motor blueflex somente com Etanol ?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Rancanti
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 63
Registrado em: 09 Mai 2016, 00:47
Cidade onde mora: Belo Horizonte
Localização: Belo Horizonte / MG

Re: motor blueflex somente com Etanol ?

Mensagem por Rancanti » 23 Set 2016, 10:45

Diney escreveu:KKKKKKKK...Calma Rancanti.....geralmente esses tipos que so sabem provar atraves de numeros tem pouco experiencia na pratica!

#Fato.

Avatar do usuário
Jair
Novato-
Novato-
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Jul 2016, 13:41
Cidade onde mora: Cidade/ Rio de Janeiro

Re: motor blueflex somente com Etanol ?

Mensagem por Jair » 23 Set 2016, 14:33

A fábrica recomenda gasolina aditivada, 60% gasolina aditivada e etanol 40%, assim disse o mecânico aqui da concessionária onde moro, rj.
PARA QUE O MAL VENÇA, BASTA QUE OS B0NS NÃO FAÇAM NADA.

Andre Aliardi
Usuário
Usuário
Mensagens: 124
Registrado em: 12 Fev 2016, 22:24
Cidade onde mora: Palhoça SC

Re: motor blueflex somente com Etanol ?

Mensagem por Andre Aliardi » 23 Set 2016, 18:47

Essa semana enchi o tanque com etanol para ver como fica. Por enquanto as mudanças que eu vi foi só a partida no "frio" (cerca de 14º C na rua), pois a moto entrou naquele "modo de espera" (não sei o nome técnico pra isso), onde você precisa esperar ela esquentar um pouco antes de sair, apareceu uma quadradinho no painel e ficou nesse modo cerca de 10 segundos até esquentar. Nos outros dias da semana, isso não tinha ocorrido e eu já estava com etanol no tanque.

Pra quem mora em regiões frias, abastecer só com etanol não parece ser vantagem no inverno/dias frios.

Outra coisa que eu achei no mínimo diferente, é que ao dar partida nos dias frios, ela fica com a RPM mais alta, com a moto fria ela ficava em 2400 RPM, mas depois de quente, ele caia para 1400. Hoje, quando liguei ela e ela ficou no "modo de aquecimento" o motor ficou em 2800 RPM enquanto a moto estava assim, cerca de 10 segundos (como comentei ali em cima) e depois caiu para 2000 RPM

Talvez tenha dado alguma diferença no torque, mas eu pessoalmente não notei. A velocidade final continuou a mesma e ainda não terminei o tanque para ver o consumo médio.

Minha moto não largou nada de água pelo escapamento, nem quando tava fria e nem quando tava quente, talvez essa água que é jogada pelo escapamento seja de algum combustível batizado, embora eu já notei que alguns carros abastecidos com etanol jogam água pelo escapamento. O posto que eu abasteci era da Petrobras
Ténéré 250 2016 Cinza

Avatar do usuário
Crístofer
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Mar 2015, 23:33
Cidade onde mora: Lajeado/RS

Re: motor blueflex somente com Etanol ?

Mensagem por Crístofer » 23 Set 2016, 19:18

No nosso estado(Rio Grande do Sul) o etanol nao compensa, mas ja coloquei etanol por 1 mes. A média de consumo foi em torno de 30% maior do que com gasolina comun. No comportamento da moto, além da questão da partida a frio, nas desacelerações ela da uns "estouros surdos" mais fortes. O motor me pareceu mais "arisco" também...

Luisccv
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Ago 2018, 13:28
Cidade onde mora: Belo horizonte - MG

Re: motor blueflex somente com Etanol ?

Mensagem por Luisccv » 07 Ago 2018, 13:40

Acredito que isto seja mais preferência.

Estou com a minha segunda moto flexfuel, e abasteço quase sempre com etanol.
Nunca tive problemas, com a primeira moto, (Titan 150 Mix) rodei 120 Mil Km e a vendi com o motor ainda original, com manutenções sempre em dia e rodando quase sempre na cana.
No momento estou com uma Lander Flex e também utilizo bastante etanol.
Já tive várias oportunidades de ver motores de veículos flex abertos, e a única observação é que motores de veículos que rodam com etanol, possuem a camara de combustão e cabeça dos pistões mais limpas que veículos que rodam apenas com gasolina.
Sendo assim, vario livremente entre os combustíveis e nunca tive problemas.
"Duas Rodas = Vento, Liberdade, Felicidade"

Honda CBX 200 Strada - RIP
Yamaha XTZ 250 X Lander - RIP
Yamaha XTZ 125 - RIP
Honda Titan 150 Mix - RIP
Yamaha XTZ 250 Lander - ATUAL

andlcoelho
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 13 Jun 2018, 11:35
Cidade onde mora: Itajaí/SC

Re: motor blueflex somente com Etanol ?

Mensagem por andlcoelho » 30 Set 2018, 11:08

Abasteci essa semana com etanol... E o que percebi além das retomadas um pouco mais fortes é que ela ficou um pouco mais barulhenta... Digo do som normal do motor, parece que ficou mais forte... Autonomia ainda não tenho como fazer comparação... Mas ela ficou mais nervosinha no etanol.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

Edimas
Novato-
Novato-
Mensagens: 13
Registrado em: 19 Dez 2015, 00:06
Cidade onde mora: Adamantina/SP
Localização: Adamantina/SP

Re: motor blueflex somente com Etanol ?

Mensagem por Edimas » 29 Nov 2018, 15:47

Estou com minha Tenere a 3 anos, primeira moto. No início só colocava, gasolina aditivada. Entretanto depois de ouvir algumas pessoas e conversar com um mecânico decidi começar a colocar etanol.

A primeira percepção é que a moto fica levemente mais forte, um diferença bem sútil, mas existe. Nos poucos dias do anos que a temperatura está mais baixa realmente, atrapalha um pouco porque tem que aguardar que a luz especifica do painel apague. Mas quando esfria, o que é raro por aqui, já coloco logo gasolina como manda o manual.

O consumo gira em torno de 70%. Assim, como aqui no interior de SP a diferença entre etanol e gasolina é muito grande uso sempre gasolina (R$ 2,50 X R$4,20) na minha cidade. Sempre coloco o etanol aditivado da Shell.

Responder