DET MOL para desencardir e limpar...

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Menani
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 03 Nov 2017, 01:46
Cidade onde mora: Araçatuba/sp

DET MOL para desencardir e limpar...

Mensagem por Menani » 03 Nov 2017, 02:06

Bom dia Srs!
Sou novato na Yamaha, de tanto apanhar da Honda eu desisti, me rendi aos atrativos da Ténéré 250, mas, apesar de ter comprado um exemplar pouco rodado (15/16 5 mil km) o bendito do primeiro dono nunca a lavou. Bem até aí tudo certo, porém ao tentar limpar a moto, percebi que está encardida, a sujeira se recusa a sair, como a parte de pintura e zincagem dos parafusos e peças está impecável, não quero de jeito nenhum estragar, querosene e diesel não estão sendo suficientes, li em vários posts na net sobre um tal DET MOL. Aqui no Ténéré Club só vi uma ocorrência a respeito, mas não está explicativo, alguém poderia me dar um norte a respeito deste produto? é viável sua utilização? Caso contrário, como fazer para desencardí-la?

Obrigado...

Avatar do usuário
MARCIO MPS2000
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 72
Registrado em: 09 Fev 2013, 20:35
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: DET MOL para desencardir e limpar...

Mensagem por MARCIO MPS2000 » 06 Nov 2017, 10:08

Bem vindo! Não conheço este produto então vou te falar o que eu faço com a minha moto. Depois de uma boa lavada, nas rodas, raios e peças cromadas eu uso o "kaol" ou "silvio", na pintura uma cera "grand pix" ou "carnú", nas peças pretas e plásticas uso um silicone automotivo e no banco, painel, bolha e espelho, somente pano úmido.

Geralmente às ceras conseguem remover encardidos. Aplique a cera no encardido e não deixe secar muito, removendo na sequência. Faça pequenas áreas por vez. Boa sorte, Nos conte como foi o resultado.
Atuais:
2012 - YAMAHA XTZ 250 Ténéré - 4T / I.E.
1991 - YAMAHA RX - 1979 - 2T
Ex:
1990 - GARELLI III - 2T
Sonho:
YAMAHA XTZ 350 Ténéré - 6 marchas / ABS

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 861
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: DET MOL para desencardir e limpar...

Mensagem por Thiago_1100S » 06 Nov 2017, 13:51

bem vindo mano...

entao eu faria o seguinte.... ja que o dono anterior não lavou continua assim, moto suja chama menos atenção dos malas..

A minha já fez 3 anos sem lavar e rumo ao Tetra...
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

Caião
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 29 Set 2017, 14:23
Cidade onde mora: Campinas - SP

Re: DET MOL para desencardir e limpar...

Mensagem por Caião » 07 Nov 2017, 19:54

@Menani, um cara do meu trabalho me disse ontem sobre esse Det Mol da Sandet e disse ser muito bom, há muitos conhecidos dele que estão utilizando. A galera dele é em sua maioria donos de Shadow 600 e 750... há alguns BMWmeiros também.

Segundo ele é um bom produto... parece que em sua composição não há produtos agressivos como o Solupan.

Me explicou que é um produto que você aplica (ele é liquido, então aplica com spray), deixa agir por cerca de uns 10 minutos e então lava a moto com água (lembrando de sempre respeitar a parte elétrica e vedações de rolamento...)

A aplicação é utilizada principalmente por trilheiros, desta forma você poderá buscar no google sobre fóruns tipo crf230, onde poderá encontrar maiores infos.

Eu gostaria apenas de reforçar que minha opinião sobre o produto é fruto de informação repassada, portanto não posso de nenhuma forma, garantir o funcionamento ou a veracidade das infos, ok?
Yamaha Ténéré 250 - 2018

Marktv
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Mai 2015, 11:13
Cidade onde mora: FLN/SC

Re: DET MOL para desencardir e limpar...

Mensagem por Marktv » 07 Nov 2017, 20:43

Oi Menani.

Eu uso Detmol na limpeza da minha moto, uma Fazer 150. A moto circula somente em trajetos urbano/rodoviário, por isso é difícil ficar suja de barro. Antes de comprar o produto, me informei em outros fóruns, mas quem postava feedback eram em sua maioria trilheiros, logo, as motos desse pessoal circulava em terra e circuitos off.

No meu caso, moro no litoral, e o contato da moto é com o asfalto, difícil de ficar encardida como descreveste. Mesmo assim, comprei o produto.

Costumo usar a diluição de 1:10 (1 parte de Detmol e 10 partes de água). Te digo que facilita a limpeza, reiterando que a moto não fica encardida e nem muito suja com o uso que faço, pois limpo periodicamente (1x mês).

Uso lubrificante SAE 140 na corrente, muito viscoso, e que acaba sendo disperso e projetado sobre toda a balança e roda. Pra esse tipo de caso, o Detmol é ineficiente, ao menos para a diluição que indiquei, mas não testei ele puro, para ver se remove graxa e óleo.

O encardido que tu se refere é por conta do tipo de solo da tua região? É solo vermelho, roxo? Se for, encarde mesmo, pois ele é formado de óxido de ferro.

Como moro no litoral, o solo é lixiviado e arenoso, por isso é só bater uma água e a sujeira sai.

Uma coisa que costumo fazer ao lavar a moto com o detmol é, aspergir ele com uma bombinha manual de pulverização, deixo agir por uns 10/15 min. depois enxáguo a moto com o jato em leque da lavadora de alta pressão, em seguida lavo a moto com um xampú automotivo e uma bucha de espuma de poliuretano. O Detmol sozinho não faz milagre.

E lembre-se de quando, e se, for utilizá-lo, faça-o sempre com a moto fria, tanto motor quanto demais superfícies.

Espero ter ajudado.

Menani
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 03 Nov 2017, 01:46
Cidade onde mora: Araçatuba/sp

Re: DET MOL para desencardir e limpar...

Mensagem por Menani » 01 Mar 2018, 22:41

Muito grato a MARCIO MPS2000, Thiago_1100S, Caião e Marktv, desculpem a demora a responê-los, mas fiz um pouco de cada processo, inlelizmente não pude usar o DET MOL ainda, mas as informações de vocês confere com o que pesquisei, vou postar um link com a foto da moto pronta, ficou muito boa, na minha cidade é tranquilo quanto à roubos e furtos de Ténerés, aqui só roubam as defeitosas Hondas!!! kkkkkkkkk sorte minha que ando com uma moto boa e confiável, ainda falta um pouvo para ficar como gosto, mas já está muito melhor... Álbum com as fotos: https://photos.app.goo.gl/BWvNb9mPKpe3qxtG2" onclick="window.open(this.href);return false;

rmartins181080
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 10 Ago 2018, 11:29
Cidade onde mora: Guarulhos/SP

Re: DET MOL para desencardir e limpar...

Mensagem por rmartins181080 » 26 Ago 2018, 22:33

Galera, Boa noite

Gostaria de relatar minha experiência com Det Mol, comprei um galão de 1,9 Lts depois de ver vários relatos e videos que o produto era ótimo para lavagem de moto.
Porém minha primeira experiência com esse produto não foi das melhores, fiz uma diluição de 5% do produto e nos videos que assisti era somente aplicar o produto e deixar agir de 5 a 10 minutos.
Na minha opinião ficou praticamente igual qualquer outro shampoo automotivo, as rodas, escapamento e motor que foi motivo da compra do Det Mol continuaram da mesma forma.

Vou fazer uma nova lavagem com diluição de 10% para verificar.

Alguém passou por isso também?

Responder