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MensagemEnviado: 29 Nov 2016, 19:55 
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Boa noite amigos,

Ontem ao voltar do trabalho comecei a escutar um barulho estranho na roda traseira, verifiquei corrente e freio, vi que estavam bons e pensei no rolamento. Hoje de manhã levei a moto na oficina e vi que o problema era de fato o rolamento, troquei os dois rolamentos da rola traseira e coloquei os rolamentos da Nachi, até onde eu sei, são os originais, paguei R$30 em cada. Achei estranho o rolamento estourar sendo que a moto está com 23 000km, mas tudo bem.

Fui pro trabalho e quando tava voltando, senti a roda traseira solta, levei novamente a moto na mesma oficina e vimos que o rolamento novo tinha estourado de novo, nas duas vezes estourou o rolamento do lado direito (lado do disco de freio), quando o mecânico foi olhar mais de perto, ele viu que havia um espaço de mais ou menos meio centímetro entre o rolamento e o espaçador de rolamento da roda. Quando ele viu aquilo ele se assustou e até me perguntou se algum dia eu tinha tirado alguma peça daquela parte da roda, mas eu nunca mexi la. Depois até conferi no manual e vi que não existe nenhuma peça entre o rolamento e o espaçador.

Alguém já teve esse problema?

Não consigo acreditar que tenha tanto espaço (cerca de meio centimetro) entre o espaçador e os rolamentos e também não consigo acreditar que o espaçador tenho gasto tanto assim.

Amanhã vou ver se acho esse espaçador na concessionária.
O espaçador é esse aqui, ele fica dentro do cubo entre os dois rolamentos de roda
http://www.bibbos.com.br/espacador-do-r ... F53170000/

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MensagemEnviado: 29 Nov 2016, 19:56 
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Caso eu não ache o espaçador da Tenere/Lander, alguém sabe se tem espaçador de outra moto que seja compatível?

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MensagemEnviado: 29 Nov 2016, 20:22 
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O mecânico disse que se eu não achar esse espaçador na concessionária, da pra tentar colocar arruela entre o rolamento e o espaçador provisoriamente até chegar esse espaçador.

Será que posso fazer isso sem ter problemas futuros até a peça chegar?

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MensagemEnviado: 29 Nov 2016, 22:07 
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Essa espaçador não gasta. Ela não gira. Nas extremidades encosta exatamente no anel interno dos rolamentos, que também não giram. É ele que aguenta a pressão imposta pela porca e eixo da roda.

Como era pra ser: Na hora que você aperta a porca da roda - e é um aperto forte - a porca pressiona o esticador de corrente direito (21), que pressiona primeiro espaçador (20), que pressiona o anel interno do primeiro rolamento (4), que pressiona o espaçador (2) que você se refere, que pressiona o anel interno do segundo rolamento (3), que pressiona o outro espaçador (19), que pressiona o esticador esquerdo, que se apóia e trava na cabeça do eixo. Você pode aplicar pressões absurdas que o conjunto aguenta.

Como eu entendi que você relatou: O espaçador (2) está curto (??????). Nesse caso a pressão do aperto do parafuso seria contido pelas pistas externas dos rolamentos, que tem limites de excursão no cubo. Isso é bizarro, e certamente causaria estouro do rolamento já na hora de apertar a porca, porque esse rolamento não serve para esforço axial grande.

É inacreditável. Seria um erro crasso da Yamaha ou um vacilo de alguma manutenção posterior, trocando peça com o de outra moto.

Se o mecânico colocar arruelas a última arruela, a que encosta no rolamento, deve obviamente encostar apenas na pista interna. Apesar de duvidar do diagnóstico, se uma situação desse tipo aparecesse na minha frente isso é exatamente o que eu faria. Além de descobrir quem foi o fdp que zoou a roda....


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MensagemEnviado: 29 Nov 2016, 22:55 
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ivnn escreveu:
Essa espaçador não gasta. Ela não gira. Nas extremidades encosta exatamente no anel interno dos rolamentos, que também não giram. É ele que aguenta a pressão imposta pela porca e eixo da roda.

Como era pra ser: Na hora que você aperta a porca da roda - e é um aperto forte - a porca pressiona o esticador de corrente direito (21), que pressiona primeiro espaçador (20), que pressiona o anel interno do primeiro rolamento (4), que pressiona o espaçador (2) que você se refere, que pressiona o anel interno do segundo rolamento (3), que pressiona o outro espaçador (19), que pressiona o esticador esquerdo, que se apóia e trava na cabeça do eixo. Você pode aplicar pressões absurdas que o conjunto aguenta.

Como eu entendi que você relatou: O espaçador (2) está curto (??????). Nesse caso a pressão do aperto do parafuso seria contido pelas pistas externas dos rolamentos, que tem limites de excursão no cubo. Isso é bizarro, e certamente causaria estouro do rolamento já na hora de apertar a porca, porque esse rolamento não serve para esforço axial grande.

É inacreditável. Seria um erro crasso da Yamaha ou um vacilo de alguma manutenção posterior, trocando peça com o de outra moto.

Se o mecânico colocar arruelas a última arruela, a que encosta no rolamento, deve obviamente encostar apenas na pista interna. Apesar de duvidar do diagnóstico, se uma situação desse tipo aparecesse na minha frente isso é exatamente o que eu faria. Além de descobrir quem foi o fdp que zoou a roda....


Pois então... o que está acontecendo é exatamente isso que você disse, o espaçador está curto (também não sei como). Eu não consigo acredito que o espaçador tenha gasto, assim como também não consigo acreditar que ele veio de fábrica assim e a moto ficou 23 000km sem dar problema no rolamento. Comprei a moto com 6 000km, nunca mexi nessa parte da roda e nem sequer tinha retirado o retentor (item 5 da figura no site), eu engraxava sem tirar ele, então também não acho que tenha sido algum vacilo de manutenção anterior.

Algumas outras vezes que eu mesmo tirei a roda (para manutenção e lubrificação básica em casa), notei que esse espaçador ficava um pouco solto dentro do cubo, mas eu achava que com o aperto da roda, ele voltava pro lugar certo.

Sei que se deixar o parafuso/porca do eixo solto ele estraga o rolamento, pois não pode ter essa folga e também sei que se apertar de mais, ele também força o rolamento e estraga ele, por isso sempre segui o manual de serviço que manda apertar com 8,5kg de torque. Até comprei um torquímetro para manutenção básica da moto em casa. Desde que comprei a moto, ninguém mexeu na roda de trás além de mim e eu nunca mexi nessa parte de rolamento/espaçador, eu apenas colocava graxa mas nem tirava o retentor que fica na parte de fora do rolamento.

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MensagemEnviado: 29 Nov 2016, 23:03 
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Amanhã vou ver se tem esse espaçador na concessionária e vou até levar o meu espaçador para medir com o novo.

Caso não tenha, vou tentar colocar as arruelas até a peça chegar, seguindo seu conselho de colocar a ultima arruela que pegue apenas na pista interna do rolamento.

Mais um dúvida, a partir do momento que eu coloco os dois rolamentos no lugar certo (com a roda fora da moto ainda), o espaçador já deveria ficar justo e não se mover, certo?

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MensagemEnviado: 30 Nov 2016, 07:13 
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André,

Esse espaçador pode ser feito em um torneiro.

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MensagemEnviado: 30 Nov 2016, 07:22 
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Andre Aliardi escreveu:
Mais um dúvida, a partir do momento que eu coloco os dois rolamentos no lugar certo (com a roda fora da moto ainda), o espaçador já deveria ficar justo e não se mover, certo?


Exato. O razoável é que o espaçador seja apenas alguns décimos de milímetro maior que o espaço entre as pistas internas dos rolamentos quando estes são empurrados até o limite no cubo. Dessa forma, você pode apertar a porca do eixo da roda com a pressão godzila que for que o esforço axial induzido nos rolamentos será zero.

O que nos leva a uma outra consideração: Pode ser que seu espaçador esteja certo e seu cubo errado. Daí você compra um novo espaçador e não resolve nada.

E tem outro problema que já atingiu muito usuário deste forum e uma das motos de minha esposa: O externo do rolamento tem que ficar apertado no cubo. Entra e sai sob pressão. Se ficar com mínima folga, o externo começa a lentamente girar lá dentro e começa a "comer" o cubo de alumínio. Daí só trocando o cubo ou embuchando.

Boa sorte.


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MensagemEnviado: 30 Nov 2016, 09:47 
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Comprei o espaçador na concessionária, medi os dois e o espaçador antigo tinha quase 2mm a menos que o espaçador novo.

O mecânico trocou agora de manhã e logo notei que a roda ficou mais solta do que costumava ser.

Depois que foi colocado espaçador novo, não havia mais folga entre o espaçador e o rolamento, o espaçador antigo ficava solto dentro do cubo. O rolamento só entrou no cubo sob pressão, ele não ficava com nenhum tipo de folga no cubo, então acho que o cubo ta bom mesmo.
Aparentemente o cubo não foi danificado e acho que o problema não deve ser no cubo não, a não sei que a moto tenha vindo de fábrica assim, mas acho improvável.

De noite posto as fotos da diferença entre os espaçadores

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Ténéré 250 2016 Cinza


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MensagemEnviado: 30 Nov 2016, 09:49 
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Fmm4100 escreveu:
André,

Esse espaçador pode ser feito em um torneiro.



Pensei em fazer o espaçador em um torneiro também, mas paguei R$43 no novo, não achei caro e com o novo eu tenho a garantia do tamanho ser 100% exato.

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Ténéré 250 2016 Cinza


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