TÉNÉRÉ 660 - IMPRESSÕES

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
K-pot
Mestre
Mestre
Mensagens: 838
Registrado em: 02 Mai 2013, 10:29
Cidade onde mora: Viçosa/MG

Re: TÉNÉRÉ 660 - IMPRESSÕES

Mensagem por K-pot » 09 Set 2014, 08:45

Luiz Koudela escreveu:
eduardo escreveu:será que o banco da te66 encaixa na te 250??
Não são diferentes...
faltou a virgula Luiz... (longe de mim, querer ensinar portugues, mas nao esclareu ao amigo) :gargalhada:
sao bancos de tamanhos e formatos diferentes. nao servem um na outra moto
CRF 250 L 2013
CB 500X 2023

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: TÉNÉRÉ 660 - IMPRESSÕES

Mensagem por Luiz Koudela » 09 Set 2014, 17:07

K-pot escreveu:
Luiz Koudela escreveu:
eduardo escreveu:será que o banco da te66 encaixa na te 250??
Não são diferentes...
faltou a virgula Luiz... (longe de mim, querer ensinar portugues, mas nao esclareu ao amigo) :gargalhada:
sao bancos de tamanhos e formatos diferentes. nao servem um na outra moto
Kkkkkkk entendi!!! Não, são diferentes! Valeuw k-pot
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

batata.jfc
Visitante
Visitante

TÉNÉRÉ 660 - IMPRESSÕES

Mensagem por batata.jfc » 01 Out 2014, 22:26

Boa noite pessoal.
Sou recente aqui.
Dia 1/08 realizei muito inha vontade de ter novamente uma moto yamaha, já tinha comprado uma DT faz muito tempo e fui bem feliz com ela.
Então coprei minha te 66.
Primeiros dias com medo de desossar a bichona, até pegar bem a habilidade.
Agora já to liso e faceiro.
Moto estavel, leve, esperta, ágil, confortável e com consumo dentro do esperado.
Tá com 12 mil km (peguei usada com 9 já), te q trocar pneu e pastilhas traseiras.
O que não gosto, aquelas falhas repentinas e se motivo, n percebi um padrão nelas ainda fora baixa aceleração algumas vezes, a motoca siplesmente apaga.
Os piscas quebraram mas mesmo com a moto fora da garantia a concessionaria trocou todos, quebrados ou n, eles tiraram e disseram q eram todos de uma remessa ruim, e trocaram por todos novos, tem uma letra "A" na base pra identificar eles, os bons.
O que não gosto, a porcaria do painel, é lindo, bem posicionado, as mentiroso, vou colocar pneu 140 pra ver se resolve parte do erro, pois isso me irrita, além de que o ponteiro do conta-giros e o velocimetro descem muito lentamente, tem vezes que eu paro a moto e o velocimetro n ta zero ainda, pra reduzir e radar e incomoda muito. Já o conta giros vc deesliga a moto e ele n cai instantaneamente. O odometro parcial só serve pra marcar combustível já q n passa de 999,9km, n dá ne pra marcar troca de óleo, ou total de uma viajem, e no manual diz q o relógio fica ligado direto só q não.
No mais to feliz tipo pinto na merda. kkkkkkkk
n sei mais o q é andar lutando com vento ou rezando pra ultrapassar na estrada.
To realizado por um bom tempo.
O treco faz curva arregaçando.

Abraços.

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: TÉNÉRÉ 660 - IMPRESSÕES

Mensagem por Luiz Koudela » 01 Out 2014, 22:54

Parabéns!!! Com relação as falhas, eu não tenho mais esses problemas... Foi feita limpeza no sistema, iridium e k&n... Mas recentemente abastecimento num posto e fez com q voltasse essa pane! Pra quem mora em rio das ostras... Fujam do shell.âncora!!! Três x seguidas a moto estancou tentando sair! Pedi na hora o teste, o cara, falou, falou e não fez o teste de densidade! Ahhh falei pra karalho!!!

Luiz Koudela
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: TÉNÉRÉ 660 - IMPRESSÕES

Mensagem por barraforte » 13 Mai 2016, 03:50

FMM em 2013 e eu aqui em 2016...
http://i53.servimg.com/u/f53/12/83/08/89/padeou10.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Bom, saí de uma XTZ250 2012 para a ZT660Z também 2012.

Muita pesquisa e leitura de diversos aspectos...
O que me cativou foi a característica do motor, resposta de torque e potência bem linear e tranquilo, mas com bastante firmeza. O visual bem protótipo de rally, suspensão dianteira com regulagem de pré-carga e traseira a gás.
Uma coisa que gostei bastante foi da altura dela, tanto do banco em relação ao solo, quanto do banco em relação as pedaleiras. Por exemplo, a 650GS tem a distância entre o banco e a pedaleira pequeno, o que me deixou um pouco desconfortável.

O hodômetro parcial dela que não passa dos 1000km é um ponto negativo. Mas geralmente uso para gasolina, controlo óleo por anotações em caderneta.

Notei que o câmbio e a relação de cada marcha, faz você não ser preguiçoso. Tem que trocar bastante de marcha para se adequar melhor a cada situação. Muitos pensam ao contrário por ela ter bastante torque, não é necessário trocar de marcha, e andam igual taxista, forçando em 5º marcha em baixo RPM.
E é um câmbio bem mais preciso que o da 250, é bruto, não é uma manteiga, mas não encavala para achar o neutro, ou para reduzir marchas.

A sensação de montar na moto, é igual a montar em um cavalo, tanto que posso dizer que o prazer de pilotar a moto é uma equitação. :crazy: :risadona: :risadona:

Não sei ao certo o motivo, mas depois que andei com a Ténéré 660, passei a viajar mais tranquilo do que com a 250 com relação a velocidade, o motor não me instiga a acelerar, ao contrário do 650 da Kawasaki, que é impossível rodar sem querer acelerar cada vez mais.
Com a 250 buscava sempre os 130km/h que ela não conseguia manter. Já com a 660Z, mantenho os 120/130km/h e não sinto vontade de andar a mais que isso. Com a 250 a vontade era sempre de andar mais que 130km/h.
Com essa "tranquilidade" tenho feito 24km/l em uma média geral, variando de 21 até 27. :shock: :shock:

No geral, mantenho o giro sempre acima de 3mil RPM, e faço a troca por volta dos 4,5.
Na estrada, em 5º marcha (na minha moto) mantendo 4mil RPM, ela está por volta de 120km/h. E sinto que há uma vibração chata por volta dos 4200, por isso, acabo andando nos 130km/h por volta de 4500.
Para rodar em estradas mão simples por volta dos 80-90km/h, mantenho perto dos 3mil RPM em 5º, e dependendo da situação, 4500 em 4º, e assim o motor fica confortável de rodar. (Respeitando as características de um monocilíndrico)

A moto consegue empurrar até 180km/h (7mil RPM) com segurança na pilotagem, e acima disso fica em razão das condições gerais de pista, piloto, vento, temperatura, pneu, crença... :ohhhhh:

A suspensão, eu deixei todas as pré-cargas no minimo (60kg), e sinto que em curvas de média-alta por volta dos 150km/h a frente fica instável. :mrgreen: Preciso variar um pouco as regulagens de suspensão, mas a traseira me decepcionou um pouco nestas condições, e em terra, a roda não mantém contato sempre com o solo irregular. Mas a moto é comparável a um Landau/Galaxie. Extremamente confortável. :joinha: :joinha:

Com garupa ou carga, a traseira não abaixa tanto quanto a 250, que te força a regular o farol para o mínimo. Aliás, genial a 660Z vir com regulagem do farol sem necessidade de ferramentas. :joinha: :joinha:
E o poder de iluminação entre a 660Z e a 250 são equiparáveis. O baixo é tão bom quanto, e o alto da 250 talvez um pouco mais eficiente, o da 660Z é ligeiramente mais focado. Aliás, ponto forte para ambas, dá muita segurança rodar a noite.

O banco dela é superior ao da 250, mas ainda tem as características de um banco de enduro. Bastante agilidade em detrimento do conforto extremo. Dá pra fazer 200km com paradas regulares sem ficar moído.
E por ter um guidão bem largo, o posicionamento da pilotagem fica bem confortável.

O marcador de combustível com relação a reserva é mais "preciso" que o da 250. O primeiro traço apaga com uns 150km enquanto na 250 apagava com 100km. Geralmente nessas condições, está fazendo uma boa média. E ao contrário da 250, a reserva de aproximadamente 5l te dá uma autonomia suficiente, e não exagerada como na 250.

Os pneus originais Tourance EXP são muito bons. Achei melhores que os Scorpion da 250 guardada as devidas proporções.
Na minha moto, sinto - andando em linha reta na cidade - a traseira um pouco boba, acredito que seja pela deformação dos gomos do pneu, mas não é nada que interfira na pilotagem.

O poderoso freio dianteiro dela é forte e progressivo. Muito bem equilibrado e pode ser usado tranquilamente na terra ou na chuva sem sustos. (Troquei os fluídos originais para DOT 5.1 da Varga)

Comprei a moto sabendo das características dela, então nem me importei com as laterais que trincam e com as setas que quebram, apesar de estar tudo perfeito. Talvez fosse ficar preocupado com isso se tivesse pago o preço dela 0km.

O filtro original foi substituído pelo Moldspuma modelo Off-Road em seguida, assim como a vela pela Iridium.

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
Dust
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1180
Registrado em: 02 Fev 2013, 16:34
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: TÉNÉRÉ 660 - IMPRESSÕES

Mensagem por Dust » 14 Mai 2016, 12:37

Eita, isso sim é um relato de impressões da moto. Show de bola.

Também tenho essa análise quanto a carenagens quebrando, setas... é um defeito tosco que a yamaha BR empurra e não se dá ao trabalho, mas com o qual eu aceitaria conviver. O que me fez desistir dessa moto foram os problemas de óleo, o qual dizem ter sido solucionados com medidas à parte da montadora, mas que não me convenceram ainda da eficácia.

Morando na capital RJ não anima ter uma moto desse naipe, mas se eu fosse morar em um lugar mais civilizado, voltaria a pensar nessa máquina e me submeter à possibilidade de problemas que a yamaha não corrige, tentando corrigir paralelamente.
Meu site: ||||||||||||| http://www.dustadventure.com |||||||||||||
Ténéré 250 2013

Não compre peças de origem duvidosa. Não deixe seus amigos comprarem peça de origem duvidosa. O que se planta é o que se colhe, não seja mané.

Leo Pierre
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 20 Fev 2015, 14:52
Cidade onde mora: Piracicaba/SP

Re: TÉNÉRÉ 660 - IMPRESSÕES

Mensagem por Leo Pierre » 15 Mai 2016, 09:24

Cheguei terça feira da Canastra com 1100km acumulado e 300km off e agora posso dar minha opinião! Macia na estrada (com Pedrinho no forevis) e um trator no off...alguns contratempos como uma pedra no caminho que pegou na pedaleira do freio e entortou tudo que quase quebrei o pé. A placa quebrou só no último dia de tanta socação na buraqueira. Moto pesada mas com tocada off perfeita. Serra Branca, para quem conhece, foi o maior desafio, a patroa teve que descer da garupa duas vezes e o trator querendo empinar de tão inclinado. Na descida a frente alta ajuda muito a passar pelos buracos com ajuda da roda 21. Passei por rios com água até o banco que quase afogou e do outro lado 100%. Freios show, coloquei um mitas e07 pra viagem e na terra foi muito bem, freiando e derrapando na hora certa, faz esquecer o metzeler. Enfim, comparo com a falcon que era minha moto anterior, TE660 É PERFEITA, mesmo com seus defeitos ;-)

Avatar do usuário
MARIATH
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 198
Registrado em: 06 Nov 2015, 17:25
Cidade onde mora: São Lourenço/MG

Re: TÉNÉRÉ 660 - IMPRESSÕES

Mensagem por MARIATH » 16 Mai 2016, 19:28

O barraforte...essa vela de iridium na antiga Lander, não adiantou nada, muito pelo contrário bebia mais, achei pura enganação, talvez só durabilidade mesmo.
A minha tá com 4000km, será que melhora o consumo na Té? A minha ainda não faz mais de 20,5 km/l nem empurrada!

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: TÉNÉRÉ 660 - IMPRESSÕES

Mensagem por barraforte » 16 Mai 2016, 20:39

Enganação é quem vende iridium prometendo mais potência.

Do tipo que com K&N e Iridium a moto vai andar mais.

Não adianta só trocar a vela, precisa ajustar a abertura da vela conforme recomenda o manual. (0,7 - 0,8).
E além disso, bobina, cabo e cachimbo precisa estar em boas condições.
(Sei que a sua Té é nova, mas não sei a condição dos colegas que vão ler)

O consumo, sem entrar no mérito do tipo de pilotagem, o que interfere geralmente é:
Calibragem
Gasolina
Vela regulada e em boas condições.
Corpo de injeção limpo
Marcha lenta bem regulada
Filtro de ar em ordem
Relação bem lubrificada.

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
MARIATH
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 198
Registrado em: 06 Nov 2015, 17:25
Cidade onde mora: São Lourenço/MG

Re: TÉNÉRÉ 660 - IMPRESSÕES

Mensagem por MARIATH » 16 Mai 2016, 20:42

barraforte escreveu:Enganação é quem vende iridium prometendo mais potência.

Do tipo que com K&N e Iridium a moto vai andar mais.

Não adianta só trocar a vela, precisa ajustar a abertura da vela conforme recomenda o manual. (0,7 - 0,8).
E além disso, bobina, cabo e cachimbo precisa estar em boas condições.
(Sei que a sua Té é nova, mas não sei a condição dos colegas que vão ler)

O consumo, sem entrar no mérito do tipo de pilotagem, o que interfere geralmente é:
Calibragem
Gasolina
Vela regulada e em boas condições.
Corpo de injeção limpo
Marcha lenta bem regulada
Filtro de ar em ordem
Relação bem lubrific
ada.

ABS
Falou tudo, agradeço suas observações que são a medida do bom senso. Parabéns :ohhhhh:

Responder