ivnn escreveu:
Essa espaçador não gasta. Ela não gira. Nas extremidades encosta exatamente no anel interno dos rolamentos, que também não giram. É ele que aguenta a pressão imposta pela porca e eixo da roda.
Como era pra ser: Na hora que você aperta a porca da roda - e é um aperto forte - a porca pressiona o esticador de corrente direito (21), que pressiona primeiro espaçador (20), que pressiona o anel interno do primeiro rolamento (4), que pressiona o espaçador (2) que você se refere, que pressiona o anel interno do segundo rolamento (3), que pressiona o outro espaçador (19), que pressiona o esticador esquerdo, que se apóia e trava na cabeça do eixo. Você pode aplicar pressões absurdas que o conjunto aguenta.
Como eu entendi que você relatou: O espaçador (2) está curto (??????). Nesse caso a pressão do aperto do parafuso seria contido pelas pistas externas dos rolamentos, que tem limites de excursão no cubo. Isso é bizarro, e certamente causaria estouro do rolamento já na hora de apertar a porca, porque esse rolamento não serve para esforço axial grande.
É inacreditável. Seria um erro crasso da Yamaha ou um vacilo de alguma manutenção posterior, trocando peça com o de outra moto.
Se o mecânico colocar arruelas a última arruela, a que encosta no rolamento, deve obviamente encostar apenas na pista interna. Apesar de duvidar do diagnóstico, se uma situação desse tipo aparecesse na minha frente isso é exatamente o que eu faria. Além de descobrir quem foi o fdp que zoou a roda....
Pois então... o que está acontecendo é exatamente isso que você disse, o espaçador está curto (também não sei como). Eu não consigo acredito que o espaçador tenha gasto, assim como também não consigo acreditar que ele veio de fábrica assim e a moto ficou 23 000km sem dar problema no rolamento. Comprei a moto com 6 000km, nunca mexi nessa parte da roda e nem sequer tinha retirado o retentor (item 5 da figura no site), eu engraxava sem tirar ele, então também não acho que tenha sido algum vacilo de manutenção anterior.
Algumas outras vezes que eu mesmo tirei a roda (para manutenção e lubrificação básica em casa), notei que esse espaçador ficava um pouco solto dentro do cubo, mas eu achava que com o aperto da roda, ele voltava pro lugar certo.
Sei que se deixar o parafuso/porca do eixo solto ele estraga o rolamento, pois não pode ter essa folga e também sei que se apertar de mais, ele também força o rolamento e estraga ele, por isso sempre segui o manual de serviço que manda apertar com 8,5kg de torque. Até comprei um torquímetro para manutenção básica da moto em casa. Desde que comprei a moto, ninguém mexeu na roda de trás além de mim e eu nunca mexi nessa parte de rolamento/espaçador, eu apenas colocava graxa mas nem tirava o retentor que fica na parte de fora do rolamento.