Regulando o TPS
Enviado: 29 Out 2013, 11:21
Pessoal,
Vou deixar aqui a minha experiência com essa tal de TPS (Sensor de Posição da Borboleta) . Abaixo um link onde detalha bem o que é o TPS, mas o link possui matéria sobre como regular a XT660, pois elas possuem uma ajuda na regulagem via painel, onde vai exibindo uns códigos... e isso facilita a regulagem dele na XT... mas na T660 isso não é possível. Não existe a exibição de códigos no painel... tem que ser no ouvido e na mão mesmo ou passando o scanner, o que não temos, certo?
http://xt660.com.br/archive/index.php/t-816.html
Depois da leitura no tópico acima, dá para entender o quanto a performance das nossas motos são afetadas com um simples ajuste no TPS.
Eu já tinha regulado ele na Yamaha, mas eu vi o cara mexendo e a coisa foi meio rápida... a moto ficou melhor mas não 100%.. vez ou outra morria, mas perto da "M" que tava, melhorou...
Como vi que a regulagem se dá afrouxando os dois parafusos (superior e inferior) e mexendo no posicionamento do TPS, pra frente/trás, não deveria ter muito segredo nisso!!! Comprei a chave estrela com furo no meio e lá fui eu. Afrouxei o TPS, liguei a moto e primeiro levei-o totalmente para trás... a moto morreu... pegava e não segurava a lenta... depois, fiz o inverso e avancei-o totalmente... a moto segurava a lenta, mas nas pequenas aceleradas morria. Posicionei-o mais ou menos no meio... a moto ficava menos acelerada, mas morria nas pequenas aceleradas. Perdi uns 20 minutos nisso de leva pra frente e pra trás o posicionamento... dava volta com a moto, esticava a aceleração, etc... quando achava que tava bom, a moto dava aquela desligada repentina. Já estava quase desistindo quando me passou pela cabeça, primeiro aumentar o giro da lenta direto no parafuso da "borboleta" onde fica o cabo do acelerador (lado oposto ao do TPS - O TPS fica do lado direito da moto e a borboleta da lenta fica do lado esquerdo da moto). Posicionei em 1500/1600 rpm... depois retornei a tentar regular o TPS. Percebi que o comportamento da moto se modificava quando mudava ou a lenta ou o TPS, ou seja, a regulagem boa é quando os dois ficam sincronizados... não adianta mexer só no TPS. Primeiro, com o posicionamento do TPS no meio, eu regulei a lenta dela para 1600 rpm. Depois fui pro TPS e o posicionei bem atrás... fui avançando com ele entre os testes até que cheguei no que achei ideal. A moto ficou em 1500 rpm (sem mexer na lenta, apenas no TPS).
Com a moto ligada e o TPS frouxo, eu ia dando pequenas aceleradas (pequenas mesmo) e seguidas... parecidas com aquelas que damos quando estamos parados em um sinal. Quando o TPS está mal regulado, depois de uma quantidade seguida dessas pequenas aceleradas a moto morre ou falha. Fui mexendo o TPS milímitro a milímetro pra frente até que a moto não morria mais nas aceleradas. Bingo! A moto parou de apagar quando reduz marchas ou paradas em sinais. Está lisa nas arrancadas e bem arisca nas acelerações. Ainda não marquei o consumo, mas já percebi que aumentou levemente, mas nada assustador. Depois posto o resultado aqui.
Bom, a lição que tirei é que não adianta mexer só no TPS... tem que mexer também na lenta dela. A regulagem do TPS muda de acordo com a regulagem da borboleta da aceleração. "Um muda o outro que muda o um"...rsrs... levei no todo, uns 40 min nessa regulagem. Não sou mecânico!!
Nas duas tentaivas anteriores, ambas na Yamaha, eles não tiveram muita paciência para ficarem ali tentando achar a regulagem ideal. Até porque, além das aceleradas seguidas, tem que andar na moto pra ver se ela não ficou "presa" ou falhando...
Valeu a pena eu ter tentado!
Abs.
Vou deixar aqui a minha experiência com essa tal de TPS (Sensor de Posição da Borboleta) . Abaixo um link onde detalha bem o que é o TPS, mas o link possui matéria sobre como regular a XT660, pois elas possuem uma ajuda na regulagem via painel, onde vai exibindo uns códigos... e isso facilita a regulagem dele na XT... mas na T660 isso não é possível. Não existe a exibição de códigos no painel... tem que ser no ouvido e na mão mesmo ou passando o scanner, o que não temos, certo?
http://xt660.com.br/archive/index.php/t-816.html
Depois da leitura no tópico acima, dá para entender o quanto a performance das nossas motos são afetadas com um simples ajuste no TPS.
Eu já tinha regulado ele na Yamaha, mas eu vi o cara mexendo e a coisa foi meio rápida... a moto ficou melhor mas não 100%.. vez ou outra morria, mas perto da "M" que tava, melhorou...
Como vi que a regulagem se dá afrouxando os dois parafusos (superior e inferior) e mexendo no posicionamento do TPS, pra frente/trás, não deveria ter muito segredo nisso!!! Comprei a chave estrela com furo no meio e lá fui eu. Afrouxei o TPS, liguei a moto e primeiro levei-o totalmente para trás... a moto morreu... pegava e não segurava a lenta... depois, fiz o inverso e avancei-o totalmente... a moto segurava a lenta, mas nas pequenas aceleradas morria. Posicionei-o mais ou menos no meio... a moto ficava menos acelerada, mas morria nas pequenas aceleradas. Perdi uns 20 minutos nisso de leva pra frente e pra trás o posicionamento... dava volta com a moto, esticava a aceleração, etc... quando achava que tava bom, a moto dava aquela desligada repentina. Já estava quase desistindo quando me passou pela cabeça, primeiro aumentar o giro da lenta direto no parafuso da "borboleta" onde fica o cabo do acelerador (lado oposto ao do TPS - O TPS fica do lado direito da moto e a borboleta da lenta fica do lado esquerdo da moto). Posicionei em 1500/1600 rpm... depois retornei a tentar regular o TPS. Percebi que o comportamento da moto se modificava quando mudava ou a lenta ou o TPS, ou seja, a regulagem boa é quando os dois ficam sincronizados... não adianta mexer só no TPS. Primeiro, com o posicionamento do TPS no meio, eu regulei a lenta dela para 1600 rpm. Depois fui pro TPS e o posicionei bem atrás... fui avançando com ele entre os testes até que cheguei no que achei ideal. A moto ficou em 1500 rpm (sem mexer na lenta, apenas no TPS).
Com a moto ligada e o TPS frouxo, eu ia dando pequenas aceleradas (pequenas mesmo) e seguidas... parecidas com aquelas que damos quando estamos parados em um sinal. Quando o TPS está mal regulado, depois de uma quantidade seguida dessas pequenas aceleradas a moto morre ou falha. Fui mexendo o TPS milímitro a milímetro pra frente até que a moto não morria mais nas aceleradas. Bingo! A moto parou de apagar quando reduz marchas ou paradas em sinais. Está lisa nas arrancadas e bem arisca nas acelerações. Ainda não marquei o consumo, mas já percebi que aumentou levemente, mas nada assustador. Depois posto o resultado aqui.
Bom, a lição que tirei é que não adianta mexer só no TPS... tem que mexer também na lenta dela. A regulagem do TPS muda de acordo com a regulagem da borboleta da aceleração. "Um muda o outro que muda o um"...rsrs... levei no todo, uns 40 min nessa regulagem. Não sou mecânico!!
Nas duas tentaivas anteriores, ambas na Yamaha, eles não tiveram muita paciência para ficarem ali tentando achar a regulagem ideal. Até porque, além das aceleradas seguidas, tem que andar na moto pra ver se ela não ficou "presa" ou falhando...
Valeu a pena eu ter tentado!
Abs.