Consumo do novo motor blueflex

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
DIOGOHOSP
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 157
Registrado em: 10 Jan 2014, 12:14
Cidade onde mora: São Gonçalo/RJ
Localização: São Gonçalo - RJ

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por DIOGOHOSP » 16 Set 2016, 12:15

alienpower51 escreveu:bom dia pessoal... acho q minha moto deve estar com algum problema, comprei ela ja tem uns messes e esta agora com pouco mais de 5.000 km porem enchi o ultimo tanque e a autonomia ate acender a reserva foi de apenas 300 km ou seja apenas 18km/l isso andando ate os 100 km/h... alguem tem ideia do q possa estar acontecendo???
grato....
Amigo, o provável é que você está calculando errado.

O tanque da Ténéré 250cc é de 16L, sendo que a reserva é de 4,8L. Seguindo apenas esses números e o seu relato de medição no momento que entra na reserva, seu consumo seria então de 300km, dividido por 11,2L (ou seja, 26,78KM/L).

Fora isso, no meu caso por exemplo, minha Ténéré 2016 entra na reserva com 8,6L consumidos. Então, pode ser que a sua também seja assim, e sua média seja ainda maior.

O correto é você parar para abastecer assim que entrar na reserva, e marcar quanto de gasolina vai entrar até completar. Essa quantidade que entrar, você divide pela quilometragem rodada.

OBS: Isso vale tanto para mijolina quanto para alcool.
CB 500XA 2015 >TNR 250 Flex 2016 > TNR 250 2015 > TNR 250 2014 > XJ6-F 2015 > Ténéré 660 2012 > Ninja 250R 2010 > TNR 250 2013 > XJ6-F 2012 > TNR 250 2011 > YBR125 2006

fms89
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 25 Abr 2016, 08:57
Cidade onde mora: São Gonçalo/RJ

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por fms89 » 19 Set 2016, 12:21

Comprei a minha recentemente e esta com 300km rodados. Uso diariamente com minha esposa de garupa, a mesma apresentou um consumo de 25,4 km/l. Isso no primeiro tanque. Fiquei muito surpreso, estava vendo relatos de amigos que estavam fazendo bem menos nos primeiros tanques.

meteficha
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 04 Mar 2016, 07:48
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por meteficha » 19 Set 2016, 12:30

fms89 escreveu:Comprei a minha recentemente e esta com 300km rodados. Uso diariamente com minha esposa de garupa, a mesma apresentou um consumo de 25,4 km/l. Isso no primeiro tanque. Fiquei muito surpreso, estava vendo relatos de amigos que estavam fazendo bem menos nos primeiros tanques.
É só você aliviar o punho. Principalmente porque seu motor ainda tá sendo amaciado.

Comecei há três semanas a andar ainda mais leve que antes e com isso fiz 36,9 e 36,5 km/l nos meus dois últimos tanques.
Ténéré 250 cinza (2016)

fms89
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 25 Abr 2016, 08:57
Cidade onde mora: São Gonçalo/RJ

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por fms89 » 19 Set 2016, 15:55

meteficha escreveu:
fms89 escreveu:Comprei a minha recentemente e esta com 300km rodados. Uso diariamente com minha esposa de garupa, a mesma apresentou um consumo de 25,4 km/l. Isso no primeiro tanque. Fiquei muito surpreso, estava vendo relatos de amigos que estavam fazendo bem menos nos primeiros tanques.
É só você aliviar o punho. Principalmente porque seu motor ainda tá sendo amaciado.

Comecei há três semanas a andar ainda mais leve que antes e com isso fiz 36,9 e 36,5 km/l nos meus dois últimos tanques.

Na verdade minha surpresa foi no "bom sentido", pois achei que ela fosse beber mais nesse período de amaciar o motor. O problema é que as vezes é inevitável dar uma esticada mais forte até por questão de segurança, tem uma galera de carro que mesmo com um sinal de transito fechado a 400m de distância, acelera só pra sacanear o motociclista. Mas vou dar uma tocada mais leve nela pra ver o quanto consigo melhorar.

meteficha
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 04 Mar 2016, 07:48
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por meteficha » 19 Set 2016, 23:13

fms89 escreveu:Na verdade minha surpresa foi no "bom sentido", pois achei que ela fosse beber mais nesse período de amaciar o motor. O problema é que as vezes é inevitável dar uma esticada mais forte até por questão de segurança, tem uma galera de carro que mesmo com um sinal de transito fechado a 400m de distância, acelera só pra sacanear o motociclista. Mas vou dar uma tocada mais leve nela pra ver o quanto consigo melhorar.
Ah, claro que você deve andar como achar melhor, mesmo que ela beba mais! Minha resposta foi no sentido da thread de economizar o quanto possível. :)
Ténéré 250 cinza (2016)

Raphael
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Mar 2017, 07:32
Cidade onde mora: São Paulo

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por Raphael » 27 Mar 2017, 08:06

Fala amigos, bom dia!

Eu tenho uma Tenere 16/16 e ela fazia uma média de 31km/L, com gasolina Shell V-Power e óleo Yamalube 10W40 (semi sintético). Eis que na última revisão o mecânico da Yamaha colocou o 20W50 (mineral) e trocou o filtro também. Fora isso, eu coloquei o tal do Militec no motor pra testar todo esse encanto que existe em torno dele e continuei abastecendo com Shel V-Power, sempre no mesmo posto. Para meu espanto e chateação ,minha média de consumo caiu para 26km/L!! Não sei se o Militec teve efeito colateral indesejado ou se o óleo mineral cria uma resistência maior no motor e consome mais que o semi sintético. Vou voltar a usar o 10W40 e faço um novo relato aqui. Se alguém sabe algo sobre essa questão do óleo, por favor, compartilhe!

Um forte abraço a todos!

Avatar do usuário
Highlander Alex
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 231
Registrado em: 26 Out 2012, 12:21
Cidade onde mora: Santo André/SP

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por Highlander Alex » 05 Abr 2017, 18:20

05/04/17. Primeiro cálculo de consumo da minha 17/17 e deu 35,2 km/l respeitando a orientação do manual sobre o amaciamento do motor.
Gasolina aditivada e percurso 70% em rodovia.
Achei muito bom!

12/04. Segundo cálculo e foi de apenas 40,6 km/l. Ainda amaciando o motor.
Maravilhoso!
Se mantiver entre 35 e 40 está excelente.
NX 200 > XT 225> Tenere 250 > Tenere 660> Citycom > F800GSA + Tenere 250

tiaguinho
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 90
Registrado em: 27 Jan 2017, 10:31
Cidade onde mora: Salvador/BA

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por tiaguinho » 22 Mai 2017, 10:04

Pessoal, fiquei assustado quando fiz as contas hj, explico:

Comprei a moto com 8mil e pouco rodada, como nunca tinha pilotado e estava tirando a CNH fiz vários treinos no estacionamento com poucas tocadas em retas e o consumo foi de 21km/L, já sabia que isso poderia ter prejudicado e por isso não me importei tanto.

Segunda medição já rodando mais na cidade em horários sem muito movimento, andando com cautela como todo inexperiente e sem fortes arrancadas, consumo medido e foi de 25km/L, fiquei triste, mas imaginei que pelo meu peso (94kg) talvez fosse essa média mesmo que ela ficaria.

Terceira medição, já tinha comprado o óleo para troca (yamalube 20w50) e aproveitei para fazer uma pequena revisão, troquei também o filtro de óleo e filtro de ar e botei vela iridium e cabo iboost. Andei um pouco com ela na cidade (uns 15%) e fiz os outros 85% na estrada com um amigo de factor 150. Na volta enchi o tanque e tirei a média: 43,5km/L :ohhhhh: , wtf??? fiquei muito surpreso!!! A factor do colega fez 50km/L, durante a estrada trocamos algumas vezes de moto e como ele pesa pouco (~56kg) isso pode ter ajudado, mas 43km/L?? sinceramente estou achando que fiz o cálculo errado kkkkkk, não estou conseguindo acreditar não...

Avatar do usuário
RMVilla
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 22 Mar 2015, 22:24
Cidade onde mora: Taubaté/SP

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por RMVilla » 22 Mai 2017, 10:17

Eu acompanho o consumo da minha via APP no celular (Carango). Uma das dificuldades é que, na hora de encher o tanque, nem sempre o frentista para no automático, cada tanque é levemente diferente.

Também já me aconteceu de em um determinado tanque ter dado na faixa dos 40 e também estranhei, já que minha média geral é por volta de 26 (que pra mim tá ótimo). A explicação mais convincente para mim é que nesse meu tanque que deu 40, no abastecimento anterior o frentista encheu mais do que o devido, e no abastecimento para o cálculo da média o tanque ficou no automático ou logo abaixo disso, de forma que a quantidade de gasolina x os kms rodados foram alterados pela inconsistência no enchimento do tanque.

Roberto "VILLA"

MCBDA

Ténéré 2016 azul
SYM MaxSym 400i ABS 2015 - 6.000km
SYM Citycom 300i 2013 branca - 60.00km
Kasinski Mirage 250 2012 - 10.000km

tiaguinho
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 90
Registrado em: 27 Jan 2017, 10:31
Cidade onde mora: Salvador/BA

Re: Consumo do novo motor blueflex

Mensagem por tiaguinho » 22 Mai 2017, 10:34

Acredito que possa ter ocorrido um pouco disso mesmo @RMVilla, vou observar nas próximas medições como vai ficar. Obs: Estou usando um programa chamado "Drivvo", achei ele mais simples e com mais informações que o Carango, o carango pede até a placa do veículo... fica a dica ai pra testar!

Responder