Primeira Viagem "Longa"

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Gabuga
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 20 Nov 2014, 20:53
Cidade onde mora: Belo Horizonte
Localização: Belo Horizonte - MG

Primeira Viagem "Longa"

Mensagem por Gabuga » 04 Jul 2016, 15:43

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Primeiro, deixa eu me apresentar, pois mesmo participando do fórum há algum tempo, só ficava de "camper" observando... rsrs

Sou Hugo, tenho uma Tenere 250 12/13 desde 0km.

Utilizo minha teereza pra tudo, dia a dia, trabalho, lazer e pequenas viagens... (200km em média).

Ela está como de fábrica, nunca adicionei ou modifiquei qualquer peça dela. (Unica coisa que tenho é o Bauleto traseiro Givi de 42L).

Um amigo (em uma Harley Fat Boy 1600 2008) me condivou pra ir à Brasilia com ele, para o encontro de motos... (780km de BH)

Acabei aceitando o convite, estou ansioso pra isso, ele mesmo disse que basta uma boa revisão na moto (temos um mecânico de confiança) e que não tenho "obrigatoriedade" de adicionar nada nela, que podemos ir tranquilamente...

Pretendemos sair dia 22 bem cedo e voltar dia 25. (Ele conhece bem o caminho, o faz sempre, pois sua namorada mora lá).

As dúvidas são:
Realmente não preciso, não tenho obrigatoriedade de adicionar ou alterar nada na minha Teereza?
Andei consultando valores e opções de itens como, protetor de motor, protetor de mão (esse é meio complicado), descanso central, afastadores de alforges e alforges mais simples, protetor de carter (não sei se seria o caso), melhorias do banco...

Gostaria de ler dicas dos companheiros, o que há necessidade de fazer, o que é opcional ou sem necessidade?

Muito obrigado a todos, desde já!

felipetinelli
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 06 Abr 2015, 20:04
Cidade onde mora: Alegre/ES

Re: Primeira Viagem "Longa"

Mensagem por felipetinelli » 04 Jul 2016, 20:22

Boa noite amigo,

A moto por si já está pronta para qualquer viagem (desde que esteja com as revisões em dia, lógico), qualquer item que adicionar a ela, será prezando pelo conforto.
Fiz uma viagem de 660 km na minha Té e a única coisa que senti falta foi um "apoio de acelerador" ou o famoso piloto automático. A mão cansou um pouco, mas nada insuportável.

Caso as estradas que passar não sejam regidas por concessionárias, recomendo que leve um kit de reparos para pneus com câmara. Vai que...

Quanto aos alforges, baús, etc... leve em consideração a quantidade de bagagem que levará e se irá com garupa. Caso vá sozinho, apenas amarre suas coisas no banco e boa viagem !



Não se esqueça de tirar fotos e postá-las aqui no fórum juntamente com as histórias que trouxer ! Abç

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: Primeira Viagem "Longa"

Mensagem por tiagokxuera » 05 Jul 2016, 07:08

Concordo com o Felipe. Qualquer item a mais é para seu conforto ou personalização.
A moto em si já esta preparada pra guerra. Revisão em dia e pau na máquina!
Ah, depois poste umas fotos da viagem aqui pra galera!
=)
Abrass,
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

Avatar do usuário
gerson
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 627
Registrado em: 05 Jun 2013, 15:14
Cidade onde mora: São Carlos-SP

Re: Primeira Viagem "Longa"

Mensagem por gerson » 05 Jul 2016, 08:26

Gabuga, seja bem vindo ao TC, acho que não tenho muito a acrescentar, mas vou só colocar um exemplo que aconteceu comigo sendo a primeira viagem longa, a moto em si não tive problema algum, como foi falado aqui
acessórios é para facilitar ou até agradar os olhos do dono, mas como sendo o primeiro viagem do marinheiro aqui, furou o pneu em Goiânia, e não levei nenhuma camará, só reparador de pneu, porém não deu certo, conclusão, vim de la até minha cidade em cima de um guincho. :thumbdown: :thumbdown: :thumbdown: :pdavida: :pdavida:
Então se quiser, leve um reparador como também uma camará de cada, pois se o reparador não resolver você já tem uma reserva com você.
Abraço e boa sorte, vai tranquilo.
:thumbup:
Atual Vstrom 650 - Laranja Mecânica
XT660R 2009
Ténéré 250 - 2011
YBR 2004

Mamão
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 182
Registrado em: 29 Jun 2015, 10:48
Cidade onde mora: São Paulo SP

Re: Primeira Viagem "Longa"

Mensagem por Mamão » 05 Jul 2016, 09:07

Na primeira viagem que fiz, as reclamações são:

- Barulho que a bolha provoca no capacete (não é o capacete que é ruim, a bolha provoca isso para quem é um pouco mais alto. Tenho 1,86)
- Banco desconfortavel. A buzanfa fica dolorida.

Soluções:
Bolha mais alta. Vou colocar uma da Otuky.
Trocar o banco ou comprar almofada propria. Vou testar bermuda de ciclista com gel para ver se melhora alguma coisa.

De resto, tudo perfeito.

Se vai sozinho, não precisa de alforges, o bau já comporta a bagagem tranquilamente.

Os protetores que você citou são muito mais uteis no dia à dia do que em uma viagem.

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 863
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Primeira Viagem "Longa"

Mensagem por Thiago_1100S » 05 Jul 2016, 10:50

almofadinha de gel no banco e ja era... como vai acompanhar uma FAT vai ter que parar pelo menos duas x p abastecer, nessas paradas da uma alongada na perda e segue a vida..
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

Gabuga
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 20 Nov 2014, 20:53
Cidade onde mora: Belo Horizonte
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Primeira Viagem "Longa"

Mensagem por Gabuga » 05 Jul 2016, 12:52

Pessoal, muito obrigado... só queria confirmar isso mesmo...

Gerson, putz, que azar hein...
Mas eu irei levar sim, câmara, reparador... isso está dentro dos itens que tenho que levar.

Irei sozinho...

Quanto à bolha e ao banco, eu fiz pequenas viagens com ela já... 200km não senti desconforto com a bolha, somente com o banco mesmo.

Não estou muito afim de investir em um "Pedrinho Bancos" por agora, então, devo comprar a almofada de gel...

No mais, caso mais alguém tenha alguma sugestão...

Obrigado mesmo pessoal, vlw!

e postarei as fotos sim...

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 863
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Primeira Viagem "Longa"

Mensagem por Thiago_1100S » 05 Jul 2016, 16:27

quanto a almofada procura uma que seja para motos, pois ela tem a fita para fixar a almofada no banco.....
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

Avatar do usuário
decomiguel
Usuário
Usuário
Mensagens: 127
Registrado em: 11 Mar 2015, 16:42
Cidade onde mora: Pouso Alegre/MG

Re: Primeira Viagem "Longa"

Mensagem por decomiguel » 05 Jul 2016, 17:44

cara se for só você recomendo:
uma aranha
mochila impermeável(ou coloca a mochila num saco de lixo)
protetor de mão ou luva grossa(corta o vento nessa época fria)
almofada pro acento(nem que seja uma espuma qlq)
o resto como diz o amigo é mais conforto e segurança :rock:
Estradeiro por paixão, tricolor de coração
CB 500X 2017 branca "Éllie"
Ténéré 250 2011 branca "Brunhild"
Virago 535 2000 verde e branca "gorda"
Twister 2002 verde
Intruder 125 2007 preta

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Primeira Viagem "Longa"

Mensagem por barraforte » 05 Jul 2016, 18:07

Tirando as dicas como verificar vela e filtro de ar se está OK, pastilhas de freio e regulagem da relação, e claro, as câmaras a mais, basicamente é encarar a viagem e ir vendo o que você realmente acha necessário para as próximas.

A Té250 não tem o quadro projetado para bauleto, se não tiver reforço de quadro, acho interessante ver isso, mesmo que seja pra rodar só na cidade.

E ahhh, ter alguma forma de lubrificar a relação durante a viagem.

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Responder