Ténéré 250 - Consumo médio

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por ghamauricio » 30 Jan 2012, 19:30

chassot escreveu:Bah galera fiz a média do primeiro tanque e deu impressionantes 21 km/l (292 km com 13,91 l). Sempre tive problemas em economizar combustível, mas ahcei muito abaixo da média deste tópico (27~30 km/l).
Caraca!! Das duas uma: ou você está comprando álcool achando que é gasolina, ou você tem a mãozinha muito nervosa!

Experimente trocar de posto para ver se melhora.

Se não melhorar, aí é só seguir estas dicas:
  • Não virar mais do que 50% do acelerador no dia a dia. Acelerar de forma leve e gradual. De preferência, use apenas 1/3 do acelerador.
  • Assim que chegar aos 5.500RPM, mude de marcha. Se já estiver na última marcha, paciência.
  • Quando vir que o sinal está fechado ou que você precisará parar adiante, reduza o ritmo. Se não tiver ninguém em volta de você (nenhum carro por perto), e não houver necessidade de frear repentinamente, segure a embreagem e vá só no embalo. Você vai ter que parar logo depois mesmo!
  • Ao atingir uma velocidade de cruzeiro, mantenha o acelerador na mesma posição. Ficar acelerando e desacelerando é desperdício de combustível.
Faça isso pelo menos durante um tanque inteiro e volte pra nos contar.

Boa sorte.

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por Helano » 30 Jan 2012, 20:07

ghamauricio escreveu:segure a embreagem e vá só no embalo. Você vai ter que parar logo depois mesmo!
Nesse ponto eu faço uma ressalva, não é necessário apertar a embreagem, basta desacelerar. Motores com injeção eletrônica cortam o combustível quando não estão sendo acelerados, na internet se acha vários artigos sobre isto.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por LMattosBS » 30 Jan 2012, 20:38

passo marcha la para os 7.000 rpm e a miha faz 29 cravados....
tem uma mangueira atras do motor que é um ladrão do tanque caso exagere e entorne combustivel...
Leonardo Mattos :dirtbike:

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por ivnn » 30 Jan 2012, 22:36

Helano escreveu:
ghamauricio escreveu:segure a embreagem e vá só no embalo. Você vai ter que parar logo depois mesmo!
Nesse ponto eu faço uma ressalva, não é necessário apertar a embreagem, basta desacelerar. Motores com injeção eletrônica cortam o combustível quando não estão sendo acelerados...
Sim, mas aí o motor freia a moto. O post do ghmauricio diz sobre ir no embalo, que significa nem acelerar e nem freiar.

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por ghamauricio » 30 Jan 2012, 23:44

ivnn escreveu:
Helano escreveu:Nesse ponto eu faço uma ressalva, não é necessário apertar a embreagem, basta desacelerar. Motores com injeção eletrônica cortam o combustível quando não estão sendo acelerados...
Sim, mas aí o motor freia a moto. O post do ghmauricio diz sobre ir no embalo, que significa nem acelerar e nem freiar.
Exatamente! Se fosse motor 2 tempos é que não precisaria apertar a embreagem, pois não tem freio motor. Eu me refiro a deixar a moto seguir no embalo e perder velocidade só com o atrito das peças, sem o freio motor! Mas deixo claro que isto não é recomendado em situações onde se precise freiar a moto - ex.: em descidas, com carros à sua volta que podem fazer algum movimento inesperado, durante curvas (pois ao acoplar novamente a embreagem ela pode travar a roda e é chão) etc.

Abraço!

chassot
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por chassot » 31 Jan 2012, 08:47

ghmauricio,

Sim, o punho e o pé são meio nervosos, mas vou tentar aliviar neste tanque. Se não alterar muito vou trocar de posto. Contudo, não deve ser o posto o problema, pois abasteço ali há muitos anos e também é o posto conveniado com a empresa onde trabalho.

Sobre andar na banguela, existe um artigo na quatro rodas (de uns 5 anos atrás) sobre vários itens que aumentam o consumo de combustível, e andar desengrenado é uma delas.

LMbastosBS,

Não acredito que a gasolina que apareceu embaixo da moto seja do ladrão, pois está acontecendo aqui na cidade também e o tanque já passou da metade. Não tive tempo ainda, mas vou abrir as tampas laterais, é bem atrás delas, onde forma um "V", que acumula um pouco de líquido.

Avatar do usuário
Beto Klein
Participativo
Participativo
Mensagens: 368
Registrado em: 19 Jun 2011, 17:05
Cidade onde mora: Taquara-Jaquirana/RS
Localização: Taquara-Jaquirana/RS

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por Beto Klein » 31 Jan 2012, 09:38

Chassot,

Dá uma conferida na vedação da bomba de gasolina junto ao tanque e nas mangueiras de combustível, isso não tá normal não.

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por ghamauricio » 31 Jan 2012, 09:53

Chassot, sabe aquelas campanhas que falam mentirinhas de leve pra evitar que a população faça merda? Esta é uma delas.
Eles alegam que ao andar engrenado mas sem acelerar, o motor de injeção eletrônica corta a injeção de gasolina e economiza mais do que se estivesse simplesmente em ponto morto, onde a injeção tem que dar gasolina para manter o motor na rotação mínima. Isto até é verdade, mas como já falamos, existe o freio motor - que vai fazer com que o carro ande menos se engrenado do que simplesmente na banguela. Na banguela ele vai 10 vezes mais longe, enquanto que engrenado ele vai até uma distância x, e depois vocÊ tem que queimar gasolina pra levar ele até onde a banguela teria levado. Obvio que bebe muito mais!

Mas como já frizei e nunca é demais: andar na banguela é perigoso pois o carro fica sem freio motor - superutilizando os freios, e numa descida isto significa exigir demais dos freios. Também em uma curva, se você precisar voltar a tracionar, pode ser que ao soltar a embreagem a roda trave, pois a rotação do motor vai estar muito baixa no momento da acoplagem da embreagem.

Por isso que eu repito: só use a banguela se for uma situação onde não se precisa frear bruscamente, nem tem curva, nem tem nenhum carro à sua volta, e nem tem pressa pra chegar. É muito mais "rápido" acelerar até não dar mais e usar os freios pra parar o veículo, mas o desgaste dos freios e o consumo de gasolina vai ser infinitamente maior do que se você só for na banguela até o sinal lá na frente abrir.

Abraço!

chassot
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por chassot » 31 Jan 2012, 09:59

Beto,

A moto tá com 400 km. Vou dar uma olhada e se tiver coisa fora do lugar levo na concessionária.

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por Helano » 31 Jan 2012, 10:44

chassot

Leva logo na concessionária rapaz... vazamento de combustível é um troço sério e perigoso.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Responder