Página 1 de 1

Motor fraca e alto consumo

Enviado: 06 Nov 2016, 10:24
por wrodrigosilva
Galera tudo belezinha?

Estou chegando agora e é um prazer fazer parte dos "tenerezeiros" realmente é uma moto muito boa e gostaria de uma ajuda dos senhores para tentar sanar um problema que estou enfrentando.

Embora tenha procurado tanto no fórum quanto na internet, não encontrei respostas, nem mesmo entre os mecânicos que passei na região onde moro (não cheguei a ir na concessionária Yamaha ainda). Todos dizem que a moto tem torque, mas não tem final, fator vento contra, blá, blá blá..... nada convincente.

Seguinte........

Comprei a Tenere 250 usada e hoje com 37 mil km, estou com ela desde janeiro e até então não tinha apresentado problemas e eu só saía para dar umas voltinhas na cidade mesmo (minha primeira moto). Aparentemente até então tudo normal, acompanhava a kilometragem do tanque à cada abastecimento e dentro da cidade a média era de uns 450 kms por tanque de gasolina Aditiva ou comum, porém já havia notado que quando pegava a estrada a moto não passava de 115km/h em reta e na descida o máximo era 125 ou 130 e não se mantinha desta forma, a menor subida ou inclinação que aparecesse a velocidade caía.

Peguei a estrada sentido santuário de aparecida em SP e fiquei meio frustrado, por que além da velocidade não desenvolver como nas outras motos (Tenere 250), o consumo dela aumentou muito. Fiz o abastecimento na ida e com um tanque bati 220km, então achei que pudesse ser a gasolina onde abasteci, fiz novo abastecimento para por chegar ao destino,mas não melhorou em nada, para voltar também me mantive nos mesmos 225 km até abrir a reserva do tanque. Ainda hoje eu continuo com os mesmos 225 kms rodados por tanque que dá uma média aproximada de 14km/L :shock: . Ou seja para rodar 200 km nesta viagem eu abasteci (por garantia) duas vezes (1-Ida e 1-Volta).

Chegando em casa eu tirei a tampa do pinhão para fazer uma limpeza que já queria ter feito a tempos e notei que a trava-porca estava com uma das abas quebradas e a porca estava um pouco solta e o pinhão com jogo - (comprei uma trava e uma porca nova e efetuei a troca e o ajuste), percebi também a corrente muito folgada, fiz o ajuste inclusive retirando um elo da corrente e ajustando o distanciamento da roda na balança da moto. Enchi o tanque e fui fazer o teste. A moto ficou muito melhor melhorou a velocidade final, a 5 marcha desempenhava muito mais, embora não chegasse nos 145 final com muitos dizem, mas já estava satisfatório para mim e a partir daquele momento minha única preocupação era a medição consumo, porém.......... Eu parado com a moto numa rua qualquer, acabei escorregando com o pé e a moto simplesmente "Deitou comigo no chão", não bateu, não amassou, não aconteceu nada com a moto - Fisicamente falando.

Mas o comportamento da moto mudou totalmente (relatando a estória parece até brincadeira ou invenção), agora a moto não passa dos 110km/h em reta e em descida 115 forçado (parece que está no limite do motor) pega uma inclinação na estrada a velocidade vai caindo em 5 marcha até 90 km/h (desanimador).

Vendo algumas coisas na internet, achei coisas sobre o sensor hibrido, sensor de inclinação, erros na ECU, etc......
Observação: No painel não há nenhum relato de anomalia do tipo, luzes piscando.....

Diante de todo esse relato alguém saberia dizer qual seria uma possível solução ou alternativa que eu possa fazer?

Minha Teneré 250 é 2013/2013. Na FAZER 250 e na xj6 eu vi um procedimento para diagnostico no próprio painel da moto, mas não achei nada referente à Teneré 250. Alguém sabe se tbm é possivel fazer, forma de acesso, ou se não tem como?

Se alguém puder dar uma luz para resolução do caso.....Agradeço muito a atenção de todos, grande abraço...