Farois auxiliares: como aumentar a potência?

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Farois auxiliares: como aumentar a potência?

Mensagem por ghamauricio » 11 Jul 2014, 10:12

Gente, NÃO TEM COMO REGULAR O XENON CORRETAMENTE se não tiver lente.

O refletor parabólico do farol (aquela parte cromada) foi calculado pra pegar a luz que vem de um ponto exato: onde fica o filamento da lâmpada. A partir daquele ponto foi calculado o caminho que os raios vão fazer.

Quando você põe um xenon, a luz é emanada não só daquele ponto, mas de toda a lâmpada - como se fosse uma lâmpada fluorescente! Então NÃO DÁ pra direcionar aquele feixe de maneira otimizada sem vazar, pois a luz COM CERTEZA VAI ESPALHAR!

Quer adaptar um xenon? Então faça direito e compre um kit retrofit com projetor. Pra isso tem que abrir o bloco óptico e inserir a peça pelo lado de dentro, e depois fechar de novo.

http://www.youtube.com/watch?v=r3p5jedQcjg" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: Farois auxiliares: como aumentar a potência?

Mensagem por Luiz Koudela » 11 Jul 2014, 10:30

ghamauricio escreveu:Gente, NÃO TEM COMO REGULAR O XENON CORRETAMENTE se não tiver lente.

O refletor parabólico do farol (aquela parte cromada) foi calculado pra pegar a luz que vem de um ponto exato: onde fica o filamento da lâmpada. A partir daquele ponto foi calculado o caminho que os raios vão fazer.

Quando você põe um xenon, a luz é emanada não só daquele ponto, mas de toda a lâmpada - como se fosse uma lâmpada fluorescente! Então NÃO DÁ pra direcionar aquele feixe de maneira otimizada sem vazar, pois a luz COM CERTEZA VAI ESPALHAR!

Quer adaptar um xenon? Então faça direito e compre um kit retrofit com projetor. Pra isso tem que abrir o bloco óptico e inserir a peça pelo lado de dentro, e depois fechar de novo.

http://www.youtube.com/watch?v=r3p5jedQcjg" onclick="window.open(this.href);return false;
Foi exatamente que o tecnico me falou, porem é possível um ajuste sim... se consegue abaixa-lo... Na rua era fácil vermos carros com um dos faróis levantados. No meu caso tive a ajuda de um terceiro que se posicionou bem afastado do veiculo e nos comunicamos através de um celular, apenas pra não ficarmos gritando... E consegui ajusta-los a uma mesma altura sem atrapalhar os outros.
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Avatar do usuário
CelioDias
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1458
Registrado em: 27 Jan 2013, 21:17
Cidade onde mora: são paulo
Localização: São Paulo

Re: Farois auxiliares: como aumentar a potência?

Mensagem por CelioDias » 11 Jul 2014, 13:24

Andar a noite as vezes é preciso...
Iluminação sempre vai ser um problema...

O Farol da TE660, considero melhor que a TE250 e se não estão contente, experimente andar em uma Lander a noite... kkkkkkk

Faróis auxiliares ajudam sim, seja LED, xenon ou comum... mas pensem em uma coisa.....

Na estrada a noite percebo que os caminhões tem uma porrada de farol... caramba... se eles que são gigantes precisam de tantos faróis para andar a noite com mais segurança imaginem nossas motinhas....
Quer iluminar tudo.... coloque uns 4 faróis auxiliares na moto... comprados da china ficam baratos....
Celio Sales Dias
Tenere 250 Branca, Tenere 660 Azul (conquistada no inicio de 2014) e finada F800 GS Branca, atual Kawasaki Versys X 300 (FIONA)
São Paulo/SP

Avatar do usuário
J.Ricardo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 12 Fev 2014, 13:02
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Farois auxiliares: como aumentar a potência?

Mensagem por J.Ricardo » 12 Jul 2014, 13:03

Amigos,

Muitos toques interessantes até agora, mas apenas confirmam minha suspeita: não vai dar pra resolver a contento o problema de iluminação da Té 66 e das motos em geral, como diz o Celio. Pra remediar, tudo bem. Mas uma iluminação que transmita segurança total, principalmente em alta, isso não é possível, pelas seguintes razões:

1 - O Bloco ótico da Té é muito alto. Qualquer solução tem que levar isso em consideração. Não dá pra sair jogando luz alta em regulagem máxima e deixar a cegueira para quem vem em sentido contrário. E antes que me digam que luz alta é só pra quando se está sozinho na estrada, vale lembrar que a regulagem dos faróis é uma só. Se você regular a alta "no espaço", a baixa também vai ser jogada lá pra adiante, transformando-se numa segunda alta. Vai incomodar no varejo e no atacado.

2 - Se você insistir e jogar a luz alta na distância máxima, prepare-se: ela dissipa. Não tem como evitar isso. Pode minorar instalando lâmpadas melhores (Megalight ou similar). Ou seja, é besteira insistir com a alta.

3 - Os faróis auxiliares podem ajudar com a alta? Bem, era o que eu estava procurando neste post. Meu sistema tem a tal lente projetora à qual o ghamauricio se referiu (é Sw-Motech) e estava funcionando até bem para reforçar a baixa. Mas para lançá-lo mais à frente, como apoio à luz alta, caimos no mesmo problema do ofuscamento em sentido contrário. Com um agravante: o comutador precisa ser instalado distante do alcance da mão. Assim, sempre que você precisar ativar/desativar os auxiliares, precisará tirar a mão da manopla (e os olhos da pista!) pra acionar o comutador. Imaginem isso à noite em pista sinuosa.

Enfim, não é tão simples, pessoal. Não é só uma questão de manual de procedimentos. E lembrem-se, luz alta na Anhanguera é uma coisa, nas vicinais de Minas é outra. Como eu postei antes, peguei um trecho não sinalizado, cheio de curva, sem acostamento, indo para Santa Maria do Suaçui. Só dava pra perceber a curva chegando quando uma cerca "cruzava" seu caminho, hehehe... Quero ver solução pra isso, lembrando que é preciso mudar a luz o tempo todo. Curva, serra, curva, serra!

Pra complementar as experiências de estrada (que eu acho que são as que realmente exigem iluminação a contento), eu disse antes que usava a tela do Zumo pra complementar a luz alta. Funciona mesmo, pois o posicionamento do gps na Té é incomparável, quase na linha de visão. Então eu antecipo no Zumo, controlo a aceleração e entro na curva antes dela aparecer no visual. Para Minas, beleza.

E se um jegue cruzar o caminho em Irecê? Que gps vai me avisar sobre ele?

Estamos no Brasil, amigos. Seu pescoço está dez metros além dos procedimentos de manual.

José Ricardo
Teneré 660 - "Sarah Lee"
Brasília - DF

Borisbh
Visitante
Visitante

Re: Farois auxiliares: como aumentar a potência?

Mensagem por Borisbh » 12 Jul 2014, 15:35

ImagemImagemImagem

Uso estes... 55w cada. Funciona mto bem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Avatar do usuário
J.Ricardo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 12 Fev 2014, 13:02
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Farois auxiliares: como aumentar a potência?

Mensagem por J.Ricardo » 12 Jul 2014, 19:47

Incandescente? Qual a marca?
José Ricardo
Teneré 660 - "Sarah Lee"
Brasília - DF

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Farois auxiliares: como aumentar a potência?

Mensagem por ghamauricio » 15 Jul 2014, 16:33

Mas como eu disse, não tem como iluminar na curva por uma questão de desenho da moto: você inclina, a luz inclina junto, e junto com isso, o cut off também inclina junto. Você está alegando um problema ainda maior: a luz se dissipa e mesmo na reta, não vai longe. Talvez a 660 seja tão rápida que a luz não dá conta. Neste caso, a 250 está bem dimensionada.

Se a solução não é comprar uma K1600 GTL, considere uma câmera FLIR, talvez conectada ao GPS (se tiver entrada de vídeo).
Imagem

E aí você navega por câmera. Hehehe

Abraço!

Avatar do usuário
CelioDias
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1458
Registrado em: 27 Jan 2013, 21:17
Cidade onde mora: são paulo
Localização: São Paulo

Re: Farois auxiliares: como aumentar a potência?

Mensagem por CelioDias » 16 Jul 2014, 11:56

J.Ricardo

Se um jegue ou qualquer outro animal, independente do porte do bicho, entrar na estrada a noite.... ou mesmo um buraco na pista, óleo ou qualquer outra coisa....

Só posso dizer uma coisa....

"... nos encontramos no paraíso das motos..." :oremos: :oremos: :oremos: :oremos:

Já era irmão....

Andar a noite é complicado, mesmo em pista dupla e bem sinalizada, qualquer curva é um problema, para efetuar uma curva bem feita temos que olhar para onde estamos indo e no escuro da noite isso não é possível, logo temos um grande problema, pois a noite não tem como ver onde vamos na curva e consequentemente as chances de passar direto é muito alta.....

No meu ponto de vista só existe uma solução....

Andar atras de um carro..... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pelo menos assim temos uma referência de curva, fora esse referência...
Só rezando muito... :oremos: :oremos: :oremos:
Celio Sales Dias
Tenere 250 Branca, Tenere 660 Azul (conquistada no inicio de 2014) e finada F800 GS Branca, atual Kawasaki Versys X 300 (FIONA)
São Paulo/SP

Avatar do usuário
J.Ricardo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 12 Fev 2014, 13:02
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Farois auxiliares: como aumentar a potência?

Mensagem por J.Ricardo » 16 Jul 2014, 15:43

ghamauricio escreveu:Mas como eu disse, não tem como iluminar na curva por uma questão de desenho da moto: você inclina, a luz inclina junto, e junto com isso, o cut off também inclina junto. Você está alegando um problema ainda maior: a luz se dissipa e mesmo na reta, não vai longe. Talvez a 660 seja tão rápida que a luz não dá conta. Neste caso, a 250 está bem dimensionada.

Se a solução não é comprar uma K1600 GTL, considere uma câmera FLIR, talvez conectada ao GPS (se tiver entrada de vídeo).
Imagem

E aí você navega por câmera. Hehehe

Abraço!
Aí fica difícil, rsrsrsrs...

Na curva você não ilumina nem com moto, nem com carro e nem com o próprio jegue. Estou falando de ANTES.

A entrada da curva, amigos, a entrada da curva é que é o ponto central da pilotagem de segurança à noite. Se você consegue dimensionar visualmente a chegada da curva (e o consequente tempo até lá), o GPS te dá o resto, pois mostra o grau de inclinação DENTRO da curva.

Um farol de qualidade pode proporcionar essa visualização com segurança, pois isso não depende de grau de inclinação. É reta, em frente, até onde o farol alcança. A Té não faz isso. Nem a pau, Juvenal.

Achei interessante a proposta da câmera de visão noturna. Mas para isso seria preciso desabilitar o vídeo no modo GPS. Como eu falei, conceitualmente é uma beleza, mas na prática seria preciso optar pela desabilitação do GPS. Ou, então, fazer uma coisa pior ainda: alternar modos de visualização pelo toque. Tudo que não precisamos em condução noturna, concordam?

Celio, você está certo, viajar à noite é procurar situação de risco em qualquer circunstância. Mas às vezes é impossível evitar, amigo. E isso acontece com mais frequência do que a gente imagina nas estradas brasileiras.
José Ricardo
Teneré 660 - "Sarah Lee"
Brasília - DF

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Farois auxiliares: como aumentar a potência?

Mensagem por barraforte » 07 Jun 2015, 07:44

Gostaria de saber como se comportam os faróis da T66 com garupa.
Altera muito a regulagem igual a T250?

Incrível, na 250 ao colocar garupa tem que baixar ao máximo a regulagem e mesmo assim não fica legal como em uma boa regulagem solo.
Na Versys 650, com garupa, não é necessário mexer na regulagem, pois a mudança é muito sutil.

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Responder