Problemas na partida, moto morrendo e alto consumo

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
SgtMendes
Novato-
Novato-
Mensagens: 11
Registrado em: 26 Abr 2018, 19:47
Cidade onde mora: Manaus/AM

Problemas na partida, moto morrendo e alto consumo

Mensagem por SgtMendes » 26 Abr 2018, 20:05

Boa noite senhores. Depois de muitos anos diatante do fórum volto hoje com uma pqna Tenere 250 2016.Entao vamos aos esclarecimentos.

Comprei a moto ha 2 semanas, com 21 mil km e segundo o antigo dono ( primeiro dono) ele fez as revisoes ate 10 mil na cc e as demais em um “mecanico de confiança”. Confiei em sua palavra e fiz a aquisição. Logo nos primeiros quilometros senti q ela dava umas falhadas do nada, logo desconfiei de velas e filtro de combustivel, perguntei ao antigo dono e ele disse q a revisao q fez foi somente troca de oleo e filtro. Realizei a troca da vela por uma ngk iridium e filtro de combustivel original yamaha. Tinha uma viejem programada para a ultima semana (taubate/curitiba) e ai que vem o grande problema.

Logo na primeira pernada percebi um consumo absurdo(19 por litro), as falhas continuavam e agora ela morria nas desaceleraçoes,prossegui com a viajem mantendo essa media de consumo, e no percurso senti pequenos impactos no motor q me deixaram encucado. Ja no dia seguinte, mo local de destino, fui ligar a moto e ela nao pegava de jeito nenhum, tive q segurar no acelerador ate q pegasse, e quando soltava ela morria e nao mantinha uma lenta suficiente, coisa q ja havia percebido no percurso. Dias passados, retrai para taubate e os problemas continuaram: dificuldade na partida, consumo alto e moto morrendo sem mais nem menos.

Hoje na primeira partida a luz de ignição acendeu e o erro 12 apareceu, levantei o pezinho e ela (com toda aquela dificuldade pegou).

Levei na oficina e na proxima semana devem me dar um diagnostico, alguem ja viu algo semelhante???

Uso apenas materiais e combustivel de qualidade e não faço a menor ideia do q pode estar ocorre do com uma moto praticamente nova.

Caso o post esteja em local inadequado gostaria que houvesse o entendimento dos adm e se possivel o remanejamento ao local adequado. Obrigado.
Editado pela última vez por SgtMendes em 27 Abr 2018, 05:21, em um total de 1 vez.
Honda Twister (2009)
Suzuki intruder 125 (2011)
Yamaha Tenere 250 (2012)
Kawasaki Ninja 300 SE (2016)
Yamaha Tenere 250 (2018)

A SELVA NOS UNE! A AMAZÔNIA NOS PERTENCE!
BRASIL ACIMA DE TUDO!

Davig3
Novato+
Novato+
Mensagens: 49
Registrado em: 15 Ago 2012, 08:48
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: são paulo/sp

Re: Problemas na partida, moto morrendo e alto consumo

Mensagem por Davig3 » 27 Abr 2018, 00:39

Amigo, manda regular válvulas. Coisa simples de se fazer é resolve todo esse problema. Já tive lander e Tenere e ambas deram esse problema que foi resolvido com a regulagem. É bem comum esse motor ficar com válvula de escape presa. Boa sorte

SgtMendes
Novato-
Novato-
Mensagens: 11
Registrado em: 26 Abr 2018, 19:47
Cidade onde mora: Manaus/AM

Re: Problemas na partida, moto morrendo e alto consumo

Mensagem por SgtMendes » 27 Abr 2018, 05:19

Muito obrigado amigo, vou orientar os mecanicos.
Honda Twister (2009)
Suzuki intruder 125 (2011)
Yamaha Tenere 250 (2012)
Kawasaki Ninja 300 SE (2016)
Yamaha Tenere 250 (2018)

A SELVA NOS UNE! A AMAZÔNIA NOS PERTENCE!
BRASIL ACIMA DE TUDO!

SgtMendes
Novato-
Novato-
Mensagens: 11
Registrado em: 26 Abr 2018, 19:47
Cidade onde mora: Manaus/AM

Re: Problemas na partida, moto morrendo e alto consumo

Mensagem por SgtMendes » 27 Abr 2018, 16:59

Recebi um retorno da oficina hj, inicialmente o antigo dono nunca havia trocado o filtro de ar e ele estava se desintegrando, solicitei uma revisao geral e a parte da injecao ja estava sendo avaliada, iram tbm proceder com a regulagem das válvulas... o questao do codigo 12 q estava indica do no painel era em função de um fio q estava em mal contato na switch de corte do cavalete lateral. Na peoxima semana retorno aq com o parecer final e os custos da brincadeira... em resumo o antigo dono negligenciou toda a parte de manutencao prevista no manual. Enfim, acredito q depois da serie de peças trocadas e revisão geral realizada ela deve me ser devolvida nova em folha, pronta pra receber a nova bolha, o banco pedrinho e o suporte de celular para estrutura da bolha, pronta pra mais alguns milhares de km... agora com reais cuidados de um dono apaixonado por essa motoca.

Abraços galera.
Honda Twister (2009)
Suzuki intruder 125 (2011)
Yamaha Tenere 250 (2012)
Kawasaki Ninja 300 SE (2016)
Yamaha Tenere 250 (2018)

A SELVA NOS UNE! A AMAZÔNIA NOS PERTENCE!
BRASIL ACIMA DE TUDO!

Sempre motos Ayres
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Out 2020, 02:24
Cidade onde mora: Salvador Ba

Re: Problemas na partida, moto morrendo e alto consumo

Mensagem por Sempre motos Ayres » 28 Out 2020, 02:48

Estou com uma tenere 250 ano 2016 depois de uma lavagem ela ficou ligando sozinha testei o relé de partida estava ruim colando dando uns estalos altos e começou aparecer um err... 01 no painel e ela não ligava mais é queimou 4 fusiveis verifiquei o relé troquei o mesmo por um.novo a bateria descarregou por completo É nada de ligar então comecei a efetuar todos os testes da fiação todos os sensores e atuadores estavam em ótimas condições testei estator com multimetro tudo na escala de diodo e voltagem para isso tive que desmontar a moto por completo verifiquei os fios do retificador tudo ok ! Então fui para a tomada da ignição passando corrente para o módulo fase por fase e depois fui para o botão de corta corrente e de partida da moto o fio preto do botão estava com falta de aterramento e muita sujeira aí limpei tudo passei limpa contato substituí os fusiveis e parou de aparecer esse err...01 e err..02 pois bem ! Eu aterrei o fio preto no chassi da moto ela ligou de primeira sem exitar ! Batendo e pegando numa boa executei o teste de carga com o multimetro na escala de corrente alternada e de voltagem na bateira estava nos padrões gerando 14,20 E na saída do retificador também passando corrente para bateria pois ela é trifásica três fios brancos saem do estator para o retificador transforma corrente alternada em continua .depois apareceu no painel da moto código 12 e verifiquei ela descarregou a bateria por completo dei uma carga na bateira de 12 horas lenta ! ( bateria Moura) coloquei na moto novamente a moto ligou normal sem problemas deixei funcionando normalmente nada de códigos mais então ela apresentou código 19 ( ignição) pois a ignição dela só pega empurrando a chave bem para o lado ! Pois bem agora eu vou trocar a ignição dela por uma nova pois está muito estragada! Já troquei o relé de partida elétrica e os fusiveis eu fiz o fio do aterramento do botão no chassis da moto os próximos capítulos eu mando para vocês abraços irmãos.

Sempre motos Ayres
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Out 2020, 02:24
Cidade onde mora: Salvador Ba

Re: Problemas na partida, moto morrendo e alto consumo

Mensagem por Sempre motos Ayres » 28 Out 2020, 02:50

sportbike Estou com uma tenere 250 ano 2016 depois de uma lavagem ela ficou ligando sozinha testei o relé de partida estava ruim colando dando uns estalos altos e começou aparecer um err... 01 no painel e ela não ligava mais é queimou 4 fusiveis verifiquei o relé troquei o mesmo por um.novo a bateria descarregou por completo É nada de ligar então comecei a efetuar todos os testes da fiação todos os sensores e atuadores estavam em ótimas condições testei estator com multimetro tudo na escala de diodo e voltagem para isso tive que desmontar a moto por completo verifiquei os fios do retificador tudo ok ! Então fui para a tomada da ignição passando corrente para o módulo fase por fase e depois fui para o botão de corta corrente e de partida da moto o fio preto do botão estava com falta de aterramento e muita sujeira aí limpei tudo passei limpa contato substituí os fusiveis e parou de aparecer esse err...01 e err..02 pois bem ! Eu aterrei o fio preto no chassi da moto ela ligou de primeira sem exitar ! Batendo e pegando numa boa executei o teste de carga com o multimetro na escala de corrente alternada e de voltagem na bateira estava nos padrões gerando 14,20 E na saída do retificador também passando corrente para bateria pois ela é trifásica três fios brancos saem do estator para o retificador transforma corrente alternada em continua .depois apareceu no painel da moto código 12 e verifiquei ela descarregou a bateria por completo dei uma carga na bateira de 12 horas lenta ! ( bateria Moura) coloquei na moto novamente a moto ligou normal sem problemas deixei funcionando normalmente nada de códigos mais então ela apresentou código 19 ( ignição) pois a ignição dela só pega empurrando a chave bem para o lado ! Pois bem agora eu vou trocar a ignição dela por uma nova pois está muito estragada! Já troquei o relé de partida elétrica e os fusiveis eu fiz o fio do aterramento do botão no chassis da moto os próximos capítulos eu mando para vocês abraços irmãos.

shiyodi
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Nov 2020, 10:12
Cidade onde mora: São Paulo - SP

Re: Problemas na partida, moto morrendo e alto consumo

Mensagem por shiyodi » 04 Nov 2020, 19:02

amigo! esse problema que vc identificou da ignição existe um recall que é a troca do sub chicote do interruptor da ignição.

Avatar do usuário
FabioSp
Usuário
Usuário
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Jun 2016, 08:45
Cidade onde mora: RMC/SP
Localização: RMC/SP

Re: Problemas na partida, moto morrendo e alto consumo

Mensagem por FabioSp » 07 Nov 2020, 09:08

Vejam que as Teneres 2016 tem recall por problema elétrico. Muitos donos não fazem, mas está para ser sancionada lei que impede licenceamento por falta de recall.

Responder