Duvida na Troca de Óleo

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Edson.Alves
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 16 Jun 2016, 21:33
Cidade onde mora: São Bernardo do Campo/SP

Duvida na Troca de Óleo

Mensagem por Edson.Alves » 12 Jul 2016, 08:56

Bom dia Pessoal,

Fui trocar a relação da minha Tenere com a ajuda de um amigo e colocamos a moto em um cavalete, na troca de óleo não colocamos no pézinho e quando chegou próximo a 1 litro e 300 ml o óleo começou a sair pela lateral aonde o óleo é inserido, sendo que escorremos ele todo em cima do cavalete.
Hj ao estacionar reparei que esta tipo aquele melecado de óleo embaixo do motor como se estivesse "suado" sem pingar óleo no chão. Só que agora fiquei em dúvida se foi por esse motivo de colocar o óleo sem colocar no pézinho o se foi por causa da lavagem que passaram diesel....
O Consumo da moto fiz a média e estava em 27, esta com potência normal e chega aos 130 numa boa....
Na minha fazer 250 sempre reparei que o mecânico descia a moto do cavalete, abaixava o pézinho e colocava o óleo.
Será que não drenei o óleo inteiro trocando em cima do Cavalete???

Avatar do usuário
Nixal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 280
Registrado em: 10 Nov 2013, 15:25
Cidade onde mora: Salvador/Ba
Localização: Salvador-BA

Re: Duvida na Troca de Óleo

Mensagem por Nixal » 12 Jul 2016, 09:35

A minha eu dreno com ela no descanso devido a posição que a moto fica na direção do dreno.
Deixo por vários minutos e ainda por cima dou vários sacodes na moto e sempre sai bastante óleo.
A cada troca de 5k troco o filtro.
Ao final do processo lavo toda região com sabão de prato e depois ligo ela por alguns minutos. Com a região limpa fica fácil observar se existe algum vazamento.

Acredito que drenar com ela só no cavalete não deve sair todo o óleo já que ao sacudir várias vezes sempre sai bastante óleo.

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 863
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Duvida na Troca de Óleo

Mensagem por Thiago_1100S » 12 Jul 2016, 10:27

cara vc percebeu se ela ficou inclinada para frente ou para trás qnd deixou no cavalete?

primeiro ponto o oleo não chega nem perto de sair pelo furo onde vc coloca ele... ele fica pelo menos uns 4cm abaixo do furo..

uma dica boa é trocar com a moto quente assim o oleo sai todo, mas p não estragar a rosca do bujão, vc pode soltar ele, deixar só encostado p não sair todo o oleo, e ligar a moto, deixa ela esquentar um pouco dps tira o bujão o óleo vai sair todo igual agua, deixa la uma hora ou mais escorrendo e esfriando o motor... dps tira o filtro de oleo, coloca o novo fecha o bujão e taca 1,3L de oleo p dentro da moto... dps liga a moto p circular..
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

Avatar do usuário
Nixal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 280
Registrado em: 10 Nov 2013, 15:25
Cidade onde mora: Salvador/Ba
Localização: Salvador-BA

Re: Duvida na Troca de Óleo

Mensagem por Nixal » 12 Jul 2016, 11:17

Eu sigo conforme o manual.
Tem que ligar a moto por alguns minutos para o óleo atingir a temperatura ideal e mudar a viscosidade e depois disso drenar ele.


Para trocar o óleo do motor (com ou sem a substituição do elemento do filtro de óleo)

1. Dê partida no motor, aqueça-o por vários minutos e depois desligue-o.

2. Coloque um recipiente embaixo do motor para coletar o óleo usado.

3. Retire a tampa de abastecimento do óleo e o parafuso de dreno, para drenar o óleo do cárter.

4. Verifique se há danos na arruela e substitua-a, se necessário.

NOTA
Pule as etapas 5–7 se o elemento do filtro de óleo não for substituído.

5. Retire a tampa do filtro de óleo, retirando os parafusos.

6. Retire e substitua o elemento do filtro de óleo e os O-rings.

7. Instale a tampa do elemento do filtro de óleo, colocando os parafusos e em seguida, aperte-os com o torque especificado.

8. Instale o parafuso de dreno e então, aperte-o com o torque especificado.

9. Adicione a quantidade especificada do óleo de motor recomendado e então instale e aperte a tampa de óleo.

Quantidade de óleo:

Sem substituição do elemento do filtro de óleo:
1,35 L (1,43 US qt, 1,19 Imp.qt)

Com substituição do elemento do filtro de óleo:
1,45 L (1,53 US qt, 1,28 Imp.qt)

Edson.Alves
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 16 Jun 2016, 21:33
Cidade onde mora: São Bernardo do Campo/SP

Re: Duvida na Troca de Óleo

Mensagem por Edson.Alves » 31 Jul 2016, 18:41

Galera o problema da minha tereré era a junta do cabeçote, a troca foi efetuada e parou de vazar.

Responder