DESLIGAR MOTO NO SINAL DE TRÂNSITO / FAROL

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
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Rodolfo Cabral
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DESLIGAR MOTO NO SINAL DE TRÂNSITO / FAROL

Mensagem por Rodolfo Cabral » 05 Fev 2014, 15:24

Olá amigos,

A fábrica de motos da asa lançou um scooter que se desliga sozinho ao ficar parado por mais de 3 segundos, típico parada de sinal vermelho, vejam:

"A moto tem um sistema que permite que o motor desligue em marcha lenta após três segundos parada e volte a funcionar ao acionar o acelerador. A tecnologia, inédita no Brasil, permite uma grande redução no consumo; é parecida com o sistema anda e para usado por alguns carros com o mesmo objetivo. Além de reduzir as emissões, o sistema faz isso exatamente nos locais onde há mais poluição, isto é, nas paradas dos faróis, onde se acumulam os veículos com os motores ligados."

http://omundoemmovimento.blogosfera.uol ... -no-farol/" onclick="window.open(this.href);return false;

Diante disso passei a adotar uma prática que compartilho com todos e gostaria de ouvir opiniões a respeito, mesmo as contrárias.

Quando paro no sinal/farol vermelho, desligo minha moto no comando que corta a energia chamado Interruptor de emergência (botão vermelho no punho direito). Quando o sinal fica verde, rapidamente dou start e sigo viagem sem embargos para os demais motoristas que estão atrás de mim.

Com isso acredito que terei duas vantanges:

1) Economia com a redução de consumo de combustível pelos motivos explicados no 1º parágrafo descrito no scooter da concorrente;

2) Segurança. Imagino que alguns colegas do fórum irão contestar dizendo que no caso se roubo, prefere ter a moto funcionando para acelerar e fugir do ato, porém imagino que fugir é deveras arriscado haja vista que poderíamos ser alvejados por trás ou perseguidos.

Acredito que essa técnica melhora a segurança pois quem quer roubar, o maior desejo é evadir o mais rápido possível e com a moto desligada vai ter dificuldades de sair. Recentemente soube de um roubo na linha amarela no RJ que um conhecido não teve a moto roubada pois como o descanço lateral da moto teve que ser baixado para o dono sair da moto e entregar ao bandido, o mesmo não conseguiu levar a moto por nervosismo não estava dando partida.

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come então... atrapalhar pode ser uma solução...

O que vocês acham?
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Re: DESLIGAR MOTO NO SINAL DE TRÂNSITO / FAROL

Mensagem por lukastrauer » 05 Fev 2014, 15:36

e o desgaste da bateria com a partida a todo momento, como fica?!??!
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Rodolfo Cabral
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Re: DESLIGAR MOTO NO SINAL DE TRÂNSITO / FAROL

Mensagem por Rodolfo Cabral » 05 Fev 2014, 15:39

A bateria em bom estado e recebendo carga vai ser recarregada normalmente. Bateria parada é que estraga, não é mesmo?
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Re: DESLIGAR MOTO NO SINAL DE TRÂNSITO / FAROL

Mensagem por AG22 » 05 Fev 2014, 15:44

Não gostaria disso na minha moto, ficar ligando e desligando, mesmo que com acelerador, na minha opinião é muito chato... Prefiro a opção de ligar e desligar a moto "na vontade do cliente", e não automático.

Mas claro, é apenas minha opinião.

Abraços, galera
Editado pela última vez por AG22 em 05 Fev 2014, 15:59, em um total de 1 vez.

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Re: DESLIGAR MOTO NO SINAL DE TRÂNSITO / FAROL

Mensagem por Radames Aragon » 05 Fev 2014, 15:45

Acho q todo o sistema de partida da moto seria desgastado, não só a bateria. Acho q a economia não é suficiente para o "prejuízo" no caso de uma 250. Atente que o sistema de desligamento é num motor de scooter 150.

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Re: DESLIGAR MOTO NO SINAL DE TRÂNSITO / FAROL

Mensagem por ivojoseaug » 05 Fev 2014, 16:13

acredito que o motor de partida dessa scooter seja ligado direto no eixo principal do motor e do tipo brushless, ou seja, não tem desgaste nem engrenagens secundárias. Tem outra coisa, se eu bem me lembro, a scooter tem um monitoramento do ponto de ignição e deixa a moto no tempo certinho para pegar sem esforço, ou seja, o motor não para de qualquer jeito. O sistema de partida da tenere é do tipo "raramente lubrificado", rs., então, se vc da 20 partidas por dia, vai desgastar prematuramente o motor de arranque, a bateria, o relé e as engrenagens que transferem o movimento do arranque para o eixo primário (salvo engano). Com relação ao motor mesmo, acho que não o desgaste é negligenciável.

Por fim, mas não menos importante. O consumo de combustível na situação de marcha lenta é baixíssimo. Não só pela baixa rotação, mas um fator que nem todos estão cientes é que o mapa de injeção empobrece substancialmente a mistura nessa condição. Na XRE, que passei muito tempo monitorando....a sonda lambda nem sinal dava na condição de marcha lenta, ou seja, só tinha ar na camara de combustão...queima mais que completa, baixa emissão, planeta não queimou por causa de nós, viva!

Ps: Aquecimento global é uma mentira braba...

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Re: DESLIGAR MOTO NO SINAL DE TRÂNSITO / FAROL

Mensagem por acfborges » 05 Fev 2014, 16:51

Radames Aragon escreveu:Acho q todo o sistema de partida da moto seria desgastado, não só a bateria. Acho q a economia não é suficiente para o "prejuízo" no caso de uma 250. Atente que o sistema de desligamento é num motor de scooter 150.
Radames,

O desgaste é inerente ao projeto start-stop, e não como de um motor "convencional".

Dentre as diferenças que me lembro, quem liga a moto é um hibrido de alternador-motor de arranque, e não um arranque "convencional". O motor também já pára na posição ideal para que seja ligado, sincronizado com a injeção e ignição.

Se isso tudo funciona bem a vida toda, só o tempo dirá. Mas, aparentemente, é um sistema bastante robusto pra aguentar o tranco!

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Re: DESLIGAR MOTO NO SINAL DE TRÂNSITO / FAROL

Mensagem por ghamauricio » 05 Fev 2014, 16:56

Justamente por causa da queima completa que eu me preocupo em desligar a moto após longas viagens, com o motor super quente.
A queima pobre (ou completa, com pouca gasolina e muito ar) aquece o motor. Já a queima rica (queima incompleta, muita gasolina e pouco ar) resfria o motor pois a própria gasolina, em forma líqüida e em gotículas, absorve este calor e vira vapor, ajudando a resfriar a câmara.

Após longas viagens, por mais que se tome vento no cabeçote e radiador, depois que você para, o motor fica até estalando com a contração das peças resultante do resfriamento. Nunca cheguei a medir a temperatura externa do motor, tampouco a interna ou do óleo. Também não sei qual é a temperatura de operação ideal deste motor.

Resumindo: acredito que ao desligar a moto nestes casos (depois de viagens longas a 110 ~ 120km/h) estou fazendo um bem ao motor e ao óleo.

Quanto ao motor de arranque da scooter nova da Honda, acredito que ele seja mesmo brushless. Por acaso ele é o mesmo motor do alternador!!

Abraço!

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Re: DESLIGAR MOTO NO SINAL DE TRÂNSITO / FAROL

Mensagem por ivojoseaug » 05 Fev 2014, 17:02

Bem observado. Mas, ao desligar, vc está fazendo um pequeno desserviço ao motor. A contração e dilatação do metal gera trincas,entre outras coisa. Graças a deus nossa yamahenta não sofre desse mau por dois motivos: porque o motor é bom pra car@#$ e porque ele funciona razoavelmente frio. Se vc viajar em velocidade normal nele, ele nunca ficará quente a ponto de colocar o próprio motor em perigo. Se vc acha que o motor yamaha faz barulho ao desligar, experimenta ouvir um 300cc da honda, da medo.

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Re: DESLIGAR MOTO NO SINAL DE TRÂNSITO / FAROL

Mensagem por jorgeprado26 » 05 Fev 2014, 17:05

:rock: bom gente aqui em belém do pará tem uns sinais que demoram muito eu desligo a moto mesmo do jeito que o amigo faz e nunca tive problemas agora como eu falei só em sinais que demoram muito tem uns aqui que chegam a 130 segundos ! só que eu faço o seguinte desligo a chave ligo novamente e apago os faróis assim ela já fica em ponto de bala ! quando o sinal abre rapidamente dou a partida e acendo os faróis simultaneamente vou embora de boa nunca me atrapalhei e a Blue Dragon fica e stand by só esperando e fico de olho pra trás pelos retrovisores agora a boa noticia é que pra vagabundagem as T'S não são ''BOAS'' pra revenda delas roubadas... é que como não tem muitas pelo brasil afora em comparação com as porcarias que a Honda lança e vende a preço de ouro e parece que compra pão e ganha uma moto e cmo tem muitas na praça fica fácil camuflar já uma tenere como não tem muitas ela fica muito muito muito... difícil de esconder esta foi a minha característica principal na hora de escolher uma tenere ! e não me arrependo nadinha de ter optado por ela muito felizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz vlw gente ! :rock: :ohhhhh: :animadao:
PENSE DIFERENTE...SEJA DIFERENTE...PILOTE DIFERENTE...YAMAHA PENSA DIFERENTE É DIFERENTE E DEIXA SEUS PILOTOS DIFERENTES...

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