De Vstrom para Te660

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
allanmoura
Novato-
Novato-
Mensagens: 11
Registrado em: 17 Fev 2014, 17:54
Cidade onde mora: Cidade/UF

De Vstrom para Te660

Mensagem por allanmoura » 20 Fev 2014, 08:15

Tenho uma DL650 na qual já fiz viagens fantásticas, desde Atacama a Serra da Canastra em trechos bem off. O motivo da minha troca é que sempre que tenho que pegar um trecho off sofro com o carter baixo da Vstrom que bate MUITO, principalmente com garupa. O conforto em on-road da Vstrom é sua característica forte, e tenho receio de que a Te660 ser muito abaixo de conforto que tenho hoje, principalmente pro garupa. Gostaria de ouvir dos proprietários, se algum já fez essa troca (ou parecida) e quais suas observações.

Abs desde já

Avatar do usuário
J.Ricardo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 12 Fev 2014, 13:02
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: De Vstrom para Te660

Mensagem por J.Ricardo » 20 Fev 2014, 09:52

Allan, foi exatamente o que eu fiz!

A história começou "um pouco" antes. Passei 20 anos longe das motos, esperando as filhas crescerem. Depois que pegaram o rumo, resolvi criar juizo novamente e voltar para as duas rodas, rsrsrs... Só que estava muito desatualizado, então resolvi fazer um "tour" pelas opções disponíveis. Veja o que eu fiz no período de dois anos:

1 - XRE 300: foi a primeira que comprei, porque fiquei com medo de partir logo para uma moto mais pesada. 53 primaveras nas costas não são brincadeira, meu velho. Mas não durei dois meses com ela. Na verdade, quando peguei minha primeira estrada (um trechinho Brasília/Goiânia) e passei sufoco numa ultrapassagem de carreta, voltei e vendi. E cheguei à conclusão de que precisava de mais motor para viagens, que é o meu uso para moto.

2 - XT 660R: Comprei uma seminova e "virei a cabeça" com a moto. Fantástica. Mas um potro mal domado. Bruta para ultrapassar, para velocidade final, para encarar todo tipo de terreno. Gostei demais, viajei uns 5 mil km com ela, inclusive um trecho Brasília/Sul da Bahia. Só estranhei mesmo foi a vibração do monocilíndrico. Parti um mata-cachorro, uma base de GPS, e por aí vai. E me incomodei muito com o tanque pequeno, que obriga paradas frequentes para abastecer. Como estava na fase de curso intensivo, rsrsrs, resolvi partir para outra. E veio ...

3 - V-Strom DL 660: Peguei a "Gorda" com 8 mil rodados. Fui buscar em S. José dos Campos e voltei rodando. Uma show de moto, bem mais baixa que a XTzona, motor macio, sem vibração, um tanque que é uma cacimba, etc. Um tapete, pra resumir. Até o momento em que peguei asfalto ruim. Foi aí que eu senti as limitações da baixa altura da V-Strom. Senti as pancadas na mesa dianteira, provocadas pelo curso menor. E aí me lembrei de uma viagem a Arraias-TO de XT (430 km), onde sai junto com uns malas de camionete e cheguei quase duas horas antes, simplesmente ignorando as falhas no aslfalto! Com a XT é assim, você fica em pé e passa enquanto os carros ficam ziguezagueando na pista. E aí foi batendo a saudade daquela moto bruta, mas que me permitia encarar qualquer terreno. Mas como fazer com a baixa autonomia e a vibração? A resposta estava na...

4 - Teneré 660Z: Eu já tinha pensado nela antes, mas a altura assustou. E estava namorando também a F800 GS, esperando a versão 2013. Só que a BMW demorou tanto que resolvi fazer mais um teste e comprei a Té. E me apaixonei, meu amigo. Ela tem tudo que a XT 660R tem, só que um pouco mais "mansa", mais desenhada para longas viagens. O banco é incomparavelmente mais macio e ergonômico. O tanque tem 23L, com autonomia de até 440 km. O sistema de freio Brembo chega a ser ignorância, com dois discos na dianteira. E a vibração característica dos monocilíndricos ficou muito suavizada no volante. O motor ainda vibra mas "no meio das pernas", rsrsrs. Dessa vibração eu gosto, dá pra sentir a força do torque. Quanto à altura, baixei 2 centímetros na altura das bengalas para ficar mais fácil subir e descer (tenho 1,80) e pronto.

Até agora rodei uns 4 mil de estrada com a Té. Depois de amaciada, achei o ponto de ultrapassagem, a faixa de conforto (a mesma da Gorda, 120 a 130). E estamos nos entendendo um pouquinho de cada vez. Estou na fase de estudo das regulagens de suspensão. E considero encerrada minha fase de reaprendizado. Só saio da Sarah Lee para uma igual com ABS. Assim que a Yamaha se dignar a lançar no Brasil.

Quanto à garupa, não tenho experiência para lhe falar, pois só faço viagem solo. Inclusive postei uma adaptação para os bauletos laterais há alguns dias. Mas o banco da Té é desenhado para garupa, com duas alturas, embora não seja o "sofá" da DL, rsrsrs... Acho que é o caso de você fazer uns testes de estrada nesse caso, meu amigo.

Espero ter ajudado, um abraço! :joinha: :joinha:
José Ricardo
Teneré 660 - "Sarah Lee"
Brasília - DF

allanmoura
Novato-
Novato-
Mensagens: 11
Registrado em: 17 Fev 2014, 17:54
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: De Vstrom para Te660

Mensagem por allanmoura » 20 Fev 2014, 10:54

Jose Ricardo, cara seu texto foi muito explicativo. Muito obrigado mesmo por compartilhar suas experiencias :thumbup: :thumbup: :thumbup:

Vou anunciar a DL esse fds............vou me aventurar numa Te660 sim!!!!!!

Avatar do usuário
J.Ricardo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 12 Fev 2014, 13:02
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: De Vstrom para Te660

Mensagem por J.Ricardo » 20 Fev 2014, 12:43

allanmoura escreveu:Jose Ricardo, cara seu texto foi muito explicativo. Muito obrigado mesmo por compartilhar suas experiencias :thumbup: :thumbup: :thumbup:

Vou anunciar a DL esse fds............vou me aventurar numa Te660 sim!!!!!!
Allan,
Beleza, mas eu faria um teste com a garupa antes. A Té 66 foi feita para viagem longa, mas quem se acostumou com DL, já viu... :wave: :wave: :wave:
José Ricardo
Teneré 660 - "Sarah Lee"
Brasília - DF

Avatar do usuário
gerson
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 627
Registrado em: 05 Jun 2013, 15:14
Cidade onde mora: São Carlos-SP

Re: De Vstrom para Te660

Mensagem por gerson » 20 Fev 2014, 12:52

Pretendo fazer um UP, ou V-Strom ou XT660, porém tenho muitas duvidas pois geralmente ando muito mais em on do que off, mas também gosto de conhecer locais de cachoeiras e não tem como não pegar um off.
A sua colocação J.Ricardo ajuda muito nessa incerteza minha. :ohhhhh: :ohhhhh:
Valeu :thumbup:
Atual Vstrom 650 - Laranja Mecânica
XT660R 2009
Ténéré 250 - 2011
YBR 2004

Avatar do usuário
J.Ricardo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 12 Fev 2014, 13:02
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: De Vstrom para Te660

Mensagem por J.Ricardo » 20 Fev 2014, 13:04

Sabe o que definiu minha escolha de moto? Uma conversa com um velho mecânico em Teixeira de Freitas, na Bahia. Parei pra fazer a troca de óleo e ele me chamou para acompanhar. Já gostei! Depois fez a regulagem de nível com uma seringa, melhor ainda. Aí eu falei do meu projeto de ir à Patagonia e perguntei que moto ele recomendaria. Ele falou: "Teneré ou XT 660, porque você sabe que ela te leva e te traz."
José Ricardo
Teneré 660 - "Sarah Lee"
Brasília - DF

Avatar do usuário
ViniGremio
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 219
Registrado em: 02 Jun 2013, 19:10
Cidade onde mora: Novo Hamburgo - RS
Localização: Novo Hamburgo - RS

Re: De Vstrom para Te660

Mensagem por ViniGremio » 20 Fev 2014, 13:17

A T660 realmente é apaixonante. Linda demais. Eu montei nela, achei bem alta pra mim que tenho 1,78cm, so não gostei muito do banco que te "empurra" pra frente.
Imagem
XTZ 250 Ténéré 2012 Azul
XT 600 Z Ténéré 1990 Azul

allanmoura
Novato-
Novato-
Mensagens: 11
Registrado em: 17 Fev 2014, 17:54
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: De Vstrom para Te660

Mensagem por allanmoura » 20 Fev 2014, 13:44

A vstrom é muito valente. Rodei em um ano 40 mil com ela. Fiz muitas viagens, tanto on quanto off. Porém como eu disse o que me incomoda nela é o carter tão baixo.

Avatar do usuário
CelioDias
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1458
Registrado em: 27 Jan 2013, 21:17
Cidade onde mora: são paulo
Localização: São Paulo

Re: De Vstrom para Te660

Mensagem por CelioDias » 20 Fev 2014, 14:22

Que maldade isso....
Escolher entre o conforto absoluto da Vstrom ou a aptidão off da TE660... muito injusto isso.... kkkkk

Mas eu fiquei com a TE660, o que me ajuda é que nunca andei em outra moto, portanto não tive dúvidas...

Boa sorte na decisão.
Celio Sales Dias
Tenere 250 Branca, Tenere 660 Azul (conquistada no inicio de 2014) e finada F800 GS Branca, atual Kawasaki Versys X 300 (FIONA)
São Paulo/SP

Avatar do usuário
gerson
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 627
Registrado em: 05 Jun 2013, 15:14
Cidade onde mora: São Carlos-SP

Re: De Vstrom para Te660

Mensagem por gerson » 20 Fev 2014, 14:47

ViniGremio escreveu:A T660 realmente é apaixonante. Linda demais. Eu montei nela, achei bem alta pra mim que tenho 1,78cm, so não gostei muito do banco que te "empurra" pra frente.
Esse é uns do ponto que me preocupa também....kkkkkkkk, 1.77 cm. Pois ja com a minha Tzinha já tenho problemas...kkkkkkkk :batecabeca: :batecabeca:
Atual Vstrom 650 - Laranja Mecânica
XT660R 2009
Ténéré 250 - 2011
YBR 2004

Responder