja, quase 1/3 do valor da moto nova!!!!!!!

O pior disso tudo é que saí de Ushuaia decidido a trocar a moto por uma SuperTenere 1200 2016.
Yamaha....

Alguém conhece algum caso semelhante???
É isso mesmo? A quebra da corrente desta moto pode quebrar o garfo traseiro????
Se vc tem uma Tenere 2015 ABS, por favor, toma cuidado!!!
Vejam as fotos no link abaixo:

https://picasaweb.google.com/1028324531 ... pOxtICdtQE" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Dust
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1180
Registrado em: 02 Fev 2013, 16:34
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: Te 660 15 ABS com o garfo traseiro quebrado pela corrent

Mensagem por Dust » 21 Nov 2015, 11:58

Cada hora uma nova surpresa nas T660. Medonho.

Boa sorte no atendimento pós venda da yamaha... uma pena, viagem para fechar com chave de ouro e acontece uma dessas.
Meu site: ||||||||||||| http://www.dustadventure.com |||||||||||||
Ténéré 250 2013

Não compre peças de origem duvidosa. Não deixe seus amigos comprarem peça de origem duvidosa. O que se planta é o que se colhe, não seja mané.

Avatar do usuário
leco22
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 235
Registrado em: 18 Abr 2011, 20:58
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Te 660 15 ABS com o garfo traseiro quebrado pela corrent

Mensagem por leco22 » 21 Nov 2015, 16:28

Que zica amigo, minha opinião é que quem causou a quebra do garfo foi travada da primeira corrente mesmo.
Mas o que causou a quebra da primeira corrente é que é um enigma :oremos: .
Na foto em que vc mostra o cubo danificado pela corrente acredito que o garfo já estava quebrado, veja a trinca na parte anterior do mesmo.
Sahara/1996 "Sassá"
F800 GSA 2015 "Pato Bege"
GSX 1250 FA 2014 "Fafá"
XTZ 750 Super Ténéré 1997
Buell Ulysses 2006
Shadow 750/2009
Ténéré 250/2011
CG 125 2001
RX-80 1982

AlexandreRio
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Jul 2015, 22:15
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Te 660 15 ABS com o garfo traseiro quebrado pela corrent

Mensagem por AlexandreRio » 21 Nov 2015, 18:01

leco22 escreveu:Que zica amigo, minha opinião é que quem causou a quebra do garfo foi travada da primeira corrente mesmo.
Mas o que causou a quebra da primeira corrente é que é um enigma :oremos: .
Na foto em que vc mostra o cubo danificado pela corrente acredito que o garfo já estava quebrado, veja a trinca na parte anterior do mesmo.
Vi o que parece a trinca que vc citou, Leco. Mais aí fica a pergunta? É normal nessa moto uma corrente (original) arrebentar o garfo? Eles fazem uma peça de R$ 9.000,00 que pode ser arrebentada por uma de R$ 500,00? Não entendo muito de moto, mas como engenheiro não me parece normal :(

escandinavo
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Jan 2015, 22:08
Cidade onde mora: novo hamburgo-rs

Re: Te 660 15 ABS com o garfo traseiro quebrado pela corrent

Mensagem por escandinavo » 22 Nov 2015, 15:25

Alexandre, fiquei pasmo ao ler este, relato seu aqui no fórum, pqp , te desejo sucesso para resolver a questão, vai pra cima da dona yamaha, recentemente de fevereiro a março realizei está mesma viajem, durante 30 dias, optei por um roteiro parecido, fiz 900km de ripio, mais off, levei uma bagagem semelhante, bem não me aconteceu nada, e a moto se comportou tremendamente bem, recomendo a moto a todos, mas vou ficar de olho, valeu....... :shock: :shock:

Avatar do usuário
cjhygino
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 202
Registrado em: 16 Mar 2014, 19:17
Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Localização: Campo Grande - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Te 660 15 ABS com o garfo traseiro quebrado pela corrent

Mensagem por cjhygino » 22 Nov 2015, 20:37

:shock: caramba... mas que coisa mais chata.. mais uma da 66, que isso...
::: Tenere 250 Preta 2014 - Gladiatrix :::

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Te 660 15 ABS com o garfo traseiro quebrado pela corrent

Mensagem por KANEKO » 22 Nov 2015, 21:21

Que osso ainda bem que você esta bem.

Amo a tn660 mas é uma zica atrás da outra por isso acho que vou na boa e velha xt se for trocar por uma 660.

Avatar do usuário
hdbatistela85
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 621
Registrado em: 04 Dez 2013, 09:30
Cidade onde mora: Osasco/SP

Re: Te 660 15 ABS com o garfo traseiro quebrado pela corrent

Mensagem por hdbatistela85 » 23 Nov 2015, 10:49

pelo contrario do que o pessoal acha, vou no meu achismo tb kkkkk

eu acho que o que estava estourando as correntes era a balança com algum tipo de deformação, elas não tendem a trincar de imediato, apresentam a trinca , se propagam, e vem a falha "catastrófica" que é o rompimento da mesma.

trabalhei alguns anos com analise de falha em materiais metálicos, pena que teve que efetuar o reparo com solda, pois na trinca é possível fazer muitas análises até visual !

quanto ao reparo com solda fique tranquilo, normalmente é mais resistente que o próprio metal base,

essa yamaha apronta cada uma, espero que consiga resolver a questão sem demais prejuízo ! boa sorte amigo !!!

Avatar do usuário
leco22
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 235
Registrado em: 18 Abr 2011, 20:58
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Te 660 15 ABS com o garfo traseiro quebrado pela corrent

Mensagem por leco22 » 23 Nov 2015, 13:53

Sim, uma corrente de 500,00 pode arrebentar o garfo de 9000,00 sem dificuldade, é só aplicar um esforço para o qual a peça não foi projetada. O garfo não foi projetado para o esforço de uma travada destas, nenhum garfo é projetado para isso, se fosse de aço provavelmente não quebraria, amassaria ou empenava. Alumínio não tem a tenacidade do aço e para fazer a mesma função acaba necessitando elementos de liga e tratamentos que aumentam a resistência mas tornam a peça frágil a impactos.
Mas o ponto da questão, como o outro colega lembrou, é que realmente a trinca anterior já poderia estar aberta e a oscilação da peça ter causado a quebra e travada da corrente.

Uma dúvida agora, a corrente quebrou e travou ou apenas enroscou e travou?
Sahara/1996 "Sassá"
F800 GSA 2015 "Pato Bege"
GSX 1250 FA 2014 "Fafá"
XTZ 750 Super Ténéré 1997
Buell Ulysses 2006
Shadow 750/2009
Ténéré 250/2011
CG 125 2001
RX-80 1982

AlexandreRio
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Jul 2015, 22:15
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Te 660 15 ABS com o garfo traseiro quebrado pela corrent

Mensagem por AlexandreRio » 01 Dez 2015, 11:19

Olá Leco22! Obrigado pela mensagem e pela experiência passada. Eu entendi sua explanação sobre o esforço e o material não ter sido projetado para isso. Mas isto não é exposto em nenhum manual ou alerta da Yamaha. Além disso, vc citou que nenhum garfo é projetado para um esforço destes. Só que este esforço é o que, creio eu, os motociclistas em viagem vivem quando uma corrente arrebenta. Não vi casos similiares de ruptura do garfo nestes casos, no que eu pesquisei até agora, exceto da MT03.
Devido ao meu local de trabalho ser um instituto de engenharia, os engenheiros mecânicos de automóveis com quem conversei não corroboraram que a peça não deveria suportar tal esforço, pois poderia ser reforçada de vários modos, como vc mesmo citou em relação a liga ou simplesmente com um reforço interno. Ou ainda, se ela fosse 2mm mais espessa, quem sabe. Fico pensando quais são os esforços que esta moto é submetida com quem a usa para off-road, por exemplo.
Agora, sobre a dúvida que vc perguntou, no caso, ela quebrou, enroscou no cubo da roda traseira e travou.
Continuo adorando a Te66 mas quero voltar a ter confiança na minha, quando ela voltar ;)

Obrigado pela mensagem hdbatistela85! Concordo com vc sobre a sequência temporal até a ruptura. Creio que a primeira quebra de corrente possa ter gerado as micro fissuras que foram aumentando. Assim, no final, as correntes estavam evitando a ruptura do garfo em movimento. Mas novamente exponho, que por ser uma peça de suma importância e ligada a segurança dos usuários, isto não deveria ocorrer.

Olá escandinavo! Obrigado pela mensagem. A viagem é sensacional, não é? Este fato não atrapalhou a nossa viagem do ponto de vista do prazer proporcionado. A moto é sensacional e se comportou muito bem nos 11.000km percorridos, exceto pelo fato deste post e, principalmente pós viagem, pela postura da Yamaha. Sigo tentando... já fui no SAC e repetiram a carta anterior. Já fui no Reclame Aqui e a mesma coisa. Agora sigo para a Ouvidoria...

Forte abraço a todos!

Responder