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MensagemEnviado: 22 Set 2015, 17:18 
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Cidade onde mora: Campinas - São Paulo
Esses dias estava em uma casa de lubrificantes em Campinas e vi um frasco pequeno...acho que 80mL de Bardahl B12 para motos.

Já utilizei ...há muito tempo em alguns carros que tive e realmente melhorava a compressão...na época medimos e houve uma melhora.

Agora em motos...não sei.... alguem conhece ou já utilizou ?

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MensagemEnviado: 22 Set 2015, 18:53 
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Cidade onde mora: Queimadas, PB
Eu uso.
viewtopic.php?f=27&t=6655&hilit=b12

Não vende o de moto (frasco menor) aqui, uso o do frasco grande mesmo.
É um assunto que se conversa, debate e sempre tem opiniões divergentes.

Sobre o B12 posso te dizer o seguinte:
-Fazem duas trocas de óleo que tô usando, pelo visto vai render 4 trocas(custou 35r$), sempre coloco um copinho descartável dele.
-Tem um cheiro bem doce e é bem grosso.
-O câmbio dá uma pancada logo assim que coloca a marcha com a moto fria;
-Diminuiu a imprecisão do câmbio, por exemplo quando se vem reduzindo no semáforo e a 1° marcha não quer entrar. Antes eu tinha que apertar a embreagem de novo pra entrar marcha;
-Não aconteceu de embreagem patinar como as pessoas saiam falando;
-Como ele possui "melhorador de índice de viscosidade" descrito no rótulo, eu e meu pai percebemos uma pequena diminuição no tec tec do motor.
-Ele não parece se aderir ao motor pois não vi alteração no nível, talvez eu coloco muito por isso não percebo rsrsrsrs. Mas fiz um teste com um parafuso melado de óleo e de B12, o óleo(20w50) em 30 minutos escorreu todo do parafuso, já o B12 peguei o parafuso com bem uma semana e ainda tinha produto nele.
-Não notei diferença nenhuma de desempenho;
-Não notei diferença de economia;
-Uso pelo fato da "partida a frio";

Se você quiser, olhe nesse canal:
https://www.youtube.com/user/ADG0068/se ... ry=militec
Tem muita coisa sobre o MILITEC e afins.


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MensagemEnviado: 23 Set 2015, 09:07 
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Registrado em: 14 Fev 2011, 09:17
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Ok...já li bastante sobre o tal militec....e não creio que possa fazer milagres, além de ser muito caro.

Sem contar que não saberemos se o que está no frasco é um produto confiável.

Quanto ao Bardahl, tbm tenho minhas dúvidas. qualquer hora dessas vou fazer um teste depois posto minhas impressões.

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MensagemEnviado: 23 Set 2015, 14:54 
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Registrado em: 12 Set 2015, 22:54
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Cidade onde mora: Porto Alegre/RS
O mecânico onde faço revisão e manutenção do carro tem Militec e Alfa-X, me indicou o Militec na primeira vez para uso no carro e pra moto, normalmente não sou avesso a aditivos ou gambiarras (ou o que eu chamo de soluções milagrosas), mas resolvi testar o Militec no carro e na moto.

A principio não notei diferença alguma, pra mim ou ocorre um mudança significativa ou não ( o resultado tem que ser imediato), a proporção de Alfa-X que coloquei na moto, foi uns 40 ML, não deu pra perceber nada, talvez até quem sabe os 120 ml todos seriam mais perceptiveis, mas não fui tão afoito assim, acho que no caso desse barulho infernal que tem o motorzinho da Tenere resolve com um óleo 90, mas ninguém diz com propriedade se realmente essa máquina de costura é normal.

Na próxima troca irei colocar o restante do tubo, uns 80 ml.

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RD200; RD200; TT125; RD125; CB400; RD125; CB400; Elefantre 16.5; XL250; XL125; XLR125; Broz125; Sahara; BWS50; Sahara; (XV250; CBX200) Mirage; (Ninja 1000R); Sahara; Falcon; Virago 535; Tenere 250 - (CB400 abortado)
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MensagemEnviado: 23 Set 2015, 16:17 
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Registrado em: 08 Mai 2013, 16:37
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B12 para carro é uma coisa e para moto é outra.


Para carro ele não funciona diretamente com a embreagem que é separada do motor.


O de moto atua diretamente, já que a embreagem e banhada pelo mesmo oleo.


Com certeza o B12 para carro em moto, depois de vários mil km, ira prejudicar a embreagem por ter aditivos que não prestam para atuar na embreagem.


Já coloquei a anos atrás bardhal B12 numa CB450DX que tive e percebi depois de uns mil km, que acelerava e a moto não deslanchava tão bem como antes de colocar o B12, então ela estava fazendo a embreagem patinar, pouco mas tava e isso prejudica a mesma.


Agora B12 próprio para motos deve ser bom, por ter composição diversa e não prejudicar a embreagem e acho, bem mais barato que militec, alfa X e outros dois que tem por ai, inclusive um brasileiro que diz fazer a mesma coisa que o militec.


KAKO, tudo bem.


Em carro já usei e percebi que o B12 melhorava um pouquinho os barulhilhos do motores antigos e a partida de manhã.


Eu vou ver se acho esse B12 para motos e vou experimentar.


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MensagemEnviado: 23 Set 2015, 17:17 
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Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
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Cidade onde mora: Campinas SP
Kakko, boa tarde.

Utilizei uma vez o bardahl B12 próprio para motos, só para ver se dava alguma diferença no câmbio.
Não usei na proporção indicada de 10%, mas apenas um tubo de 80ml.
Achei que não tinha feito muita diferença...
Na troca de óleo seguinte, não usei e percebi o câmbio um pouco mais duro.
Daí, voltei a usar. O óleo que está nela hoje está com o Bardahl.
A melhora é bem pouco significativa, mas parece que existe.
Agora, quanto a patinar a embreagem, acho que é mito. Só se usar o de carro, aí pode ser que patine mesmo...
Não é caro como Militec, dá para experimentar...

Boa sorte.


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MensagemEnviado: 24 Set 2015, 16:46 
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Registrado em: 14 Fev 2011, 09:17
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Olá Ventania...tudo bem ? ok.

Realmente..o Bardahl tem essa propriedade, creio por causa da alta viscosidade, de ajudar o lubrificante "permanecer" nos locais necessários, quando o motor está desligado e consequentemente, auxilia a lubrificação imediata quando o motor parte. Até os finais dos anos 70 havia os Bardahl B1, para motorers "novos" e o B2 para motores "cansados"....alguem se lembra disso ? E havia também o "Bardahl Power Oil, que parecia um mel de tão viscoso e grosso que era...rsrs. esse sim era para motores bem desgastados e queimando óleo. foram extintos os B1 e B2 e o Power Oil, sobrando o B12.

Oscarmax...tudo beleza ? ok

Nos carros antigamente ( anos 70/80 )...eu percebia um pouco de melhora, principalmente na compressão.
Em 97 comprei um Palio 1.6 16V....muito bom ....andei milhares de kms...muito mesmo...e só colocava o Castrol Magnatec semi-sintetico. Nunca queimou óleo além do normal...e desde então nunca mais utilizei qualquer aditivo nos lubrificantes.
A bem da verdade, os lubrificantes modernos são muito bons, dispensando qualquer aditivo extra.
Na minha opinião tudo isso que tem na praça é puro marketing.
O importante é trocar o lubrificante e filtro no período correto, para evitar a formação de borras no interior do motor. Fazendo isso o motor agradeçe e vai longe.

abraços :joinha:

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MensagemEnviado: 28 Set 2015, 16:31 
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Cidade onde mora: São Paulo/SP
oscarmaxi escreveu:
Kakko, boa tarde.

Utilizei uma vez o bardahl B12 próprio para motos, só para ver se dava alguma diferença no câmbio.
Não usei na proporção indicada de 10%, mas apenas um tubo de 80ml.
Achei que não tinha feito muita diferença...
Na troca de óleo seguinte, não usei e percebi o câmbio um pouco mais duro.
Daí, voltei a usar. O óleo que está nela hoje está com o Bardahl.
A melhora é bem pouco significativa, mas parece que existe.
Agora, quanto a patinar a embreagem, acho que é mito. Só se usar o de carro, aí pode ser que patine mesmo...
Não é caro como Militec, dá para experimentar...

Boa sorte.




Oscar, tudo bem.


O B12 para moto não irá patinar a embreagem. Só o de carro mesmo, colocado em motos. Não tem mito como falou sobre o de motos porque foi lançado agora, pelo que o Kako falou. :joinha: :joinha: :joinha: :joinha: :joinha: :joinha:


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MensagemEnviado: 28 Set 2015, 19:54 
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Ainda creio que ambos sejam o mesmo, mudando só a proporção.


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MensagemEnviado: 05 Fev 2018, 11:00 
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Bom dia
Tenho uma Tenere 250 e posso afirmar que este aditivo Bardahl B12 para moto funciona muito bem, percebi que o motor da moto ficou mais solto e mais suave, a moto dá giro mais facil. Após utilizar o aditivo em uma troca de óleo e perceber a melhoria, fiz um teste quando fui trocar o oleo novamente, coloquei o oleo sem o aditivo e fui dar uma volta, percebi na hora que o motor ficou meio preso, daí voltei para a garagem e adicionei o aditivo, novamente percebi o motor suavisar, diminuir um pouco o barulho e a moto voltou a ficar mais soltinha e facil para desenvolver.
Mas deve-se usar somente o Bardahl para moto, porque ele tem a classificação JASO-MA, portanto, não faz a embreagem patinar.


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