GPS x Celular/Smartphone

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
lhbarros
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 19 Ago 2015, 16:24
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL

GPS x Celular/Smartphone

Mensagem por lhbarros » 13 Set 2017, 11:00

Pessoal,

Estou planejando um viagem e uma dúvida me surgiu ...
É melhor utilizar um GPS ou utilizar um celular/smartphone com um app tipo "iGO Navigation" ou similar?

Lembrem-se que hoje é possível baixar mapas e utilizá-los off-line em seu dispositivo.

Avatar do usuário
Street250
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 217
Registrado em: 06 Set 2016, 14:34
Cidade onde mora: My House - SP

Re: GPS x Celular/Smartphone

Mensagem por Street250 » 13 Set 2017, 12:31

Eu nunca gostei de smartphone na moto, fora a chance do mesmo cair ou até mesmo chamar atenção de ladrões. Só uso no carro...

Tenho GPS Garmin tanto na moto e na bike e não tenho do que reclamar.
Motos atuais
Yamaha Factor ED 125 2014
Yamaha Tenere 250 2017
Yamaha XT660R 2015 "XT cabulosa quase nada... Só meio assustadora quando tá na madrugada"

Avatar do usuário
felipepossari
Novato+
Novato+
Mensagens: 50
Registrado em: 09 Mai 2014, 22:53
Cidade onde mora: Pouso Alegre/MG

Re: GPS x Celular/Smartphone

Mensagem por felipepossari » 13 Set 2017, 19:36

Boa noite,

Eu fui no último natal do sul de minas até Foz do Iguaçu com o GPS do celular. Comprei um suporte para o suporte do gps, prendi dos parafusos da bolha junto com o carregador USB e fui. Utilizei o Here Maps (utilizei o modo offline onde você baixa o mapa no celular) e ele só perdeu dentro de Foz..rsrs.

Att.

dennis
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 08 Set 2016, 16:38
Cidade onde mora: Santos/SP

Re: GPS x Celular/Smartphone

Mensagem por dennis » 14 Set 2017, 00:19

O Google maps da para baixar areas offline para navegação, foi o q me ajudou nas estradas q n pega sinal e waze N funciona direito, tenho o here maps e o go que é da TomTom, mas o que funciona melhor no meu celular nessa áreas descobertas é o Google maps, mesmo esses outros 2 tendo a opção de offline, tem lugares comigo q n pega e fica procurando, aí abro o Google maps e acha na hora.

Enviado de meu MI 5 usando Tapatalk

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: GPS x Celular/Smartphone

Mensagem por tiagokxuera » 14 Set 2017, 07:27

Eu tenho um Garmin Zumo, mas nem instalei na nova moto.
O google maps tem me atendido perfeitamente e até agora não vi necessidade.
Acho a discussão válida.
Abrass,
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

Alberto.Morgado
Novato+
Novato+
Mensagens: 52
Registrado em: 14 Set 2017, 11:58
Cidade onde mora: São Paulo / SP
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: GPS x Celular/Smartphone

Mensagem por Alberto.Morgado » 14 Set 2017, 12:42

o que vcs usam de suporte?
Yamaha Ténéré 250

HALFF
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Ago 2017, 19:55
Cidade onde mora: Vitória/ES

Re: GPS x Celular/Smartphone

Mensagem por HALFF » 17 Set 2017, 19:39

Vi um suporte da Spencer por 140 reais, já vem com carregador usb

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Avatar do usuário
steder20
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 63
Registrado em: 30 Jun 2013, 06:30
Cidade onde mora: São José/SC

Re: GPS x Celular/Smartphone

Mensagem por steder20 » 19 Set 2017, 04:02

Qualquer coisa que não fique presa na moto, ao alcance fácil dos olhos, atrapalha mais do que ajuda. :pdavida: :pdavida:

Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: GPS x Celular/Smartphone

Mensagem por Angelo » 19 Set 2017, 19:52

Eu uso o app GPS Brasil, no meu cel de 500tão :D (Quando era novo..rs), antigo Oi Mapas, até agora tem me atendido muito bem, funciona offline, tentei o Here, mas não fui muito com a cara.. (Se vc limpar o histórico do Here, por exemplo e precisar conectar ele no meio do trajeto, ele ira baixar o mapa do Estado ou do Brasil inteiro no seu cel,, adeus dados.. O GPS Brasil, não)

Esse app calcula possíveis rotas, até 3 quando possível, e o recálculo de rota quando vc erra é razoavelmente rápido.. Eu gosto dele e não abrirei mão por enquanto.

O Único problema que eu acho de usar o GPS no smatphone é que esquenta o bichinho..hehe, mas se é uma viagem grande, você pode dar uma estudada básica no trajeto, vias / estradas principais e usá-lo somente quando entrar em cidades, não tem necessidade de ficar com ele ligado num estradão de 300 kms.. Eu faço isso. Deixar plugado numa tomada 12v com o cabo USB vale tbm, segura bem a carga da bateria..

Nunca fiz viagem internacional, mas se não me engano, tem a possibilidade de baixar outros mapas, pelo menos América do Sul..

Vale lembrar que um GPS, tanto no smart como convencional é apenas um auxílio, como disse, aquela estudada básica no trajeto é de importante valia.. O bom e velho, pergunta no posto Ipiranga tbm.. ;)

Uso um case da Motocom, tem me atendido muito bem tbm, inclusive em tripidações, offroad moderado...é relativamente barato, sensivel ao toque para mexer no cel e tem uma cordinha pra amarrar no guidão caso quebre ou se solte, dá um google que tu acha. Tem de vários tamanhos, dependendo do seu cel..

Complementando, fiz uma pequena viagem a pouco tempo com um amigo, e ele estava com um Garmim Zumo. Não conheço, não criticarei muito, mas achei a interface dele um pouco complicada, além de te induzir a pegar vias principais ou mais rápidas, mesmo que de uma volta imensa pra chegar ao destino, ou se vc está afim de pegar uma serrinha, uma estradinha alternativa, mesmo sem ser offroad, Ele fica te jogando nas principais.. Mas foi só a primeira impressão que tive, não conheço direito.. (espero que ele não veja o post.. :mrgreen: :mrgreen: )

Por outro lado, O GPS Garmim tem programas para Windows, onde você pode traçar a rota que vc quiser, e passar direto para o GPS, o BaseCamp Garmim, mas tbm achei complicado, rs. Ou eu que sou meio cabeçudo e não consigo usar mesmo.. :mrgreen:

No mais, bons ventos!

Espero ter ajudado!

:thumbup:
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

tiaguinho
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 90
Registrado em: 27 Jan 2017, 10:31
Cidade onde mora: Salvador/BA

Re: GPS x Celular/Smartphone

Mensagem por tiaguinho » 20 Set 2017, 10:37

Eu estive com a mesma dúvida, mas acho que a célebre frase do Masterchef: "Menos é mais" cai bem aqui também. Pra quê comprar mais um dispositivo para ter que prender/carregar com vc na viagem se o celular já faz a mesma função? Além disso, utilizando um carregador vc já anda com o celular sempre carregado...

Eu optei em comprar o case+suporte no ml que saiu por 25 temers e mais o carregador no alie que saiu por 12 temers, total: 37, perfeito, se fosse de GPS não sairia por menos de 300. Aqui vai um adentro: pequei uma alça dessas de câmera, no suporte do celular tem uma parte atrás para prender justamente esse tipo de alça, estou usando a alça presa no case no guidon, além do suporte. O Suporte é de plástico e se ele quebrar vc não fica na mão (já vi no youtube usuários que perderam a base devido a trepidação e o celular encontrou o chão -_-), mas prendendo o case corretamente com uma alça extra já reduz o risco.

Na hora que estacionar é só sacar o case do suporte com o celular dentro e guardar na jaqueta/bolso, ou tira somente o celular do case e leva, se confiar no local!

Responder