Arrefecimento x consumo alto

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
Italo_B
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 27 Abr 2018, 14:39
Cidade onde mora: Manaus - AM

Arrefecimento x consumo alto

Mensagem por Italo_B » 15 Ago 2018, 20:41

Boa noite

Comprei uma T66 usada, 39.000Km. Rodei um pouco pra identificar os problemas e levei pra fazer uma revisão completa, de 40.000Km.
Um dos problemas era consumo alto (faz em média 18.5Km/l), já vi aqui no fórum dizerem que a T66 faz por volta de 22Km/l.
Na revisão o mecânico disse que o líquido de arrefecimento está vencido, que provavelmente nunca foi trocado. Assim, a moto roda mais aquecida e por isso o consumo aumenta.

Sabem se procede essa informação? Já viram isso alguma vez?

Valeu!

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Arrefecimento x consumo alto

Mensagem por Diney » 16 Ago 2018, 13:27

Nada a ver,

O consumo vai estar relacionado a regulagens na moto como por exemplo vela, abertura de vela, filtro de ar limpo, tipo de gasolina, .

A minha faz sim 22 por litro mas isto e na estrada rodando a 120~130 constante.

Na cidade faz 18 mesmo no transito de SP.

Na revisao verifique o que foi feito e se foi feito mesmo, por exemplo limpeza no corpo de injecao, troca do filtro de ar, troca e regulagem da vela, e claro a troca do liquido de arrefecimento.

Abs
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

Italo_B
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 27 Abr 2018, 14:39
Cidade onde mora: Manaus - AM

Re: Arrefecimento x consumo alto

Mensagem por Italo_B » 17 Set 2018, 21:40

Bom, a moto voltou.

Realmente a revisão fez muita diferença. Ela ficou muito mais macia, parece outra moto.

Mas em relação ao consumo, nada mudou. Até aumentou num trecho que fiz em estrada. Mas eu estava com garupa e bagagem. E quanto a temperatura, parece que está esquentando mais. A perna parece que ta assando do lado do motor. O protetor de carenagem fica quente pra caramba, mal da pra encostar nele. É normal isso?

Imagino que o consumo mais alto deve ser pela minha tocada mesmo. Quando eu pilotava a Fazer 250cc ela bebia um pouco a mais que a média também. Vou tentar mudar isso.

Valeu!

Avatar do usuário
Hélder
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 02 Out 2018, 09:34
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Arrefecimento x consumo alto

Mensagem por Hélder » 18 Out 2018, 19:13

Italo, bom dia!
Sou novo no Fórum e animei a entrar exatamente para estudar estes problemas. Portanto vamos trocar figurinhas, rs. Tinha uma Teneré 250 e viajei muito com ela e sem problemas. Como meus companheiros de viajem em sua maioria têm BMW, então resolvi melhorar um pouco e comprei a Teneré 660 2012 a 2 anos com 33.000 km rodados. Aí comecei a ter vários problemas que posso relatar futuramente. Mas com relação ao aquecimento é isso mesmo, ela esquenta e muito. Acho que não é uma moto para se andar no trânsito a baixa velocidade. Só me sinto confortável na estrada quando a velocidade é mais elevada. ´Não corro muito mas por exemplo entre 90 e 110 km/h é uma moto muito boa para se pilotar. Me sinto muito seguro nela. Além de macia ela tem muita estabilidade e boa de manobra. Quando ando no trânsito do Rio de Janeiro com calça jeans, às vezes sinto queimar a perna. Portanto o ideal é pilotar com a roupa própria mas, sei que isso é quase inviável no dia a dia. Já tive que trocar o chicote de distribuição por excesso de calor, ele ficou com os terminais torrados. Quando surgiu o problema tive que rebocar a moto. Sorte que estava na Rio – Juiz de Fora e o socorro chegou rápido. Na época em Juiz de Fora trocaram por um paralelo que custou R$150,00. Me falaram que o original é mais de R$ 1.000,00. Outra coisa que ocorreu comigo foi que começou a vazar o líquido de arrefecimento do reservatório. Ele simplesmente rachou. Acredito que por ele estar muito próximo ao motor com o tempo ele vai ressecando devido a alta temperatura e acaba rachando. Me custou R$350,00 só o reservatório.
Quanto ao consumo estou sempre de olho. Sempre encho o tanque e zero o hodômetro. Mas acho que isso depende muito da tocada e da gasolina. Em minhas anotações o menor consumo foi de 19,7 km/l variando até próximo de 22 km/l. E o mais engraçado é que não vejo muita diferença entre andar na cidade ou na estrada. O consumo está sempre próximo da casa dos 20 km/l.
Teneré 660 (atual)
Teneré 250
Lander 250
XR 200R
DT 200R

Italo_B
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 27 Abr 2018, 14:39
Cidade onde mora: Manaus - AM

Re: Arrefecimento x consumo alto

Mensagem por Italo_B » 19 Out 2018, 16:28

Fala Hélder, boa tarde.

Mexendo na moto eu acabei encontrando algo que me deu nova suspeita. Os freios estão prendendo as rodas constantemente. é pouca coisa, mas quando coloco no descanso central a roda dianteira não gira livremente, sendo segurada pelas pastilhas de freio.
Já a roda traseira está empenada e o disco de freio também, tanto que a pinça fica "sambando" conforme o disco gira.
Talvez isso esteja causando o consumo excessivo da moto. Vou tentar resolver e ver se melhora. Só não sei o que fazer pra consertar ainda.

Avatar do usuário
Kariyel Jr
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 10 Dez 2018, 12:20
Cidade onde mora: Sobradinho DF

Re: Arrefecimento x consumo alto

Mensagem por Kariyel Jr » 17 Jan 2019, 16:09

Hélder escreveu:Italo, bom dia!
Sou novo no Fórum e animei a entrar exatamente para estudar estes problemas. Portanto vamos trocar figurinhas, rs. Tinha uma Teneré 250 e viajei muito com ela e sem problemas. Como meus companheiros de viajem em sua maioria têm BMW, então resolvi melhorar um pouco e comprei a Teneré 660 2012 a 2 anos com 33.000 km rodados. Aí comecei a ter vários problemas que posso relatar futuramente. Mas com relação ao aquecimento é isso mesmo, ela esquenta e muito. Acho que não é uma moto para se andar no trânsito a baixa velocidade. Só me sinto confortável na estrada quando a velocidade é mais elevada. ´Não corro muito mas por exemplo entre 90 e 110 km/h é uma moto muito boa para se pilotar. Me sinto muito seguro nela. Além de macia ela tem muita estabilidade e boa de manobra. Quando ando no trânsito do Rio de Janeiro com calça jeans, às vezes sinto queimar a perna. Portanto o ideal é pilotar com a roupa própria mas, sei que isso é quase inviável no dia a dia. Já tive que trocar o chicote de distribuição por excesso de calor, ele ficou com os terminais torrados. Quando surgiu o problema tive que rebocar a moto. Sorte que estava na Rio – Juiz de Fora e o socorro chegou rápido. Na época em Juiz de Fora trocaram por um paralelo que custou R$150,00. Me falaram que o original é mais de R$ 1.000,00. Outra coisa que ocorreu comigo foi que começou a vazar o líquido de arrefecimento do reservatório. Ele simplesmente rachou. Acredito que por ele estar muito próximo ao motor com o tempo ele vai ressecando devido a alta temperatura e acaba rachando. Me custou R$350,00 só o reservatório.
Quanto ao consumo estou sempre de olho. Sempre encho o tanque e zero o hodômetro. Mas acho que isso depende muito da tocada e da gasolina. Em minhas anotações o menor consumo foi de 19,7 km/l variando até próximo de 22 km/l. E o mais engraçado é que não vejo muita diferença entre andar na cidade ou na estrada. O consumo está sempre próximo da casa dos 20 km/l.

E eu sonhando em pular da T250 pra uma T66 e depois de ler isso desanimou geral, pois pelo que vi não é uma moto que seja confiável, pois quebra uma coisa aqui e outra ali, derrete uma coisa aqui e outra ali kkk acho que vou pular mesmo para a Tiger 800 mesmo sendo com manutenção mais cara e consumo um pouco mais alto, mas pra quem consegue bancar uma TR4 no dia dia isso não vai ser problema!!! kkk

Obrigado pelas dicas!!!
Imagem

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: Arrefecimento x consumo alto

Mensagem por lunga » 17 Jan 2019, 16:11

tenho uma tenere 660. semana passada.. 100km de terra/areia.... a unica coisa que deu problema ate agora.. foi a lateral que fica presa no tanque q rachou de um lado. de reto, nada a reclamar.
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

Avatar do usuário
Forte
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Abr 2016, 13:40
Cidade onde mora: Ponta Grossa/PR
Contato:

Re: Arrefecimento x consumo alto

Mensagem por Forte » 19 Jun 2019, 10:46

lunga escreveu:tenho uma tenere 660. semana passada.. 100km de terra/areia.... a unica coisa que deu problema ate agora.. foi a lateral que fica presa no tanque q rachou de um lado. de reto, nada a reclamar.
Normal da tenere essa lateral trincar. e o pisca tbm pode quebra. mas no resto a moto eh um trator. estou na segunda e vale a pena!
Tenere 660z- 2014

XT 600E - 2004
XRE 300 -2012
Tenere 660z - 2012
Falcon 400 - 2007
BMW G650 Gs - 2014
XRE 300 - 2012
CG 150 Fan - 2009
Biz 125 - 2006


"Por uma vida todo sacrifício é dever"
Bombeiros Paraná

Avatar do usuário
Kariyel Jr
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 10 Dez 2018, 12:20
Cidade onde mora: Sobradinho DF

Re: Arrefecimento x consumo alto

Mensagem por Kariyel Jr » 18 Fev 2020, 14:40

Lendo um comentário que fiz em DEZ/2018, na época com uma T250, mas pouco tempo depois acabei comprando mesmo a T66, nunca tive problema algum com a minha, mas esquenta muito, normal da moto, ela é somente manutenção de rotina mesmo, agora depois de 15 mil KM que vim trocar algumas coisas nela como pneus e relação, fora isso fois somente troca de óleo, tenho uma 15/16, peguei com 31 mil km e hj já vai nos 49500km sem nenhum problema na moto e não penso em vender ela, foi um casamento, penso em comprar duas HD 883 para poder rodar com a esposa nos fins de semana e nos rolês pro interior, já que durante a semana a T66 me serve pra tudo. Falando no consumo, a minha está fazendo 18 a 22km/l tanto na estrada quando na cidade!!!
Imagem

Responder