Ténéré 250 - Sobre a altura da moto

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Ténéré 250 - Sobre a altura da moto

Mensagem por Fmm4100 » 10 Jan 2013, 23:33

Voltei para a posição original.
Rodei 40km e achei que a frente passou se comportar de forma estranha, talvez impressão, mas aliados ao excesso de inclinação no descanso lateral e a perda da praticidade do cavalete central (as duas rodas tocam o chão), resolvi desfazer.

Vou pesquisar mais a respeito da mola.

É off, mas o cavalete torna a desmontagem do link muito facil, coisa de 15 minutos.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Ténéré 250 - Sobre a altura da moto

Mensagem por Fmm4100 » 03 Fev 2013, 11:19

Finalmente comprei a chave para porca cilíndrica yamaha (pesquisem com este nome) e regulei a pre-carga.
A moto parou de abaixar tanto e não ficou tão dura quanto esperava.

Antes
Imagem
Depois
Imagem
Quem ajudou
Imagem
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
valle
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 275
Registrado em: 07 Dez 2012, 02:19
Cidade onde mora: Itu/SP
Localização: Itu/SP

Re: Ténéré 250 - Sobre a altura da moto

Mensagem por valle » 03 Fev 2013, 11:37

Fmm4100, não senti esse comportamento estranho, aliás, se puder descrever o que achou estranho, vou prestar atenção.
Ao deixar a mola mais "mole" a moto ficou mais macia. Para estrada e ruas achei ideal.
Fui trocar o óleo e o mecânico da CC regulou (é muito simples de se fazer) o farol que ficou alto com a nova regulagem da mola.
Boa a dica a chave. A minha está atualmente como sua regulagem anterior.
Valle


Yamaha XVS Drag Star 650 - 2004 - Prata - Dorotéia


Incentive seus filhos a continuar estudando. Quanto mais eles estudarem, mais oportunidades profissionais e pessoais terão.

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Ténéré 250 - Sobre a altura da moto

Mensagem por Fmm4100 » 03 Fev 2013, 12:55

Valle,

O comportamento estranho que me referi é sobre o excesso de dureza da suspensão quando a mola fica na posição mais comprimida (moto + alta, meu caso atual).
Alguns relataram sobre a suspensão ficar muito dura, o que não senti. Voltei a sentir a moto do jeito que tirei da concessionária.

Na situação anterior, metade da carga, eu sentia a moto muito mole e o pneu chegava a encostar no falecido reforço de quadro Scam, alem de ficar um pouco fora da estetica de uma trail, com a traseira baixa.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
valle
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 275
Registrado em: 07 Dez 2012, 02:19
Cidade onde mora: Itu/SP
Localização: Itu/SP

Re: Ténéré 250 - Sobre a altura da moto

Mensagem por valle » 03 Fev 2013, 15:39

Felipe, entendi, achei que era o contrário.
O interessante é cada um sente a mesma moto de um jeito diferente.
Depois que vi citado que a roda pega no reforço de quadro, passei a observar isso, mas nunca aconteceu.
Mesmo depois que coloquei as bolsas da Gift com capa de chuva e alguns apetrechos.
Levo em conta que ando 85% em estrada e o restante em asfalto urbano, além de raramente ter garupa.
Valle


Yamaha XVS Drag Star 650 - 2004 - Prata - Dorotéia


Incentive seus filhos a continuar estudando. Quanto mais eles estudarem, mais oportunidades profissionais e pessoais terão.

EG6-SI
Novato
Novato
Mensagens: 28
Registrado em: 02 Fev 2013, 21:20
Cidade onde mora: Sao Paulo

Re: Ténéré 250 - Sobre a altura da moto

Mensagem por EG6-SI » 08 Fev 2013, 09:37

A altura da moto me assustava, mas depois de andar nela me acostumei não precisei abaixar a mola. Tenho 1.68 me senti confortavel nela.
Ex Ninja 250R Vermelha / Atual XTZ 250 Ténéré Azul

Avatar do usuário
Fábio Tuze
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1334
Registrado em: 06 Dez 2012, 14:10
Cidade onde mora: Guapimirim/RJ

Re: Ténéré 250 - Sobre a altura da moto

Mensagem por Fábio Tuze » 08 Fev 2013, 09:51

Também sou baixinho, tenho muito cuidado ao parar a moto. Atenção redobrada ao colocar os pés no chão, porque se vc por o pé um pouco mais a frente ou atrás, o equilíbrio fica seriamente comprometido, pois o angulo de apoio vai pro brejo. Faço questão de andar de botas ou de tênis com o solado alto para ajudar.
Lendo alguns relatos dos amigos aqui no fórum, aprendi a sempre que parar e desligar a moto, descer sempre com o pedal de estacionamento abaixado, a 1ª marcha engatada e com a manete do freio apertada, para evitar que a moto se movimente.
Ao subir na moto também, pois se vc subir muito afoito, pode levar a moto a tombar para o lado direito.
Isso sem contar nos faróis, semáforos, sinais etc., onde vc já tem que se precaver ao parar.
Mas de uma coisa eu tenho certeza:

Não volto para a Honda Titan!!!
Fábio Tuze
Vice-Presidente do Elfos Moto Clube - Guapimirim-RJ

EG6-SI
Novato
Novato
Mensagens: 28
Registrado em: 02 Fev 2013, 21:20
Cidade onde mora: Sao Paulo

Re: Ténéré 250 - Sobre a altura da moto

Mensagem por EG6-SI » 08 Fev 2013, 10:32

FABIOHTCARVALHO

Verdade a bota ajuda bastante, ela faz parte da minha lsita de equipamentos (calça, jauqeta e luva). A dica do forum que mais me ajudou foi a de manobrar a moto sem subir nela. Para sair da garagem de casa hj eu fiz isso o/
Ex Ninja 250R Vermelha / Atual XTZ 250 Ténéré Azul

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Ténéré 250 - Sobre a altura da moto

Mensagem por alexandrepalhynha » 08 Fev 2013, 10:51

vc tem q usar a suspensao da moto pra te ajudar a manobrar. quer ir pra traz? aperta o freio dianteiro, afunda a frente e quando ela subir vc larga o freio. ela vai recuar com o proprio peso.
se precisar virar a moto num lugar apertado, desce dela apoia no pezinho puxa o guidao e vira ela num compasso em cima do pezinho girando pro lado esquerdo.
da pra fazer pro lado direito tbm mas sem pezinho, segurando ela na coxa e dando puxadas na traseira afundando e soltando a mola traseira.
ela é mais facil de manobrar justamente por ser alta e ter suspensao grande.

EG6-SI
Novato
Novato
Mensagens: 28
Registrado em: 02 Fev 2013, 21:20
Cidade onde mora: Sao Paulo

Re: Ténéré 250 - Sobre a altura da moto

Mensagem por EG6-SI » 08 Fev 2013, 11:48

alexandrepalhynha


Haha fui no estacionamento do meu trabalho testar essa da suspenção para ir para traz boa dica vlw :joinha:
Editado pela última vez por EG6-SI em 08 Fev 2013, 15:02, em um total de 1 vez.
Ex Ninja 250R Vermelha / Atual XTZ 250 Ténéré Azul

Responder