Filtro de ar da Tenere 2016

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Andre Aliardi
Usuário
Usuário
Mensagens: 124
Registrado em: 12 Fev 2016, 22:24
Cidade onde mora: Palhoça SC

Filtro de ar da Tenere 2016

Mensagem por Andre Aliardi » 11 Set 2016, 17:01

Boa tarde pessoal,

Tenho uma Tenere 250 modelo 2016, comprei ela com 5700km e agora já está com quase 19000.

O dono antigo tinha feito as revisões da concessionária e as revisões de 10k e 15k eu fiz em casa mesmo, seguindo os tópicos de revisão aqui do fórum.

Como o manual da T250 modelo 2016 manda trocar o filtro a cada 40 000km, quando fiz a revisão, nem olhei para o filtro, porém esses dias resolvi abrir o filtro para ver como ele tava e vi que tava um pouco sujo, mas nada além do esperado, porém quando eu removi o filtro para ver como era por dentro daquela caixa de ar, vi que tinha bastante óleo e também tinha uma grande quantidade de sujeira, parecia areia/poeira.

Minha dúvida é sobre todo esse óleo e a sujeira que estava junto a ele, como faço para limpar e é normal ter todo esse óleo após o filtro?

Outra dúvida é sobre o tempo da troca do filtro de ar, pois parece que não vai chegar nos 40k, isso que eu só rodo no asfalto

Segue fotos do filtro de ar e do óleo após ele.

http://i1070.photobucket.com/albums/u49 ... n2bjqt.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://i1070.photobucket.com/albums/u49 ... 69xxi6.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://i1070.photobucket.com/albums/u49 ... tml1qz.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://i1070.photobucket.com/albums/u49 ... i5oyow.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://i1070.photobucket.com/albums/u49 ... kmki5u.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://i1070.photobucket.com/albums/u49 ... aajooy.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Obs.: Segui as indicações sobre como colocar fotos no fórum, mas não deu certo... :thumbdown:
Ténéré 250 2016 Cinza

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Filtro de ar da Tenere 2016

Mensagem por Diney » 11 Set 2016, 23:22

Acumulou bastante oleo! na minha com 20 mil nao acumulou tanto,

Na questao do Filltro eu troco a cada 10 mil, e barato e a moto merece sempre um filtrinho limpo!
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

meteficha
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 04 Mar 2016, 07:48
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Filtro de ar da Tenere 2016

Mensagem por meteficha » 11 Set 2016, 23:32

Essa sujeira não deveria sair pela mangueira? Você limpa ela com frequência?
Ténéré 250 cinza (2016)

Andre Aliardi
Usuário
Usuário
Mensagens: 124
Registrado em: 12 Fev 2016, 22:24
Cidade onde mora: Palhoça SC

Re: Filtro de ar da Tenere 2016

Mensagem por Andre Aliardi » 12 Set 2016, 01:15

Diney escreveu:Acumulou bastante oleo! na minha com 20 mil nao acumulou tanto,

Na questao do Filltro eu troco a cada 10 mil, e barato e a moto merece sempre um filtrinho limpo!
Eu tava inocentemente acreditando que ia dar pra chegar em uns 30 000km com esse filtro, já que o manual fala em trocar a cada 40 000, porém já vou trocar na semana que vem.

Mas de onde é acumulado esse óleo? É o óleo do próprio filtro mesmo? Eu devo adicionar óleo no filtro com alguma frequência? Pois nunca fiz isso.
meteficha escreveu:Essa sujeira não deveria sair pela mangueira? Você limpa ela com frequência?
Nunca limpei nada naquela parte, então também nunca limpei a mangueira. Mas a mangueira que tem na caixa de ar, não é a mangueira que leva o ar para o motor? Então se a sujeira sair pela mangueira, ela não vai parar no motor?
Ténéré 250 2016 Cinza

meteficha
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 04 Mar 2016, 07:48
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Filtro de ar da Tenere 2016

Mensagem por meteficha » 12 Set 2016, 02:27

Andre Aliardi escreveu:Nunca limpei nada naquela parte, então também nunca limpei a mangueira. Mas a mangueira que tem na caixa de ar, não é a mangueira que leva o ar para o motor? Então se a sujeira sair pela mangueira, ela não vai parar no motor?
Mangueira de verificação do filtro de ar:

[img]//uploads.tapatalk-cdn.com/2016091 ... 0c34e4.jpg[/img]
Ténéré 250 cinza (2016)

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Filtro de ar da Tenere 2016

Mensagem por Diney » 12 Set 2016, 10:54

Andre, acredito que todo aquele oleo sao vapores que vem da admissao da moto, nao esquente com isso, simplesmente passe um pano e deixe tudo limpo, foi o que eu fiz! nao tente limpar o filtro de ar, compre outro e tao barato! e ele ja vem umido com oleo, basta instalar e pronto!

Eu adotei a seguinte sistematica:

1 - troca de oleo e filtro de oleo a cada 5 mil Kms ( Yamalube )
2 - Troca de filtro de ar a cada 10 mil kms

Agora quando a minha moto fazer 20 mil kms eu troco tudo ( oleo, filtro de oleo e filtro de ar).

Abs
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

Avatar do usuário
Street250
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 217
Registrado em: 06 Set 2016, 14:34
Cidade onde mora: My House - SP

Re: Filtro de ar da Tenere 2016

Mensagem por Street250 » 12 Set 2016, 11:40

Mas que carniça estava esse filtro.

No manuel diz para verificar a cada 5.000km e trocar a cada 40.000km, mas é bom sempre verificar a cada 3000km
Motos atuais
Yamaha Factor ED 125 2014
Yamaha Tenere 250 2017
Yamaha XT660R 2015 "XT cabulosa quase nada... Só meio assustadora quando tá na madrugada"

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Filtro de ar da Tenere 2016

Mensagem por KANEKO » 12 Set 2016, 16:02

Esse excesso de oleo na caixa pode ser que na troca de óleo colocou alem da conta .

As 2016 tem filtro de papel joga fora isso, isso foi uma mudança sem necessidade nenhum o filtro de espuma aguenta muito desaforo sem contar que voce lava ele mil vezes.

Andre Aliardi
Usuário
Usuário
Mensagens: 124
Registrado em: 12 Fev 2016, 22:24
Cidade onde mora: Palhoça SC

Re: Filtro de ar da Tenere 2016

Mensagem por Andre Aliardi » 13 Set 2016, 18:45

meteficha escreveu:
Andre Aliardi escreveu:Nunca limpei nada naquela parte, então também nunca limpei a mangueira. Mas a mangueira que tem na caixa de ar, não é a mangueira que leva o ar para o motor? Então se a sujeira sair pela mangueira, ela não vai parar no motor?
Mangueira de verificação do filtro de ar:

//uploads.tapatalk-cdn.com/2016091 ... 0c34e4.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Se você não tivesse me mostrado isso, eu jamais descobriria que essa mangueira entra na caixa de ar, eu sempre achei que na caixa de ar só tinha a entrada de ar onde vai o filtro e a mangueira que leva o ar para o motor...

Vou trocar o filtro, até achei um tópico explicando sobre os gases (com um pouco de óleo) que são expelidos do motor para a caixa de ar, exatamente como o Diney explicou.
http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=27&t=2437" onclick="window.open(this.href);return false;

Vou comprar um filtro novo e vou manter a troca dele a cada 10k para garantir, o original custa cerca de $60 aqui onde moro.

Alguém sabe se aqueles filtros esportivos (cônicos) melhoram em alguma coisa na performance?
Sinto que falta torque na T250 quando pego a estrada com garupa
Ténéré 250 2016 Cinza

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Filtro de ar da Tenere 2016

Mensagem por KANEKO » 13 Set 2016, 22:39

Andre Aliardi escreveu:
meteficha escreveu:
Andre Aliardi escreveu:Nunca limpei nada naquela parte, então também nunca limpei a mangueira. Mas a mangueira que tem na caixa de ar, não é a mangueira que leva o ar para o motor? Então se a sujeira sair pela mangueira, ela não vai parar no motor?
Mangueira de verificação do filtro de ar:

//uploads.tapatalk-cdn.com/2016091 ... 0c34e4.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Se você não tivesse me mostrado isso, eu jamais descobriria que essa mangueira entra na caixa de ar, eu sempre achei que na caixa de ar só tinha a entrada de ar onde vai o filtro e a mangueira que leva o ar para o motor...

Vou trocar o filtro, até achei um tópico explicando sobre os gases (com um pouco de óleo) que são expelidos do motor para a caixa de ar, exatamente como o Diney explicou.
http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=27&t=2437" onclick="window.open(this.href);return false;

Vou comprar um filtro novo e vou manter a troca dele a cada 10k para garantir, o original custa cerca de $60 aqui onde moro.

Alguém sabe se aqueles filtros esportivos (cônicos) melhoram em alguma coisa na performance?
Sinto que falta torque na T250 quando pego a estrada com garupa
Fala ai Andre,

Cara minha sincera opinião fica com o filtro original mesmo e uma mono 250 cc não vai ser isso que vai melhorar alguma coisa tome como exemplo as superesportivas onde se faz algumas boas melhorias ( escape full/ filtro/ remap e por ai vai ) para ai sim ter uma ganho real.

O filtro por ser menos restritivo vai aparentar estar com um som mais esportivo mas no fim é impressão e corre o risco de piorar o desempenho ao invés de melhorar.

Abraço

Responder