Faróis auxiliares: como adaptar?

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
Avatar do usuário
J.Ricardo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 12 Fev 2014, 13:02
Cidade onde mora: Brasília/DF

Faróis auxiliares: como adaptar?

Mensagem por J.Ricardo » 18 Fev 2014, 13:42

Pessoal,

Não gosto de viajar à noite, mas aconteceu. Nas estradas de Minas, me atrasei na viagem e precisei encarar um trecho recuperado, mas sem sinalização, próximo a Santa Maria do Suaçuí. Coisas do nosso Brasil. Então imaginem: trecho de curvas, pista preta, sinalização zero e reflexos lá embaixo depois de um dia pilotando. Foi uma situação realmente “inesquecível”.

O que mais me irritou foi que eu estava com os faróis auxiliares da SW Motech guardados em casa, esperando os suportes de fixação no protetor de motor! Quando voltei de viagem, engoli a raiva de pagar uma “baba” pra comprar em loja brasileira e montei os faróis. Eles são realmente uma força grande em termos de luz alta. Mas me deram outra insegurança...

O sistema de liga/desliga dos faróis é independente. Eles são ligados por um interruptor que é fixado no guidão, mas sem ligação com o restante do sistema elétrico. Então preciso dar dois comandos para alta e baixa: os da moto e o dos faróis auxiliares. Com o agravante de que a posição do interruptor não ficou legal, por falta de espaço no guidão da Té. Toda vez que tenho que voltar à luz baixa (desligando os faróis auxiliares), preciso tirar o olho da pista e “caçar” o interruptor no guidão. Para um comando que precisa ser automático, quase reflexo, não ficou legal, concordam?

Vejam o que estou pensando em fazer e me digam se é besteira ou não:

1 – Quero manter o interruptor dos faróis auxiliares apenas como chave geral. Não preciso deles no trânsito urbano e não vejo sentido em ficar jogando luz na cara dos outros, por mais regulados que estejam. Ou seja, só ligaria o sistema auxiliar na estrada, em caso de necessidade.

2 – Quero integrar o sistema auxiliar ao principal. Ou seja, ligar/desligar luz alta pelo comando da moto. Um comando só, sem precisar tirar o olho da pista nem correr o risco de esquecer os auxiliares ligados na cara do outro condutor.
O inconveniente maior é fazer ligações alterando a fiação original. Sei que é chato, mas pela segurança... Adianto que o consumo dos faróis já é dimensionado para as motos bigtrails, ou seja, não haveria sobrecarga no caso da Té 66.

E aí, o que acham, vale a pena? Seguem as imagens para vocês terem uma ideia do desafio.

Abraço a todos e obrigado pelas luzes, rsrsrs...

Este é o sistema instalado. Precisei inverter suportes para encaixar na frente sem esconder as setas, etc, mas tudo bem.



Mais uma dos faróis instalados...



E este é o interruptor, bem longe dos botões de comando, DO OUTRO LADO da haste do retrovisor. Sem noção total!



Mais uma do interruptor. Se não bastasse dar dois comandos para sair da alta, quase preciso tirar a mão do guidão para chegar lá!



E aí, mando o alicate na fiação original da Sarah Lee? Vai ser igual a mulher cortanto o cabelo, não quero nem olhar!!!
:batecabeca: :batecabeca: :batecabeca:
José Ricardo
Teneré 660 - "Sarah Lee"
Brasília - DF

Hugão
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 16 Jan 2014, 17:07
Cidade onde mora: Goiânia/GO

Re: Faróis auxiliares: como adaptar?

Mensagem por Hugão » 19 Fev 2014, 17:12

J.Ricardo,

Tenho faróis auxiliares na minha ST 1200.

Liguei ( é força de expressão, na verdade, mandei ligar ... rs! ) no mesmo circuito da luz alta com os faróis auxiliares ligados a um relé.

Ficou muito bom, eles só acendem quanto estou de luz alta e não há risco de queima do circuito por aquecimento.

Achei esta solução melhor que usar um interruptor separado, sem contar que não há necessidade de cortar o chicote original, apenas usar a fase que vai para os faróis e "derivar" para o relé.

Abraços

HUGO
ST 1200 Goiânia

Avatar do usuário
J.Ricardo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 12 Fev 2014, 13:02
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Faróis auxiliares: como adaptar?

Mensagem por J.Ricardo » 19 Fev 2014, 19:35

Hugão escreveu:J.Ricardo,

Tenho faróis auxiliares na minha ST 1200.

Liguei ( é força de expressão, na verdade, mandei ligar ... rs! ) no mesmo circuito da luz alta com os faróis auxiliares ligados a um relé.

Ficou muito bom, eles só acendem quanto estou de luz alta e não há risco de queima do circuito por aquecimento.

Achei esta solução melhor que usar um interruptor separado, sem contar que não há necessidade de cortar o chicote original, apenas usar a fase que vai para os faróis e "derivar" para o relé.

Abraços

HUGO
ST 1200 Goiânia
Hugo,

Pois é, essa coisa de cortar o chicote estava me incomodando. Achei sua solução excelente. Vou ver quem pode fazer isso aqui em Brasília. Pelo que você falou é um processo simples, confere?

Abraço!
José Ricardo
Teneré 660 - "Sarah Lee"
Brasília - DF

Avatar do usuário
CelioDias
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1458
Registrado em: 27 Jan 2013, 21:17
Cidade onde mora: são paulo
Localização: São Paulo

Re: Faróis auxiliares: como adaptar?

Mensagem por CelioDias » 19 Fev 2014, 19:58

To de olho... pois vou colocar na minha e ja estava em vias de criar um tópico parecido... kkkkk
Celio Sales Dias
Tenere 250 Branca, Tenere 660 Azul (conquistada no inicio de 2014) e finada F800 GS Branca, atual Kawasaki Versys X 300 (FIONA)
São Paulo/SP

Avatar do usuário
PauloHM
Novato+
Novato+
Mensagens: 58
Registrado em: 20 Fev 2014, 13:30
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP

Re: Faróis auxiliares: como adaptar?

Mensagem por PauloHM » 20 Fev 2014, 13:59

Também vou acompanhar... além de muito úteis os faróis auxiliares ficam muito bonitos...

Avatar do usuário
J.Ricardo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 12 Fev 2014, 13:02
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Faróis auxiliares: como adaptar?

Mensagem por J.Ricardo » 20 Fev 2014, 16:52

Então acompanha aê, galera, porque no sábado vou ver se implemento essa sugestão de ligação sem cortar o chicote!

:oremos: :batecabeca: :urrruuu:
José Ricardo
Teneré 660 - "Sarah Lee"
Brasília - DF

Hugão
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 16 Jan 2014, 17:07
Cidade onde mora: Goiânia/GO

Re: Faróis auxiliares: como adaptar?

Mensagem por Hugão » 20 Fev 2014, 17:14

Senhores,

A implementação é bem simples pelo que acompanhei.

Boa Sorte !

HUGO
ST 1200 Goiânia

Avatar do usuário
J.Ricardo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 12 Fev 2014, 13:02
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Faróis auxiliares: como adaptar?

Mensagem por J.Ricardo » 25 Fev 2014, 00:00

Prezados, ainda não foi desta vez que fiz a mudança na instalação elétrica. Mas está na lista de afazeres, talvez consiga finalizar no próximo final de semana (ih, carnaval...). Assim que tiver novidades eu aviso.
Abraço a todos.
José Ricardo
Teneré 660 - "Sarah Lee"
Brasília - DF

Avatar do usuário
udnan
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 220
Registrado em: 25 Nov 2013, 12:37
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Faróis auxiliares: como adaptar?

Mensagem por udnan » 01 Abr 2014, 14:30

Alguma novidade sobre o assunto.
Estou querendo instalar tb na minha, mas não sei ao certo onde pois meu protetor é o SW e não tem essa barra superior.

Abraços
http://www.updigital.net" onclick="window.open(this.href);return false;
XT 660Z Ténéré
Cambuci - São Paulo -SP

ventania
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 08 Mai 2013, 16:37
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Faróis auxiliares: como adaptar?

Mensagem por ventania » 01 Abr 2014, 16:57

Ricardo tudo bem.


Cortar fiação original nunca é bom.


Agora na minha opinião, se colocase em minha moto farois auxiliares, iria querer que eles acendessem junto com o farol baixo, já que é o baixo que usamos 80% numa estrada.


Colocaria o foco dos dois auxiliares para uma visão de uns 70 metros à frente , já que o baixo é focado mais ou menos para 50 metros e o alto para uns 100 metros, daí não ofuscaria que vem ao contrário.

Responder