Baixando Óleo motor em viagens

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
Júnior.MT
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Re: Baixando Óleo motor em viagens

Mensagem por Júnior.MT » 26 Jan 2015, 22:34

Minha moto esta com 25mil km, não eh possível q vai precisar abrir o motor.
Moro em Barra do Garças-Mt, tem dias q faz 46º

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diegonunes
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Re: Baixando Óleo motor em viagens

Mensagem por diegonunes » 28 Jan 2015, 09:39

Toledo, dependendo da situação, se você puxar a vareta da XT/TNR 660 com o motor frio, não vai surgir uma gota de óleo.

Nessas motos a circulação de óleo é diferente, a técnica que você levantou serve perfeitamente para motores com cárter úmido.

Junior, pode ser uma besteira danada, mas se está queimando óleo desse jeito não está normal.
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Re: Baixando Óleo motor em viagens

Mensagem por ToledoBrasil » 28 Jan 2015, 20:31

então diego! depois que fui verificar no manual a forma correta de verificar o óleo :batecabeca:

então perguntei da temperatura que roda com a mota porque quanto mais quente, o óleo tende a ficar mais fino.. opte por oleos com viscosidade maior e veja se melhora...

outra coisa...fez alguma alteração na moto como escapamento, filtro diferente? na minha humilde ignorância acho que pode influir..

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Re: Baixando Óleo motor em viagens

Mensagem por Júnior.MT » 28 Jan 2015, 21:01

Antes de aferir, coloco no cavalete central e deixo funcionando por 10 min, desligou e retiro a vareta e coloco sem rosquear...coloquei filtro K&N e vela iridium, creio q isso não faz aumentar o consumo e esse filtro protege mais q original de papel, depois q coloquei a minha caixa de ar nunca mais ficou suja com poeira.

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Re: Baixando Óleo motor em viagens

Mensagem por Júnior.MT » 28 Jan 2015, 21:05

Mecanico de rio preto-sp disse q ela consome 150ml a cada 1000 km rodados e disse q posso usar óleo 10w40 yamalube sem medo...qdo sobrar um tempo vou levar em SP para verificar os retentores de válvula.

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Re: Baixando Óleo motor em viagens

Mensagem por diegonunes » 29 Jan 2015, 09:40

Eu venho defendendo a mudança do 20W50 mineral pra 10W40 semi ou sintético há muito tempo por aqui. Óleo 20W50 é jurássico e em se tratando de Yamalube, caríssimo.

Outro detalhe, o óleo em motores refrigerados a fluido sofre bem menos, pois a temperatura é muito mais estável que nos motores sem arrefecimento líquido.

Existem dois óleos que gosto muito, o Mobil MX 15W50 SL JASO MA2 e o Lubrax Tecno Moto 10W40 JASO MA2, ambos semissintéticos. Prefiro o Lubrax pois é superior mas é raríssimo de encontrar. A última vez que usei foi na TNR 250cc, paguei R$ 17,00 comprado nos postos BR, enquanto o novo Yamalube 10W40 custa R$ 24,00 e faz exatamente a mesma coisa.

Uma dica, pra quem largar o 20W50, vai perceber que o motor ficará mais barulhento ainda, não se assuste, rs.
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Re: Baixando Óleo motor em viagens

Mensagem por Júnior.MT » 29 Jan 2015, 13:37

A proxima troca sera para o 10w40...na honda eles estao colocando 10w30 em todas as motos

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Re: Baixando Óleo motor em viagens

Mensagem por Alberto F Macarini » 25 Fev 2015, 16:52

O modo correto de aferir o nível do óleo de motocicleta de cárter seco é quando o motor estiver frio (ou seja, depois que parou a bastante tempo). Faça essa aferição de manhã cedo, antes de dar partida na moto. Sua moto produz fumaça?, fica com o interior do tubo de escape com muita fuligem preta?. Faça uma longa descida de estrada com a moto engatada e sem acelerar (desça e 80 kms/h com o motor em retrocesso) e depois acelere forte na subida pra ver se ela produz fumaça, se sua moto fizer muita fumaça nessa condição e o escapamento tiver muita fuligem preta (grudando o dedo), isso é sinal de que o motor está queimando óleo de modo errado (geralmente folga nos retentores de válvulas ou anéis do pistão desgastados) e aí é oficina mesmo. Baixar óleo é normal, mas não tanto assim.

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Re: Baixando Óleo motor em viagens

Mensagem por Alberto F Macarini » 25 Fev 2015, 17:10

Faça um teste simples, faça uma longa descida em estrada a 80kms/hr sem acelerar (com a moto engatada, motor em retrocesso), depois acelere forte na subida e observe se o escape solta muita fumaça, se sim é problema de motor (geralmente problema com os retentores do guias de válvulas ou anéis do pistão gastos, o interior do escamento acumula muita fuligem do tipo que prega, meleca o dedo). Baixar óleo é normal, mas não tanto assim.

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Re: Baixando Óleo motor em viagens

Mensagem por diegonunes » 25 Fev 2015, 18:57

Alberto, na verdade esse processo de verificação de óleo é para motor de cárter úmido.

Se fizer isso na XT nem mela a vareta.
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