Segurança na chuva

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Stefano
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 61
Registrado em: 02 Set 2013, 18:17
Cidade onde mora: BH/MG

Segurança na chuva

Mensagem por Stefano » 19 Out 2013, 12:36

Então pessoal, queria dicas de pilotagem na chuva com a Té, sai a menos de 2 meses de uma Factor, moto baixa e mais leve, e com a Ténéré ainda não me sinto muito bem em curvas, até porque sei que esse não é o forte de uma moto trail, mais na chuva tenho muito medo de inclinar ela para fazer as curvas, acho que devido a altura, vocês confiam fortemente em inclinar ela pra fazer curvas com chuva?
Tenho sempre a sensação que ela vai escorregar, os pirelli scorpion que vem nela originais, mandam bem em piso molhado?
Agradeço a ajuda. Sds.

Avatar do usuário
Balutzen
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 214
Registrado em: 19 Nov 2012, 20:37
Cidade onde mora: Natal/RN
Localização: Natal/RN

Re: Segurança na chuva

Mensagem por Balutzen » 19 Out 2013, 17:46

não sei se meu "nível de inclinação" é alto, mas não tenho medo de fazer a curva deitado na chuva, desde que não passando sobre faixas, nessas eu passo quadrado, tb não ando com calibragem muito alta.
Imagem

olekszechen
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 20 Jul 2013, 21:10
Cidade onde mora: curitiba/pr

Re: Segurança na chuva

Mensagem por olekszechen » 19 Out 2013, 18:04

Olha, na chuva precisamos redobrar a atenção e ser ainda mais cuidadoso eu uso a moto com segunda opção de se locomover... quando vejo chuva nem saio de moto, mais quem tem ela como unica opção é bom ser mais prudente!, o pneu da TNR é um pneu de uso misto vai escoar bem a agua, porem a combinação asfalto molhado.. mais oleo na pista e moto inclinada fazendo curva nao é uma combinação muito das boas!! rs rs então se cuide.

AO

Avatar do usuário
leandro.spina
Novato+
Novato+
Mensagens: 30
Registrado em: 09 Out 2013, 10:18
Cidade onde mora: São Paulo

Re: Segurança na chuva

Mensagem por leandro.spina » 19 Out 2013, 18:39

Stefano escreveu:Então pessoal, queria dicas de pilotagem na chuva com a Té, sai a menos de 2 meses de uma Factor, moto baixa e mais leve, e com a Ténéré ainda não me sinto muito bem em curvas, até porque sei que esse não é o forte de uma moto trail, mais na chuva tenho muito medo de inclinar ela para fazer as curvas, acho que devido a altura, vocês confiam fortemente em inclinar ela pra fazer curvas com chuva?
Tenho sempre a sensação que ela vai escorregar, os pirelli scorpion que vem nela originais, mandam bem em piso molhado?
Agradeço a ajuda. Sds.

Stefano em dias de Chuva é complicado. Eu também redobro o cuidado com TE nesses dias.
Ainda não confio muito na Susp. dianteira, entre em curvas bem deitado mas logo retorno a posição
por insegurança, as vezes a frente se perde.

Pode ser falta de treino. Motos Trail também não possuem essa característica... enfim....

Mas na chuva nem Brinco, melhor ficar na BOA.
abc
Linha do Tempo:
CG Ml 150cc
NX 250cc
Strada 250cc
XTZ Lander 2012,

Atual Tenere Preta.

Avatar do usuário
leandro.spina
Novato+
Novato+
Mensagens: 30
Registrado em: 09 Out 2013, 10:18
Cidade onde mora: São Paulo

Re: Segurança na chuva

Mensagem por leandro.spina » 19 Out 2013, 18:40

leandro.spina escreveu:
Stefano escreveu:Então pessoal, queria dicas de pilotagem na chuva com a Té, sai a menos de 2 meses de uma Factor, moto baixa e mais leve, e com a Ténéré ainda não me sinto muito bem em curvas, até porque sei que esse não é o forte de uma moto trail, mais na chuva tenho muito medo de inclinar ela para fazer as curvas, acho que devido a altura, vocês confiam fortemente em inclinar ela pra fazer curvas com chuva?
Tenho sempre a sensação que ela vai escorregar, os pirelli scorpion que vem nela originais, mandam bem em piso molhado?
Agradeço a ajuda. Sds.

Stefano em dias de Chuva é complicado. Eu também redobro o cuidado com TE nesses dias.
Ainda não confio muito na Susp. dianteira, entro em curvas bem deitado mas logo retorno a posição
por insegurança, as vezes a frente se perde.

Pode ser falta de treino. Motos Trail também não possuem essa característica... enfim....

Mas na chuva nem Brinco, melhor ficar na BOA.
abc
Linha do Tempo:
CG Ml 150cc
NX 250cc
Strada 250cc
XTZ Lander 2012,

Atual Tenere Preta.

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Segurança na chuva

Mensagem por MaxxTazzi » 19 Out 2013, 19:25

Bem, resumindo. Distância maiores entre os veículos. Freio uso mais o traseiro do que o dianteiro, atuando juntos porém com pressão mais no traseiro. Curvas não deito, faço o mais reto possível, o dia que pegare pingos de diesel e água vão saber o que falo, velocidade reduzida sempre.

Chuva na moto a atenção é triplicada, e chuva e a noite com moto não combinam muito, se puder evite!

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
Integrante Adventure Moto Clube - SP

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Segurança na chuva

Mensagem por ivojoseaug » 19 Out 2013, 20:09

Pietro está certo, o risco está associado à velocidade. Na chuva, dividindo o trânsito com outras pessoas, ande devagar, seja visto e chegue vivo. Só por curiosidade, os senhores ja viram alguma notícia do tipo: "Bebado invade parada de ônibus a 20km/h e mata 7 pessoas"? Não é o alcool que mata, nem o carro ou moto, é a velocidade. Se um cara tiver fumado maconha e bebido uma garrafa de whisky voltar para casa a 20km/h eu te garanto que ele não mata ninguém.

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Segurança na chuva

Mensagem por MaxxTazzi » 19 Out 2013, 20:40

Fato Ivo! É Físico, a velocidade x percepção x parada...podia estar andando na lona com graxa, mais daria tempo de parar ou fazer algo...
Integrante Adventure Moto Clube - SP

leassis
Novato+
Novato+
Mensagens: 40
Registrado em: 26 Ago 2013, 11:18
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Segurança na chuva

Mensagem por leassis » 20 Out 2013, 12:29

moto trail não é boa de curva? hummm há controvérsias. :-) trail é muito boa de curva, mudar ela de direção é bem fácil, curvas de alta geralmente as SS fazem melhor, mas no geral trail são melhores de curva.

na chuva vc deve mudar um pouco o estilo de frenagem, mas o freio dianteiro continua sendo o que vai parar a moto e o freio traseiro servirá para dar "apoio" ao conjunto, o que vc deve fazer um pouco mais é usar o freio motor, as pessoas costumam fazer tudo errado na hora de freiar, a primeira coisa q fazem é puxar a embreagem, isso tá completamente errado, a moto tem que estar sempre engrenada e os 3 freios devem trabalhar juntos, inclusive na chuva.

no seco com a tenere algumas curvas eu costumo até fazer como a moto2. o freio dianteiro da tenere é bem ruim então eu costumo alicatar e e pressionar o traseiro até a roda dar uma deslizada de leve, qdo a ponto na reta abro o acelerador 100%... é divertido mas precisa um pouco de técnica. como eu ja corri de motard e 125cc já tenho alguma.

o mais importante na chuva é aumentar a distancia do veiculo da frente, reduzir um pouco a velocidade e usar viseira cristal...

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Segurança na chuva

Mensagem por MaxxTazzi » 20 Out 2013, 12:42

Assis, nenhuma moto na chuva e na curva são boas rsrs...de forma standard e original ainda piorou. Agora se trocar pneus, suspensão e freio é capaz que fique próximo. Discutimos em chuva, no seco é outros papos, a Trail devido seu centro de gravidade, ciclistica e entrada de curva e saída não tem igual mesmo, todo o conjunto faz ela ter uma catapulta na retomada devido sua suspa.

Agora fazer a curva como a Moto GP2 com a Té é digno de Valentino Rossi aprender, entenda não estou discutindo sua técnica e sua capacidade, digo pela impossibilidade da física da coisa e a composição da moto.

Viseira cristal é pior do que viseira fumê na chuva/neblina, a fumê é altamente indicada em dias de chuva e neblina, onde o branco atrapalha a visão e faz a retina fechar demasiadamente. Com a fumê ela equilibra o branco e faz a retina abrir aumentando a percepção e realçando cores na pista, simples faça o teste. Vale para viseira marrom também.

Me desculpe, pinçar o freio dianteiro no máximo na curva é a mesma coisa que apertar o FO)A-S* e se matar, ainda mais com esse pneu de caloi 10 da Té.

Meus comentários eu uso como base em justificativas plausíveis e cientificas, claro na prática também. Agora se sua Té está toda modificada, desde dos pneus, suspa e etc, meu papo muda, em formato original fazer isso é chão.
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Responder