Carenagens trincando - Tenere 660

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
Avatar do usuário
Pedro Amorim
Usuário
Usuário
Mensagens: 135
Registrado em: 29 Dez 2013, 06:37
Cidade onde mora: Palmas/TO
Localização: Plano Diretor Norte

Re: Carenagens trincando - Tenere 660

Mensagem por Pedro Amorim » 20 Jun 2016, 14:20

Minha Te66 2015/2016 rachou a aba direita ontem. Garantia até Dezembro. 15.000km
Yamaha XT 660Z Ténéré - Azul (2015/2016) (Azulega)

Yamaha XTZ 250 Ténéré - Preta (2013/2014) (Tenebrosa)

demetrius
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 09 Fev 2016, 20:07
Cidade onde mora: Bezerros PE

Re: Carenagens trincando - Tenere 660

Mensagem por demetrius » 01 Set 2016, 21:11

Olá,
passei por isso também, comprei a minha usada (ano 2012) mas o antigo dono garantiu que a yamaha ia trocar toda vez que quebrasse, enfim, quando quebrou só troquei uma vez, passei mais de uma hora na concessionaria, pois teve de folgar o protetor de motor para então trocar a bendita carenagem, e por incrível que pareça, com menos de 1 semana voltou a trincar,...

Para evitar aborrecimento e que mexam tanto na moto, resolvi da seguinte forma, retirei o ultimo parafuso, o mais perto da nossa perna, e onde trincou esquentei uma faca, e passei bem suave, afim de unir o plastico, para não aumentar o rachão, ja rodei pouco mais de 3 mil km depois disso e não tive problemas!!

Segue as fotos:

http://imgur.com/a/Jvg9K" onclick="window.open(this.href);return false;

http://imgur.com/a/iDGua" onclick="window.open(this.href);return false;

valeu!

Alceo
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Set 2016, 22:18
Cidade onde mora: Guaporé/RS

Re: Carenagens trincando - Tenere 660

Mensagem por Alceo » 13 Set 2016, 22:29

Olá pessoal, sou novo aqui no forum e esse é o meu primeiro post.
Após ler as mensagens aqui postados fiquei bastante preocupado. Adquiri uma Tenere 660 com ABS 2014/2015 com 297 km rodados, praticamente nova, numa concessionária de POA e quando fui buscar a moto percebi que as duas tampas laterais estavam trincadas. Não souberam me informar o porque mas o Gerente me garantiu que providenciara duas tampas novas em substituição sem custo. Estou aguardando porém preocupado pois se o problema se refere à dilatação do tanque possivelmente as tampas irão trincar novamente.

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Carenagens trincando - Tenere 660

Mensagem por Diney » 14 Set 2016, 09:06

Nao tem nada a ver com dilatacao de tanque ( que viajem ...rsrsrsrsrs) quando voce pega uma peca menos resistente e fixa com material mais resistente a tendencia e a parte mais fraca se romper simples!

No caso existe a trinca justamente porque as arruelas de metal forca a carenagem contra o tanque, ali nao e para apertar demais, mas nego aperta que chega a travar a arruela na carenagem forcando o a peca toda e com o calor mais a vibracao acaba trincando a peca.

E simples, faca arruelas de borracha, coloque uma por baixo da peca entre o ponto de fixacao e a peca, outra sobre a peca entre a cabeca do parafuso e a carenagem, desta forma mesmo que aperte muito sempre vai haver espaco, folga para a peca, melhor ainda a vibracao nao vai chegar 100% na peca, e nem precisa apertar ate sangrar pois sendo borracha apertando razoavelmente a arruela de borracha vai aderir e segura a peca.

Pegue as arruelas de metal e guarde para utilizar em outra coisa......

Desta forma a sua carenagem nunca vai trincar....

Abs
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Carenagens trincando - Tenere 660

Mensagem por barraforte » 14 Set 2016, 22:33

DT200, KTM e Ténéré 660 que possuem tanques plásticos, foram motos que sofreram bastante com a nossa gasolina.

Há expansão sim do tanque. Se isso vai trincar ou não, não sei. Mas há relatos de gente que usou arruelas e borracha e sem apertar, e mesmo assim houve trincas.

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Carenagens trincando - Tenere 660

Mensagem por Diney » 14 Set 2016, 23:28

Vamos ver entao Barra Forte, nao acredito que a expansao trinque carenagens... a menos que esta esteja terrivelmente apertada e com as arruelas de ferro ou arruela s de ferro com arruelas de borracha.

No meu caso coloquei apenas arruelas de borracha que por mais que haja vibracoes nao e passado na sua totalidade para a carenagem, e facil e so analisar com calma a situacao tendo a moto ali na sua frente!

Para haver uma expansao de tanque haja alteracao de temperatura X Pressao para mudar assim o posicionamento das furacoes dos parafusos a ponto de forcar a carenarem mudar de posicao trincando a mesma.

Continuo dizendo que e uma tremenda viajem essa hipotese....
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

Avatar do usuário
marcelo vargas
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Set 2016, 13:14
Cidade onde mora: são joão batista/SC

Re: Carenagens trincando - Tenere 660

Mensagem por marcelo vargas » 19 Set 2016, 13:14

A minha estava trincada. Peguei as novas e alarguei a furação pq se tentar encaixar como vem não da certo. Ou encaixa de um lado ou de outro, parece que a peça não foi feita para o tanque. Muito mal projetado isso, na minha opinião. Então alarguei os furos e também as ruelas, coloquei ruelas de borracha por detrás e ficou bom. Até agora não trincou mais.

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Carenagens trincando - Tenere 660

Mensagem por Diney » 20 Set 2016, 11:53

Marcelo nem precisava de alargar e alargar as arruelas, no meu caso eu tirei as arrulesa e fiz arruelas de borracha, coloquei atras e antes do furo das carenagens. Ficou perfeito, nao aperta contra o tanque, fica bem presa e nao sofre com a vibracao da moto.

Abs
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

Avatar do usuário
leco22
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 235
Registrado em: 18 Abr 2011, 20:58
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Carenagens trincando - Tenere 660

Mensagem por leco22 » 20 Set 2016, 11:56

O importante nestas carenagens é usar um parafuso ou mesmo arruelas menores que o furo de modo que não pressionem a aba contra o tanque diretamente. Na ST-750 todos os parafusos da carenagem são assim, eles tem um ressalto sob a cabeça que topa no tanque antes da carenagem ser "esmagada".
Desse modo cria-se uma "folga" que permite que a borracha das arruelas trabalhe, sem esse ressalto ao apertar o parafuso arruela de borracha ou metal é quase a mesma coisa.
http://mlb-s1-p.mlstatic.com/acabamento ... 2014-Y.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Várias F800 iguais a minha vem trincando a bolha por isso, apesar do parafuso ter a tal flange quando essa flange encosta o aperto já é demasiado para o material da bolha.
Sahara/1996 "Sassá"
F800 GSA 2015 "Pato Bege"
GSX 1250 FA 2014 "Fafá"
XTZ 750 Super Ténéré 1997
Buell Ulysses 2006
Shadow 750/2009
Ténéré 250/2011
CG 125 2001
RX-80 1982

Raul Pasqualin
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Mar 2017, 09:44
Cidade onde mora: Embu Guaçu/SP

Re: Carenagens trincando - Tenere 660

Mensagem por Raul Pasqualin » 11 Mar 2017, 10:21

Eu nao consegui trocar as minhas que trincaram. Removi, fiz um reforço com fibra de vidro por dentro para que as trincas nao evoluam, alarguei os furos, coloquei arruelas macias e pronto, problema resolvido.
Realmente esse argumento que o tanque dilata é ridiculo.

Responder