URGENTE - RECALL TENERE 660 - Caixa de marcha

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
grfrey
Novato+
Novato+
Mensagens: 48
Registrado em: 17 Mar 2015, 12:32
Cidade onde mora: Manaus-AM

Re: URGENTE URGENTE RECALL TENERE 660

Mensagem por grfrey » 25 Abr 2015, 18:53

Provavelmente alguém usou um parafuso diferente do previsto, mas muito parecido com ele na linha de montagem. Vou pegar a minha moto quarta feira aqui em Manaus, ela foi fabricada semana passada, antes de pegar vou ter de verificar se ela veio premiada.

Avatar do usuário
WilliansB
Novato-
Novato-
Mensagens: 9
Registrado em: 26 Abr 2015, 11:53
Cidade onde mora: Itaqui/RS

Re: URGENTE URGENTE RECALL TENERE 660

Mensagem por WilliansB » 26 Abr 2015, 12:02

Ola pessoal, sou novo no fórum, me registrei para postar nesse tópico.
Pois bem, estou na estrada, rumo ao Peru com uma tenere 660 comprada a menos de um mês, comprei para essa viagem e surpresa, acesso informações do recall da moto. Li as informações aqui deste fórum e me assustei, estou no começo da viagem, me encontro no norte da argentina em Salvador de juy-juy.
Retirei o dito parafuso para ver, e sim, ele esta com as galerias fechadas. Não sei como não estragou a caixa de marchas. Pois então, refurei o parafuso em uma oficina no lado do hotel que estou parando. Em seguida posto as fotos. A Yamaha ta foda :(
Qual o destino? Não sei, só estou na estrada!

Avatar do usuário
WilliansB
Novato-
Novato-
Mensagens: 9
Registrado em: 26 Abr 2015, 11:53
Cidade onde mora: Itaqui/RS

Re: URGENTE URGENTE RECALL TENERE 660

Mensagem por WilliansB » 26 Abr 2015, 15:23

Imagem
Localização do suposto parafuso com problema

Imagem
Parafuso totalmente diferente do outro parafuso do cano de lubrificação. Ambos originais da moto!!!

Imagem
As galerias do parafuso não se conectavam. Dentro deste parafuso teria um T oco para a passagem do lubrificante.

Imagem
Comprei as brocas das medidas dos orifícios internos do parafuso

Imagem
Realizando o trabalho que a Yamaha deveria ter feito! Ou pelo menos conferido

Imagem
Imagem
Imagem
Agora as galeiras se conectam, podem ter a passagem do lubrificante.

Imagem
De volta ao lugar.


Bem, espero que com isso, possa seguir viagem. E espero que a caixa de marchas aguente.
Qual o destino? Não sei, só estou na estrada!

grfrey
Novato+
Novato+
Mensagens: 48
Registrado em: 17 Mar 2015, 12:32
Cidade onde mora: Manaus-AM

Re: URGENTE URGENTE RECALL TENERE 660

Mensagem por grfrey » 26 Abr 2015, 17:54

Provavelmente a yamaha nem fabrica esse parafuso, pelo jeito que ele ta ai na foto, pularam processo de fabricação, alguém achou que estava pronto já e tirou algumas centenas de parafusos inacabados direto para o estoque. Para ver como pode ser perigoso uma má supervisão na fabricação de algo, dois furos que faltam em um parafuso e isso ja pode te matar.

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: URGENTE URGENTE RECALL TENERE 660

Mensagem por ivnn » 26 Abr 2015, 17:56

Lembro que tem vários parafusos de união. Como tem 3 tubos de deliberação, devem ter pelo menos 6 desses aí.

grfrey
Novato+
Novato+
Mensagens: 48
Registrado em: 17 Mar 2015, 12:32
Cidade onde mora: Manaus-AM

Re: URGENTE URGENTE RECALL TENERE 660

Mensagem por grfrey » 26 Abr 2015, 18:06

São 4 parafusos se não me engano, dois de cada tipo, pode ser que o outro esteja assim também.

Avatar do usuário
WilliansB
Novato-
Novato-
Mensagens: 9
Registrado em: 26 Abr 2015, 11:53
Cidade onde mora: Itaqui/RS

Re: URGENTE URGENTE RECALL TENERE 660

Mensagem por WilliansB » 26 Abr 2015, 23:37

Sim, realmente são 4 parafusos. Somente este apresentava esta FALHA GRITANTE.
Espero que nada mais de imprevistos.
Qual o destino? Não sei, só estou na estrada!

marceloazevedo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 65
Registrado em: 17 Mai 2014, 17:04
Cidade onde mora: Rio de Janeiro - RJ
Localização: Rio de janeiro- RJ

Re: URGENTE URGENTE RECALL TENERE 660

Mensagem por marceloazevedo » 28 Abr 2015, 16:43

Estou bem preocupado... Na primeira tenere 660 que comprei a uns 2 meses atrás ocorreu esse problema e o travamento da roda traseira, ocasionando um quase acidente...

Depois de ver essas fotos, resolvi tirar o meu parafuso e verifiquei que está exatamente como ao do camarada, sem conexão entre os dutos internos, entretanto já rodei mais de 2500 km e sem nenhum problema... E agora? será que tem algo errado??? Liguei pra concessionária e não souberam me informar muito bem como o parafuso deve ser. Amanha pela manha vou leva-la na CC e verificarei isso de perto. Mas caso digam que esteja ok, vou querer uma explicação muito clara de como o óleo passa por aquele parafuso sem ter o duto de acesso...
Marcelo Azevedo

Atual Tenere 660 15/15 standard
Ex Tenere 250
Ex Shadow 600
Ex Intruder 125

grfrey
Novato+
Novato+
Mensagens: 48
Registrado em: 17 Mar 2015, 12:32
Cidade onde mora: Manaus-AM

Re: URGENTE URGENTE RECALL TENERE 660

Mensagem por grfrey » 28 Abr 2015, 16:58

Eu imagino duas possibilidades, ou alguem tirou os parafusos inacabados da linha de produção, ou umas das brocas da maquina quebrou, e alguns parafusos de um lote sairam assim, pelo catalogo de peça são 4 parafusos, sendo 2 de um tipo e 2 do outro, o amigo ai da foto verificou eles e achou apenas um com defeito. Não entendo bem também se existe lubrificação com um parafuso defeituoso, ou se tem como funciona, mas o recall ja preve um tempo de 12horas para casos de motos com o cambio defeituoso. Se eu fosse voce levava na CC e pertubava bastante eles para verificar o cambio.
As vezes ele funciona um tanto sem oleo mesmo e demore um pouco para dar problema, existem varias maquinas que trabalham sem oleo por um periodo relativamente longo antes que algo catastrofico ocorra.

Júnior.MT
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 98
Registrado em: 21 Jun 2013, 16:02
Cidade onde mora: Aragarças/GO

Re: URGENTE URGENTE RECALL TENERE 660

Mensagem por Júnior.MT » 28 Abr 2015, 19:04

Sera que são só as novas, pois eu não acredito em mais nada que a Yamaha fala, a minha veio com tanto problema e faltando peças que não duvido desse problema.

Responder