Página 1 de 1

Trocar minha munha cbr 250 pela tenere 250.

Enviado: 07 Mar 2019, 21:35
por Marco Aurélio
Fala rapaziada, boa noite, sou novo aqui, estou com uma dúvida, tenho uma cbr 250r e estou querendo trocar por uma moto maior, como a tenere, pesquisei os prós e contras dela, gostei, mas venho até aqui, o oráculo saber se vale a pena trocar a minha moto por uma tenere, gosto dos dois estilos, mas venho saber se vale a pena trocar.
Desde já, agradeço.

Re: Trocar minha munha cbr 250 pela tenere 250.

Enviado: 08 Mar 2019, 13:41
por claudiorsp
Se quer trocar, troca.
Acho que aqui todo mundo vai te falar pra trocar, pois a troca é de uma 250 pra outra (além de ser honda x yamaha).

Re: Trocar minha munha cbr 250 pela tenere 250.

Enviado: 09 Mar 2019, 21:58
por jadersonfavarini
Marco, embora ambas sejam 250cc, são propostas bem diferentes e é interessante você fazer um test drive em uma Tenere 250 para ver se ira gostar da forma de pilotar.

Em suas categorias, cada uma é excelente para o proposito. A CBR 250R no asfalto e a Tenere 250 na estrada de chão.

--- No asfalto: CBR é superior.
- A CBR anda bem mais que a Tenere (tanto em aceleração quanto em velocidade final);
- A CBR é mais fácil de pilotar devido ser uma moto baixa e carenada (ela corta o vento). A aerodinâmica da Tenere é praticamente a mesma de um pastel :lol: ;
- A CBR freia muito mais que a Tenere e não perde estabilidade em uma frenagem forte. A tenere "mergulha" a frente nessas situações e a roda traseira perde aderência;
- A CBR possui mais estabilidade devido ser uma moto baixa e carenada. A Tenere é alta e não possui uma boa aerodinâmica, acaba ficando um pouco instável acima de 100 km/h e quando ocorre ventos laterais.

--- Na estrada de chão: Tenere é praticamente o inverso do asfalto em relação a CBR.
- Na estrada de chão são raras as situações que se pode andar a 100km/h com segurança. Onde a CBR anda a 20km/h (devido os pneus e as suspenções), a Tenere anda a 60~90km/h sem problemas.
- Na estrada de chão a tenere é muito mais fácil de pilotar que a CBR. Como nessas situações a aerodinâmica não importa muito, a Tenere supera devido o curso de amortecedor e os pneus, que mantem a motocicleta estável na buraqueira e com tração.
- Como na estrada de chão se usa muito o freio motor e o freio traseiro, a Tenere acaba sendo superior na frenagem, devido os pneus e os amortecedores. Claro que se usa o freio dianteiro, mas com muito menos força e com mais cautela que no asfalto.
- A estabilidade da tenere na estrada de chão é muito boa devido o curso de amortecedores e por possuir o sistema de link. Os amortecedores absorvem os impactos e manter a tração.

--- No Off-Road: Tenere é superior
- CBR não faz off-road. Ela não possui altura do solo, nem tração para andar fora da estrada.
- Tenere passa riachos, passa cascalho, sobe barranco e etc. Só não sobe parede, falta motor, para isso tem a XT660Z :ohhhhh: .
- Nesse canal no Youtube tem uns exemplos de onde a Tenere250 anda: https://www.youtube.com/watch?v=O0_eI6upOkk


"Então Jaderson, você disse um monte de coisas, mas não respondeu a pergunta..."

Se vale trocar a CBR 250R por uma Tenere 250, vai depender do seu proposito com a motocicleta. Vai andar no asfalto e quer trocar velocidade por conforto, vai de Tenere (velocidade de cruzeiro é 100km/h). Se quer esportividade, fique na CBR.

A Tenere250 não é a mais rápida e nem a mais fácil de pilotar, porém ela vai ter levar até o seu destino, em qualquer lugar, independente da estrada. :joinha:

Re: Trocar minha munha cbr 250 pela tenere 250.

Enviado: 16 Abr 2019, 13:15
por Marco Aurélio
Muito obrigado pela resposta e por toda avaliação, mas me decidi e prefiro o conforto e estrada do que a velocidade.

Re: Trocar minha munha cbr 250 pela tenere 250.

Enviado: 16 Abr 2019, 14:43
por Davrison
A razão deve contar muito na hora da compra/troca,mas um pouco de emoção também deve ser adicionado a receita. Meu uso é 100%, dá pra contar nos dedos de uma mão as vezes que peguei estrada de terra com ela. desses 100, 80% é estrada, logo, a moto ideal pra mim seria uma naked ou street, mas eu uso uma teneré e sinto exatamente o que o amigo disse acima. O vento de tira da linha fácil, estabilidade na curva é meio precária, a frente falta bater no chão quando freia forte, mas a moto me dá um puta tesão. Mesmo depois de 5 ano com ela quando a estaciono olho pra trás e vejo ela e é como paixão a primeira vista.

Então, entre as duas, saiba qual te dá mais prazer, seja em pilotar ou só de olhar mesmo.