Novo membro TDM900 x TN25

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Charles Eco
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 10 Mar 2017, 10:04
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Novo membro TDM900 x TN25

Mensagem por Charles Eco » 14 Mar 2017, 09:45

Olá grupo. Tenho acompanhado há algum tempo as informações sobre a TN250. Pretendo substituir minha moto atual e gostaria de uns pitacos dos proprietários:

Tenho uma TDM 900, moto fantástica mas coloquei a venda e pretendo pegar a TN250 pelos seguintes motivos:

Moto pesada: minha ultima viagem solo para o norte da Argentina fiquei na vontade de pegar estradas de rípio mas não tive coragem por conta do peso.
Consumo/autonomia: apesar de ser boa para a cilindrada (18km/lt em média de estrada a 120km/h e tanque com 20lts) quero menor consumo/gasto.
Gastos gerais: pneus, óleo, seguro (R$1.900) manutenções, peças, Ipva, etc.
Utilização no dia a dia: ela vai bem e não é visada, quase não se vê nas ruas, mas novamente perde em agilidade.
Conforto: é boa mas creio que ainda não chega no ponto ideal
Velocidade de cruzeiro: aqui é onde mais pega a questão da troca - ela praticamente não tem limites, a 120km/h está há 4.000 rpm e tem torque absurdo em qualquer situação.

Enfim, meu objetivo é desapegar da moto grande, pesada e custosa para viver mais leve e econômico em duas rodas.

Meu uso é para o dia a dia (quase não ando de carro) e fazer umas duas viagens longas por ano.

Diante do exposto, qualquer consideração dos amigos será bem vinda!

Tenho 47 anos, 1,78 de altura, 89kg e penso em viajar mais de moto pelo mundão! Inclusive acampando (sempre sonhei com essa liberdade e nunca fiz de moto).

Abs!

feiten
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 91
Registrado em: 01 Mar 2014, 12:33
Cidade onde mora: sao paulo/sp

Re: Novo membro TDM900 x TN25

Mensagem por feiten » 14 Mar 2017, 12:18

Bem vindo Charles Eco!
Sem dúvidas a TDM é uma motocicleta espetacular, porém a despesa operacional é diretamente proporcional as cilindradas.
Minha T250 esta com 3 anos já. Posso afirmar que você vai para qualquer lugar deste nosso planeta com ela. Mas vai devagar, ela não tem motor para isso. Respeitando seus limites , é uma motinho bem valente. Fiz até trilha leve com ela de 5 horas! E pretendo rodar com ela um 6 mil km logo logo.
Boa sorte na venda do "mamute".
Abraço,
Feiten.

ex Ténéré 250, CB1300SF , Buell Ulysses 1200 XB12X , HarleyDavidson 883R , Tornado 250 , Bandit600, CBX750Indy , Falcon 400, XLX350R .
Agora de Kawasaki Versys 650 Tourer 2012.

Charles Eco
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 10 Mar 2017, 10:04
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Novo membro TDM900 x TN25

Mensagem por Charles Eco » 14 Mar 2017, 13:44

Obrigado feiten.

Coloquei o anúncio ontem e hoje já tem um interessado, assim talvez seja mais rápido do que eu estava imaginando. Logo farei um teste em uma Tenere 250 de um amigo para sentir na estrada.

Abs

ventania
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 08 Mai 2013, 16:37
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Novo membro TDM900 x TN25

Mensagem por ventania » 14 Mar 2017, 17:05

Charles. Aproveita agora para fazer essas viagens. Não que eu não tenha fisico e vontade de fazer várias, mas meu trabalho não me permite viagens longas de moto, carro ou se lá do que for.


TDM motão, já tive várias de maior cc. Mas o custo de manutenção para andar diariamente com elas é alto, o ideal seria duas a TDM e a Tenerezinha.

Avatar do usuário
motown
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 2066
Registrado em: 19 Jul 2012, 21:44
Cidade onde mora: Valinhos/SP
Contato:

Re: Novo membro TDM900 x TN25

Mensagem por motown » 15 Mar 2017, 08:27

Bem vindo Charles

Essa moto era minha opção de up, li muito a respeito, pesquisei bastante, excelente moto.
Mas acabei optando pela vstrom por conta da semelhança de proposta, com a vantagem de encontrar uma legião de motos pela estrada. Tem muito mais vstrom rodando que a propria tenere
Motown
atual > Suzuki DL 650 V-Strom preta 12
ténéré 250 areia 13
xlx 350 branca 90
xlx 250 preta 84
dt 180 preta 87
xlx 250 vermelha 86
xl 250 vermelha 83
rdz 125 prata 83
cb 500 four azul 74
https://www.facebook.com/falco.fontanini" onclick="window.open(this.href);return false;

Charles Eco
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 10 Mar 2017, 10:04
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Novo membro TDM900 x TN25

Mensagem por Charles Eco » 15 Mar 2017, 15:36

Ventania, Motown, sem duvida seria ideal manter a TDM mas os tempos estão difíceis no momento. Prefiro encolher para poder viajar até porque o tempo, nosso bem mais precioso, não tem retorno e a cada dia nossa disposição diminui... .Leio muitos relatos de gente que se lança em longas aventuras em duas rodas com 125cc, 150cc até 110cc... sinceramente fico mais fascinado com esses relatos (embora já não seja mais meu caso) do que com grandes motos parando em hotéis caros e gastando muito para comer razoável... por que há um sentido mais humano e aventureiro em jogo: mais desafios, alguns campings, preparar sua comida... viver mais intensamente a experiência de fazer realmente parte do caminho e das pessoas que nele vc cruzar. Não que uma moto menor vá resolver isso, mas creio que pode ajudar o espírito (e o bolso) a vestir uma nova forma de viver minhas aventuras em duas rodas (o veículo mais democrático, social e espetacular que conheço). E creio também que para cada fase de nossa vida existe um meio termo para dosar o nível da aventura e da relação custo x beneficio sobre tudo. Enfim, acho que tudo é uma questão de adaptação e respeito pelos limites: seu e da máquina. Estou confiando que 250cc e 110/120km/h na estrada eu consiga digerir sem ansiedade ou sofrimento e celebrar que a economia e leveza gerada me permitam ir mais longe ou por mais vezes! Vamos ver, essa estrada me aguarda! Quero reaprender a viver mais feliz com menos por que hj, vivendo em SP, sinto que não faz mais o menor sentido pagar tão caro por tão pouco. Abs, grato pela acolhida e desculpe pelo textão mas faz parte da minha fase... O Mundo é bão Sebastião!

Andre Aliardi
Usuário
Usuário
Mensagens: 124
Registrado em: 12 Fev 2016, 22:24
Cidade onde mora: Palhoça SC

Re: Novo membro TDM900 x TN25

Mensagem por Andre Aliardi » 15 Mar 2017, 18:22

Se você pretende viajar com a moto carregada (garupa, alforjes e baú), andar a 110km/h, 120km/h vai ser sua velocidade final. Esse, na minha opinião é o maior problema da Tenere e se for para andar a 120 com a moto carregada, ela já não vai ficar tão econômica assim, não deve fazer mais do que uns 23km/l.

No carnaval fiz uma viagem com ela carregada e em alguns momentos a moto não passava nem dos 115km/h. Quando peguei a Bandeirantes (sentido São Paulo/Campinas), a moto não passou de 118km/h. Isso que não tinha vento contra.

Como disseram acima, você pode ir onde quiser com a Tenere, mas dependendo do caso, precisa ter mais paciência
Ténéré 250 2016 Cinza

Charles Eco
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 10 Mar 2017, 10:04
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Novo membro TDM900 x TN25

Mensagem por Charles Eco » 15 Mar 2017, 21:04

Valeu Andre. As dicas e sugestões que recebo se somam para eu ir entendendo melhor. Pelo que ando lendo essas questões de consumo são bem variadas mesmo. No caso sempre viajo sozinho e não costumo levar muita bagagem ou peso extra (menos que 20kg certamente). Apenas meus quase 90kg! Estou começando a ficar um pouco ansioso para testar essa moto! Abs


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

G ALMEIDA
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Nov 2016, 21:47
Cidade onde mora: Gravatá-PE

Re: Novo membro TDM900 x TN25

Mensagem por G ALMEIDA » 17 Mar 2017, 15:11

Meu relato se assemelha a alguns já postados aqui.
Tenho 1,80m 115kg e 34 anos.
Saí de um carro para a Ténéré 250cc por questões de crise e economia. Já tive XTZ 125cc, CB 300R, NXR150cc Bros e agora novamente uma YAMAHA, na minha opinião, a melhor de todas.
Meu uso é diário de casa para o trabalho, menos de 2km de distância, de vez em quando, vou à Recife, 80km de BR 232. De quando em vez viajo aqui pela região, cidades próximas e muitas vezes com trechos de estrada de terra.
Minha Ténéré tem todos os acessórios, só não usei ainda os alforges, por não ter precisado ainda.
Tenho paciência para andar e não sou muito fã de velocidade em duas rodas.
Acredito que a Ténéré 250cc irá lhe surpreender quando você começar a usá-la!

Boa sorte e bons ventos!

Enviado de meu SM-J320M usando Tapatalk

Fernando_mcs
Novato
Novato
Mensagens: 15
Registrado em: 05 Jul 2016, 13:43
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Novo membro TDM900 x TN25

Mensagem por Fernando_mcs » 17 Mar 2017, 16:56

Bem vindo, amigo!

Pelos seus relatos, acredito que a T250 vai te atender muito bem. Minhas únicas observações sobre esta moto ficam por conta da falta de uma velocidade final maior (o que é óbvio para uma 250 cc), e o banco que se torna desconfortável em distâncias acima de 200 Km (fácil de resolver modificando a espuma ou colocando um banco mais confortável). No mais, a moto é espetacular. Leve, divertida de pilotar, ótima ergonomia (tenho 1,92 e 115 kg, me sinto muito bem na moto), econômica, manutenção barata, seguro barato (fechei em 2 mil, cobertura por 3 anos pelo Banco do Brasil), é confiável para viajar e para uso diário mais ainda. Um dia desses, no meio de uma viagem resolvi encarar 50 km em estradas de terra sinuosas por dentro de um parque estadual, fui numa boa, sem sustos ou dificuldades... Como disse antes, talvez você sinta falta de uma velocidade de cruzeiro mais alta nas estradas (acima de 110 km/h ela vibra demais e começa a perder um pouco de estabilidade, e nas subidas com a moto carregada exige mais atenção em ultrapassagens) fora isso é só alegria mesmo!
Boa sorte com a nova moto!

Responder