Vaselina liquida, WD 40 ou WhiteLub para proteger a moto?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
flabombarda
Usuário
Usuário
Mensagens: 123
Registrado em: 24 Dez 2015, 16:40
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP

Re: Vaselina liquida, WD 40 ou WhiteLub para proteger a moto

Mensagem por flabombarda » 13 Fev 2017, 23:14

Agua, sabao, querozene para a relação apenas e deu, se mora numa região de maresia, pode usar vaselina liquida nos aros, e ferragens em geral (nao no manete né?)
Eu gosto do Motul C4 p/ a corrente que mantem a eficiencia mesmo depois de muita chuva, só um detalhe, o ideal é passar, e deixar a moto parada para aderir bem antes de rodar. Fora isso sem frescuras.
__
Tenere 250 2014
BMW GS 1200 2012

--V8--
Usuário
Usuário
Mensagens: 117
Registrado em: 24 Nov 2016, 21:12
Cidade onde mora: Cotia - SP

Re: Vaselina liquida, WD 40 ou WhiteLub para proteger a moto

Mensagem por --V8-- » 17 Fev 2017, 02:29

Moro em apartamento e não tem como lavar em casa.
Utilizo tanto na tenere como na mt-07, um spray de lavagem a seco e um pano de microfibra, depois passo WhiteLub nas peças metálicas.

Não fica uma maravilha, mas ajuda bastante a deixar as motos limpas.

O meu grande problema é justamente a balança e roda traseira que sempre suja de respingo de oleo, agua e areia/terra. Vi que tem gente usando veja para estes locais, passando Veja tem necessidade de passar água depois?

Quando está muito feio eu passo um pano com querosene e outro pano úmido com um pouco de detergente, mas dá um trabalhinho chato. Se Veja resolver isso fico contente.
Atual: Tenere 250 17/17
Xmax 250 21/21


Ex:MT-07 ABS 15/16
Tenere 250 14/14
Fazer 250 12/13

cruztener
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 26 Jan 2017, 09:40
Cidade onde mora: DF/UF

Re: Vaselina liquida, WD 40 ou WhiteLub para proteger a moto

Mensagem por cruztener » 20 Fev 2017, 09:28

A muitos anos uso SH 1000 da START detergente automotivo, nas minhas motos.Retira bem as manchas leves de asfalto sem agredir. No resto impreguinado de graxa suja vai de querozene com pincel ou ar comprimido.

Avatar do usuário
FMainieri
Usuário
Usuário
Mensagens: 106
Registrado em: 02 Mar 2016, 10:24
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Vaselina liquida, WD 40 ou WhiteLub para proteger a moto

Mensagem por FMainieri » 19 Mai 2017, 15:43

Bob...

Exatamente assim! WD nas partes metálicas / alguns plásticos e Silicone em Spray no resto. Na corrente ainda uso o bom e velho Óleo 90 com pincel e jornal pra tirar o excesso, mas estou migrando para o Motul.

O resultado é 10!


Abração,
Francisco...
Bob William escreveu:Essa moto só pede duas latas... uma de WD40 e outra de chain lub da Motul... ambas são meio caras, mas têm bom rendimento. WD40 dura uma 4 lavagens e custa cerca de 25 reais e pode/deve ser aplicada em TODA a moto menos nos discos de freio e pneus (obviamente)... o chain lub basta reaplicar a cada 1000km, então dura um bocado, é uns 70 reais e não há nada melhor que ele pra correntes...

WD40 não deve ser substituído por similares porque alguns podem ter solventes, o que não é bom pra pintura e emborrachados de sua moto... se for WD40 pode aplicar até no banco da moto se quiser, na pintura, motor, farol, painel, bolha... sempre espalhando e retirando excessos com flanela seca... não há limites pro WD40, pode usar a vontade após lavar e secar a moto.

Chain lub vai depender do uso da moto e terreno... mas vale cada centavo.

Se não quiser usar muito WD40, ou não gostar muito do cheiro, pode substituir na parte de cima da moto por silicone em spray... eu mesmo faço assim... na parte de cima da moto uso silicone spray (bagageiro, baú, banco, tanque, painel, carenagem lateral, retrovisores...), fica muito bom! Na parte de baixo da moto abuso do WD40...

Em resumo... Tenere só precisa de 2 ou 3 latinhas e revisão de 5 em 5 mil... só isso e mais nada... Ah! E precisa de estrada, claro... senão descarrega a bateria... Sedentarismo é prejudicial pra motos também ;-)

RuiC
Novato+
Novato+
Mensagens: 37
Registrado em: 17 Set 2016, 16:41
Cidade onde mora: Atibaia/SP

Vaselina liquida, WD 40 ou WhiteLub para proteger a moto?

Mensagem por RuiC » 20 Mai 2017, 09:15

Uso o superlub da loctite (mais barato que o WD) nas rodas e pra ajudar a limpar a graxa da corrente e dos respingos antes de lavar. Só.
Vocês que passam silicone até no banco, não escorregam não?
Tenere 250 16/16

tiaguinho
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 90
Registrado em: 27 Jan 2017, 10:31
Cidade onde mora: Salvador/BA

Re: Vaselina liquida, WD 40 ou WhiteLub para proteger a moto

Mensagem por tiaguinho » 30 Mai 2017, 15:30

Thiago_1100S escreveu:No meu caso tem uma camada de proteção feita por agua de chuva e mais de 2 anos de fuligem e poluição...
Kkkkkkkkkkkkkkkk :gargalhada:

Por experiência nos carros que já tive e usei silicone eu passo longe. Em um primeiro momento ele dá brilho no plástico, mas depois o desgaste parece que é acentuado e fica esbranquiçado.

Sobre pretinho no pneu, já vi relatos de pessoas que caíram por conta disso, passo longe também!

Li e estou usando uma dica de vaselina nos aros, é barata e cria uma camada duradoura que protege, estou usando até em partes metálicas de móveis lá em casa e com sucesso até agora :joinha: !

Cuidado com WD40 e Whitelub, eles acumulam resíduo e podem afrouxar parafusos e vedações... Hj eu uso WD40 pontualmente em alguns locais no carro, mas nunca para limpeza. Já usei WD40 em uma spinning na tentativa de tirar ferrugem sem sucesso algum, existem produtos melhores para isso, não sei se ele protege de ferrugem, no meu caso, na spinning, não protegeu :-\!

Lavar com detergente neutro acho que é o ideal, vc usa no prato que come então como vai fazer mal na moto, correto? de resto é seguir o manual \o/!

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 861
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Vaselina liquida, WD 40 ou WhiteLub para proteger a moto

Mensagem por Thiago_1100S » 31 Mai 2017, 10:02

Atualizando resolvi fazer a conta... ja são 3 anos e 1 mes de agua de chuva, fuligem e poluição...
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

Avatar do usuário
Street250
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 217
Registrado em: 06 Set 2016, 14:34
Cidade onde mora: My House - SP

Re: Vaselina liquida, WD 40 ou WhiteLub para proteger a moto

Mensagem por Street250 » 01 Jun 2017, 08:19

Sempre lubrifiquei minhas motos com WD40...

Pulverizo tudo e nunca tive problema com ferrugem.

É um óleo que nunca deixo faltar em casa.
Motos atuais
Yamaha Factor ED 125 2014
Yamaha Tenere 250 2017
Yamaha XT660R 2015 "XT cabulosa quase nada... Só meio assustadora quando tá na madrugada"

RAFAELFSIERRA
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 12 Mai 2017, 13:45
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Vaselina liquida, WD 40 ou WhiteLub para proteger a moto

Mensagem por RAFAELFSIERRA » 25 Jul 2017, 14:08

andrefesi escreveu:Boa tarde pessoal,

Este é meu primeiro post aqui no forum, e sou um tenereiro/tenerista/tenerento novato. :wave:

Tenho pesquisado quanto à proteção da moto contra ferrugem, sujeiras e pra manter ela sempre com cara de novinha e vi pessoas que após a lavagem aplicam um destes produtos listados no título no motor, escapamento, aros e discos, porém gostaria saber a opinião de vocês.A minha preocupação é porque moro no litoral e a maresia acelera a oxidação, sem contar que não tenho como lavar a moto toda semana.

WD 40 já é conhecido meu, na minha primeira moto eu aplicava no motor, escape e parafusos e ao deixava de um dia pro outro, dessa forma ele não evaporava tão fácil quando o motor esquentava e se mantinha embora não deixava a moto com aspecto melhor dizem que é muito bom pra remover sujeiras que não saíram na lavagem.


Vi um rapaz recomendar vaselina líquida em spray após a lavagem, segundo ele o efeito estético é bom e a proteção das peças boa também, sendo que não agride as peças por ser neutra. Alguém confirma essa informação?

White lub é um outro desengripante que foi recomendado, nunca usei mas já ouvi falar que é ainda melhor que o conhecido WD40.


Outra coisa: será que aplicando estes produtos no escapamento eu evito aquele problema de ficar sujeira cristalizada (que parece ferrugem)?
Dando um up no post...
Na minha uso vaselina spray por toda parte do motor e quadro, não fica com aquele aspecto gorduroso como o silicone.

Responder