Rancanti escreveu:... o desgaste de componentes é maior. Se for viajar e queimar todo o combustível rapidamente, use-o. Já para cidade é bem complicado. Quando está 100% com etanol, a moto cospe bastante água pela descarga. Pense bem quando for fazer sua escolha.
Porque o desgaste é maior? Não me parece óbvio.
Porque para a cidade é bem complicado? Já tive carro flex rodando 100% etanol e achei bem tranquilo...
E, finalmente, a moto não cospe assim tanta água a mais com etanol que com gasolina. Veja as reações:
Para 1kg de gasolina, molécula média C8H18, temos:
peso molecular aproximado da gasolina: 8 x 12 + 18 x 1 = 114
Reação da queima da gasolina: C8H18 + 12,5 O2 ---> 8 CO2 + 9 H2O, ou seja, cada molécula de gasolina produz 9 moléculas de água, que tem peso molecular 18.
Assim, 1kg de gasolina puríssima e da boa, ao queimar, produzirá 1kg / 114 x 9 x 18 = 1,42 kg de água.
Para 1kg de etanol, molécula C2H6O, temos:
peso molecular do etanol = 2 x 12 + 6 x 1 + 16 = 46
Reação da queima do etanol: C2H6O + 3O2 ---> 2 CO2 + 3 H2O, ou seja, cada molécula de etanol produz 3 moléculas de água.
Assim, 1kg de etanol puríssimo (que pela ausência de metanol seria muito melhor aproveitado em caipirinhas), ao queimar produzirá 1kg / 46 x 3 x 18 = 1,17kg de água.
Mas comparar assim seria injusto, já que a capacidade calorífica do etanol é inferior. Para a mesma energia produzida nós temos que queimar mais etanol, aproximadamente na razão de suas capacidades caloríficas de queima, que são 9600kcal/kg e 6100kcal/kg, respectivamente para gasolina e etanol. Assim, o justo seria comparar a queima de 1kg de gasolina com 1,57 kg etanol.
E assim chegamos finalmente que para obter 9600kcal de energia, produziremos 1,42kg de água se queimarmos gasolina, ou 1,85 kg de água se queimarmos etanol. São 30% a mais. Talvez justamente esse excesso condense de forma mais visível, dando impressão que o etanol libere um absurdo de água, mas na realidade a gasolina libera bastante vapor invisível de água também.