Vazamento de Oleo no amortecedor traseiro

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
Avatar do usuário
maxho
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 08 Jul 2013, 19:09
Cidade onde mora: João Pessoa/PB

Re: Vazamento de Oleo no amortecedor traseiro

Mensagem por maxho » 06 Jul 2015, 19:06

Outra coisa, no CMotos tem um lance de botar uma garrafa, vcs sabe o que quer dizer? qual a vantagem? vale a pena botar?
Max Holanda
João Pessoa - PB
Tenere 250 Azul 11/12

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Vazamento de Oleo no amortecedor traseiro

Mensagem por ivnn » 06 Jul 2015, 20:09

Eu não sei qual é melhor e se te um melhor. Eu tenho um CMotos e não reclamo. Muita gente fala bem do outro tb. É bom ter opções.

Sobre a garrafa, é o problema do nitrogênio, que esse povo gosta de chamar de "nitro":
Imagem

O nitrogênio tem que existir para permitir a entrada da haste dentro do cilindro. Se não houvesse um gás compressível lá, na hora da haste entrar, ela não "caberia", pois todo o volume interno estaria cheio de óleo não compressível.

No projeto normal da Tenere (exemplo do meio da figura) o nitrogênio fica separado do óleo por um disco com retentor. Esse retentor veda o nitrogênio, não permitindo que se misture com o óleo. Porém a pressão do nitrogênio vai para o óleo, porque essa separação é livre para deslizar dentro do cilindro.

Se um dia o retentor da haste perde a vedação, você tem essa perda de óleo que menciona, porque o óleo está comprimido.

Existe também o problema da vedação com o nitrogênio falhar internamente. Daí o nitrogênio vai para o óleo e começa / aumenta o problema de cavitação. O amortecedor fica ruim.

O lance da garrafinha é que os caras fazem o terceiro esquema, só que no cilindro de gás, ao invés de um êmbolo como desenhado, usam uma peça de borracha que amassa. Chamam de camisinha. Com ela, não existe mais o movimento de êmbolo, então a vedação gás-óleo tende a durar mais.

Mas, sinceramente, não sei se justifica. O seu problema aparentemente não foi nessa vedação, mas na vedação da entrada da haste. De qualquer forma, se recondicionarem, o padrão é trocar tudo: Todas as vedações, o óleo, e ajustar os discos do êmbolo para o seu peso e modo de andar.

Boa sorte.

Avatar do usuário
maxho
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 08 Jul 2013, 19:09
Cidade onde mora: João Pessoa/PB

Re: Vazamento de Oleo no amortecedor traseiro

Mensagem por maxho » 06 Jul 2015, 20:26

ivnn escreveu:Eu não sei qual é melhor e se te um melhor. Eu tenho um CMotos e não reclamo. Muita gente fala bem do outro tb. É bom ter opções.

Sobre a garrafa, é o problema do nitrogênio, que esse povo gosta de chamar de "nitro":
Imagem

O nitrogênio tem que existir para permitir a entrada da haste dentro do cilindro. Se não houvesse um gás compressível lá, na hora da haste entrar, ela não "caberia", pois todo o volume interno estaria cheio de óleo não compressível.

No projeto normal da Tenere (exemplo do meio da figura) o nitrogênio fica separado do óleo por um disco com retentor. Esse retentor veda o nitrogênio, não permitindo que se misture com o óleo. Porém a pressão do nitrogênio vai para o óleo, porque essa separação é livre para deslizar dentro do cilindro.

Se um dia o retentor da haste perde a vedação, você tem essa perda de óleo que menciona, porque o óleo está comprimido.

Existe também o problema da vedação com o nitrogênio falhar internamente. Daí o nitrogênio vai para o óleo e começa / aumenta o problema de cavitação. O amortecedor fica ruim.

O lance da garrafinha é que os caras fazem o terceiro esquema, só que no cilindro de gás, ao invés de um êmbolo como desenhado, usam uma peça de borracha que amassa. Chamam de camisinha. Com ela, não existe mais o movimento de êmbolo, então a vedação gás-óleo tende a durar mais.

Mas, sinceramente, não sei se justifica. O seu problema aparentemente não foi nessa vedação, mas na vedação da entrada da haste. De qualquer forma, se recondicionarem, o padrão é trocar tudo: Todas as vedações, o óleo, e ajustar os discos do êmbolo para o seu peso e modo de andar.

Boa sorte.
ivnn, ótima resposta... muito obg pela ajuda. Estou na dúvida se vou fazer com Cmotos ou com Pro Racing, a Cmotos ta um preço mais em conta e ja a pro racing tem um lance legal de fazer o amortecedor de acordo com o peso do cara.

Olha as especificações do serviço da pro racing:

1. Óleo 100% sintético
2. Mudar a genética das lâminas na válvula para o peso e altura do
condutor e passageiro ( oferecendo maior conforto e comodidade p/ ambos )
3. Colocação nitrogênio
4. Haste com um novo Cromo duro
5. Pintura do corpo do amortecedor ( preto )
6. Pré-carga da mola para o peso e altura do piloto
7. Desmontagem da parte lacrada ( aonde fica borra do oleo e materias
desgastados )
8. Troca do retentor
9. Troca do oring

e a diferença fica de 120,00 no valor final
Max Holanda
João Pessoa - PB
Tenere 250 Azul 11/12

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Vazamento de Oleo no amortecedor traseiro

Mensagem por ivnn » 06 Jul 2015, 20:47

Essa lance de "fazer o amortecedor de acordo com o peso do cara" é padrão com o pessoal sério.

O CMotos deve fazer os itens 1, 2, 3, 7, 8 e 9 com certeza. Isso é o mínimo. E o óleo não é "fork oil" da motul, e sim óleo para amortecedor pressurizado. Tem gente no mercado que põe óleo motul porque é mais fácil de achar e mais barado. Não é o adequado.
O item 5 não sei responder.
O item 4 creio que a CMotos só faz se precisar. Se estiver bom, ele não mexe. Eu acho essa abordagem bem razoável.
O item 6 ... eu sei que ele tem várias molas lá, mas não sei se para o seu modelo ele terá várias opções. Só perguntando.

Eu questionaria os dois sobre esses pontos, faria uma pesquisa na internet sobre a satisfação / insatisfação que o povo demonstra com eles nos fóruns da vida e fecharia com o que me passasse mais segurança.

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Vazamento de Oleo no amortecedor traseiro

Mensagem por ivnn » 06 Jul 2015, 20:54

ah, sim. Esse item 6 deve ser "a gente regula a porca da mola para você". Isso já é regulagem do cliente; se você subir e estiver arriando muito você mesmo aperta. Vai ser difícil os caras ajustarem na posição que você acha perfeita. O da CMotos eu apertei depois que montei.

Avatar do usuário
maxho
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 08 Jul 2013, 19:09
Cidade onde mora: João Pessoa/PB

Re: Vazamento de Oleo no amortecedor traseiro

Mensagem por maxho » 06 Jul 2015, 21:05

ivnn escreveu:ah, sim. Esse item 6 deve ser "a gente regula a porca da mola para você". Isso já é regulagem do cliente; se você subir e estiver arriando muito você mesmo aperta. Vai ser difícil os caras ajustarem na posição que você acha perfeita. O da CMotos eu apertei depois que montei.
acho que vou fazer da CMotos mesmo, pois o valor ta mais em conta. Muito obg pela ajuda.

Sabe me dizer um outro modelo de amortecedor mais barato que seja compatível com a tenere 660?
Max Holanda
João Pessoa - PB
Tenere 250 Azul 11/12

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Vazamento de Oleo no amortecedor traseiro

Mensagem por ivnn » 06 Jul 2015, 21:14

Não sei mesmo. Tem gente aí que pôs o da Falcon na Te e diz que não ficou 100%. É difícil, cada moto tem uma cinemática de prolink diferente, um curso adequado, uma força adequada... uma suspensão depende muitos parâmetros diferentes da moto. Põe ali 10mm a mais de fim de curso no amortecedor e sua roda vai bater chassi.

Para ficar bom, acho que ou recondiciona com gente séria (tem mais gente boa; se você procurar nos foruns verá gente respeitada em suspensão no RS e outros estados) ou original (que a montadora mete a faca).

Avatar do usuário
maxho
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 08 Jul 2013, 19:09
Cidade onde mora: João Pessoa/PB

Re: Vazamento de Oleo no amortecedor traseiro

Mensagem por maxho » 06 Jul 2015, 21:53

ivnn escreveu:Não sei mesmo. Tem gente aí que pôs o da Falcon na Te e diz que não ficou 100%. É difícil, cada moto tem uma cinemática de prolink diferente, um curso adequado, uma força adequada... uma suspensão depende muitos parâmetros diferentes da moto. Põe ali 10mm a mais de fim de curso no amortecedor e sua roda vai bater chassi.

Para ficar bom, acho que ou recondiciona com gente séria (tem mais gente boa; se você procurar nos foruns verá gente respeitada em suspensão no RS e outros estados) ou original (que a montadora mete a faca).
Verdade, hoje procurei saber o valor na yamaha de João Pessoa e o valor ficava acima de 3000,00 (até o cara que me passou o valor achou um absurdo). Vou fazer com a Cmotos mesmo!
Max Holanda
João Pessoa - PB
Tenere 250 Azul 11/12

Avatar do usuário
rubens caruso
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 80
Registrado em: 12 Mai 2014, 14:40
Cidade onde mora: Ibiuna/SP

Re: Vazamento de Oleo no amortecedor traseiro

Mensagem por rubens caruso » 07 Jul 2015, 09:31

maxho, quais foram os valores cotados por você para recuperar o amortecedor da sua Teneré 660? Assim fica registrado aqui no tópico. 3000 R$ em um novo é um absurdo de abuso .

Pesquisei para ver qual foi exatamente o local que muitos proprietários da Midnight 950 têm arrumado o amortecedor traseiro, é na Cmotos mesmo, . Só comentários positivos. Inclusive dois colegas colocaram a garrafinha externa e gostaram bastante.

No final de 2014, o preço da recuperação do amortecedor traseiro da Midnight era 790R$ e para colocar a garrafinha externa de nitrogênio saia 1500 R$. O original dela na Yamaha saia por volta de 4000 R$.

Quem quiser ver os comentários do pessoal da Midnight : http://midnightonline.livreforum.com/t7 ... -reposicao" onclick="window.open(this.href);return false;

Veja mais em : http://www.cmotos.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;
Moto Atual: Tenere 660 - 2012 --- 26.800 km

Tenere Xtz 250
Mirage 150
Citycom 300i
Midnight Xvs 950
Shadow 750
Shadow 600
Falcon Nx 400
Teneré 600
Burgman 125
Sahara Nx 350
Vespa
Mobilete

babacosmica
Novato+
Novato+
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Mai 2013, 09:39
Cidade onde mora: IMPERATRIZ-MA

Re: Vazamento de Oleo no amortecedor traseiro

Mensagem por babacosmica » 07 Jul 2015, 16:54

Maxho, ainda paguei, na época, 400 pilas no FNA da lander. Ainda Estou usando o dito. Já se vão uns 5/6 meses e ainda está inteiro, mas não sei por que não sinto a mesma firmeza do original. Questão de projeto mesmo. Quanto à tua T66 não sei informar, mas acho que pode conseguir um paralelo de boa qualidade. Ou um usado de boa procedência no mercado livre. Infelizmente ainda não fabricam amortecedores paralelos pra T250 e mais cedo ou mais tarde vou dançar num original, zero.
Saudades mesmo sinto é de certas peças antigas. Na minha adolescência, e já se vão quase trinta anos- trabalhei em oficina de moto e costumávamos ver motos acabadas mas com duas peças intactas: disco de freio e... amortecedor traseiro.

Responder