COMPARATIVO TÉNÉRÉ x FAZER

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Jader
Usuário
Usuário
Mensagens: 149
Registrado em: 21 Nov 2011, 02:19
Cidade onde mora: Seberi/RS
Localização: RS - Seberi
Contato:

Re: Dúvida Ténéré 250 x Fazer

Mensagem por Jader » 09 Abr 2012, 01:04

Galera!
Aqui vai um depoimento de um amigo meu aqui do RS que tem uma Fazer 250 2011 com 11000km e fez um Test-Drive na Teneré 2011...

A primeira impressão:

PQP! A moto é alta viu! Eu tenho 1,67 de altura e fico na pontinha dos pés. O banco é confortável(demais), e a posição de praticamente tudo difere da Fazer(exceção para os comandos é claro). O Guidão é mais largo e mais alto, deixando os braços numa posição super-confortáveis, com os espelhos originais, você enxerga praticamente tudo atrás de você. Além disso, as pernas ficam em uma ótima posição, que visivelmente aliviam a pressão na busanfa e nas costas durante a pilotagem.

O que eu esperava da moto:

Dentre minhas pesquisas e comentários que ouvi da Tzinha, sempre ouvi ou li que a mesma era a moto ideal para as cidades brasileiras, com estradas pavimentadas com a mesma qualidade da cara de nossos odiadosamados políticos. Portanto, a primeira coisa que pude experimentar, foi um asfalto meia boca e alguns quebra-molas e sim, a suspensão dela é confortável, provavelmente menos do que a da Lander, que tem apelo mais trail, mas é consideravelmente mais confortável que a da Fazer. Junto com esse conforto da suspensão e também da posição de pilotagem, eu me perguntava muito sobre vibração em altas velocidades e também sobre a eficácia da tal bolha. Pois bem, para testar as duas, teria de pegar rodovia, então tratei de sair da cidade o mais rápido possível e pegar um trecho da BR 386. Logo de cara, notei uma aceleração que considero até melhor que a da Fazer e isso me animou muito! Junto da demonstração de pegada dela, começou o efeito da bolha, mais notável acima dos 80 km/h. Pois bem, fui enrolando o cabo aos poucos e o velocimetro só subia os números e cada vez mais sentia que o vento era desviado para a parte de cima do meu LS2 Patriot, junto com um barulho um pouco irritante, gerado pelo próprio vento em suas condições aerodinâmicas. Bom, ainda tinha a questão da vibração e estabilidade que me deixavam curioso e claro, a velocidade de cruseiro e torque para ultrapassagem. Quanto a estes quesitos, a resposta é simples, a vibração, é exatamente igual a da Fazer e só ocorre acima de 7500 rpm, a estabilidade, pode-se dizer que também equipara-se, apesar de eu não ter tido coragem de abusar em nenhuma curva e temos ainda a velocidade de cruseiro e o torque, que também, equiparam-se a Fazer. Ela só fica atrás da Fazer em um quesito, que é velocidade final. A Tzinha com que andei, estava com míseros 690 kms rodados, portanto, em fase de amaciamento e mesmo assim e sendo uma moto alta, deu 140 em uma descida não tão forte.


É isso galera, A opinião de uma cara que tem uma Fazer e andou pela 1ª vez na Teneré, Então é pra vcs terem uma base +/- como são as coisas....

Ja andei na Fazer dele e é muito boa a moto, Muito mesmo perto da minha Factor uashaush ô/ô E quando amunto na Teneré parece que é outro mundo hehe
Quero ver se faço o test drive dela daqui uns dias...

Abraço galera!
Espero que eu tenha dado uma luz para alguns...
Ex YBR 125 2003 Roxa
Ex YBR 125 Factor ED 2009 Vermelha
Ex XTZ 250 Tenere 2012 Azul
Ex NX-4 Falcon 2006 Prata
Ex XJ6 N 2015 Preta
Atual: XTZ 750 Super Ténéré 1991 Branca

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Dúvida Ténéré 250 x Fazer

Mensagem por ghamauricio » 09 Abr 2012, 11:55

Amicíssimo esse seu amigo hein? Não empresta a sua moto pra ele não!
O cara pegou uma moto que ainda estava amaciando (690km) e deu 140km/h no velocímetro - velocidade tal que nem com a minha moto com 5.000km tentei chegar pra poupar o pobre motorzinho dela.

Avatar do usuário
Eduardo Prado
Novato+
Novato+
Mensagens: 42
Registrado em: 04 Out 2011, 10:51
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Dúvida Ténéré 250 x Fazer

Mensagem por Eduardo Prado » 09 Abr 2012, 13:45

ghamauricio

Cara tudo isso é medo da moto estragar?
Ex: CG Titan 125 2000 - Minha motinha ruim e feia
Atual: Fan 150 ESDI 2012 - Motinha bonita e boa \o/
Futura: XRE 300 & V-Strom 650

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Dúvida Ténéré 250 x Fazer

Mensagem por ghamauricio » 09 Abr 2012, 19:01

Não, é uma série de razões:

A Ténéré 250 não passa segurança (freios, suspensão, aerodinâmica, estabilidade em geral) acima dos 130 km/h.
A 130km/h o motor já está gritando e pedindo arrego, imagine a 140. Esse motor não é projetado pra manter esses giros. Quer alto giro? Compra uma ninjinha.
Quem paga a moto sou eu, com o meu dinheiro suado. Nada mais justo do que cuidar bem dela, afinal quem arca com as despesas de manutenção sou eu mesmo.

E pior: o camarada ainda pegou um motor que ainda estava amaciando!! Pode crer que este motor vai dar algum problema antes do meu.

Responder