Vaselina liquida, WD 40 ou WhiteLub para proteger a moto?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
andrefesi
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Jun 2016, 07:23
Cidade onde mora: Camboriu/SC

Vaselina liquida, WD 40 ou WhiteLub para proteger a moto?

Mensagem por andrefesi » 10 Jun 2016, 14:21

Boa tarde pessoal,

Este é meu primeiro post aqui no forum, e sou um tenereiro/tenerista/tenerento novato. :wave:

Tenho pesquisado quanto à proteção da moto contra ferrugem, sujeiras e pra manter ela sempre com cara de novinha e vi pessoas que após a lavagem aplicam um destes produtos listados no título no motor, escapamento, aros e discos, porém gostaria saber a opinião de vocês.A minha preocupação é porque moro no litoral e a maresia acelera a oxidação, sem contar que não tenho como lavar a moto toda semana.

WD 40 já é conhecido meu, na minha primeira moto eu aplicava no motor, escape e parafusos e ao deixava de um dia pro outro, dessa forma ele não evaporava tão fácil quando o motor esquentava e se mantinha embora não deixava a moto com aspecto melhor dizem que é muito bom pra remover sujeiras que não saíram na lavagem.


Vi um rapaz recomendar vaselina líquida em spray após a lavagem, segundo ele o efeito estético é bom e a proteção das peças boa também, sendo que não agride as peças por ser neutra. Alguém confirma essa informação?

White lub é um outro desengripante que foi recomendado, nunca usei mas já ouvi falar que é ainda melhor que o conhecido WD40.


Outra coisa: será que aplicando estes produtos no escapamento eu evito aquele problema de ficar sujeira cristalizada (que parece ferrugem)?

Avatar do usuário
Bob William
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 19 Mai 2015, 09:10
Cidade onde mora: Fortaleza/CE
Contato:

Re: Vaselina liquida, WD 40 ou WhiteLub para proteger a moto

Mensagem por Bob William » 12 Jun 2016, 13:47

Essa moto só pede duas latas... uma de WD40 e outra de chain lub da Motul... ambas são meio caras, mas têm bom rendimento. WD40 dura uma 4 lavagens e custa cerca de 25 reais e pode/deve ser aplicada em TODA a moto menos nos discos de freio e pneus (obviamente)... o chain lub basta reaplicar a cada 1000km, então dura um bocado, é uns 70 reais e não há nada melhor que ele pra correntes...

WD40 não deve ser substituído por similares porque alguns podem ter solventes, o que não é bom pra pintura e emborrachados de sua moto... se for WD40 pode aplicar até no banco da moto se quiser, na pintura, motor, farol, painel, bolha... sempre espalhando e retirando excessos com flanela seca... não há limites pro WD40, pode usar a vontade após lavar e secar a moto.

Chain lub vai depender do uso da moto e terreno... mas vale cada centavo.

Se não quiser usar muito WD40, ou não gostar muito do cheiro, pode substituir na parte de cima da moto por silicone em spray... eu mesmo faço assim... na parte de cima da moto uso silicone spray (bagageiro, baú, banco, tanque, painel, carenagem lateral, retrovisores...), fica muito bom! Na parte de baixo da moto abuso do WD40...

Em resumo... Tenere só precisa de 2 ou 3 latinhas e revisão de 5 em 5 mil... só isso e mais nada... Ah! E precisa de estrada, claro... senão descarrega a bateria... Sedentarismo é prejudicial pra motos também ;-)

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Vaselina liquida, WD 40 ou WhiteLub para proteger a moto

Mensagem por KANEKO » 13 Jun 2016, 14:22

Vou contar como que eu faço a limpeza na motoca quando estou inspirado kkkkk

Lavo ela com detergente neutro e para as partes gordurosas ( aros,balança e motor ) borrifo veja e deixo agindo e depois e só vir com uma esponja esfregando sai toda a sujeira e não agride a pintura só pela amor de deus não taca limpa alumínio ( roxinho ) é um produto extremamente agressivo e vai detonar a pintura da moto.

Nas carenagens uso cera liquida de carro mesmo e para finalizar um WD40 nas ferragens e um silicone nos plásticos a minha tenere é 2013 e não perde em nada para uma 2016 no quesito conservação.

Entre WD40 e White lub fico com o WD o outro eu acho muito gorduroso.

E finalmente sobre a curva de escape não tem muito o que fazer é a sujeira que vai grudando lá e vai ficando feio ( toda moto que vem com esse escape de aço fica zauda ) o que eu faço é de tempos em tempos lixar de leve a curva mandar tinta alta temperatura uma lata dura meses.

andrefesi
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Jun 2016, 07:23
Cidade onde mora: Camboriu/SC

Re: Vaselina liquida, WD 40 ou WhiteLub para proteger a moto

Mensagem por andrefesi » 14 Jun 2016, 08:53

KANEKO escreveu:Vou contar como que eu faço a limpeza na motoca quando estou inspirado kkkkk
Lavo ela com detergente neutro e para as partes gordurosas ( aros,balança e motor ) borrifo veja e deixo agindo e depois e só vir com uma esponja esfregando sai toda a sujeira e não agride a pintura só pela amor de deus não taca limpa alumínio ( roxinho ) é um produto extremamente agressivo e vai detonar a pintura da moto.

Nas carenagens uso cera liquida de carro mesmo e para finalizar um WD40 nas ferragens e um silicone nos plásticos a minha tenere é 2013 e não perde em nada para uma 2016 no quesito conservação.
Essa de usar Veja nas partes gordurosas é novidade pra mim, eu sempre uso querosene nestas partes. Quanto ao silicone, com o tempo ele não deixa as peças amareladas?
Bob William escreveu:Essa moto só pede duas latas... uma de WD40 e outra de chain lub da Motul... ambas são meio caras, mas têm bom rendimento. WD40 dura uma 4 lavagens e custa cerca de 25 reais e pode/deve ser aplicada em TODA a moto menos nos discos de freio e pneus (obviamente)... o chain lub basta reaplicar a cada 1000km, então dura um bocado, é uns 70 reais e não há nada melhor que ele pra correntes...
Bob William, quanto ao chain lub, ele por ser em spray não deve ser viscoso, o fato de não ter viscosidade não compromete a vida útil da relação?


Bom, o motivo de eu perguntar antes é que tive péssimas experiencias em lava jato por não saber que eles usavam produtos que agridem as peças, e fiquei meio traumatizado. Vou usar e abusar do WD40 hehe

Avatar do usuário
Bob William
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 19 Mai 2015, 09:10
Cidade onde mora: Fortaleza/CE
Contato:

Re: Vaselina liquida, WD 40 ou WhiteLub para proteger a moto

Mensagem por Bob William » 14 Jun 2016, 09:09

O C3 Chain Lube é além de viscoso, aderente. Ele "gruda" na corrente e não faz sujeira nas rodas, além de ter bastante resistência à lavagens. O C3 é o recomendado pra off, visto que evita depósitos de poeira e areia na corrente. Usar o C3 pode duplicar a vida útil do kit transmissão. É claro que você pode seguir o manual e simplesmente usar óleo 90. Usando óleo 90 regularmente você também aumenta consideravelmente a vida útil da transmissão. O problema é a sujeira que faz na roda, além de não proteger tão bem da areia e não grudar como o C3, saindo mais facilmente.

Lava-jato é o pior presente de grego que você pode dar à sua moto... É melhor dar banho nela com água do mar, sinceramente... Moto a gente lava em casa, no domingão, só com balde, esponja e detergente neutro... Isso pra ela... Pra você um isopor com cerveja e uma carninha assando. Fuja do lava-jato.

TomRocha
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 05 Jan 2017, 21:07
Cidade onde mora: Teixeira de Freitas/BA

Re: Vaselina liquida, WD 40 ou WhiteLub para proteger a moto

Mensagem por TomRocha » 04 Fev 2017, 21:42

Estou pensando em comprar um silicone spray, mas sempre que vejo o nome, me lembro daqueles malfadados potinhos plásticos com silicone liquido que se passava no painel dos carros antigamente (alguns usam até hoje), juntava todo tipo de poeira, ao ponto de formar uma "crosta" (com exagero e tudo rs). A pergunta é: o spray fica gorduroso e junta poeira também?
Costumo usar WD40, o problema é o preço... queria uma alternativa mais em conta para as partes plásticas, deixando o WD para o motor e demais componentes metálicos.
Ténéré 250
Bros 160

Avatar do usuário
SREELDIN
Moderador
Moderador
Mensagens: 904
Registrado em: 11 Mar 2013, 13:17
Cidade onde mora: Belo Horizonte-MG
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Vaselina liquida, WD 40 ou WhiteLub para proteger a moto

Mensagem por SREELDIN » 06 Fev 2017, 13:05

Interessante...
___________________________
Alex Fabian
V-STROM 650 XT 2018 - Atual
Ténéré 250 2011
YBR 125 2012
XRE 300 2011
XR 250 Tornado 2006
Titan 125 2002
XR 200 2001
Titan 125 2001
XLR 125 1998

Avatar do usuário
jeffersonml0412
Novato+
Novato+
Mensagens: 57
Registrado em: 24 Mar 2016, 14:16
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Vaselina liquida, WD 40 ou WhiteLub para proteger a moto

Mensagem por jeffersonml0412 » 08 Fev 2017, 09:40

Não sei pra vocês mas pra mim lavar a moto é algo muito prazeroso, não considero como algo trabalhoso.

Primeiramente lavo a moto com detergente, seja ele neutro ou de coco. Corrente, balança, cubos e rodas demandam de uma maior atenção, utilizo querosene para remover toda a sujeira (a corrente chega a ficar como nova de tão limpa). Após limpar estes itens com o querosene vale a pena dar mais uma mão na moto com detergente (utilizando esponjas diferentes para a parte de baixo e a de cima evitando assim os riscos na pintura).

Ao término do processo, borrifo WD40 nos pontos mais comuns de oxidação (soldas do quadro, pedaleiras, protetor de carenagem, etc.), nas carenagens eu utilizo cera (Grand Prix), silicone nas partes plásticas (mas estou deixando de fazer isso em virtude do acúmulo de poeira), MOTUL Chain Lub C4 na corrente e por fim um pretinho nos pneus.

Observação: Ao lavar a corrente com querosene, é bom secar com ar comprimido evitando assim o rápido aparecimento de pontos de ferrugem.



Imagem

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Vaselina liquida, WD 40 ou WhiteLub para proteger a moto

Mensagem por barraforte » 08 Fev 2017, 09:40

WD40 só uso na parte elétrica quando é necessário.

A maresia vai comer os aros da moto, seja o produto que for... Aproveite ele ao máximo, e depois troca por folhas de AL e raios Inox (não cromados).

A sujeira do escape não tem solução. Fica logo atrás da roda, e tudo que encosta ali, com a alta temperatura gruda e queima.
Quando lavar não pode usar nada abrasivo pra não remover a pintura original que é excelente por sinal.

Diesel só nas partes com graxa como pinhão, corrente e coroa. E depois muita água com sabão pra remover.

Qualquer sabão milagroso geralmente tem ácido na composição e ataca parafusos e terminais.

Passar graxa em roscas e eixos ajuda na hora de desmontar. Mas sem exageros.

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 861
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Vaselina liquida, WD 40 ou WhiteLub para proteger a moto

Mensagem por Thiago_1100S » 09 Fev 2017, 11:13

No meu caso tem uma camada de proteção feita por agua de chuva e mais de 2 anos de fuligem e poluição...
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

Responder