Regulando o TPS

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
LMania
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 213
Registrado em: 25 Abr 2011, 14:59
Cidade onde mora: Rio das Ostras/RJ
Contato:

Regulando o TPS

Mensagem por LMania » 29 Out 2013, 11:21

Pessoal,

Vou deixar aqui a minha experiência com essa tal de TPS (Sensor de Posição da Borboleta) . Abaixo um link onde detalha bem o que é o TPS, mas o link possui matéria sobre como regular a XT660, pois elas possuem uma ajuda na regulagem via painel, onde vai exibindo uns códigos... e isso facilita a regulagem dele na XT... mas na T660 isso não é possível. Não existe a exibição de códigos no painel... tem que ser no ouvido e na mão mesmo ou passando o scanner, o que não temos, certo?

http://xt660.com.br/archive/index.php/t-816.html

Depois da leitura no tópico acima, dá para entender o quanto a performance das nossas motos são afetadas com um simples ajuste no TPS.

Eu já tinha regulado ele na Yamaha, mas eu vi o cara mexendo e a coisa foi meio rápida... a moto ficou melhor mas não 100%.. vez ou outra morria, mas perto da "M" que tava, melhorou...

Como vi que a regulagem se dá afrouxando os dois parafusos (superior e inferior) e mexendo no posicionamento do TPS, pra frente/trás, não deveria ter muito segredo nisso!!! Comprei a chave estrela com furo no meio e lá fui eu. Afrouxei o TPS, liguei a moto e primeiro levei-o totalmente para trás... a moto morreu... pegava e não segurava a lenta... depois, fiz o inverso e avancei-o totalmente... a moto segurava a lenta, mas nas pequenas aceleradas morria. Posicionei-o mais ou menos no meio... a moto ficava menos acelerada, mas morria nas pequenas aceleradas. Perdi uns 20 minutos nisso de leva pra frente e pra trás o posicionamento... dava volta com a moto, esticava a aceleração, etc... quando achava que tava bom, a moto dava aquela desligada repentina. Já estava quase desistindo quando me passou pela cabeça, primeiro aumentar o giro da lenta direto no parafuso da "borboleta" onde fica o cabo do acelerador (lado oposto ao do TPS - O TPS fica do lado direito da moto e a borboleta da lenta fica do lado esquerdo da moto). Posicionei em 1500/1600 rpm... depois retornei a tentar regular o TPS. Percebi que o comportamento da moto se modificava quando mudava ou a lenta ou o TPS, ou seja, a regulagem boa é quando os dois ficam sincronizados... não adianta mexer só no TPS. Primeiro, com o posicionamento do TPS no meio, eu regulei a lenta dela para 1600 rpm. Depois fui pro TPS e o posicionei bem atrás... fui avançando com ele entre os testes até que cheguei no que achei ideal. A moto ficou em 1500 rpm (sem mexer na lenta, apenas no TPS).

Com a moto ligada e o TPS frouxo, eu ia dando pequenas aceleradas (pequenas mesmo) e seguidas... parecidas com aquelas que damos quando estamos parados em um sinal. Quando o TPS está mal regulado, depois de uma quantidade seguida dessas pequenas aceleradas a moto morre ou falha. Fui mexendo o TPS milímitro a milímetro pra frente até que a moto não morria mais nas aceleradas. Bingo! A moto parou de apagar quando reduz marchas ou paradas em sinais. Está lisa nas arrancadas e bem arisca nas acelerações. Ainda não marquei o consumo, mas já percebi que aumentou levemente, mas nada assustador. Depois posto o resultado aqui.

Bom, a lição que tirei é que não adianta mexer só no TPS... tem que mexer também na lenta dela. A regulagem do TPS muda de acordo com a regulagem da borboleta da aceleração. "Um muda o outro que muda o um"...rsrs... levei no todo, uns 40 min nessa regulagem. Não sou mecânico!!

Nas duas tentaivas anteriores, ambas na Yamaha, eles não tiveram muita paciência para ficarem ali tentando achar a regulagem ideal. Até porque, além das aceleradas seguidas, tem que andar na moto pra ver se ela não ficou "presa" ou falhando...

Valeu a pena eu ter tentado!

Abs.
Marcio Motta .˙.

Atual: CB 500X Vermelha (2018)
Anteriores: Ténéré 250 Preta(2013), Ténéré 660(2012),Ténéré 250 Preta(2011), Fazer(2010) e Factor(2009)

Avatar do usuário
spainelt
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 235
Registrado em: 18 Dez 2012, 16:23
Cidade onde mora: Curitiba/PR

Re: Regulando o TPS

Mensagem por spainelt » 31 Out 2013, 12:53

É assustador ouvir seu relato de incapacidade destes mecânicos da Yamaha! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Como nos carros as motos injetadas são todas sensorizadas e os mesmos informam valores para breve consulta.

É ridículo ninguém ter um "scanner" de injeção onde mostra o valor exato para cada alteração/movimento na posição do TPS.

Não precisa ir muito longe para conseguir informação/formação, uma pena uma oficina Yamaha não ter isso! Até nós podemos resolver em casa.

http://lista.mercadolivre.com.br/scanner-linha-yamaha
http://www.youtube.com/watch?v=55PYQi9-z6w

Oficinas Yamaha cada vez piores! :offtopic:

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Regulando o TPS

Mensagem por Kakko » 31 Out 2013, 13:58

Tão de brincadeira né..?! :mrgreen:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Júnior.MT
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 98
Registrado em: 21 Jun 2013, 16:02
Cidade onde mora: Aragarças/GO

Re: Regulando o TPS

Mensagem por Júnior.MT » 24 Abr 2014, 00:21

Fui fazer a revisao dos 10mil km e o mecanico disse q o tps estava oscilando entre 17-18 q nao podia, ele regulou para 16 a moto ficou levemente mais economica e com a aceleraçao mais linear, ficou menos bruta, queria saber qual o posicionamento de fabrica, alguem sabe?

JG_Klemz
Novato
Novato
Mensagens: 29
Registrado em: 04 Abr 2014, 22:13
Cidade onde mora: Rio Claro / SP

Re: Regulando o TPS

Mensagem por JG_Klemz » 13 Mai 2014, 17:20

Pessoal, depois da primeira revisão da minha T660 achei que a marcha lenta ficou abaixo da especificação, e às vezes a moto quer morrer quando tá fria, acelero de menos na saída e ela até engasga.

Quis mexer outro dia e tive dificuldade. Como é o jeito mais fácil de mexer no parafuso da lenta?

Avatar do usuário
tsbega
Mestre
Mestre
Mensagens: 821
Registrado em: 22 Abr 2012, 11:06
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Contato:

Re: Regulando o TPS

Mensagem por tsbega » 13 Mai 2014, 17:24

mais fácil é levar na concessionaria
o parafuso fica num lugar fdputa
São Paulo, SP
http://fb.com/tiago.bega" onclick="window.open(this.href);return false; me add e se apresente ;)
Yamaha XT660Z Ténéré

JG_Klemz
Novato
Novato
Mensagens: 29
Registrado em: 04 Abr 2014, 22:13
Cidade onde mora: Rio Claro / SP

Re: Regulando o TPS

Mensagem por JG_Klemz » 13 Mai 2014, 17:36

Então, consegui cutucar com uma chave de fenda, mas me senti um idiota fazendo isso! :D Se não tiver um jeito mais inteligente, vou levar na concessionária mesmo...

Avatar do usuário
Napali
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 17 Mai 2014, 20:47
Cidade onde mora: Porto Alegre/RS

Re: Regulando o TPS

Mensagem por Napali » 04 Jun 2014, 11:37

Sabe o que eu acho? Também não confio na autorizada Yamaha. Pelo menos na de POA. Entrei na oficina e tem uma gurizada trabalhando que não transmite confiança. Colocaram oleo comum na minha corrente após a revisão dos 1000km da minha Té 660. Cagou toda a roda, paralama, minhas calças. Deu vontade de entrar lá e :pdavida: :boxe: Disseram que trocaram o óleo e não o filtro porque estava em falta. Vê se pode!!! Fiquei com ódio do serviço. Eu aconselharia a todos, e é o que vou procurar fazer, é encontrar um mecânico particular que tenha boa referência e experiência e fazer esse e outros serviços com ele. Pra mim confiança e competência é tudo.
Por isso que eu acho que esse país tinha que passar por uma revolução cultural, as pessoas são muito descomprometidas com suas funções, e no geral, a Lei do Gerson continua a imperar por aqui. - Ah Cabral.....por que os Ingleses não chegaram antes :batecabeca:

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Regulando o TPS

Mensagem por LMattosBS » 30 Jun 2014, 10:39

Ainda estou aprendendo sobre motores e sobre a injeção eletrônica eu não li.

LED estava com problemas da moto com baixar eficiência na aceleração e desligando.
Ele leu muito em foruns e chegou a conclusão que talvez fosse as vedações do TPS. Alguns relatos de vedações deterioradas e etc em outras motos com o mesmo sistema...

Desmontamos e estava imundo:


Não mechemos no sensor da borboleta

Segue o outro lado:



Limpamos:


As vedações estavam perfeitas... Então não é isso...


Podem me explicar o que é aquela camara que tem esta vedação no sensor o que implica no sistema.
Leonardo Mattos :dirtbike:

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Regulando o TPS

Mensagem por barraforte » 17 Abr 2016, 06:57

A regulagem da lenta fica mais fácil quando se remove a mangueira que sai da caixa de ar e liga ao TBI (Corpo de Injeção). E com os dois dedos dá pra aumentar girando o parafuso. Ideal é fazer com a moto fria pela primeira vez para evitar queimaduras no escape. Depois se pega o jeito.

O sensor TPS tem um range de tensão ideal. Para ajustar no caso das XT660Z é necessário um multímetro com um minimo de precisão. Esquece aqueles amarelinhos de 20 reais da feira, não possui essa precisão toda. Recomendo um Minipa de 50 reais.
A XT660R tem indicação no painel, facilita muito. A Z, não.

O Postivo deve ir no fio Amarelo, e o Negativo no Preto/Azul. (Ideal é usar alfinetes no conector para não comprometer o chicote.

O sensor deve ser regulado entre 0,63V - 0,73V.

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Responder