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MensagemEnviado: 22 Nov 2018, 15:02 
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Registrado em: 23 Out 2018, 22:03
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Cidade onde mora: Cabo Frio / RJ
Boa tarde, ando pesquisando muito sobre a Ténéré e certo dia em um canal do YouTube o motoca preferiu pegar uma Fazer a uma Ténéré, pois a Ténéré gasta o pneu traseiro muito rapidamente por ter aqueles caroços típicos de pneus de moto trail, minhas dúvidas são;
1: É verdade essa afirmação?
2: É possível trocar o pneu para um tipo street, já que no meu caso o uso é exclusivamente urbano?

Desde já agradeço pela atenção!


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MensagemEnviado: 23 Nov 2018, 07:08 
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Cidade onde mora: Campinas/SP
Na minha singela opinião, depende do que você considera "rápido". Todos os pneus traseiros da minha passaram muito mais dos 10 mil km.
Desgaste de pneu depende de muitas variáveis. Por exemplo eu, 80% do meu uso é em estrada, ou seja, meu pneu vai durar muito mais do que o seu, mesmo sendo da mesma marca, tipo e etc. Na cidade você freia, acelera, vira o tempo todo enquanto que na estrada coloca a 5a marcha e vai embora. Isso impacta bastante no atrito. Já conheci dono de Fazer que teve que trocar o pneu com 8 mil km e já estava no arame.

Existem pneus mais voltados para o off-road e os de uso misto e os street. Realmente, quanto mais off for mais rápido desgastam, mas, não por causa dos cravos, mas sim, por que a borracha tem uma composição diferente (mais mole) do que os de uso misto ou street. É preciso avaliar qual tipo de pneu a moto do vídeo estava usando. Os que uso na minha são mistos, mas mais voltado para o uso on road. Eles até encaram uma terrinha mas nada de trilha hard. Para isso precisa daqueles pneus "biscoitão" que, por outro lado, se forem usados no asfalto, além de ser inseguro, desgastam muito mais rápido.

Acredito que não seja possível trocar o pneu por um do tipo street por causa da medidas das rodas que são diferentes nas duas motos. A menos que você troque as rodas e deixe ela no estrilo motard, mas eu, particularmente, acho feio.

espero ter ajudado

_________________
"Não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa


Tenere 250 2011 Preta
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MensagemEnviado: 23 Nov 2018, 10:28 
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Cidade onde mora: São Paulo / SP
Tem pneus com sulcos mais e menos pronunciados. Por exemplo, os sulcos de um metzeler sahara 3 são bem mais pronunciados que um tourance. E, previsivelmente, o tourance dura bem mais que o sahara. Escolhe um com sulcos menores e pronto.

Agora se o foco for diminuir o preço do pneu por km rodado, tenho impressão que um "cinborg parrudo" será imbatível. Mas nunca usei ele; não sei como é na chuva etc. Mas acho que tem um tópico aqui sobre ele.


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MensagemEnviado: 23 Nov 2018, 13:00 
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Registrado em: 15 Jun 2016, 14:49
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Cidade onde mora: Goiânia/GO
Davrison escreveu:
Na minha singela opinião, depende do que você considera "rápido". Todos os pneus traseiros da minha passaram muito mais dos 10 mil km.
Desgaste de pneu depende de muitas variáveis. Por exemplo eu, 80% do meu uso é em estrada, ou seja, meu pneu vai durar muito mais do que o seu, mesmo sendo da mesma marca, tipo e etc. Na cidade você freia, acelera, vira o tempo todo enquanto que na estrada coloca a 5a marcha e vai embora. Isso impacta bastante no atrito. Já conheci dono de Fazer que teve que trocar o pneu com 8 mil km e já estava no arame.

Existem pneus mais voltados para o off-road e os de uso misto e os street. Realmente, quanto mais off for mais rápido desgastam, mas, não por causa dos cravos, mas sim, por que a borracha tem uma composição diferente (mais mole) do que os de uso misto ou street. É preciso avaliar qual tipo de pneu a moto do vídeo estava usando. Os que uso na minha são mistos, mas mais voltado para o uso on road. Eles até encaram uma terrinha mas nada de trilha hard. Para isso precisa daqueles pneus "biscoitão" que, por outro lado, se forem usados no asfalto, além de ser inseguro, desgastam muito mais rápido.

Acredito que não seja possível trocar o pneu por um do tipo street por causa da medidas das rodas que são diferentes nas duas motos. A menos que você troque as rodas e deixe ela no estrilo motard, mas eu, particularmente, acho feio.

espero ter ajudado


Eu discordo quando diz que em estrada se gasta menos pneu. Na estrada ele esquenta com mais facilidade e mantém tração constante, já na cidade não há espaço para esquentar e as frenagens não exigem tanto do pneu traseiro.
Quem usa corretamento o freio dianteiro costuma trocar os 2 pneus ao mesmo tempo, pois a frenagem exige muito da roda dianteira.

Diferença de peso e pilotagem é o que faz diferença na durabilidade. Eu tenho 80kg e assim como a maioria aqui, consigo rodar mais de 20.000 km com um pneu.

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Claudio Regis

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MensagemEnviado: 28 Dez 2018, 14:21 
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Registrado em: 29 Jun 2015, 10:48
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Cidade onde mora: São Paulo SP
Vendi a minha com 22mkm e o pneu era original e ainda rodava uns 7/8 mkm.
A té tem pouco torque que é o que acaba com o pneu traseiro. O mesmo pneu, na minha xte tinha durado 14mkm andando na boa...


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MensagemEnviado: 05 Jan 2019, 18:58 
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Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Mensagens: 215
Cidade onde mora: Campinas SP
Sem muito blá-blá-blá, não desgasta rápido, não. A moto é leve sem muito torque. E quando desgastar, os pneus não são caros. Se você comprar uma moto grande, aí vai ver o que é desgaste e o preço salgado para trocar... Fique tranquilo.


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MensagemEnviado: 18 Jan 2019, 12:08 
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Registrado em: 26 Jun 2016, 08:45
Mensagens: 70
Localização: Itatiba-SP
Cidade onde mora: Itatiba/Sp
Eu calculei uma vez que, durando 10.000km o traseiro e 20.000km o dianteiro, os Metzeller Tourance custam mais ou menos R$0,041 o KM. Na Midnight 950 esse custo chegava a R$0,11 o km rodado.

Para ter uma comparação, um carro com rodas 14 custa mais ou menos R$0,02 o Km ( são 4un, custam R$300 cada mas duram 60.000km ).

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MensagemEnviado: 22 Jan 2019, 10:30 
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Registrado em: 24 Mar 2016, 14:16
Mensagens: 56
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Vale ressaltar que a calibragem recomendada pela Yamaha é de:
18D e 22T - 1 Pessoa
22D e 29T - 2 Pessoas

Utilizando esta calibragem os meus Metzeler originais duraram 18.000km e foram substituídos pois os gomos estavam rachando. Desde então utilizo 25D e 32T e não tive mais problemas.

A durabilidade do pneu traseiro é relativa, pois depende demais da "tocada" do condutor. Não há pneu que dure arrancando a moto em semáforo como se estivesse em uma corrida, mas isso vale pra qualquer moto e não só a Tenere.


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MensagemEnviado: 09 Fev 2019, 19:53 
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Cidade onde mora: Maringá/Pr.
Uso Levorin Duna 130 18.
Estão com pouco mais de 4000km e parecem zero.
Uso 32 atrás.

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Teneré 250 2013.


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MensagemEnviado: 11 Fev 2019, 07:12 
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Cidade onde mora: Campinas/SP
Eu discordo quando diz que em estrada se gasta menos pneu. Na estrada ele esquenta com mais facilidade e mantém tração constante, já na cidade não há espaço para esquentar e as frenagens não exigem tanto do pneu traseiro.
Quem usa corretamento o freio dianteiro costuma trocar os 2 pneus ao mesmo tempo, pois a frenagem exige muito da roda dianteira.

Diferença de peso e pilotagem é o que faz diferença na durabilidade. Eu tenho 80kg e assim como a maioria aqui, consigo rodar mais de 20.000 km com um pneu.[/quote]


Permita-me discordar de você também. Na cidade qualquer pneu esquenta bem mais que na rodovia. Veja nas corridas, quando dá bandeira amarela todos os pilotos ficam fazendo zigue-zague, acelerando e freando bruscamente justamente para manter os pneus (e freios também) aquecidos para a relargada. O mesmo efeito acontece na cidade.
E cara, eu sempre usei os freios corretamente (dianteiro e traseiro) além do freio motor e nunca consegui gastar os dois pneus juntos. O de trás sempre gasta primeiro (e curiosamente é onde fica tração).

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