Alguém já colocou na tenere válvula anti trava no freio?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
EDINALDOLIVER
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Set 2015, 01:27
Cidade onde mora: RIO BRANCO, AC

Alguém já colocou na tenere válvula anti trava no freio?

Mensagem por EDINALDOLIVER » 25 Out 2015, 19:44

Pessoal olhando alguns sites verifiquei uma válvula utilizada para evitar o travamento dos freios, a pergunta é: Alguém utiliza essa peça e como é a experiência ? Vlw!

felipe.rodolfo
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 23 Mai 2015, 18:07
Cidade onde mora: São Lourenço da Mata / PE

Re: Alguém já colocou na tenere válvula anti trava no freio?

Mensagem por felipe.rodolfo » 26 Out 2015, 23:58

Rapaz, tava vendo essa válvula ontem. Encontrei no ML por cerca de R$100 mais frete e no aliexpress por cerca de $9 doletas. Catei no YouTube e na NET e nada comentário sobre ela.

Pelo que vi, parece que ela funciona como uma válvula de alívio de pressão, quando a pressão tende a ultrapassar o ajuste configurado ela entra em ação.

Li um comentário de um comprador do aliexpress que menciona que ela funciona mas em algum país é proibida.

Acho que o maior problema com ela deva ser a confiabilidade. O problema maior não é o fato de não atuar, porque aí o freio continua mesmo travando a roda, mas caso ela atue por falha ou má regulagem é tchau freio.

Tô afim de comprar uma e colocar só nos fins de semana pra testar e encontrar a regulagem adequada, rodando por perto de casa em ruas tranqüilas.

Mesmo assim ainda fico com medo de ela funcionar bem nos testes e quando começar a ir trabalhar ela me deixar na mão.

O ideal era saber o tempo de vida útil dessas válvulas e se algum órgão específico já a aprovou em alguns testes.

Ainda sim, tô com muita vontade de colocar.

Vamos aguardar mais comentários da galera aqui do fórum e vê o dizem a respeito.



Enviado de meu D6633 usando Tapatalk

AdrianoGH
Usuário
Usuário
Mensagens: 129
Registrado em: 18 Ago 2013, 15:52
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Alguém já colocou na tenere válvula anti trava no freio?

Mensagem por AdrianoGH » 27 Out 2015, 09:41

Acho muito complicado essa regulagem, pois vai depender do peso, calibragem, tipo de piso e até a marca/modelo dos pneus.

Acredito que não vale a pena o risco. Freio é item primordial de segurança!

Abs,

EDINALDOLIVER
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Set 2015, 01:27
Cidade onde mora: RIO BRANCO, AC

Re: Alguém já colocou na tenere válvula anti trava no freio?

Mensagem por EDINALDOLIVER » 01 Nov 2015, 20:37

Pois é, um colega mecânico acabou de colocar na XT 660 e disse que funciona bem, realmente não deixa que freio trave. Acho interessante colocar no freio trarazeiro, pois na minha moto é o único que trava, o dianteiro freia bem, demora um pouco pra acostumar,pois dá uma sensação que não irá frear. Sinto muita diferença, tenho uma CBR com ABS e é gritante essa diferença . vou colocar pra vê o que dá.

Avatar do usuário
shimono
Novato
Novato
Mensagens: 29
Registrado em: 10 Abr 2013, 20:22
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São paulo/ SP

Re: Alguém já colocou na tenere válvula anti trava no freio?

Mensagem por shimono » 08 Nov 2015, 12:51

Pelo que entendi ela desarma por pressão?

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Alguém já colocou na tenere válvula anti trava no freio?

Mensagem por KANEKO » 08 Nov 2015, 13:57

Sei não eu não arriscaria.

Imagina você precisa de uma freada brusca e o freio não funciona, por mais que temos as reclamações do freio dianteiro nunca cheguei a travar o meu o que trava é o de trás mas é de boa controlar é na Tenere por ser uma trail isso é até comum pois o peso vai todo para frente mais doque em uma street.

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 861
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Alguém já colocou na tenere válvula anti trava no freio?

Mensagem por Thiago_1100S » 20 Nov 2015, 16:19

tinha uma motinho chinesa que vinha com essa válvula de fabrica... daelim se não me engano..
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Alguém já colocou na tenere válvula anti trava no freio?

Mensagem por vdfritz » 20 Nov 2015, 18:06

tenere nem precisa, freio dianteiro não trava nem se vc alicatar tudo rs

Avatar do usuário
Thales
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 170
Registrado em: 27 Set 2014, 12:35
Cidade onde mora: Brejo Santo/CE

Re: Alguém já colocou na tenere válvula anti trava no freio?

Mensagem por Thales » 22 Nov 2015, 00:07

No freio dianteiro eu não botaria em hipótese alguma, pois:

1. Isso teria de ser absolutamente confiável para compensar o risco de mexer em um dos principais itens de segurança da moto.
2. O freio dianteiro não trava a roda (só se vc alicatar de uma vez, sem peso na frente). E é bom mesmo que ele não trave.

Já no freio traseiro, se o bagulho tiver uma margem de segurança razoável, eu botaria. Sério, eu tenho problema com freio traseiro de moto em situações de emergência. Posso treinar a frenagem quantas vezes quiser, na urgência não tem jeito: eu meto o pé no bicho e travo a roda. Simplesmente não consigo dosar. Dia desses andei numa CB300R 2013 e concluí que o freio traseiro dela seria perigoso pra mim, pois a roda trava só de encostar.

Avatar do usuário
Thales
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 170
Registrado em: 27 Set 2014, 12:35
Cidade onde mora: Brejo Santo/CE

Re: Alguém já colocou na tenere válvula anti trava no freio?

Mensagem por Thales » 22 Nov 2015, 00:15

Infelizmente é difícil encontrar informações a respeito. Será que se trata de algo novo no mercado? Vou aguardar novas informações, pois gostaria muito de encontrar uma solução confiável para o travamento da roda traseira. Esse pode ser o verdadeiro ABS de pobre, se bem que a Ténéré já tem algo semelhante no freio dianteiro. :gargalhada:

Responder