Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Nathanael
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 174
Registrado em: 17 Nov 2013, 17:49
Cidade onde mora: Divinopolis/MG

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por Nathanael » 16 Mar 2014, 13:06

Radames Aragon escreveu:Veja bem, "potência deixa a desejar" não é um bom parâmetro, pq ela é só 250cc e dentro da faixa ela é exatamente normal. Pra mim ela tem um excelente torque comparando com outras motos na maioria das saídas de sinal, excluindo, é claro, todas as motos de cilindradas maiores!
eu ainda nao tinha tido uma 250, ja ate andei bastante numa rd350
mas uma 250 monocilindrica ainda nao.
eu ando pouco de moto, basicamente so uso pra ir trabalhar e 1x por mes viajar 900km ida e volta
nao to tao preocupado com consumo, mas gosto de sentir potencia
tanto no meu carro quanto em moto.
assim que terminar de pagar essa TE ja vou troca-la em algo com mais motor
de preferencia Yamaha ou Suzuki

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por cassioxtz » 17 Mar 2014, 02:30

Na minha opinião.

Tive uma Té 2012 por quase 2 anos.

A Yamaha desenvolveu a moto 250 mais pesada da categoria e não levou em consideração freio x motor e vou explicar os motivos:

Freio: Sempre foi e sempre será borrachudo, não adianta colocar aeroquip, pois sempre nos vão nos dar sustos! Pois isso é característica da forma de construção e suporte da pinça do freio dianteiro. Até a Lead somente com a pinça de freio dianteiro consegue frear melhor do que a Té.
Motor: Não entendo esse tipo de engenharia que deixa a moto mais pesada e não compensa em adicionar mais potência ao motor, acreditando que os 21cv é o suficiente para uma moto desse porte. Pra mim não é! Incrível como uma CG 125 tem 100cv litro, pois sua proporção de potência e cilindrada subiram juntas, enquanto que ao passar dos anos nada disso melhora na Té. Vejam que a nova CG ficou mais leve, até nisso os engenheiros pensaram. Acredito que esse motor renderia muito mais se a fábrica ajustasse a injeção e deixasse ele da mesma forma que o Polaco diz fazer sem alterar as peças do motor, elevando sua potência para 29cv somente com ajustes na injeção. Ai sim valeria a pena!

Duvido que nesse ano a Té receba ABS, nem que seja como (opcional). Do jeito que a Yamaha só dorme no ponto. :lol:

Se fizessem essas melhorias, pelo menos nos freios. Com certeza voltaria a ter uma!
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Avatar do usuário
Diego Dahmer Gomes
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 218
Registrado em: 10 Set 2012, 11:24
Cidade onde mora: Porto Belo/SC

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por Diego Dahmer Gomes » 09 Out 2014, 17:35

Estou fazendo um comparativo tenereclub X xre online, o nosso é muito mais organizado, as fotos de viagens são muito mais bonitas :)
Com todo respeito é claro!

:)
Que os anjos do Senhor acampem ao nosso redor!
__________________
XTZ/125E 04/04 82.000 Km
__________________
XTZ/250 Ténéré 11/11

Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por vdfritz » 09 Out 2014, 18:35

a xre eh uma "trezentona" ela ja nao entra na categoria de 250 cilindradas, isso que chama atencao pra ela
aliass donos acreditam que ela tem mesmo 300cc né hehe

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por Luiz Koudela » 09 Out 2014, 19:16

Diego, pelo pouco que observei no xre forum, eles se atentam mais a auto ajuda e não socialização entre os membros... Que, acredito eu, aqui a socialização venha em primeiro lugar! Vai ver é pelos diversos problemas daquele projeto...

Luiz Koudela
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Avatar do usuário
Thales
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 170
Registrado em: 27 Set 2014, 12:35
Cidade onde mora: Brejo Santo/CE

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por Thales » 10 Out 2014, 00:04

Este comparativo não tem fim, hehehehe. Não há quem não passe por esta dúvida na hora de comprar: XRE ou Té?

Para quem mora no interior do Nordeste, acho que a primeiríssima opção é sempre Honda, em função da disponibilidade de peças, ampla rede de oficinas autorizadas, e valor de revenda. Eu sou meio que um caso à parte, pois sou paranóico e quero sempre as coisas funcionando nos parâmentros dentro dos quais foram concebidas. E sem gambiarras. Não sei se é caso de psiquiatra, mas valorizo demais a estabilidade, previsibilidade, etc (por isso, tento convencer as pessoas de que sistemas operacionais Linux são superiores ao Windows, mas tenho pouco sucesso nesta cruzada, rsrsrsrs)

Diante disso, não teve jeito, pendi para o lado da TNR. Acrescente-se o fato de que não confio na grande maioria dos mecânicos que temos por aqui. Os caras vacilam em coisas BÁSICAS demais para que eu fique seguro em aceitar que façam, com alguma frequência, um procedimento relativamente invasivo como é o tal do pastilhamento. Isso para não falar de coisas surreais em um veículo novo como esmerilhamento de válvulas para assentamento. Tudo isso para minimizar os riscos de uma possível e inacreditável TRINCA no cabeçote (!!!). Vocês têm dúvidas sobre se tais coisas ainda acontecem nas 2013/14, mesmo com as "mudanças"? Ok, façam uma breve pesquisa na web, e comparem este motor com o 250 Yamaha (cilindro revestido; pistão e biela forjados; motor indestrutível).

Mas como nem tudo é perfeito, a TNR tem suas desvantagens e eu estou ciente disso. Na prática, as que me chateiam um pouco são a rigidez das suspensões e a necessidade de acrescentar um babageiro com reforço "por fora" (a XRE já vem com o dela de fábrica). A galera reclama dos freios, mas, falando sério, não consigo achar o conjunto problemático a ponto de obrigar o usuário a uma alteração. O traseiro, sim, trava fácil e é preciso pegá-lo com cuidado (o da minha ex-bros também travava), mas o dianteiro me parece normal, mesmo depois de algumas horas de uso. De qualquer forma, ponto para a Honda, que tem freios muitíssimo bem avaliados.

Outra coisa que tive de ponderar bastante foi a questão do combustível. Sendo a TNR a gasolina, eu temo que isso nos traga um custo adicional nos próximos anos (a política neste setor vai mudar em breve). Ainda assim, não parece algo tão preocupante se considerarmos que: 1. O motor da Té é economico, dizem que até mais que o da XRE, pelo que se lê; 2. Eu acho que não rodaria no álcool com o misterioso motor 300 da Honda. Não pelo menos no dia-a-dia. É que como faço distâncias muito curtas, a temperatura ideal de funcionamento do motor não seria atingida nunca. Resultado: consumo alto, desgaste e possíveis engasgos. Talvez o etanol compensasse em viagens, mas, ainda assim, restaria saber como fica a temperatura do cabeçote com este combustível depois de horas de pilotagem.

Por fim, a questão do seguro, mais barato para a TÉ (sim, eu moro no interior e vou fazer seguro).

O resto, tanto de um lado quanto de outro, são para mim questões de somenos. A Té tem bolha para quebrar o vento, farolzão de carro, banco mais largo (porém duro), posição de dirigir muito elogiada, não fica com a frente tão empinada com garupa (isso me deixava puto na Bros). A XRE tem balança e aros em alumínio, dizem ser mais macia no off, arranca na frente por ser mais potente. A TÉ é muito mais bonita que as XRE 2009-2012, mas as Honda 13/14 rivalizam legal com ela.

Então é isso aí povão. A meu ver, botando tudo na balança (de aço, claro), a TÉ tem melhor custo-benefício para quem deseja uma motoca para usar por muito anos. Quem mora no interior pode se sentir um pouco desamparado pelas poucas autorizadas Yamaha que temos. Entretanto, este fórum é o melhor e mais confável suporte técnico para a moto. Podem comprar que a moto é show, e o resto você resolve por aqui.

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por kablack » 10 Out 2014, 00:36

Thales escreveu:(...) Sendo a TNR a gasolina, eu temo que isso nos traga um custo adicional nos próximos anos (a política neste setor vai mudar em breve). (...)

Olá Thales;

Fiquei curioso. Você tem alguma informação a este respeito? Convido-o a debater o assunto neste tópico aqui: http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=6&t=5603" onclick="window.open(this.href);return false; em que falamos sobre o uso de álcool na Te250 e ou vantagens de eventual versão flex neste modelo.

Sou entusiasta do tema!

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por ivojoseaug » 10 Out 2014, 11:01

Sobre o pessoal do xreonline....ja fizeram vários encontros nacionais, estaduais, trips...conheci o moto grupo que faço parte lá...a galera que posta diariamente se conhece quase toda pessoalmente...tem gente de todo brasil...é igual a galera daqui...inclusive tem muita gente que posta nos dois fóruns normalmente....eles só praticam mais auto ajuda porque a XRE precisa, hahahahahaha

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por diegonunes » 10 Out 2014, 11:15

Assino embaixo, Ivo.

E eu sou tido como a ovelha negra por lá, já fui expulso inclusive. :mrgreen:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Diego Dahmer Gomes
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 218
Registrado em: 10 Set 2012, 11:24
Cidade onde mora: Porto Belo/SC

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por Diego Dahmer Gomes » 10 Out 2014, 11:27

As fotos mais bonitas que tem lá são de teneres! kkk
me cadastrei pra contribuir algumas fotos..
Mas boto fé que o pessoal é firmeza! :thumbup:
Só acho que nós temos mais bom gosto! hehehe :lol:
Que os anjos do Senhor acampem ao nosso redor!
__________________
XTZ/125E 04/04 82.000 Km
__________________
XTZ/250 Ténéré 11/11

Responder