Motor fraca e alto consumo

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
wrodrigosilva
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Nov 2016, 09:33
Cidade onde mora: Osasco/SP

Motor fraca e alto consumo

Mensagem por wrodrigosilva » 06 Nov 2016, 10:29

Galera tudo belezinha?

Estou chegando agora e é um prazer fazer parte dos "tenerezeiros" realmente é uma moto muito boa e gostaria de uma ajuda dos senhores para tentar sanar um problema que estou enfrentando.

Embora tenha procurado tanto no fórum quanto na internet, não encontrei respostas, nem mesmo entre os mecânicos que passei na região onde moro (não cheguei a ir na concessionária Yamaha ainda). Todos dizem que a moto tem torque, mas não tem final, fator vento contra, blá, blá blá..... nada convincente.

Seguinte........

Comprei a Tenere 250 usada e hoje com 37 mil km, estou com ela desde janeiro e até então não tinha apresentado problemas e eu só saía para dar umas voltinhas na cidade mesmo (minha primeira moto). Aparentemente até então tudo normal, acompanhava a kilometragem do tanque à cada abastecimento e dentro da cidade a média era de uns 450 kms por tanque de gasolina Aditiva ou comum, porém já havia notado que quando pegava a estrada a moto não passava de 115km/h em reta e na descida o máximo era 125 ou 130 e não se mantinha desta forma, a menor subida ou inclinação que aparecesse a velocidade caía.

Peguei a estrada sentido santuário de aparecida em SP e fiquei meio frustrado, por que além da velocidade não desenvolver como nas outras motos (Tenere 250), o consumo dela aumentou muito. Fiz o abastecimento na ida e com um tanque bati 220km, então achei que pudesse ser a gasolina onde abasteci, fiz novo abastecimento para por chegar ao destino,mas não melhorou em nada, para voltar também me mantive nos mesmos 225 km até abrir a reserva do tanque. Ainda hoje eu continuo com os mesmos 225 kms rodados por tanque que dá uma média aproximada de 14km/L :shock: . Ou seja para rodar 200 km nesta viagem eu abasteci (por garantia) duas vezes (1-Ida e 1-Volta).

Chegando em casa eu tirei a tampa do pinhão para fazer uma limpeza que já queria ter feito a tempos e notei que a trava-porca estava com uma das abas quebradas e a porca estava um pouco solta e o pinhão com jogo - (comprei uma trava e uma porca nova e efetuei a troca e o ajuste), percebi também a corrente muito folgada, fiz o ajuste inclusive retirando um elo da corrente e ajustando o distanciamento da roda na balança da moto. Enchi o tanque e fui fazer o teste. A moto ficou muito melhor melhorou a velocidade final, a 5 marcha desempenhava muito mais, embora não chegasse nos 145 final com muitos dizem, mas já estava satisfatório para mim e a partir daquele momento minha única preocupação era a medição consumo, porém.......... Eu parado com a moto numa rua qualquer, acabei escorregando com o pé e a moto simplesmente "Deitou comigo no chão", não bateu, não amassou, não aconteceu nada com a moto - Fisicamente falando.

Mas o comportamento da moto mudou totalmente (relatando a estória parece até brincadeira ou invenção), agora a moto não passa dos 110km/h em reta e em descida 115 forçado (parece que está no limite do motor) pega uma inclinação na estrada a velocidade vai caindo em 5 marcha até 90 km/h (desanimador).

Vendo algumas coisas na internet, achei coisas sobre o sensor hibrido, sensor de inclinação, erros na ECU, etc......
Observação: No painel não há nenhum relato de anomalia do tipo, luzes piscando.....

Diante de todo esse relato alguém saberia dizer qual seria uma possível solução ou alternativa que eu possa fazer?

Minha Teneré 250 é 2013/2013. Na FAZER 250 e na xj6 eu vi um procedimento para diagnostico no próprio painel da moto, mas não achei nada referente à Teneré 250. Alguém sabe se tbm é possivel fazer, forma de acesso, ou se não tem como?

Se alguém puder dar uma luz para resolução do caso.....Agradeço muito a atenção de todos, grande abraço...

Avatar do usuário
pato_donald_vini
Novato-
Novato-
Mensagens: 12
Registrado em: 08 Mai 2016, 22:09
Cidade onde mora: São Gonçalo/RJ

Re: Motor fraca e alto consumo

Mensagem por pato_donald_vini » 07 Nov 2016, 20:32

Eu também estou sentindo minha moto muito fraca, e se acelero para manter a velocidade, ela bebe legal (uns 20 por litro, se mantiver 100/110 por hora)

Na verdade só senti essa diferença pq peguei uma 2012 de um amigo para andar. A desgraça parecia outra moto, andava MUITO!

Quando peguei a minha de volta, achei xoxa demais, com um barulho estranho, e muito beberrona. Tem situações que eu tento aumentar muito a aceleração, que ela meio que "ensaia" uma patinada, mas só de vez em quando, em situações específicas.

Vou trocar a vela por desencargo de consciência, mas não acho que seja isso...
--
Imagem

wrodrigosilva
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Nov 2016, 09:33
Cidade onde mora: Osasco/SP

Re: Motor fraca e alto consumo

Mensagem por wrodrigosilva » 07 Nov 2016, 21:39

A minha eu troquei a vela, é nova, mas mesmo assim não resolveu, antes ela acelerava forte até a 4 marcha e na 5 marcha não desenvolvia, mas agora nem isso mais, hoje desconectei o chicote do sensor de queda dela, amanhã vou dar uma volta para ver se melhorou, caso tenha melhorado aí o problema é esse bendito (sensor de queda)


Um amigo meu me falou hoje que um conhecido dele estava com problema parecido e só resolveu depois que efetuou a troca deste sensor. Pode ser que esteja com alguma anomalia e esteja interferindo no funcionamento da ECU

claudiorsp
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 152
Registrado em: 15 Jun 2016, 14:49
Cidade onde mora: Goiânia/GO
Localização: Goiânia-GO

Re: Motor fraca e alto consumo

Mensagem por claudiorsp » 07 Nov 2016, 23:55

pato_donald_vini escreveu:Eu também estou sentindo minha moto muito fraca, e se acelero para manter a velocidade, ela bebe legal (uns 20 por litro, se mantiver 100/110 por hora)

Na verdade só senti essa diferença pq peguei uma 2012 de um amigo para andar. A desgraça parecia outra moto, andava MUITO!

Quando peguei a minha de volta, achei xoxa demais, com um barulho estranho, e muito beberrona. Tem situações que eu tento aumentar muito a aceleração, que ela meio que "ensaia" uma patinada, mas só de vez em quando, em situações específicas.

Vou trocar a vela por desencargo de consciência, mas não acho que seja isso...
Olha a sua embreagem!
Claudio Regis

_________________
Tenere 2013
Verys 2011
Tenere 2011
CB 300R 2009
Bros 2006

PERUCH
Novato+
Novato+
Mensagens: 41
Registrado em: 12 Ago 2016, 13:17
Cidade onde mora: Criciúma/SC

Re: Motor fraca e alto consumo

Mensagem por PERUCH » 08 Nov 2016, 10:02

Eu abasteci ontem o 2º tanque da minha Ténere 2012. comprei ela com 3.200 Km... Hoje tá com 3,700.

Rodei 276 Km e coube 10,2 Litros de combustivel.

Gasolina Aditivada V-Power Nitro + Shell.

Fez 27,05 Km/L... Não sei se pra uma 250cc é economica ou não... até pq minha comparação em motos é uma CRF 230 onde não marco o consumo.. e também tenho uma Pajero TR4 que faz "incríveis" 7,2 Km/l.. aheauehuae.

O que notei é que desde q peguei a moto, por ser bem nova e pouca km, talvez ainda não estivesse amaciada, e eu sentia ela bem amarrada.. mas agora parece q ela tá "despachando" mais...

Domingo passado, eu e minha esposa na garupa (85 Kg + 72 Kg) a moto só pegou 115 km/h... tudo bem q tinha bastante vento...

Ontem fui dar uma volta sozinho e consegui colocar 130 km/h... Creio que se colocar uma coroa menor ou pinhão maior ela dê mais final, mas eu acho que ela perde muito em arrancada e baixas... pq ja sinto isso.. as vezes você tá de 3ª marcha devagar e ela se treme toda.. .pedindo marcha... talvez eu ainda não me adaptei com ela.. pq a referencia q tenho é minha CRF 230 q tem bem mais torque...

Mas, como não quero a moto para correr, eu ando de boa com garupa mantendo a velocidade de 100 km/h... acho uma velocidade confortável.. acima disso sinto q vibra muito e o vento já atrapalha...

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 863
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Motor fraca e alto consumo

Mensagem por Thiago_1100S » 08 Nov 2016, 13:16

cara pra mim esse funcionamento é o normal da tenere... maxima de 130 chorando, e se chegar subida cai... p passar disso só em decida e muito embalado....

Peruch - com o pinhão maior ela não ganha mais final na estrada pq fica sem força, mas na cidade vai bem...
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

Avatar do usuário
spencer.chedid
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 290
Registrado em: 30 Ago 2012, 13:52
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Motor fraca e alto consumo

Mensagem por spencer.chedid » 08 Nov 2016, 17:15

É um comportamento bem estranho. Na estrada a T250 vai bem em retas mas em subidas a velocidade realmente cai muito, normal.

Esse mês troquei a embreagem da minha com 54.000 km. Ela estava se comportando dessa forma, fraca, lenta nas saídas, dava 120km/h de final muito dificilmente, etc. Mas troquei o kit de embreagem completo, original, e não só os discos. A moto virou outra! Melhorou absurdamente tanto no consumo (antes estava fazendo 24/25km/l e agora está fazedo 28/29km/l) quando na potência.

Veja se sua embreagem já não está na hora de dar uma manutenção.

Avatar do usuário
pato_donald_vini
Novato-
Novato-
Mensagens: 12
Registrado em: 08 Mai 2016, 22:09
Cidade onde mora: São Gonçalo/RJ

Re: Motor fraca e alto consumo

Mensagem por pato_donald_vini » 08 Nov 2016, 17:21

claudiorsp escreveu: Olha a sua embreagem!
Pois é, por isso que eu falei que ela "ensaia" uma patinada. Ao meu ver (corrijam se eu estiver errado), se fosse a embreagem, ela patinaria TODAS as vezes, e não somente de vez em quando. Tem hora que acontece, tem hora que não, mas de qualquer jeito, ela está bem mais fraca que a do meu amigo - que é uma 2012 (não é Flex). Não sei se os dois motores tem essa diferença toda.

De qualquer jeito, todo mundo aí falando que não passa de 130. A minha não passa de 110, sem garupa, no plano, sem vento. Na descida, no máximo 115.

Tá andando menos que a minha CG!
Editado pela última vez por pato_donald_vini em 08 Nov 2016, 22:04, em um total de 1 vez.
--
Imagem

flabombarda
Usuário
Usuário
Mensagens: 123
Registrado em: 24 Dez 2015, 16:40
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP

Re: Motor fraca e alto consumo

Mensagem por flabombarda » 08 Nov 2016, 21:02

tem que ver bem esse "fraco", estamos falando de uma moto de 2.1Kg de torque e 21hp ... voces estavam acompanhados de outra tenere pra comparar ?
a moto nao tem torque, é fraca, é uma 250 injetada que respeita os niveis de controle de poluicao adotados, ou seja, menor vazao de gases.

Eu comecaria pelo basico, somente depois de ter um comparativo com outra tenere...
1 - vela
2 - filtro de ar
3 - valvulas
4 - embreagem

na subida na estrada a moto vai perder velocidade sim, dependendo da subida, vai pedir 4a marcha inclusive, tem outro fator que poucos levam em consideracao que é o vento ... se pegar estrada com vento contra, vai sofrer pra chegar a 100 na reta...
Mas é importante setar a espectativa correta antes de qualquer coisa.

Apenas para referencia, a antiga honda Twister 250, tinha 4cavalos a mais e quase 20%a mais de torque ...

"Nem tudo que brilha é ouro pessoal"
__
Tenere 250 2014
BMW GS 1200 2012

claudiorsp
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 152
Registrado em: 15 Jun 2016, 14:49
Cidade onde mora: Goiânia/GO
Localização: Goiânia-GO

Re: Motor fraca e alto consumo

Mensagem por claudiorsp » 08 Nov 2016, 22:08

pato_donald_vini escreveu:[quote="claudiorsp"
Olha a sua embreagem!
Pois é, por isso que eu falei que ela "ensaia" uma patinada. Ao meu ver (corrijam se eu estiver errado), se fosse a embreagem, ela patinaria TODAS as vezes, e não somente de vez em quando. Tem hora que acontece, tem hora que não, mas de qualquer jeito, ela está bem mais fraca que a do meu amigo - que é uma 2012 (não é Flex). Não sei se os dois motores tem essa diferença toda.

De qualquer jeito, todo mundo aí falando que não passa de 130. A minha não passa de 110, sem garupa, no plano, sem vento. Na descida, no máximo 115.

Tá andando menos que a minha CG![/quote]

Não tem diferença assim de uma ou outra, se é perceptível deve mesmo ter algo errado.
Eu tive uma bros e quando começou a dar problemas na embreagem eu nem imaginava, fiquei puto com o motor. No começo, as vezes patinava, mas depois grudava e a moto ia bem. Depois de um tempo acabou de vez.
Claro que a embreagem da Tenere é muito superior que da bros, os mecânicos dizem que se a pessoa souber usar não dá problema nenhum. Infelizmente são poucos os que usam bem e você pegou uma moto já usada.
Qualquer mecânico numa voltinha pelo quarteirão diz se está boa ou não. Para não cair num trambiqueiro, pede para uns 2 olharem.
Claudio Regis

_________________
Tenere 2013
Verys 2011
Tenere 2011
CB 300R 2009
Bros 2006

Responder