MOTO AQUECE DEMAIS

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
Avatar do usuário
Monteverdi
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 28 Out 2013, 00:02
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: MOTO AQUECE DEMAIS

Mensagem por Monteverdi » 03 Jul 2014, 22:19

Entendi :thumbup: Só tenho mais uma pergunta: A XT tem dois canos e duas ponteiras. A TE tem duas ponteiras e a maior parte do percurso do escape em um único cano e o tal compartimento abaixo do banco. Como que o motor da TE não fica mais preso se a fumaça - não sei se estou errado - encontra mais resistência para sair?

Inté!
Monteverdi
XT660R - 08/08
"Xtezuda"

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: MOTO AQUECE DEMAIS

Mensagem por Luiz Koudela » 03 Jul 2014, 22:41

Monteverdi escreveu:Entendi :thumbup: Só tenho mais uma pergunta: A XT tem dois canos e duas ponteiras. A TE tem duas ponteiras e a maior parte do percurso do escape em um único cano e o tal compartimento abaixo do banco. Como que o motor da TE não fica mais preso se a fumaça - não sei se estou errado - encontra mais resistência para sair?

Inté!
Então, eu acho que o bojo alivia a compressão, mas daí já não sei ao certo como funciona... Técnico demais pra mim :) tenho só 2 grau!!! Kkkkkkkk

Viajei final de semana passado (1100km), cheguei a dar 180km/h (no display claro) com alforges, mala de tanque, bauleto 45l com um tripe no puleiro de pombo e garupa!!! Pesada pra kct... que moto confortável... O calor nas pernas foi ZERO!!! Não tivemos problema algum nem do banco aquecer, a moto é toda original (11/12)... A única coisa que me incomoda hj é a vibração, o resto estou totalmente satisfeito!!! Rodeia 410km com um tanque... Não penso em moto maior, pra mim o custo benefício dessa moto é o melhor (comprando usada, como eu, 23 & 1/2 com pneus novos e 8k rodada)... Não me arrependo.
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

vagner32
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 11 Mai 2014, 23:24
Cidade onde mora: São Paulo

Re: MOTO AQUECE DEMAIS

Mensagem por vagner32 » 16 Jul 2014, 10:41

Estranho...
A minha aquece, mas não chega a ser insuportável. Um aquecimento previsível e aceitável. Já andei bastante com garupa, períodos de aproximadamente 1h, aqui em SP, e não houve reclamação...
A minha falecida ER6n esquentava mais, o suficiente pra desmotivar aquele rolêzinho de bermuda às vezes...
YBR Factor K > Fazer 250 > ER6N > XT660Z Ténéré

Avatar do usuário
rubens caruso
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 80
Registrado em: 12 Mai 2014, 14:40
Cidade onde mora: Ibiuna/SP

Re: MOTO AQUECE DEMAIS

Mensagem por rubens caruso » 10 Jun 2015, 14:54

Hoje fiquei rodando de bermuda pela cidade resolvendo alguns enguiços... esquentou mas ainda sim dentro do tolerável, mesmo com a bermuda.

Luiz, minha conclusão sobre a Ténere 660 é muito semelhante a sua. Comprei a minha 2012 usada por um valor bom e com apenas 5000 km.
Moto Atual: Tenere 660 - 2012 --- 26.800 km

Tenere Xtz 250
Mirage 150
Citycom 300i
Midnight Xvs 950
Shadow 750
Shadow 600
Falcon Nx 400
Teneré 600
Burgman 125
Sahara Nx 350
Vespa
Mobilete

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: MOTO AQUECE DEMAIS

Mensagem por Luiz Koudela » 02 Jul 2015, 17:43

rubens caruso escreveu:Hoje fiquei rodando de bermuda pela cidade resolvendo alguns enguiços... esquentou mas ainda sim dentro do tolerável, mesmo com a bermuda.

Luiz, minha conclusão sobre a Ténere 660 é muito semelhante a sua. Comprei a minha 2012 usada por um valor bom e com apenas 5000 km.
Peguei a minha com 8kkm... Quanto ao calor nas pernas, você se acostuma.

Luiz Koudela

poraiviajandodemoto.blogspot.com.br
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Avatar do usuário
MARIATH
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 198
Registrado em: 06 Nov 2015, 17:25
Cidade onde mora: São Lourenço/MG

Re: MOTO AQUECE DEMAIS

Mensagem por MARIATH » 26 Nov 2015, 19:29

Boa noite amigos, li todas as páginas(8) deste tópico, porque hoje dei um role de "bermuda" com a patroa, ela sentiu o vento quente nos pés. Analisando o 'Blog" mencionado aqui, achei alguns exageros mas no que tange ao "fogareiro" em baixo do banco, muito plausível a colocação do blogueiro; talvez a colocação em nossa querida "Té" de escapamentos como na "R", abolindo a "marmita" seja uma solução adequada, sem tirar os acabamentos plásticos, para não perder a identidade dela. Ganhando um pouco de distancia do protetor de cárter também seria bom e imperceptível, bem como retirar o "enchimento" dele para melhorar a circulação. Afinal adoro minha nova moto, arrancaram meu couro com 30 mil, e vou fazer tudo por ela. Hoje fiquei "puto" com um cara da BM que chamou minha Té de "transformer", mas me vinguei chamei a dele de "cerveró" :gargalhada: . Quem sabe escapamentos duplos como os da G800(que usa um) melhoria hein! Postem suas ideias, me corrijam, sou novo aqui, mas não digam que minha moto é ruim! :pdavida:

Avatar do usuário
MARIATH
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 198
Registrado em: 06 Nov 2015, 17:25
Cidade onde mora: São Lourenço/MG

Re: MOTO AQUECE DEMAIS

Mensagem por MARIATH » 26 Nov 2015, 19:53

Gostei do som e da aparência, se tiver como colocar os plásticos da tesuda ficaria legal! O grande problema é o preço!!! Baralho!!! https://www.youtube.com/watch?v=gW801cekW0I" onclick="window.open(this.href);return false; :batecabeca:

marcostop
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 17 Jan 2016, 18:04
Cidade onde mora: NITERÓI/RJ

Re: MOTO AQUECE DEMAIS

Mensagem por marcostop » 17 Jan 2016, 18:26

Galera acabei de adquirir uma ténéré 660 2012. Linda e robusta. Parece uma moto pronta para o rali. suspensão e freios melhores mas preço equivalente ao da 660r. Mas nem tudo é só alegria rsrs!! Ainda que alguns tampem o sol com a peneira, a moto realmente esquenta e muito, principalmente na lateral esquerda, sempre nas proximidades da descarga. Já tive mais de, sei lá, 20 motos diferentes, e ela é complicada pra dar um rolé com a patroa. Várias xt600, xt660, falcon 400, tdm 850, entre outras, e nenhuma esquentava nem perto dela. Algo realmente para se preocupar. Acaba por se tornar uma moto para ser usada com ressalvas. Outro dia fui fazer uma coisa simples, dessas que vc vai de bermuda, tive que colocar uma calça, aí a mulher fala assim: vai aonde todo arrumado, vai aprontar?? rsrs!!! Para convencê-la, tive de chamá la para dar uma volta na garupa, kkkkk, me pediu desculpas rsrs!!! Então, com meus conhecimentos de mecânica, pensei, tem haver com restrição na descarga, o que implica na retenção anormal de calor nas tubulações de descarga, anteriores à restrição. Pensei em tentar isolar o escapamento e abafador, como disseram aqui, mas seria apenas um paliativo. E então, tratei de desenferrujar meu inglês e comecei a pesquisar nos fóruns gringos, se isso acontecia lá fora. Sendo mais frios países europeus sofriam menos com isso, mas a galera de lá faz longas viagens por países bem mais quentes. Por isso e porquê alguns países ainda usam chumbo na gasolina, nossos amigos passaram a testar uma modificação que resolveu dois problemas. Trata-se da retirada do catalisador que fica dentro da marmita de descarga, logo na primeira câmara. Vou deixar o link do tópico do fórum deles, se vcs virem como é o catalisador vão entender. Parece um rocambole restritivo de aço, diferente dos catalisadores de tela. Além disso eles relatam o quanto a moto resfriou com a mudança, além de melhora no desempenho. É claro que a colocação de outro escapamento resolveria o problema, mas os after market, além de caros, são muito barulhentos. Estou em dúvida, ou retiro o catalisador, ou coloco ponteiras de r1 originais. O que fizer posto aqui o resultado abraços!!! segue o link: http://www.xt660.com/showthread.php?t=13652&page=2" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
MARIATH
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 198
Registrado em: 06 Nov 2015, 17:25
Cidade onde mora: São Lourenço/MG

Re: MOTO AQUECE DEMAIS

Mensagem por MARIATH » 17 Jan 2016, 19:13

:batecabeca: Boa companheiro, pode postar alguma foto desse "catalisador" todos temos os mesmos problemas aqui, na minha ex a NC, tb esquentava bastante. Mas o radiador e a ventoinha eram maiores, se tiver algo mais sobre isso poste par nós. Obrigado e bons caminhos PC!

marcostop
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 17 Jan 2016, 18:04
Cidade onde mora: NITERÓI/RJ

Re: MOTO AQUECE DEMAIS

Mensagem por marcostop » 18 Jan 2016, 18:21

vou tentar postar as fotos aqui, ao ver as fotos vão entender porquê os gases permanecem na tubulação e a transformam em um maçarico rsrs. O curioso é que a intenção inicial era apenas permitir que a moto pudesse usar combustível com chumbo, mas descobriram a solução para o aquecimento e a moto melhorou demais o desempenho. Ja descobri aqui no RJ um local especializado em escapes de inox, serei a primeira cobaia rsrs, se der certo, todos saberão!!! Também podemos perguntar aos companheiros que colocaram escapes esportivos. O barulho eu não gosto, mas deve ter melhorado o calor!!

Responder