O que devo me atentar na compra de moto usada

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
Avatar do usuário
cfarias
Usuário
Usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 25 Jun 2013, 15:41
Cidade onde mora: Brotas/SP

O que devo me atentar na compra de moto usada

Mensagem por cfarias » 01 Out 2015, 09:57

Olá galera

Galera estou interessado em uma XT660 2007 com 64mil km rodados.
O cara está pedindo 15mil.

Sou um pouco leigo quanto a moto, por mais que já tenha moto desde os 18, mas nunca fui muito curioso sobre como a maquina funciona, sei que o indicado é levar em um mecânico antes, vou fazê-lo, porem ao primeiro contato com a moto o que devo me atentar? desde parte burocrática até a mecânica e estética.

Certo de sua atenção, desde já muito obrigado.
Voltar, só se for pra pegar embalo.
Cleiton Farias - Ténéré 250 (blue), planejando um UP nesse ano.

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: O que devo me atentar na compra de moto usada

Mensagem por ivojoseaug » 01 Out 2015, 14:20

minha humilde opinião: Essa XT não ta com cara de ter só 64.000. As XTs são famosas pela redução de KM. Mas enfim....

Para comprar a moto:

- Pergunte se existe histórico de revisões. Não é obrigatório, por quê o cara pode fazer as revisões em casa e a moto estar em bom estado, porém ele precisa mostrar que entende, dizer quais peças trocou, em qual tempo, que problemas a moto teve.

- Pergunte como foram as quedas da moto. Provavelmente ela já caiu. Estimo que a porcentagem de motos com mais de 5 anos que ainda não cairam é baixíssima. mas isso não é impeditivo pra comprar a moto. Muitas quedas não causam danos importantes. Se ele disser que ela nunca caiu, compare as carenagens em ambos os lados, carenagens velhas e novas tem brilhos diferentes. Não analise a estética de uma moto molhada ou cheia de poeira. A moto deve estar limpa e seca. Procure por arranhões nas partes metálicas que indiquem quedas. Carenagens soltas também são uma indicação. Se encontrar algo, questione.

Se o motor estiver excessivamente limpo, ele lavou em lava jato. Pergunte despreocupadamente quantas vezes ele lava a moto por mês, por exemplo. Depois pergunte se ele pode recomendar um lugar onde ele lava para você também lavar lá. Se tiver certeza que ele só lava em lava jato, a moto pode estar com partes da pintura e peças móveis corroídas, em especial o rolamento da caixa de direção. Pergunte se já foi trocado.

- se por acaso a moto ja tiver sido batida, se preocupe com a geometria do quadro, bengalas e integridade da balança. Se ele trocou algumas dessas peças, seria bom poder ver a nota fiscal da troca e a data.

Enfim, quanto mais surrada a moto, não impede a compra, mas influencia no preço. Moto bonita não significa moto boa. Numa compra, o importante é ter certeza que o equipamento está seguro e que o motor foi bem cuidado.

Infelizmente às vezes vemos o pessoal agindo de forma não honesta, omitindo informações e até burlando o odometro. O estado geral da pintura, ressecamento dos plásticos, do painel e outros também dizem se a moto foi muito utilizada ou não, podendo divergir da informação de KM que o cara divulga.

Prefira motos que são lavadas em casa, dormem sob um teto e cujos donos são pessoas acima de 30 anos.

No mais, boa sorte.

Avatar do usuário
cfarias
Usuário
Usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 25 Jun 2013, 15:41
Cidade onde mora: Brotas/SP

Re: O que devo me atentar na compra de moto usada

Mensagem por cfarias » 01 Out 2015, 22:12

Muito obrigado amigo, suas dicas foram de muita valia, vou dar uma olhada com muita calma, e ver outras se possível, afinal XT usada aqui na minha região é o que não falta kkk, enquanto isso a té250 esta me servindo muito bem, mas o UP me chama kkk
ivojoseaug escreveu:minha humilde opinião: Essa XT não ta com cara de ter só 64.000. As XTs são famosas pela redução de KM. Mas enfim....

Para comprar a moto:

- Pergunte se existe histórico de revisões. Não é obrigatório, por quê o cara pode fazer as revisões em casa e a moto estar em bom estado, porém ele precisa mostrar que entende, dizer quais peças trocou, em qual tempo, que problemas a moto teve.

- Pergunte como foram as quedas da moto. Provavelmente ela já caiu. Estimo que a porcentagem de motos com mais de 5 anos que ainda não cairam é baixíssima. mas isso não é impeditivo pra comprar a moto. Muitas quedas não causam danos importantes. Se ele disser que ela nunca caiu, compare as carenagens em ambos os lados, carenagens velhas e novas tem brilhos diferentes. Não analise a estética de uma moto molhada ou cheia de poeira. A moto deve estar limpa e seca. Procure por arranhões nas partes metálicas que indiquem quedas. Carenagens soltas também são uma indicação. Se encontrar algo, questione.

Se o motor estiver excessivamente limpo, ele lavou em lava jato. Pergunte despreocupadamente quantas vezes ele lava a moto por mês, por exemplo. Depois pergunte se ele pode recomendar um lugar onde ele lava para você também lavar lá. Se tiver certeza que ele só lava em lava jato, a moto pode estar com partes da pintura e peças móveis corroídas, em especial o rolamento da caixa de direção. Pergunte se já foi trocado.

- se por acaso a moto ja tiver sido batida, se preocupe com a geometria do quadro, bengalas e integridade da balança. Se ele trocou algumas dessas peças, seria bom poder ver a nota fiscal da troca e a data.

Enfim, quanto mais surrada a moto, não impede a compra, mas influencia no preço. Moto bonita não significa moto boa. Numa compra, o importante é ter certeza que o equipamento está seguro e que o motor foi bem cuidado.

Infelizmente às vezes vemos o pessoal agindo de forma não honesta, omitindo informações e até burlando o odometro. O estado geral da pintura, ressecamento dos plásticos, do painel e outros também dizem se a moto foi muito utilizada ou não, podendo divergir da informação de KM que o cara divulga.

Prefira motos que são lavadas em casa, dormem sob um teto e cujos donos são pessoas acima de 30 anos.

No mais, boa sorte.
Voltar, só se for pra pegar embalo.
Cleiton Farias - Ténéré 250 (blue), planejando um UP nesse ano.

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: O que devo me atentar na compra de moto usada

Mensagem por tiagokxuera » 02 Out 2015, 07:42

Eu levaria num mecânico e boa.
Não ficaria com muita nove horas pra carenagens não. Mecânica sim, mas esse negócio de arranhão nem levo em consideração.

Quanto as XT´s, verifique o estado da mesa (direção). Quando ela cai, facilmente quebra o fim de curso. Como a peça é cara, o pessoal costuma remendar e não trocar. Fácil identificar um tombo.

Moto que não caiu, na minha opinião é aquela que não se usou. Impossível não deitar uma moto com o uso. Porém a observação do quadro é importante. Importante também verificar se o quadro já foi soldado (famoso quebra do quadro da XT).

Uma moto arranhada e com as carenagens quebradas pode estar muito melhor que uma bonitinha.

Abrass,
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

Responder