Realação de Despesa nova x usada

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
brenovolpini
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registrado em: 05 Set 2016, 14:05
Cidade onde mora: Guarapari/ES
Localização: Guarapari / ES

Realação de Despesa nova x usada

Mensagem por brenovolpini » 05 Set 2016, 20:22

Olá, sou novo no forum porque estou namorando uma teneré mas ainda tenho algumas dúvidas.
Moro numa cidade pequena e tenho um ciclomotor Joy só pra ir trabalhar e fazer uma ou outra coisa.

Apareceu uma oferta de uma Tnr 250cc 2011 30mil km a venda por R$9.500, mas ele aceita proposta.
Uma nova 16/17 está R$17.000
Sabemos que a manutenção de uma nova é bem menor que a de uma usada.

Minha dúvida é se a longo prazo, uns 5 anos, os R$9.000 mais que eu vou gastar de manutenção na usada (como troca de peças) vai ser menos ou mais do que eu vou gastar comprando essa nova R$17.000 mais a mantuenção da nova.

Ficou confuso? rsrs
Vamos lá, vou tentar simplificar:
Situação 1 (usada):
R$9.500 + R$ da manutenção

Situação 2 (nova):
R$17.000 + R$ da manutenção.

Daqui a cinco anos, qual conta vai ser mais alta?

Ah, e ele disse que ele nao tem usado muito, por isso está querendo vender. Porém, ela ficou muito tempo parada. Isso é um problema?

Obrigado pela atenção!

Avatar do usuário
Ander
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 196
Registrado em: 30 Set 2014, 08:52
Cidade onde mora: Sítio-PR

Re: Realação de Despesa nova x usada

Mensagem por Ander » 05 Set 2016, 20:54

9 mil em manutenção? Nunca.
Põe na sua conta IPVA, maior na nova.
Custo de manutenção é em relação a km rodada, não em anos. Se não rodar, não gasta, só docs anuais rs.
Faça uma pesquisa, jogo de pneus, vela, filtros, kit transmissão, pastilhas, óleo da sua preferência, isso é tua manutenção.

Enviado por sinal de fumaça

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Realação de Despesa nova x usada

Mensagem por RAlves » 06 Set 2016, 07:56

Breno,

30.000km na te250 não é nada. Sério, nessa km, não tem nenhum desgaste ou problema extra.

O máximo que vai acontecer é trocar itens simples como pastilha de freio, relação, etc.

Mas pra calcular esse custo que vc quer, antes, precisa saber a média de kms por ano, afinal, moto não dá problema por tempo, e sim por km rodado rs.

Pra efeito de comparação, a minha, que comprei 0km (por não ter tempo pra procurar), rodei até agora 43000km, tive um gasto de manutenção de aproximadamente 4500R$ (acompanho via planilha), sendo que tenho um par de pneus de trilha incluídos e que ainda estão em condições de uso.

Pode pensar em 1000R$/10.000km, incluindo documento (ipva, licenciamento e seg obrigatório).

As coisas mais caras, além do documento, são so pneus. Mas com o Duratraction esse custo abaixa bem.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Henrique Carlos
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 94
Registrado em: 08 Set 2014, 13:56
Cidade onde mora: Aracaju/SE

Re: Realação de Despesa nova x usada

Mensagem por Henrique Carlos » 06 Set 2016, 09:31

Eu tenho uma TE250-2013 que comprei em 2014 por R$ 11.500,00 com 3.500 Km rodados, nessa época a Zero (2014) custava R$ 14.500,00 aqui em Aracaju. Hoje com 55.000 Km a maior manutenção que tive com ela ocorreu agora na faixa dos 50KKm, troquei motor de partida (danificou com a lavagem frequente no lava jato, entrou agua no motor e danificou-o), troquei retificador (que não estava gerando a voltagem correta), troquei o refil da bomba de gasolina (estava engasgando muito), troquei a bateria e troquei a sonda lâmbda (esta última ainda não testei pois não peguei estrada para verificar - acendia a luz de advertência indicando sensor de oxigênio - código 24, somente acima de 120 Km/h), no total gastei menos de R$ 2.000,00, porém não foram trocados todos de uma vez, o que não me apertou muito. Então compensou comprar a usada, pois as trocas normais, de pneus, pastilhas e relação e revisões ocorreriam com ambas na mesma kilometragem. Outra coisa, essas peças todas talvez não precisassem ser trocadas se o mecânico, que até então era de confiança, não ganhasse comissão sobre as peças trocadas, que só descobri depois quando fui buscar a moto, na oficina da motopeças onde sempre fazia as revisões normais.
Para não criar raízes, prefiro rodar.
XTZ-250 Tenere 2013
XTZ-250 Lander 2009
XLX-350 1988
XL-250 1984

brenovolpini
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registrado em: 05 Set 2016, 14:05
Cidade onde mora: Guarapari/ES
Localização: Guarapari / ES

Re: Realação de Despesa nova x usada

Mensagem por brenovolpini » 06 Set 2016, 09:44

Ola, pessoal.
Muito obrigado pelas dicas. Vou de usada mesmo.
Estava pensando que, fora o custo, talvez tenha que levar a moto na oficina mais vezes do que eu levaria se fosse nova; ou seja, ficar a pé rsrs
Mas acho que vale à pena rsrs

Vou tentar pegar este fds porque a moto está em outra cidade. Quando conseguir, posto as fotos!

=)

Avatar do usuário
lucasmartins44
Novato
Novato
Mensagens: 26
Registrado em: 09 Out 2015, 13:44
Cidade onde mora: Carapicuíba/SP

Re: Realação de Despesa nova x usada

Mensagem por lucasmartins44 » 06 Set 2016, 14:28

Vai de usada amigo, nem que você rode 100 mil km com ela você vai chegar perto gastar 8 mil em manutenção.

A manutenção da usada vai custar praticamente o mesmo valor da manutenção da nova, ainda mais na garantia que você fica preso a fazer as revisões na concessionária.

Para efeito de comparação em casa temos 2 TNR 2011 a minha atualmente com 40mil km e a do meu irmão com 70 mil km. Nenhuma das 2 nunca vazou uma gota de óleo, nunca abriu motor para nada, a de 70 mil teve que trocar apenas os discos de embreagem recentemente. A minha com 40 mil km ainda está com a corrente e coroa original, troquei apenas o pinhão. De resto só pastilhas, filtros, vela e pneu. Todos esses itens que citei você terá que trocar na nova também de acordo com o que andar com a moto. Pra vc ter uma ideia até lâmpada nenhuma das 2 nunca queimou.

Outro detalhe é que tenho a impressão que nas motos fabricadas recentemente, são utilizadas peças de qualidade inferior, pois não é raro ver TNR, Lander e Fazer 2015 - 2016 com problemas de vazamento. Pode ir de usada sem medo. Claro só de uma boa olhada na moto para ver também se o antigo dono não era nenhum cara porco. Se estiver ajeitada pode ir sem medo pq esse motor com 30 mil km tá entrando na adolescência.

Depois que tiver com a motoca posta foto.

DrigoRJ
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ

Re: Realação de Despesa nova x usada

Mensagem por DrigoRJ » 07 Set 2016, 13:25

Moto 0, pra mim, é grife e garantia de realização de uma boa amaciada no motor. Avalie a moto e mais ainda o perfil do vendedor. Há bons tutoriais na net sobre isso.

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Realação de Despesa nova x usada

Mensagem por Diney » 07 Set 2016, 14:56

Tenho uma 2016, comprei zero porque foi mais a realizacao de ter uma zero e do modelo novo, porem jamais a manutencao de uma usada vai superar o valor que voce citou! Mesmo fazendo o motor da usada..rsrsrsrsr

Essa minha 2016 vai ficar comigo pra sempre, pois sei que sou o primeiro dono , eu mesmo amaciei e e uma moto que roda facil 200 mil kms e manutencao super barata!

Abs
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Realação de Despesa nova x usada

Mensagem por KANEKO » 08 Set 2016, 16:33

Usada na cabeça.

A minha é uma 2013 comprei em janeiro de 2015 por 11.000 reais com 16 mil kms.
Ela tem 40 mil kms agora.

Gastei até agora 1600,00 reais (tenho um excel com todos os gastos ) e poderia ser menos pois algumas coisas são frufrus kkkkk

Henrique Carlos
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 94
Registrado em: 08 Set 2014, 13:56
Cidade onde mora: Aracaju/SE

Re: Realação de Despesa nova x usada

Mensagem por Henrique Carlos » 13 Set 2016, 12:38

Pois bem Breno, minha situação foi igual a sua. Na minha cidade em 2014 não tinha TE250 usada para vender, então pesquisei no BomNegocio.com e achei em Recife os melhores preços, ví várias opções naquela cidade, então fechei de ver três motos por prioridade, a primeira já havia pedido para o vendedor deixar a documentação toda em dia para quando eu chegasse lá, irmos direto no cartório fazer a transferência e eu transferiria o dinheiro após concluído esse passo, já havia pesquisado na internet se havia comunicação de roubo pela placa e pelo número do RENAVAM, viajei a noite de ônibus e cheguei lá bem cedinho. Nem ví as duas seguintes, após concluído o negócio enquanto iamos no banco, fiz a troca de óleo e filtro e já sentindo a moto. Concluída a compra peguei estrada para Natal e fiz o emplacamento lá que é onde tenho residência fixa e o licenciamento é mais barato do que em Aracaju.
Para não criar raízes, prefiro rodar.
XTZ-250 Tenere 2013
XTZ-250 Lander 2009
XLX-350 1988
XL-250 1984

Responder