Troca do Kit de Relação

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Troca do Kit de Relação

Mensagem por doug01n » 04 Nov 2013, 11:42

Vou tentar, e se tiver dúvidas, dá um toque!

A relação original da Tenere é 45/13, ou seja, para cada 45 voltas do pinhão (que está ligado à caixa de machas do motor), a coroa (e consequentemente a roda) gira 13 vezes. Isso é uma ferramenta para obter maior rendimento de motores de acordo com a sua característica de torque e potência, por isso temos as marchas, para aproveitar esse torque e potência desde a saída da moto até a velocidade final da moto.

Se dividir 45 por 13, vc obterá o número 3,461..., que podemos arredondar para 3,45 sem maiores problemas e facilita o cálculo. Então a cada giro da roda, o pinhão gira 3,45 vezes. A determinação deste valor pelos engenheiros da fábrica consideram a curva de torque e testes de dinamômetro, além de área frontal e CX (coeficiente aerodinâmico) para estruturar não só esta "relação final", mas também o diâmetro e a relação interna das engrenagens de cada marcha, de moto a otimizar o desempenho da moto de acordo com a curva de torque e potência que ele tem.

Ao alterar o pinhão por um de 15 dentes, a divisão passa a ser 45/15, o que dá exatamente 3. Se dividir 3,45 (relação original) por 3 (relação alterada), vc obtém 1,15, e convertendo isso para porcentagem, te dá um aumento de 15% na relação final, o que é bastante considerando todos os fatores originais.

O velocímetro da T66, assim como na 250, possui um sensor no eixo do pinhão. Então independente de ter um pinhão ali ou não, se vc ligar a moto e acelerar, o velocímetro vai mostrar a velocidade que é presumida, considerando o pinhão, a coroa, o diâmetro da roda e o pneu originais, pois tudo isso foi calculado para a calibração e programação do velocímetro na fábrica. Se vc alterar qualquer um destes itens, vc terá uma divergência entre a distância efetivamente percorrida (erro no hodômetro) e na velocidade instânea, quando comparadas às marcadas no painel.

O que eu fiz na Te250 quando troquei o pinhão: Antes de calibrar, com a relação original, fiz uma calibragem "comparativa", e vi que para uma velocidade de 100km/h, eu estava a aproximadamente 91km/h marcando no GPS. A medição em várias velocidades me fez concluir que o painel da Te250 é calibrado para marcar mais que a velocidade efetiva em 10%. Por que? Várias respostas me vêm à cabeça: Marketing (chega a 151km/h no dinamômetro, mas na prática a 136km/h de velocidade real), segurança do usuário para evitar processos administrativos por excesso de multas (radar pega velocidade efetiva, e não do painel), entre outras.

Então dá pra alterar várias coisas que darão impacto na velocidade real da moto:

> Pinhão = < Torque, > velocidade real para um mesmo RPM do motor;
< Coroa = < Torque, > velocidade real para um mesmo RPM do motor;
> Diâmetro de roda/pneu = < Torque, > velocidade real para um mesmo RPM do motor;

Isso tudo tem influência direta no consumo de combustível, distância percorrida (o que mascara o cálculo do consumo pq mexe em uma das variáveis do cálculo), forma de pilotagem (mais ou menos mudanças de marchas, pois ficam mais curtas ou longas, dependendo da alteração), entre outras.
Administrador

LMania
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 213
Registrado em: 25 Abr 2011, 14:59
Cidade onde mora: Rio das Ostras/RJ
Contato:

Re: Troca do Kit de Relação

Mensagem por LMania » 04 Nov 2013, 12:05

Caro Doug01n:

Isso foi uma aula!!! rsrsrs ... Valeu mesmo pela explicação detalhada!!! Pelo que entendi, a minha T660 tbm marcava mais velocidade do que realmente eu estava... já tinha percebido isso e que deveria ficar na casa dos 10%, ou seja, marcava 50 mas estava a 45... tbm penso igual a vc, de que isso deve-se a um dos fatos levantados (marketing ou segurança ref. multas).

Se com o pinhão original marcava mais velocidade e dava mais voltas (3,45) e agora com o de 15 dentes está dando menos voltas (3,00), representando uma variação de 15%, isso quer dizer que eu deveria estar em velocidade 15% superior a exibida no velocímetro, ou seja, se marcar 50, estou a 65 km/h... seria isso?

Não percebo essa diferença toda hoje... já que leva-se em consideração todo o conjunto (pneu, aro, pinhão e coroa), pois meu pneu está bem gasto e como ele é um SIRAC que possue os "biscoitos" bem altos (acho que uns 2,5 cm) isso tbm influencia e acaba contra-balanceando a equação...

Não tenho um GPS que marque a velocidade... qual vc me recomendaria?

A título de curiosidade, semana passada estava a transitar por uma rodovia e emparelhei com um C4 Picasso... ele tem um painel LCD bem grande e vi que marcava a mesma velocidade que estava na T660 (62 km/h). É a minha única referência até o momento.

Pode ser que com a marcação falsa anterior (marcava mais), com o pneu gasto do jeito que está e com o incremento na dentição do pinhão, tudo isso tenha resultado em uma acurácia melhor na marcação da velocidade (pura sorte)... mas, pelo menos o que venho sentindo, é que não salta tanto aos olhos a diferença entre o exibido e o realmente percorrido, mas percebe-se!

Ficarei alerta e postarei aqui mais informação à medida em que for utilizando o conjunto.

Abração!
Marcio Motta .˙.

Atual: CB 500X Vermelha (2018)
Anteriores: Ténéré 250 Preta(2013), Ténéré 660(2012),Ténéré 250 Preta(2011), Fazer(2010) e Factor(2009)

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Troca do Kit de Relação

Mensagem por doug01n » 04 Nov 2013, 12:14

LMania escreveu: Se com o pinhão original marcava mais velocidade e dava mais voltas (3,45) e agora com o de 15 dentes está dando menos voltas (3,00), representando uma variação de 15%, isso quer dizer que eu deveria estar em velocidade 15% superior a exibida no velocímetro, ou seja, se marcar 50, estou a 65 km/h... seria isso?
É... não.
Se antes vc estava a 45km/h e marcava 50, os 15% são calculados e aplicados à velocidade real anterior: 45km/h + 13,5km/h = 51,75km/h, com o painel marcando os mesmos 50km/h.

A 100km/h no painel, isso representaria: 91km/h reais com a relação original, e 104,65km/h com a nova relação.

Como a diferença é entre uma relação e outra, só podemos considerar a velocidade do painel como uma referência.

Qual o modelo do seu celular? Se for android com GPS ou iphone, há diversos aplicativos que marcam a velocidade, até o Waze que o pessoal usa para trânsito. Basta fixar ele com segurança em um local visível e manter cada velocidade que se pretende medir por uns 10s para melhor precisão. É relativamente comum um amigo ter um celular deste, então pode pedir pra um deles, ou até mesmo a gente marca um rolê pra testes!
Administrador

Avatar do usuário
spainelt
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 235
Registrado em: 18 Dez 2012, 16:23
Cidade onde mora: Curitiba/PR

Re: Troca do Kit de Relação

Mensagem por spainelt » 04 Nov 2013, 18:33

Eu posso afirmar que ano passado perto do meio do ano fiz a substituição pela relação VAZ e só me dei mal porque de lá pra cá tive que esticar a corrente a cara 200/400 km hoje ela falta 2 marcações para acabar as possibilidades de ajuste original. Simplesmente a corrente esticou do momento que comprei até agora. A Coroa e Pinhão estão perfeitos mas a corrente um elástico. Em procura no Google, 70% dos usuários tiveram a mesma reclamação. A moto em questão era uma XTZ125, corrente com retentores da VAZ. As marcações vão de 1 há 9 no "esticador" da moto. Da troca até os dias de hoje a moto não rodou mais 6000km's :pdavida:

Terei de comprar uma corrente DID pra resolver o problema.

Atenciosamente,
LMania escreveu:Over,

Eu acabei de colocar uma relação considerada de segunda linha. Por enquanto, não tenho nada a reclamar! Pelos relatos que andei pesquisando na NET, ví muita gente falando mal tanto da corrente VAZ como da RIFFEL e inclusive da DID. Alguns relatos bem antigos, o que pode significar que os produtos melhoraram com o passar do tempo. Porém, confesso que não estou seguro, embora não tenha nada a relatar contra a VAZ, por enquanto! Se estivesse com grana sobrando iria de original mesmo. Se estivesse tranquilo financeiramente, colocaria a da AFAM que ouvi falar muito bem e está na casa dos R$900,00. mas como a coisa tá meio feia, fui de segunda linha mesmo.

Já rodei uns 500 km e nada de anormal, como barulhos, necessidade de ajustes, etc.

Encontrei relatos de corrente original da Yamaha arrebentando nas XT's 2009!!! E hoje não arrebentam mais... logo, pode ser aquela coisa do PDCA da Qualidade que tenha resultado em produtos melhores hoje em dia.

Só com o uso é que poderei formar a minha opinião a respeito da VAZ. A Riffel, o mecânico da Yamaha que mexe na minha moto na casa dele tem uma XT600E e usa dessas comprada na própria Yamaha.

preste atenção na quantidade de dentes do Pinhão, pois tem gente vendendo kit de relação dizendo que serve tanto para as XT's como para as Ténérés, mas o da T660 tem 13 dentes e o da XT tem 15 dentes... eu coloquei o da XT e estou gostando!!!

Abs.

Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: Troca do Kit de Relação

Mensagem por Hugo Falcão » 05 Nov 2013, 00:39

Na minha coloquei coroa e pinhão Riffel, de 45 e 15 dentes respectivamente.
Corrente RK 520 GXW XW-ring 116L.

Uns seis meses já e não precisei ajustar a corrente ainda!
E zéfini!!! :/

LMania
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 213
Registrado em: 25 Abr 2011, 14:59
Cidade onde mora: Rio das Ostras/RJ
Contato:

Re: Troca do Kit de Relação

Mensagem por LMania » 06 Nov 2013, 09:31

Doug01n, Tenho um Iphone... indicaria algum APP específico?

Hugo, qual a marca da sua corrente? Tem como passar os dados do site onde comprou?

A minha corrente (VAZ) atualmente com 400 km e nenhum ajuste... mas estou alerta e trocarei assim que possível.

Abs.
Marcio Motta .˙.

Atual: CB 500X Vermelha (2018)
Anteriores: Ténéré 250 Preta(2013), Ténéré 660(2012),Ténéré 250 Preta(2011), Fazer(2010) e Factor(2009)

Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: Troca do Kit de Relação

Mensagem por Hugo Falcão » 06 Nov 2013, 13:32

Márcio, tudo tranquilo?!

A corrente é a RK 520 GXW XW-ring 116L.
Como falei no post anterior, comprei o kit... que é esse aqui do link!
Kit Relação Coroa Corrente Pinhão Yamaha XTZ660 Tenere 11 a 13 RIFFEL/RK GXW

Comprei na ReMoto X, com o vendedor chamado Renato, super atencioso.
Acredito que falando com Renato você possa comprar só a corrente.

Abração! :joinha:

Avatar do usuário
spainelt
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 235
Registrado em: 18 Dez 2012, 16:23
Cidade onde mora: Curitiba/PR

Re: Troca do Kit de Relação

Mensagem por spainelt » 06 Nov 2013, 21:08

Tenta o WAZE como ele sugeriu.. mas é só pra ter uma idéia!

Abraços, :rock:
LMania escreveu:Doug01n, Tenho um Iphone... indicaria algum APP específico?

Hugo, qual a marca da sua corrente? Tem como passar os dados do site onde comprou?

A minha corrente (VAZ) atualmente com 400 km e nenhum ajuste... mas estou alerta e trocarei assim que possível.

Abs.

LMania
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 213
Registrado em: 25 Abr 2011, 14:59
Cidade onde mora: Rio das Ostras/RJ
Contato:

Re: Troca do Kit de Relação

Mensagem por LMania » 07 Nov 2013, 08:50

Pessoal,

Baixei um aplicativo pelo IPHONE que marca a velocidade em Km/h. Resultado: o velocímetro da moto está marcando 10% a mais, mesmo com o pinhão com 15 dentes.

Bom, isso foi uma primeira aferição, onde variei as velocidades de 40 a 100 km/h e mantendo uns 10s em cada faixa... a marcação na moto dava sempre 10% a mais (ou 9,8; 10,1, enfim algo próximo disso). Como não havia aferido com o pinhão anterior (original de 13 dentes) não tenho um comparativo direto, mas imagino que marcava ainda mais (uns 15% talvez). Digo isso porque quando passei da T250 para a T660, sentia que a T660 marcava mais do que realmente estava... mas nunca havia aferido. Um exemplo disso foi uma vez que eu estava a 120 km/h na rodovia e uma Fazer 250 me passou com facilidade... achei estranho... depois fui percebendo outras 250 me ultrapassando e eu marcando quase 130 km/h... não parecia normal...

Os próximos passos agora serão:

1) Vou aferir o velocímetro do carro com o aplicativo para saber se o aplicativo pode estar errado;

2) Vou contar os dentes da coroa para saber se por um acaso a coroa não possui menos dentes, o que ocasionaria uma interferência. Na caixa da relação não trazia essa informação.

3) Vou baixar o WAZE para aferir novamente a velocidade com a moto e o carro e tirar a prova de quem pode estar mais próximo do correto.

Se alguém tiver alguma sugestão a mais, poste aí que tento verificar.

Abs.
Marcio Motta .˙.

Atual: CB 500X Vermelha (2018)
Anteriores: Ténéré 250 Preta(2013), Ténéré 660(2012),Ténéré 250 Preta(2011), Fazer(2010) e Factor(2009)

Avatar do usuário
tsbega
Mestre
Mestre
Mensagens: 821
Registrado em: 22 Abr 2012, 11:06
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Contato:

Re: Troca do Kit de Relação

Mensagem por tsbega » 07 Nov 2013, 08:55

Pelo GPS minha percepção é mais ou menos esta mesmo de 10% acima no velocímetro
lembrando que isso é em qualquer moto

Pelo que andei lendo, atualmente só marcas voltadas pra competição é que marcam velocidade real, tipo ktm, ducati etc

Mas eu particularmente não confio em nenhum destes tipos de aplicativos/dispositivos que precisam de comunicação por satélite pra aferir velocidade
São Paulo, SP
http://fb.com/tiago.bega" onclick="window.open(this.href);return false; me add e se apresente ;)
Yamaha XT660Z Ténéré

Responder