Marco, embora ambas sejam 250cc, são propostas bem diferentes e é interessante você fazer um test drive em uma Tenere 250 para ver se ira gostar da forma de pilotar.
Em suas categorias, cada uma é excelente para o proposito. A CBR 250R no asfalto e a Tenere 250 na estrada de chão.
--- No asfalto: CBR é superior.
- A CBR anda bem mais que a Tenere (tanto em aceleração quanto em velocidade final);
- A CBR é mais fácil de pilotar devido ser uma moto baixa e carenada (ela corta o vento). A aerodinâmica da Tenere é praticamente a mesma de um pastel
;
- A CBR freia muito mais que a Tenere e não perde estabilidade em uma frenagem forte. A tenere "mergulha" a frente nessas situações e a roda traseira perde aderência;
- A CBR possui mais estabilidade devido ser uma moto baixa e carenada. A Tenere é alta e não possui uma boa aerodinâmica, acaba ficando um pouco instável acima de 100 km/h e quando ocorre ventos laterais.
--- Na estrada de chão: Tenere é praticamente o inverso do asfalto em relação a CBR.
- Na estrada de chão são raras as situações que se pode andar a 100km/h com segurança. Onde a CBR anda a 20km/h (devido os pneus e as suspenções), a Tenere anda a 60~90km/h sem problemas.
- Na estrada de chão a tenere é muito mais fácil de pilotar que a CBR. Como nessas situações a aerodinâmica não importa muito, a Tenere supera devido o curso de amortecedor e os pneus, que mantem a motocicleta estável na buraqueira e com tração.
- Como na estrada de chão se usa muito o freio motor e o freio traseiro, a Tenere acaba sendo superior na frenagem, devido os pneus e os amortecedores. Claro que se usa o freio dianteiro, mas com muito menos força e com mais cautela que no asfalto.
- A estabilidade da tenere na estrada de chão é muito boa devido o curso de amortecedores e por possuir o sistema de link. Os amortecedores absorvem os impactos e manter a tração.
--- No Off-Road: Tenere é superior
- CBR não faz off-road. Ela não possui altura do solo, nem tração para andar fora da estrada.
- Tenere passa riachos, passa cascalho, sobe barranco e etc. Só não sobe parede, falta motor, para isso tem a XT660Z
.
- Nesse canal no Youtube tem uns exemplos de onde a Tenere250 anda:
https://www.youtube.com/watch?v=O0_eI6upOkk
"Então Jaderson, você disse um monte de coisas, mas não respondeu a pergunta..."
Se vale trocar a CBR 250R por uma Tenere 250, vai depender do seu proposito com a motocicleta. Vai andar no asfalto e quer trocar velocidade por conforto, vai de Tenere (velocidade de cruzeiro é 100km/h). Se quer esportividade, fique na CBR.
A Tenere250 não é a mais rápida e nem a mais fácil de pilotar, porém ela vai ter levar até o seu destino, em qualquer lugar, independente da estrada.