Downgrade?!? Saindo da Versys 650 e indo para a Ténéré 250

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Kriz
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 20 Mai 2014, 10:14
Cidade onde mora: São Roque / SP

Downgrade?!? Saindo da Versys 650 e indo para a Ténéré 250

Mensagem por Kriz » 06 Dez 2016, 18:29

Fala Galera, tudo bem?

Primeiro post :wave:

Primeira interação com essa galera show de bola :ohhhhh:

E eu estou aqui para relatar um pouco como é a mudança de categoria de motos, enquanto a maioria faz o caminho ascendente da xtz 115, xtz 250, xtz 660 e assim por diante... eu tive que fazer o contrário, estava em uma ótima versys 650 e agora peguei a minha ténéré 250... Motivo: Cortar gastos!!

Resumo do cenário: Puta Merda que MOTO!! :rock:

Detalhe do cenário:

Muitas das coisas aqui são bem óbvias, mas que podem ser um fator motivacional para quem (como eu) precisou voltar a andar de uma moto "grande" para uma "pequena"...

Outra coisa, isso não se aplica especificamente para a Versys e para a Ténéré.. muitas das coisas aqui se aplicam para qualquer cenário de uma 600/700cc para uma 250/300cc...

Estava a um bom tempo com a Versys (2 anos) a utilizada no dia a dia... e eu rodo relativamente bastante... cerca de 120 km por dia, da uma média de 2500Km/mês só para trabalho, sem contar os passeios, lazer, etc... então a conta já fica cara por sí só... a Versys como eu disse acima é uma ÓTIMA moto, mas querendo ou não o valor de manutenção de uma Kawasaki 650cc comparado a manutenção de uma Yamaha 250cc é de uma diferença brutal... Exemplos: A troca de óleo na Versys ficava na média de 260 reais por ciclo (~5000 em ~5000 km), a da ténéré fica na média de 40 reais por ciclo (~2500 em ~2500 km). Pastilha de freio, kit relação, pneus, etc... a proporção é de mais ou menos 1/3 para os itens básicos de manutenção da moto, além de exigir uma mão de obra mais cara para ter uma moto confiável...

Contras: Normalmente pego uma rodovia de transito rápido (120 Km/h) então não é possível manter essa velocidade de cruzeiro com a ténéré, vc até pode forçar querer ficar, mas além do consumo ir para o vinagre o passeio acaba ficando desgastante, pra vc e para a moto... a estabilidade da Versys por ser uma moto maior é sensacional!! Vc anda com ela a uma velocidade de cruzeiro em 140 Km/h sem se sentir cansado, o folego dela é muito bom, passa pelos carros e a pressão atmosférica é praticamente inexistente, já na ténéré passar pelos carros, principalmente caminhões é teste pra cardíaco (aka Galvão), ficar mais do que uma hora na tenere já gera algumas dores, na versys vc se mantem inteiro por um periodo maior de viagem...

Prós: CONSUMO, consumo... CONSUMO!! Além do óbvio, que é o consumo menor, algumas características que havia me esquecido das motos pequenas me chamaram a atenção que quando eu voltei para a XTZ 250 lembrei na hora!! Leveza, como citei acima isso também é um fator negativo se for considerando a pressão atmosférica, mas em baixa rotação a leveza da moto é um fator muito positivo, no transito, na cidade, pra ir comprar pão, pra fazer qualquer coisa dentro do perímetro urbano... é muito mais prático, é muito mais fácil, e é muito mais barato... O amortecedor da tenere por padrão também é mais mole do que a da versys então gera um pouco mais de conforto em detrimento a estabilidade em curvas, possibilidade de um off mais agressivo com a tenere do que da versys. Seguro... Suhai por Suhai, conta simples 1650 versys, 630 tenere no cep que eu moro... enfim... muitas vantagens.

Algo que pode ser bom quanto ruim... a Versys chama muito a atenção... então é naturalmente um pussy atractor (desculpe pelo machismo) e também um manolo atractor... não que a tenere não tenha seu charme, mas a versys leva isso a um outro nível para o bem e para o mal.

Pois é mais ou menos isso ai galera, a mensagem que eu queria passar é a de que nem sempre um bem de maior valor leve vantagem em tudo nessa vida, não apenas para motos, mas em âmbito geral... a experiencia que eu estou tendo com a tenerezinha (apelido: pitucha), vem sendo formidável... claro que alguns pontos são negativos, principalmente no que tange a viajar com a moto por exemplo, mas a tenere é uma moto com CxB imbatível, que a cada dia me surpreende!!

Um abraço, e obrigado por todo os ensinamentos até então... sou registrado de 2014 mas como citei esse é meu primeiro post de vários!! :urrruuu:

Dom Paul
Novato+
Novato+
Mensagens: 36
Registrado em: 14 Jul 2013, 21:15
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Downgrade?!? Saindo da Versys 650 e indo para a Ténéré 2

Mensagem por Dom Paul » 06 Dez 2016, 22:03

Parabéns pela aquisição da motoca mano ! Realmente acho que cilindrada não diz nada mas sim nossa vontade de curtir essa paixão que é viajar ! Recentemente fiquei sem moto pra viajar e curti quase um ano fazer viagens de factor 125cc, inclusive tem um Instagram dela chamado de @depulgaporai onde comecei a postar detalhes das viagens por vários estados com a 125, mostrando que cilindrada baixa não é motivo de falta de diversão. Com a Pulga eu me sentia bem mais a vontade quando chegava em uma cidade sem ser percebido e economizando bastante dinheiro assim como vc !!

Forte abraço e seja bem vindo !!
" Por maus caminhos , com bons amigos !!"

Daytona 675
XT 660Z 16
Factor 125

XT 660Z Téneré 13
Factor 125 FAN 13
XT 600E 09 e 02
XT 660R 06
F800 GS 10
Ténéré 250 13
BMW R1200GS 09
Tornado 08
DR 800 99
Fazer 250 08
Intruder 125

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Downgrade?!? Saindo da Versys 650 e indo para a Ténéré 2

Mensagem por Fmm4100 » 07 Dez 2016, 08:49

Kriz,

03 observações que podem melhorar seu convívio com a moto:

1. Óleo - Se mantiver a troca a cada 5kkm (conforme o manual), sentirá maior economia no bolso. Vc anda em transito rápido e isso facilita a troca de calor no motor, o que contribui com a vida útil do óleo.

2. Estabilidade - Use um pneu 90/90 na dianteira. Isso reduz consideravelmente o shimming ao se aproximar do vácuo de ônibus e caminhões.

3. Conforto - O banco Pedrinho é investimento, pois tem revenda fácil. Melhora muito seu conforto na moto.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Kriz
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 20 Mai 2014, 10:14
Cidade onde mora: São Roque / SP

Re: Downgrade?!? Saindo da Versys 650 e indo para a Ténéré 2

Mensagem por Kriz » 07 Dez 2016, 10:16

Dom Paul, obrigado parceiro!!

Categorias diferentes apresentem objetivos diferentes, né? As vezes esquecemos que as dita pequenas tem inumeras vantagens que acabam sufocadas pela nossa propensão a achar que preço é qualidade/felicidade.

Fmm4100, verdade!!

Eu não sabia que eu poderia trocar o óleo da Tenere de 5 em 5kkm, neste caso eu poderia mesmo usando o yamalube? ou seria um óleo específico, sintético, etc...

Sobre o Pneu me parece interessante, mas com isso eu perderia alguma coisa em relação a final da moto, ou apenas a direção ficaria mais dura?

A minha moto já veio com o banco do pedrinho de serie... hahahaha, peguei ela do primeiro dono com 8mil km rodados, zeradinha e com o banco, achei muito confortável! Quando eu digo em relação a conforto, eu digo por outras questões, como a posição de pilotagem, o deslocamento do corpo durante a viagem em relação a pressão... na verdade eu acredito que tenha relação em minha adaptação a moto, pode ser que daqui a algum tempo eu não perceba mais isso.

Lembro de quando eu saí da Fazer para a Ninjinha que eu não consegui ficar mais do que meia hora na moto, um tempo depois fiz uma viagem de 600km em uma ninjinha 250cc com 1,90 hahahah eu ficava tipo o urso do madagascar manja? hahahaha Quando saí da ninjinha e fui para a Versys sentia os braços cansados, mas por que a minha posição sobre a moto estava errada, eu queria ficar semi-curvado, enquanto deveria ficar em posição ereta, então a conclusão seria que da Versys para a Tenere mesmo tendo um nível de altura e ciclistica semelhante, ainda assim são motos bem diferentes, então meu posicionamento talvez ainda não tenha sido o ideal sobre a tenere.

CaioCezarani
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 25 Jan 2016, 08:51
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Downgrade?!? Saindo da Versys 650 e indo para a Ténéré 2

Mensagem por CaioCezarani » 07 Dez 2016, 10:30

As 2 motos são muito boas, cada uma com suas características, estou fazendo o caminho ao contrario, saindo da Tenere e indo pra Versys...

Sobre a questão de trocar o óleo a cada 5k, na minha experiencia pessoal, eu recomendaria investir em algum óleo melhor que o Yamalube, desde que peguei a minha Tenere eu usei o Motul 3000 e ele se mantinha bem até os 3,5k a 5k, a ultima troca de óleo coloquei o Yamalube e depois de 1k o óleo já me parecia completamente diferente, é meio pessoal, a galera ai no fórum troca a cada 5k e não relata problemas, então o jeito é testar...

Kriz
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 20 Mai 2014, 10:14
Cidade onde mora: São Roque / SP

Re: Downgrade?!? Saindo da Versys 650 e indo para a Ténéré 2

Mensagem por Kriz » 07 Dez 2016, 11:55

CaioCezarani escreveu:As 2 motos são muito boas, cada uma com suas características, estou fazendo o caminho ao contrario, saindo da Tenere e indo pra Versys...

Sobre a questão de trocar o óleo a cada 5k, na minha experiencia pessoal, eu recomendaria investir em algum óleo melhor que o Yamalube, desde que peguei a minha Tenere eu usei o Motul 3000 e ele se mantinha bem até os 3,5k a 5k, a ultima troca de óleo coloquei o Yamalube e depois de 1k o óleo já me parecia completamente diferente, é meio pessoal, a galera ai no fórum troca a cada 5k e não relata problemas, então o jeito é testar...
Caio pode ter certeza que você vai se apaixonar pela Versys, ela é uma ÓTIMA moto!!

Tive que trocar por algumas circunstâncias da vida, senão teria ficado com ela ad eternun!

Sobre o óleo, eu uso em condição severa (todo dia 120Km no mínimo) então para mim ou seria o motul 5100 pra andar 5k na tenere ou o yamalube com trocas a cada 2k ~ 3k no máximo... pelo ciclo ser menor, eu acho que o yamalube pode ser suficiente... no caso da Versys sim eu usava o 5100 e ficava tranquilo.

Se tiver alguma dúvida sobre a Versys estamos ai!!

Abraço

Avatar do usuário
fjruthes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1090
Registrado em: 23 Jun 2011, 21:55
Cidade onde mora: Indaial/SC

Re: Downgrade?!? Saindo da Versys 650 e indo para a Ténéré 2

Mensagem por fjruthes » 07 Dez 2016, 12:21

Eu subi pra Versys e pretendo voltar pra Tenere 250 pelos próximos 2 anos... Ai vou subir novamente.. hehe

Mas, as duas são excelentes motos mesmo...
"SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER"

Avatar do usuário
Junior Bergamin
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 93
Registrado em: 11 Ago 2016, 09:17
Cidade onde mora: Jundiaí/SP
Localização: jundiai-SP

Re: Downgrade?!? Saindo da Versys 650 e indo para a Ténéré 2

Mensagem por Junior Bergamin » 07 Dez 2016, 12:41

Cara,
Tbm fiz o downgrade da Versys 650 pra T250 há 2 meses e tbm senti mt diferença do motor.
Troquei pq preciso economizar $$ pra pegar a ST1200 e mantendo a versys pra uso diário é impossível!
Pneu da Versys acabava muito rápido, consumo dela era desumano, nunca passei dos 16,5-17km/l. Sério!
Ela bebe igual esportiva mas não anda tal como... Fiquei 02 anos com ela tbm, agora estou de T250 2012/13!
Se tudo der certo até junho/2017 pego minha ST1200, mas só pra uso em FDS e viagens...
A T250 pra uso diário é muito boa, faz uma média de 28km/l dependendo da tocada, óleo mais barato, manutenção e peças tbm...
Paguei 800,00 no seguro da Porto pra uso diário da T250 e na Versys paga 1800,00 o que já deu uma bela economia, moro em jundiaí.
Tbm pretendo trocar o óleo aos 5kkm como diz manual da T250, sabe cumé né?
Economy mode [x] on [ ] off
XT660z Ténéré 2012 - Massey Ferguson
XT1200z Super Ténéré 2013 - Beronha
Yamaha Ténéré 250 2013 - Bixcoito
Kawasaki Versys 650 City ABS 2012 - The Monster
Yamaha Ténéré 250 2011 - Albina
Honda Bros 125 ES 2005 - Blue Devil

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Downgrade?!? Saindo da Versys 650 e indo para a Ténéré 2

Mensagem por Fmm4100 » 07 Dez 2016, 13:53

Kriz,

Eu uso o yamalube e mantenho a troca de oleo e filtro a cada 5kkm.
30 conto de oleo (1,4 litros) e 10 de filtro a cada 5kkm tá bom demais.

Tem hora que penso em subir de categoria, mas para os 58km diários prefiro a Tenere.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Kriz
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 20 Mai 2014, 10:14
Cidade onde mora: São Roque / SP

Re: Downgrade?!? Saindo da Versys 650 e indo para a Ténéré 2

Mensagem por Kriz » 07 Dez 2016, 14:14

Junior Bergamin escreveu:Cara,
Tbm fiz o downgrade da Versys 650 pra T250 há 2 meses e tbm senti mt diferença do motor.
Troquei pq preciso economizar $$ pra pegar a ST1200 e mantendo a versys pra uso diário é impossível!
Pneu da Versys acabava muito rápido, consumo dela era desumano, nunca passei dos 16,5-17km/l. Sério!
Ela bebe igual esportiva mas não anda tal como... Fiquei 02 anos com ela tbm, agora estou de T250 2012/13!
Se tudo der certo até junho/2017 pego minha ST1200, mas só pra uso em FDS e viagens...
A T250 pra uso diário é muito boa, faz uma média de 28km/l dependendo da tocada, óleo mais barato, manutenção e peças tbm...
Paguei 800,00 no seguro da Porto pra uso diário da T250 e na Versys paga 1800,00 o que já deu uma bela economia, moro em jundiaí.
Tbm pretendo trocar o óleo aos 5kkm como diz manual da T250, sabe cumé né?
Economy mode [x] on [ ] off
Caraca Júnior 16,5 com a Versys? Tu puxava muito então em... :rock:
O mínimo que eu fiz com ela foi 18 no modo insano (pro meu nível)... mas regularmente fazia 20km/l era quase um relógio...

Sobre a próxima moto eu não conheço essa ST1200, é a Super Ténéré? Se sim ela é sinistra d+, ta loko andar nela deve ser um sonho... fazer um rolê internacional então... vish... Deus abençoe seus planos!! Vai dar tudo certo!!

No meu caso eu peguei a Tenere pq estou grávido do meu segundo filho, então familia sempre em primeiro lugar...
Fmm4100 escreveu:Kriz,

Eu uso o yamalube e mantenho a troca de oleo e filtro a cada 5kkm.
30 conto de oleo (1,4 litros) e 10 de filtro a cada 5kkm tá bom demais.

Tem hora que penso em subir de categoria, mas para os 58km diários prefiro a Tenere.
Perfeito!! Vou manter essa regulagem então também, rsrs... só se eu sentir ela muito mais barulhenta do que o comum ou o câmbio muito duro... daí talvez eu resolva adiantar.

Quando eu fui pras 600cc vi o motivo de praticamente não existir acidente com esse tipo de moto em perímetro urbano, seria papo suficiente para outro tópico, mas se for considerar a segurança que uma 600 passa pra vc (freio, potência pra sair de situações de risco, estabilidade, visibilidade por parte dos outros motoristas, etc...), é muito foda... eu achei sensacional. Se tiver a oportunidade de ficar com a tenere e comprar uma outra moto maior pra lazer, vc vai ficar maravilhado, e toda sexta-feira vai querer usar a maior ao invés da pequena hahahaha

Responder