Troca do Kit de Relação
Enviado: 29 Out 2013, 10:40
Pessoal,
Com 25.800 km rodados, a relação chegou ao fim literalmente! Já vinha escutando um barulho tipo "chuá...chuá...chuá" vindo da roda traseira... lubrificava a corrente e melhorava (mas não sumia) e uns 200 km depois voltava o barulho... a aparência tanto do pinhão como da coroa estavam, a olho nu, boas... a corrente, estava meio "dura"... bom levei no mecânico que mexe nela (da própria Yamaha, mas mexe na casa dele), botamos a moto na rampa da oficia de um amigo dele, descanço central e engatamos a 2ª marcha... batata: o barulho alternado do "chuá...chuá...chuá" estava lá... ele me mostrou que a relação estava comprometida... paramos a moto... ele girou devagar a roda traseira ao passo que empurrava a corrente de baixo para cima (em direção a balança) para ver a folga... ora tava folgada e ora apertada... incrível mas é verdade... não procurei muito a explicação para isso, mas pensando, imagino que ou a coroa ou o pinhão gastaram de maneira não uniforme, levando-os a ficar ovais e não redondos, ocasionando essa tensão alternada na corrente.
Bom, relação original eu nem me dei ao trabalho de ver o preço!!! Sei que está na casa dos R$1.400,00 pra lá... a própria Yamaha daqui de Macaé oferece a Riffel... mas como só poderiam mexer na segunda-feira (ontem) e eu não queria ficar com o problema, achei em uma lojinha perto de casa um kit de relação da XT660 2004 em diante, da VAZ... eu nunca troquei relação das minhas motos, e fiquei sem saber o que fazer!!! Como estava "barata" R$340,00, mandei colocar, pois por pior que fosse, estava melhor que a minha e pra esperar compra pela internet, poderia demorar uns 10 dias ou mais... e eu trabalho diariamente com ela... assumi o risco.
Depois, consultando bastante os fóruns, constatei que uma grande maioria das pessoas coloca pinhão e corôa da VAZ, aço 1045T... blz, pois a relação que coloquei tem essas duas peças. A corrente foi que não ouvi falar nem mal, nem bem... ela está com emenda mas veio com um elo para eliminar a emenda. Por enquanto, está com a emenda.
A moto ficou outra!!! Super silenciosa!!! E, para minha surpresa, muito mais gostosa de pilotar, com mais arrancada, motor mais liso/uniforme inclusive em baixas rotações... bom, eu já havia regulado o TPS e a lenta dela e ela já tinha apresentado uma melhora... ficou mais experta!! Agora coma relação nova, parace outra moto... estranhando a emlhora repentina apenas com a troca da relação, volto eu pra net para fazer minhas pesquisas... foi aí que me deparei com o motivo dessa melhora repentina (acho eu): a quantidade de dentes do pinhão da XT660 é diferente do da T660!!! Ou seja, nem tudo é igual nas duas motos!!! Baixei o catálogo de peças de ambas, e constatei que o pinhão da T660 tem 13 dentes e o da XT660 tem 15 dentes. A sensação que estou é que a relação ficou mais curta (se é que é esse o termo). Eu troco mais rápido as marchas e arranco melhor, mas tenho a impressão que perdi velocidade final... Estou achando que a moto se esforça um pouco mais para atingir a mesma velocidade depois dos 100 km/h... pode ser só impressão, mas como não passo dos 130 km/h com ela e minha velocidade de cruzeiro é 115 km/h, pra mim ficou EXCELENTE!!!
Agora, vou procurar uma corrente de melhor qualidade... vi no catálogo da XT660 que eles estão usando a DID520VM3... não achei na internet pra vender com essa codificação. Ouvi falarem muito bem de uma tal de AFAM. Por enquanto, vou usando a da VAZ mesmo, com emenda, mas depois vou troca-la.
Sempre ouvi dizer que a XT660 dava mais "soco" nas saídas que a T660... me diziam que era o mapeamento do motor... bom, agora vejo que a relação tbm faz a diferença!! Se isso for verdade, não volto mais para a relação original da T660...rsrsr... a moto está um "T" pra andar!!!
De aprendizado, ficou que nem todas as peças são idênticas para ambas!
Ainda não consegui medir o consumo porque estou esperando o próximo abastecimento, mas já deu pra perceber que com a regulagem do TPS ela já passou a beber mais e agora com a troca da relação, perdi a referência... pois acabei fazendo as duas alterações em pouco tempo, dentro do mesmo abastecimento.
Vamos ver! Postarei aqui a experiência dessas alterações!
Abaixo as especificações dos catálogos de peças:
T660:
-----
COROA 45 DENTES -> 5VK-25445-01
CORRENTE 520ZRA-112L -> 9456X-08110
PINHÃO TRANSMISSÃO (13D) -> 5VK-E7460-10
XT660:
------
COROA 45 DENTES -> 5VK-25445-01
corrente(DID520VM3)
PINHÃO TRANSMISSÃO (15D) -> 5VK-E7460-10
OBS: Embora o código do Pinhão seja o mesmo nos dois catálogos, existe a especificação de 13D e 15D para cada um deles
Abs.
Com 25.800 km rodados, a relação chegou ao fim literalmente! Já vinha escutando um barulho tipo "chuá...chuá...chuá" vindo da roda traseira... lubrificava a corrente e melhorava (mas não sumia) e uns 200 km depois voltava o barulho... a aparência tanto do pinhão como da coroa estavam, a olho nu, boas... a corrente, estava meio "dura"... bom levei no mecânico que mexe nela (da própria Yamaha, mas mexe na casa dele), botamos a moto na rampa da oficia de um amigo dele, descanço central e engatamos a 2ª marcha... batata: o barulho alternado do "chuá...chuá...chuá" estava lá... ele me mostrou que a relação estava comprometida... paramos a moto... ele girou devagar a roda traseira ao passo que empurrava a corrente de baixo para cima (em direção a balança) para ver a folga... ora tava folgada e ora apertada... incrível mas é verdade... não procurei muito a explicação para isso, mas pensando, imagino que ou a coroa ou o pinhão gastaram de maneira não uniforme, levando-os a ficar ovais e não redondos, ocasionando essa tensão alternada na corrente.
Bom, relação original eu nem me dei ao trabalho de ver o preço!!! Sei que está na casa dos R$1.400,00 pra lá... a própria Yamaha daqui de Macaé oferece a Riffel... mas como só poderiam mexer na segunda-feira (ontem) e eu não queria ficar com o problema, achei em uma lojinha perto de casa um kit de relação da XT660 2004 em diante, da VAZ... eu nunca troquei relação das minhas motos, e fiquei sem saber o que fazer!!! Como estava "barata" R$340,00, mandei colocar, pois por pior que fosse, estava melhor que a minha e pra esperar compra pela internet, poderia demorar uns 10 dias ou mais... e eu trabalho diariamente com ela... assumi o risco.
Depois, consultando bastante os fóruns, constatei que uma grande maioria das pessoas coloca pinhão e corôa da VAZ, aço 1045T... blz, pois a relação que coloquei tem essas duas peças. A corrente foi que não ouvi falar nem mal, nem bem... ela está com emenda mas veio com um elo para eliminar a emenda. Por enquanto, está com a emenda.
A moto ficou outra!!! Super silenciosa!!! E, para minha surpresa, muito mais gostosa de pilotar, com mais arrancada, motor mais liso/uniforme inclusive em baixas rotações... bom, eu já havia regulado o TPS e a lenta dela e ela já tinha apresentado uma melhora... ficou mais experta!! Agora coma relação nova, parace outra moto... estranhando a emlhora repentina apenas com a troca da relação, volto eu pra net para fazer minhas pesquisas... foi aí que me deparei com o motivo dessa melhora repentina (acho eu): a quantidade de dentes do pinhão da XT660 é diferente do da T660!!! Ou seja, nem tudo é igual nas duas motos!!! Baixei o catálogo de peças de ambas, e constatei que o pinhão da T660 tem 13 dentes e o da XT660 tem 15 dentes. A sensação que estou é que a relação ficou mais curta (se é que é esse o termo). Eu troco mais rápido as marchas e arranco melhor, mas tenho a impressão que perdi velocidade final... Estou achando que a moto se esforça um pouco mais para atingir a mesma velocidade depois dos 100 km/h... pode ser só impressão, mas como não passo dos 130 km/h com ela e minha velocidade de cruzeiro é 115 km/h, pra mim ficou EXCELENTE!!!
Agora, vou procurar uma corrente de melhor qualidade... vi no catálogo da XT660 que eles estão usando a DID520VM3... não achei na internet pra vender com essa codificação. Ouvi falarem muito bem de uma tal de AFAM. Por enquanto, vou usando a da VAZ mesmo, com emenda, mas depois vou troca-la.
Sempre ouvi dizer que a XT660 dava mais "soco" nas saídas que a T660... me diziam que era o mapeamento do motor... bom, agora vejo que a relação tbm faz a diferença!! Se isso for verdade, não volto mais para a relação original da T660...rsrsr... a moto está um "T" pra andar!!!
De aprendizado, ficou que nem todas as peças são idênticas para ambas!
Ainda não consegui medir o consumo porque estou esperando o próximo abastecimento, mas já deu pra perceber que com a regulagem do TPS ela já passou a beber mais e agora com a troca da relação, perdi a referência... pois acabei fazendo as duas alterações em pouco tempo, dentro do mesmo abastecimento.
Vamos ver! Postarei aqui a experiência dessas alterações!
Abaixo as especificações dos catálogos de peças:
T660:
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COROA 45 DENTES -> 5VK-25445-01
CORRENTE 520ZRA-112L -> 9456X-08110
PINHÃO TRANSMISSÃO (13D) -> 5VK-E7460-10
XT660:
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COROA 45 DENTES -> 5VK-25445-01
corrente(DID520VM3)
PINHÃO TRANSMISSÃO (15D) -> 5VK-E7460-10
OBS: Embora o código do Pinhão seja o mesmo nos dois catálogos, existe a especificação de 13D e 15D para cada um deles
Abs.