Nova Fazer 250 ABS 0km ou Tenere 250

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
tjorssato
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 06 Fev 2017, 17:20
Cidade onde mora: Mal. C. Rondon

Nova Fazer 250 ABS 0km ou Tenere 250

Mensagem por tjorssato » 19 Nov 2017, 23:25

Boa noite pessoal, tudo bem?

Sou novo no fórum mas acompanhei há um tempo atrás, depois parei por conta da ansiedade em comprar hahaha.

Como minha esposa ficou sem emprego e tínhamos 2 carros, resolvi vender o meu para comprar uma moto, utilizando para o uso diário e também para algumas viagens longas (ainda não decidi muitas, penso fazer as Serras de SC e ir a Sinop/MT) e curtas (um raio de 170km). Minha esposa não está muito animada para ir de moto, mas ela sabe do meu desejo e também acredito que conseguirei convencer ela a ir junto.

Estava decido a comprar a Tenere 250 pela sua flexibilidade de terreno, mas lembro da Tenere ter problemas do freio ficar borrachudo e com o lançamento da nova Fazer com ABS me fez pensar em segurança o que embaralhou minha decisão.

Como mencionei, minhas viagens tem a tendência de ser por estradas asfaltadas, mas mesmo assim sei que a Tenere é mais confortável, pela posição de pilotar, suspensão e outras coisas.

Então surgiu a dúvida: comprar uma Fazer 2018 ABS 0km pela segurança no sistema de freio ou uma Tenere 250 usada (não vejo motivo de 0km pela falta de inovação e por conseguir com um valor melhor) optando pelo conforto e deixando o ABS de lado?

Segue um video mostrando as diferenças da frenagem:
https://www.youtube.com/watch?v=kC238QJhqJE" onclick="window.open(this.href);return false;

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 861
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Nova Fazer 250 ABS 0km ou Tenere 250

Mensagem por Thiago_1100S » 20 Nov 2017, 10:01

anda nas duas e vai na que vc gostar mais...
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Nova Fazer 250 ABS 0km ou Tenere 250

Mensagem por ivnn » 20 Nov 2017, 15:45

ABS é legal; eu tb pagaria 2k a mais para ter ABS na minha Te. Mas no contexto geral de "chegar inteiro e vivo", tenho impressão que ABS é superestimado, e técnicas de pilotagem defensiva são um pouco deixadas de lado, apesar de infinitamente mais importantes. Entre um cachorro louco com ABS e um tiozinho que sabe pilotar, minha aposta será sempre no segundo.

Concordo plenamente com a proposta do Thiago. "anda nas duas e vai na que vc gostar mais..." . Se por acaso a Te fizer você chegar mais inteiro e menos cansado no destino, qual o impacto disso na segurança?

tjorssato
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 06 Fev 2017, 17:20
Cidade onde mora: Mal. C. Rondon

Re: Nova Fazer 250 ABS 0km ou Tenere 250

Mensagem por tjorssato » 20 Nov 2017, 20:29

Legal pessoal. Concordo com a afirmação de "anda nas duas e vai na que você gostar mais", até porque é assim que a maioria escolhe também calçados e outras coisas.
A minha principal dúvida é: o ABS realmente é tão importante ao ponto de trocarmos pelo conformo que uma trail oferece ou a segurança fala mais alto?

O que me deixa com esse ponto de interrogação é que há 11 anos atrás eu sofri um acidente exatamente por não ter o ABS. Havia um carro na minha frente e estava chovendo quando do nada, ele freia e eu atrás tentei parar e a moto travou a roda dianteira e cai com minha esposa na garupa.
Não nos machucamos mas tive danos na moto e no carro na frente, onde a moto bateu no para choque, já que fomos deslizando pelo asfalto. Isso me deixou com receio, pois lembro que assim que resolvi a situação com o dono do veículo, eu pensei que se fosse em rodovia poderia ser muito pior.

Desde essa época eu não pilotei motocicleta, mas a vontade de voltar esta adormecida, então nos últimos anos ela começou a falar mais alto. Como estou muito tempo sem sentir na pele o transito sobre duas rodas, essa dúvida apareceu agora na hora da compra. Como diz o ditado: cachorro picado por cobra tem medo de linguiça.....

Eu irei fazer o Test Drive em ambas as motos mas sei que independente de qual eu me sentir mais a vontade, essa dúvida permanecerá. Então gostaria de saber um pouco mais sobre o assunto de quem vive isso no dia a dia.

Responder