Aquecimento do freio traseiro

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
Nikolas
Novato+
Novato+
Mensagens: 45
Registrado em: 02 Set 2013, 20:35
Cidade onde mora: Taubaté
Localização: Taubaté / São Paulo

Aquecimento do freio traseiro

Mensagem por Nikolas » 20 Mar 2014, 15:31

Srs. tenho reparado que o freio traseiro está aquecendo muito, mesmo sem utiliza-lo.
Acho que o êmbolo não esta retornando corretamente e fica esfregando no disco.
O disco esquenta tanto que não da pra colocar a mão!
Tenho medo do disco aquecer muito, dilatar e travar a roda !
Alguém percebeu algo do tipo?
Nikolas
Imagem

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Aquecimento do freio traseiro

Mensagem por Fmm4100 » 20 Mar 2014, 15:34

Ainda tá na garantia?
Se não tiver, desmonta a pinça e limpa o embolo. Da uma conferida nas borrachas e troca o fluido.

Verifica se tem alguma coisa que esbarra ou impede o retorno total do pedal.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
Napali
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 17 Mai 2014, 20:47
Cidade onde mora: Porto Alegre/RS

Re: Aquecimento do freio traseiro

Mensagem por Napali » 26 Mai 2014, 17:24

Aham! A minha também esquenta pra xuxu (queima a mão se deixar) e está com 1000 km apenas e na revisão falei para o atendente sobre isso. Na retirada da moto me disse que não tinha problema algum, que tinham revisado e andado na moto e o freio não aqueceu. Até insinuaram que eu estava deixando o pé no freio. Ah mas não deixo mesmo, após fiz teste sem encostar no freio e esquentou igual. O interessante é que com a moto em ponto morto, não sinto nenhuma resistência ao empurrá-la, o que poderia indicar que está freiado. Putz. O pior que eu não confio muito nessas concessionárias, mesmo estando na garantia detesto deixar a moto lá.
O que fazer?

K-pot
Mestre
Mestre
Mensagens: 838
Registrado em: 02 Mai 2013, 10:29
Cidade onde mora: Viçosa/MG

Re: Aquecimento do freio traseiro

Mensagem por K-pot » 27 Mai 2014, 07:37

Com a minha já aconteceu de aquecer muito e o freio não funcionar... pisava ate o final e não travava a roda. Esperei esfriar um pouco, retirei uma tampinha de borracha que tem no freio, deixei sair um pouco de ar e depois voltou ao normal e nunca mais tive este problema.
CRF 250 L 2013
CB 500X 2023

mutucasjc
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 06 Set 2016, 13:57
Cidade onde mora: São José dos Campos/SP

Re: Aquecimento do freio traseiro

Mensagem por mutucasjc » 26 Jul 2017, 08:29

Amigos, tive o mesmo problema e parece que consegui resolver.
Não é difícil, mas é bem trabalhoso.
O sistema de freio tem um cilindro que aperta a pastilha contra o disco e também puxa a pinça que por sua vez pressiona a outra pastilha no outro lado do disco, formando um "sanduíche" de pastilhas no disco.
Há duas coifas de borracha bem pequenas que se racharem ou não vedarem corretamente o caliper faz com que sujeira, água, impurezas entre em contato com o caliper. Esse enferruja e a pinça vai perdendo o movimento chegando a ficar travada (parada).
Quando você aciona o freio, a pinça vem e não volta. A pastilha fica levemente esfregando no disco gerando um calor absurdo!!!

O que fazer?

Tire o freio traseiro e desmonte todo ele (menos o cilindro), lubrifique com vaselina e monte novamente.
Troque o fluído de freio e veja como ficou.
Se ainda sim não ficar bom, será preciso desmontar o cilindro.
Muito cuidado!!! NÃO lubrifique com graxa!
A graxa em contato com essas borrachas do caliper fazem as mesmas expandirem, perdendo a função de vedação.

Essas borrachas são quase que universais, desmonte elas e leve até a loja para o vendedor comparar o tamanho.

Se tiver dúvida ou não se sentir seguro em mexer no freio, leve para um mecânico de confiança!
"A vida é uma aventura da qual jamais sairemos vivos dela!"

Responder