Página 1 de 2

Regulando o TPS

Enviado: 29 Out 2013, 11:21
por LMania
Pessoal,

Vou deixar aqui a minha experiência com essa tal de TPS (Sensor de Posição da Borboleta) . Abaixo um link onde detalha bem o que é o TPS, mas o link possui matéria sobre como regular a XT660, pois elas possuem uma ajuda na regulagem via painel, onde vai exibindo uns códigos... e isso facilita a regulagem dele na XT... mas na T660 isso não é possível. Não existe a exibição de códigos no painel... tem que ser no ouvido e na mão mesmo ou passando o scanner, o que não temos, certo?

http://xt660.com.br/archive/index.php/t-816.html

Depois da leitura no tópico acima, dá para entender o quanto a performance das nossas motos são afetadas com um simples ajuste no TPS.

Eu já tinha regulado ele na Yamaha, mas eu vi o cara mexendo e a coisa foi meio rápida... a moto ficou melhor mas não 100%.. vez ou outra morria, mas perto da "M" que tava, melhorou...

Como vi que a regulagem se dá afrouxando os dois parafusos (superior e inferior) e mexendo no posicionamento do TPS, pra frente/trás, não deveria ter muito segredo nisso!!! Comprei a chave estrela com furo no meio e lá fui eu. Afrouxei o TPS, liguei a moto e primeiro levei-o totalmente para trás... a moto morreu... pegava e não segurava a lenta... depois, fiz o inverso e avancei-o totalmente... a moto segurava a lenta, mas nas pequenas aceleradas morria. Posicionei-o mais ou menos no meio... a moto ficava menos acelerada, mas morria nas pequenas aceleradas. Perdi uns 20 minutos nisso de leva pra frente e pra trás o posicionamento... dava volta com a moto, esticava a aceleração, etc... quando achava que tava bom, a moto dava aquela desligada repentina. Já estava quase desistindo quando me passou pela cabeça, primeiro aumentar o giro da lenta direto no parafuso da "borboleta" onde fica o cabo do acelerador (lado oposto ao do TPS - O TPS fica do lado direito da moto e a borboleta da lenta fica do lado esquerdo da moto). Posicionei em 1500/1600 rpm... depois retornei a tentar regular o TPS. Percebi que o comportamento da moto se modificava quando mudava ou a lenta ou o TPS, ou seja, a regulagem boa é quando os dois ficam sincronizados... não adianta mexer só no TPS. Primeiro, com o posicionamento do TPS no meio, eu regulei a lenta dela para 1600 rpm. Depois fui pro TPS e o posicionei bem atrás... fui avançando com ele entre os testes até que cheguei no que achei ideal. A moto ficou em 1500 rpm (sem mexer na lenta, apenas no TPS).

Com a moto ligada e o TPS frouxo, eu ia dando pequenas aceleradas (pequenas mesmo) e seguidas... parecidas com aquelas que damos quando estamos parados em um sinal. Quando o TPS está mal regulado, depois de uma quantidade seguida dessas pequenas aceleradas a moto morre ou falha. Fui mexendo o TPS milímitro a milímetro pra frente até que a moto não morria mais nas aceleradas. Bingo! A moto parou de apagar quando reduz marchas ou paradas em sinais. Está lisa nas arrancadas e bem arisca nas acelerações. Ainda não marquei o consumo, mas já percebi que aumentou levemente, mas nada assustador. Depois posto o resultado aqui.

Bom, a lição que tirei é que não adianta mexer só no TPS... tem que mexer também na lenta dela. A regulagem do TPS muda de acordo com a regulagem da borboleta da aceleração. "Um muda o outro que muda o um"...rsrs... levei no todo, uns 40 min nessa regulagem. Não sou mecânico!!

Nas duas tentaivas anteriores, ambas na Yamaha, eles não tiveram muita paciência para ficarem ali tentando achar a regulagem ideal. Até porque, além das aceleradas seguidas, tem que andar na moto pra ver se ela não ficou "presa" ou falhando...

Valeu a pena eu ter tentado!

Abs.

Re: Regulando o TPS

Enviado: 31 Out 2013, 12:53
por spainelt
É assustador ouvir seu relato de incapacidade destes mecânicos da Yamaha! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Como nos carros as motos injetadas são todas sensorizadas e os mesmos informam valores para breve consulta.

É ridículo ninguém ter um "scanner" de injeção onde mostra o valor exato para cada alteração/movimento na posição do TPS.

Não precisa ir muito longe para conseguir informação/formação, uma pena uma oficina Yamaha não ter isso! Até nós podemos resolver em casa.

http://lista.mercadolivre.com.br/scanner-linha-yamaha
http://www.youtube.com/watch?v=55PYQi9-z6w

Oficinas Yamaha cada vez piores! :offtopic:

Re: Regulando o TPS

Enviado: 31 Out 2013, 13:58
por Kakko
Tão de brincadeira né..?! :mrgreen:

Re: Regulando o TPS

Enviado: 24 Abr 2014, 00:21
por Júnior.MT
Fui fazer a revisao dos 10mil km e o mecanico disse q o tps estava oscilando entre 17-18 q nao podia, ele regulou para 16 a moto ficou levemente mais economica e com a aceleraçao mais linear, ficou menos bruta, queria saber qual o posicionamento de fabrica, alguem sabe?

Re: Regulando o TPS

Enviado: 13 Mai 2014, 17:20
por JG_Klemz
Pessoal, depois da primeira revisão da minha T660 achei que a marcha lenta ficou abaixo da especificação, e às vezes a moto quer morrer quando tá fria, acelero de menos na saída e ela até engasga.

Quis mexer outro dia e tive dificuldade. Como é o jeito mais fácil de mexer no parafuso da lenta?

Re: Regulando o TPS

Enviado: 13 Mai 2014, 17:24
por tsbega
mais fácil é levar na concessionaria
o parafuso fica num lugar fdputa

Re: Regulando o TPS

Enviado: 13 Mai 2014, 17:36
por JG_Klemz
Então, consegui cutucar com uma chave de fenda, mas me senti um idiota fazendo isso! :D Se não tiver um jeito mais inteligente, vou levar na concessionária mesmo...

Re: Regulando o TPS

Enviado: 04 Jun 2014, 11:37
por Napali
Sabe o que eu acho? Também não confio na autorizada Yamaha. Pelo menos na de POA. Entrei na oficina e tem uma gurizada trabalhando que não transmite confiança. Colocaram oleo comum na minha corrente após a revisão dos 1000km da minha Té 660. Cagou toda a roda, paralama, minhas calças. Deu vontade de entrar lá e :pdavida: :boxe: Disseram que trocaram o óleo e não o filtro porque estava em falta. Vê se pode!!! Fiquei com ódio do serviço. Eu aconselharia a todos, e é o que vou procurar fazer, é encontrar um mecânico particular que tenha boa referência e experiência e fazer esse e outros serviços com ele. Pra mim confiança e competência é tudo.
Por isso que eu acho que esse país tinha que passar por uma revolução cultural, as pessoas são muito descomprometidas com suas funções, e no geral, a Lei do Gerson continua a imperar por aqui. - Ah Cabral.....por que os Ingleses não chegaram antes :batecabeca:

Re: Regulando o TPS

Enviado: 30 Jun 2014, 10:39
por LMattosBS
Ainda estou aprendendo sobre motores e sobre a injeção eletrônica eu não li.

LED estava com problemas da moto com baixar eficiência na aceleração e desligando.
Ele leu muito em foruns e chegou a conclusão que talvez fosse as vedações do TPS. Alguns relatos de vedações deterioradas e etc em outras motos com o mesmo sistema...

Desmontamos e estava imundo:


Não mechemos no sensor da borboleta

Segue o outro lado:



Limpamos:


As vedações estavam perfeitas... Então não é isso...


Podem me explicar o que é aquela camara que tem esta vedação no sensor o que implica no sistema.

Re: Regulando o TPS

Enviado: 17 Abr 2016, 06:57
por barraforte
A regulagem da lenta fica mais fácil quando se remove a mangueira que sai da caixa de ar e liga ao TBI (Corpo de Injeção). E com os dois dedos dá pra aumentar girando o parafuso. Ideal é fazer com a moto fria pela primeira vez para evitar queimaduras no escape. Depois se pega o jeito.

O sensor TPS tem um range de tensão ideal. Para ajustar no caso das XT660Z é necessário um multímetro com um minimo de precisão. Esquece aqueles amarelinhos de 20 reais da feira, não possui essa precisão toda. Recomendo um Minipa de 50 reais.
A XT660R tem indicação no painel, facilita muito. A Z, não.

O Postivo deve ir no fio Amarelo, e o Negativo no Preto/Azul. (Ideal é usar alfinetes no conector para não comprometer o chicote.

O sensor deve ser regulado entre 0,63V - 0,73V.

ABS