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Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Enviado: 20 Jun 2017, 10:12
por tiaguinho
Eu não gosto dela com garupa. É minha primeira moto, peso 96kg e a patroa uns ~62kg. Quando ando sozinho a moto é uma, quando ando com a patroa a moto é outra, diria que perde 50% dos freios, 50% da força e a frente sobe uns 50% enquanto o fundo desce uns 50% :O! Resumindo, já estou estudando um upgrade pro ano que vem *_*, viajar nela sozinho deve ser uma maravilha, mas se for levar bagagem e garupa... sei não!! mas a moto é uma delícia, tirando isso!!!

Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Enviado: 20 Jun 2017, 15:22
por CANO
Meu amigo, posso estar enganado, mas acredito que isso acontece em QUALQUER moto. Eu estou na segunda moto (a primeira era a TDM 225) e era a mesma coisa: quanto maior o peso na garupa, mais a moto muda. Dependendo do peso, tem até que ajustar os retrovisores.

Ou talvez seja uma característica dos monoshock.


Acho que nas motos grandes, tipo Touring ou as Harley, isso não deve acontecer.

Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Enviado: 21 Jun 2017, 14:50
por tiaguinho
Sim, acho que a suspensão mono não é aliada de peso não... as CGs parecem ter um limite de peso maior do que a TNR250, por exemplo.

Acredito que essa questão do peso do garupa passa a influenciar menos em motos maiores pelo fato de ter mais capacidade de frenagem e mais motor, não desfazendo da TNR250 que para uma pilotagem sozinho eu não tenho o que reclamar, motor e freio respondem bem pra mim.

Mas até sobre isso teve uma notícia recente até engraçada, acredito que um proprietário de TNR250 nunca vai ter esse problema:

Motociclista esquece esposa em viagem e só percebe depois de rodar 40 km na Itália, dizem jornais:
http://g1.globo.com/carros/motos/notici ... nais.ghtml

Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Enviado: 28 Jun 2017, 15:43
por Rhoffman
O único ponto negativo que tive de experiência foi a falta de motor para transportar 2 passageiros relativamente pesados. Eu com 115 e garupa com 75. Ainda assim, não definiria tal fato como defeito, uma vez que o próprio manual indica uma carga máxima de 160kg.

O banco, apesar de duro, é extremamente anatômico, e não me gerou dores após 340km rodados. Obs: Venho de uma XTZ 125, aquilo sim é sofrimento.

Os freios não responderam conforme eu esperava, contudo a máquina trasportava 190kg.

Não consideraria como defeitos, mas pontos negativos que observei. Entendo que a exigência aplicada foi maior do que o que a Yamaha propõe atender com o modelo 250. No mais... só alegria.

Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Enviado: 28 Jun 2017, 18:34
por memluz
Pra mim, só faltou ABS.
De resto é perfeita! (dentro do que ela propõe)

Abs,
Mem

Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Enviado: 02 Jul 2017, 07:36
por Street250
Galera, a Tenere 15/16 já é Flex?

Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Enviado: 03 Jul 2017, 01:16
por --V8--
leilanecris escreveu: Obrigada por externar exatamente o que eu queria dizer. Eu tinha uma Next 250, migrei pra Ténéré 250 por aconselhamento de um amigo, que garantiu que a Ténéré seria MUITO mais confortável. Pois bem. Faço regularmente viagens Rio de Janeiro - Belo Horizonte, sempre fiz com a Next e nunca me cansei. Fazia o trajeto de 500km em 6h, com direito a 3 paradas de meia hora. Gastava 15 litros exatos de gasolina pra ir, 15 pra voltar, com garupa, baú lotado, alforges.

Só que a patroa começou a reclamar da suspensão traseira, que tava doendo a coluna e tal... esse amigo sugeriu, troquei de moto.

Rapaz... que arrependimento.

A Ténéré bebe mais que gambá com sede, não passa de 120 nem com reza muito braba, nas subidas e ultrapassagens até CG 150 me passava, a frente vibrou tanto que cheguei cansada, e demoramos 8h pra fazer os mesmos 500km.

Tem solução esse tanto de ponto negativo dessa moto ou só ela nascendo de novo??? Porque não é possível o mesmo motor da Fazer 250 ter um desempenho tão pobre na estrada.

E essa vibração horrorosa que quase acabou com meus​ joelhos e pulsos.

Em tempo: a coluna da patroa na dói mais. Mas o resto do corpo dói.

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Olá, eu vim de uma Fazer 250 no qual rodei bastante com ela.
Em relação à tenere, a tenere vibra bem mais e na estrada a Fazer ganha alguns km a mais de final por ser moto baixa e com pneus on road.
Uma coisa que percebi que andando no limite do motor, a tenere bebe mais do que a Fazer.

Em viagens longas acabo gastando o mesmo tempo que eu gastava na Fazer, gosto de rodar entre 100 à 115 km/h que é uma faixa de rotação que ainda sobra um pouco de folego para ultrapassagens.
Mas como pego bastante estrada, acabei me adaptando muito bem, fiz uma viagem de 1400 km com a minha esposa na garupa, na ida foram rodados 730 km em 10 horas, achei normal e atendeu o que eu esperava. Mesmo com garupa + bau cheio + vento contra a tenere andou nessa faixa de giro tranquilamente.
Para quem gosta de andar acima de 120 km/h aí tem que ir para alguma cilindrada acima.
Street250 escreveu:Galera, a Tenere 15/16 já é Flex?
A partir do modelo 2016 já é tudo Flex.

Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Enviado: 03 Jul 2017, 14:45
por FMainieri
Sim!!!

A minha era Flex 15/16.


Abração,
Francisco...


Street250 escreveu:Galera, a Tenere 15/16 já é Flex?

Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Enviado: 03 Jul 2017, 14:49
por FMainieri
Camarada Cano,

Essa característica na suspensão de motos mais altas é normal. Afinal, quanto mais curso, maior o deslocamento das suspensões. Também nesses casos é normal ter que regular faróis e espelhos. Raras as motos com bastante curso nas suspensões, não se precisa fazer isso. De cabeça não sei te dizer qual.

Quando viajo de Tenere, tem que regular tudo. Voltei e vou rodar na cidade, tome novas regulagens. Mesmo em motos de pouco curso, as vezes acontece também. Bandit que tive era importante acertar a regulagem dos faróis pelo menos.

Harley nunca precisei, pois além do curso menor e do deslocamento menor na suspensão traseira, já deixava o farol regulado num meio termo que atendia bem aos dois mundos.


Abraço,
Francisco...




CANO escreveu:Meu amigo, posso estar enganado, mas acredito que isso acontece em QUALQUER moto. Eu estou na segunda moto (a primeira era a TDM 225) e era a mesma coisa: quanto maior o peso na garupa, mais a moto muda. Dependendo do peso, tem até que ajustar os retrovisores.

Ou talvez seja uma característica dos monoshock.


Acho que nas motos grandes, tipo Touring ou as Harley, isso não deve acontecer.